WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Ilhéus promove Dia D da campanha de multivacinação neste sábado (7)

A atualização da caderneta de vacinação é um dos critérios para participação no Programa Bolsa Família

vacinaçãoA Secretaria de Saúde (Sesau) realiza no próximo sábado (7) o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação em Ilhéus. A ação tem o objetivo de oportunizar o acesso às doses que integram o Calendário Nacional de Vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O serviço será ofertado em 15 unidades de saúde do município, das 8h às 16h.

É importante a apresentação da caderneta de vacinação, do cartão do SUS e CPF. A mobilização de multivacinação visa aumentar a cobertura vacinal e diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis, como sarampo, meningite e caxumba.

A Sesau lembra que a campanha segue até o dia 20 de outubro. As doses estão disponíveis nas salas de imunização, conforme o horário de funcionamento de cada local. A atualização da caderneta de vacinação é um dos critérios para participação no Programa Bolsa Família. Todas as crianças menores de 7 anos devem passar por acompanhamento nutricional para que as famílias recebam os benefícios.

Locais de vacinação – Dia D

– Sul

UBS Olivença;

ESF Nossa Senhora da Vitória;

ESF Ilhéus II;

UBS Hernani Sá;

ESF Nelson Costa I e II;

– Centro

ESF Basílio I e II;

CAE III, antigo SESP;

UBS/ESF Conquista;

UBS Joaquim Sampaio (Princesa Isabel);

– Norte

UBS Sarah Kubitschek;

UBS Iguape;

UBS Avenida Esperança;

– Oeste

UBS Euler Ázaro;

UBS Banco da Vitória;

ESF Salobrinho

Acusado de matar jovem a facadas na porta de casa é condenado a 25 anos de prisão em Itabuna; vítima teria recusado namoro

Por g1 BASuspeito de feminicídio é levado a júri popular no sul da Bahia

Suspeito de feminicídio é levado a júri popular no sul da Bahi

O homem acusado de matar a jovem Lara Passos Santos, de 18 anos, em Itabuna, foi condenado a 25 anos de prisão em regime fechado, durante julgamento realizado nesta segunda-feira (2), na mesma cidade. A jovem foi assassinada a facadas, na porta de casa, em junho do ano passado.

O acusado, José Roberto Silva Souza, de 43 anos, era marido da tia de Lara e assediava a jovem, que nunca quis ter um relacionamento com ele

Uma prima de Lara informou que o suspeito chegou a ameaçar a vítima por ela não ter aceitado que os dois iniciassem um namoro. Quando Lara começou a namorar com outro rapaz, o acusado teria ficado com ciúmes e a matou.

Jovem foi morta a facadas na frente da casa onde vivia — Foto: Redes sociais

Jovem foi morta a facadas na frente da casa onde vivia — Foto: Redes sociais

Depois de esfaquear Lara, José Roberto foi agredido pelos vizinhos, que viram o crime acontecer. O acusado foi preso elevado ao Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães e preso em flagrante.

Dias depois, José Roberto teve a prisão convertida para preventiva e foi levado para o conjunto penal do município, onde permaneceu até o julgamento desta segunda-feira. Ele deve continuar na mesma unidade prisional.

Escalada de violência: Bahia usará R$ 20 milhões de programa do governo federal para proteção das divisas

Por g1 BA e TV Bahia

Governador da BA fala sobre investimento de R$ 20 milhões para a segurança pública

Governador da BA fala sobre investimento de R$ 20 milhões para a segurança pública

Em entrevista nesta terça-feira (3), Jerônimo detalhou que a medida será tomada de forma conjunta, por agentes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal.

“Fazendo a proteção, por exemplo, da nossa divisa com Pernambuco, de lá para cá e daqui para lá. Da mesma forma com Sergipe e Alagoas”, contou.

Localização geográfica da Bahia torna estado rota para tráfico de drogas — Foto: Humberto Filho

Localização geográfica da Bahia torna estado rota para tráfico de drogas — Foto: Humberto Filho

Segundo o governador da Bahia, depois do fortalecimento da divisa com esses três estados, a expectativa é de que as ações se estendam para Minas Gerais e Espírito Santo.

“Depois a gente pode pegar Minas Gerais, Espírito Santo, para a gente poder fazer uma fronte para segurar e barrar e prender armas, drogas e criminosos que porventura queiram chegar à Bahia pelas divisas do Estado”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

“Essa será uma ação que está estabelecida nas operações com recursos, com viaturas, com armamento e com equipe de tecnologia”

De acordo com o governador, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai apresentar, em Salvador, na quinta-feira (5), mais informações sobre as duas portarias para reforçar o enfrentamento à violência e ao crescimento de organizações criminosas no Rio de Janeiro e na Bahia.

Onda de violência na Bahia

Apreensão de fuzis dobrou entre 2022 e 2023 — Foto: SSP-BA

Apreensão de fuzis dobrou entre 2022 e 2023 — Foto: SSP-BA

A Bahia registrou ao menos 71 mortes durante confrontos com a polícia neste mês setembro – 68 delas de suspeitos de envolvimentos com crimes, uma de um policial federal, o agente Lucas Caribé, e dois policiais militares.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que a guerra entre facções é a principal causa da violência no estado e afirmou que todos os recursos estaduais e federais estão disponíveis para acabar com o crime organizado.

No mês de agosto, um acordo entre a SSP-BA e a Polícia Federal (PF) foi assinado, com o objetivo de reforçar o combate a grupos criminosos. O prazo de vigência do pacto é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Federal têm agido em conjunto na Bahia  — Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Federal têm agido em conjunto na Bahia — Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Minirreforma eleitoral: Senado adia votação, e regras não valerão para eleições municipais de 2024

Por Kevin Lima, g1 — Brasília

Senado decidiu adiar a votação da minirreforma eleitoral – e, com isso, as regras previstas nos textos não estarão em vigor nas próximas eleições municipais, em outubro de 2024.

A decisão foi anunciada pelo senador Marcelo Castro (MDB-PI), apontado pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), como futuro relator da proposta. Oficialmente, porém, a designação ainda não ocorreu.

“A minirreforma eleitoral não será votada pelo Senado nesta semana, o que inviabiliza sua aplicação para as eleições de 2024. O Senado preferiu se dedicar com mais profundidade ao Código Eleitoral, já sob minha relatoria, e fazer uma reforma eleitoral mais ampla e consistente”, escreveu em uma rede social.

As eleições de 2024 acontecerão no dia 6 de outubro, primeiro domingo do mês. A Constituição prevê que as regras não podem ser alteradas a menos de um ano da votação.

Ou seja: a minirreforma só valeria em 2024 se fosse aprovada pelo Senado e sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva até esta sexta (6), o que não vai acontecer.

Câmara aprova minirreforma eleitoral que alivia punições a políticos e veta candidatura coletiva
Câmara aprova minirreforma eleitoral que alivia punições a políticos e veta candidatura coletiva

Segundo ele, a minirreforma dos deputados deverá caminhar em conjunto com o projeto que cria o novo Código Eleitoral – este, já relatado por Marcelo Castro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Castro já se reuniu com Pacheco para discutir o tema. Segundo apurou o g1, na ocasião, já havia sido definido que não haveria tempo hábil para a discussão acelerada da minirreforma no Senado.

O Código Eleitoral está travado no Senado desde 2021, quando a Câmara aprovou a proposta. O projeto é considerado uma reforma mais ampla do sistema eleitoral.

O relator da minirreforma eleitoral, deputado Rubens Pereira Jr (PT-MA), já havia buscado acordo para a inclusão de trechos da minirreforma no novo Código Eleitoral. Pereira Jr chegou a discutir a possibilidade com Castro.

“O que eu posso dizer é que nós temos que realizar o nosso trabalho. É algo complexo, é um Código Eleitoral inteiro. Nós temos que avaliar se é possível fazer isso em duas semanas, ou não. De qualquer forma, não podemos produzir uma legislação na pressa. Vamos avaliar”, disse Pacheco na ocasião.

PEC da Anistia também adiada

Além da minirreforma, parte das mudanças discutidas pelo Congresso na chamada PEC da Anistia também ficarão de fora das eleições de 2024.

A minirreforma eleitoral aprovada pela Câmara é dividida em dois projetos:

  • um que altera as regras da Lei da Ficha Limpa (projeto de lei complementar)
  • outro que muda regras gerais das eleições e de partidos (projeto de lei)

 

A PEC da Anistia, em discussão na Câmara, prevê anistiar partidos políticos por não terem cumprido cotas de candidaturas de negros e de mulheres nas eleições. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) também estabelece novas regras para essas candidaturas.

Obras do novo centro de convenções e teatro de Feira de Santana são iniciadas; investimento do Estado é de R$ 56 milhões

Feira de Santana irá ganhar dois novos equipamentos para reforçar a cultura e a realização de eventos de grande porte. Nesta segunda-feira (2), foi assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues a ordem de serviço para a construção do novo Centro de Convenções e do teatro da cidade. O investimento de R$ 56 milhões do Governo do Estado, através da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), dará continuidade à obra, que estava paralisada desde 2004 pela administração municipal.

“O centro de convenções vai permitir desenvolver projetos, trazer eventos de diversas áreas, gerar emprego e renda, fomentar a rede de hoteleira e movimentar a economia local”, afirmou Jerônimo Rodrigues. O governador reforçou ainda que serão firmadas parcerias com escolas e universidades, para incentivar a uso dos novos espaços para produção de cultura e lazer.

Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado realiza 9º Passeio Ciclístico neste domingo (8)

Um evento voltado à promoção da qualidade de vida, bem-estar e saúde

Rotary; Ilhéus; Esporte; passeio; ciclismo; saúde; lazer.

Está chegando a hora do 9º Passeio Ciclístico do Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado. O evento acontece será no segundo domingo de outubro, dia 8, com expectativa de reunir mais de 600 ciclistas, partindo da Avenida Soares Lopes, a partir das 8h, passando pela Concha Acústica, Avenida Dois de Julho, Ponte Jorge Amado, Rua da Marambaia, 23 de Maio, até a Avenida Getúlio Vargas, em um percurso de 5,8 km.

Já a volta parte da Avenida Getúlio Vargas, seguindo pela Ponte Lomanto Júnior, Praça Cairu, Avenida Dois de Julho e Avenida Soares Lopes, com encerramento no Centro de Convenções, por volta das 11 horas, em um percurso de cerca de 6,5 km. A recepção no Centro de Convenções será com uma mesa de frutas, sucos e atrações culturais diversas.

O evento tem como objetivo, além de angariar fundos para projetos e entidades apoiadas pelo Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado, como a Creche São Francisco de Assis, a Casa de Apoio a Pacientes com Câncer Dom Eduardo, Escola São João Bosco, entre outras, chamar a atenção da população para a importância da prevenção contra os cânceres de mama e próstata, dialogando com as campanhas do Outubro Rosa e do Novembro Azul e o uso da bicicleta como um meio de mobilidade sustentável, solidário e saudável.

A Prefeitura de Ilhéus é parceira da iniciativa, colaborando com a logística no dia do evento e divulgação. “Apoiar eventos que incentivam o esporte e a vida saudável é muito importante para uma gestão que busca construir uma Ilhéus que ofereça qualidade de vida para a população, por isso estamos juntos com o Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado e de várias outras iniciativas em prol do esporte e da saúde”, disse o prefeito Mário Alexandre.

O quê: 9º Passeio Ciclístico do Rotary Club de Ilhéus Jorge Amado

Quando: 8 de outubro (domingo), a partir das 8h

Saída na Avenida Soares Lopes, na altura da Clínica AMO, com chegada prevista para às 11h, no Centro de Convenções de Ilhéus.

Prefeitura de Ilhéus realiza pagamento retroativo do piso salarial da Enfermagem

O pagamento diz respeito aos meses de maio, junho, julho e agosto e contempla nesse primeiro momento os servidores de enfermagem da rede municipal

enfermagem; sesau

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), realizou nesta segunda-feira (2) o pagamento do recurso complementar para o piso da Enfermagem. O pagamento diz respeito aos meses de maio, junho, julho e agosto e contempla nesse primeiro momento os servidores de enfermagem da rede municipal.

Conforme a Sesau, todo o processo seguiu os critérios e procedimentos estabelecidos pela Portaria Ministerial nº 1135/2023, considerando o princípio da proporcionalidade de carga horária, associado ao valor a ser recebido por profissional.

Para o prefeito Mário Alexandre, o pagamento representa um avanço significativo dentro do processo de reconhecimento e valorização dos profissionais de Enfermagem que atuam nas unidades públicas de saúde do município.  “Um passo importante para a categoria, que há anos lutava por melhores condições salariais. Então, a gente reafirma o nosso compromisso em promover dignidade aos profissionais da área, garantindo assistência à saúde e bem-estar ao nosso povo”, declarou.

O piso salarial da enfermagem foi aprovado pelo Congresso Nacional e estabelece remuneração ajustada do salário mínimo para enfermeiros no valor de R$ 4.750,00.

Para técnicos de enfermagem o valor é de R$ 3.325,00 e para auxiliares de enfermagem e parteiras o salário foi ajustado para R$ 2.375,00.  Ressalta-se que é fundamental que o município cumpra todos os requisitos para receber o repasse do Ministério da Saúde.

Ilhéus escolhe novos conselheiros tutelares; eleição é marcada por grande presença da população

Os cidadãos escolheram os 15 conselheiros e conselheiras que irão atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes pelos próximos quatro an

A eleição para o Conselho Tutelar de Ilhéus foi realizada no último domingo, 1º de outubro. Os cidadãos escolheram os 15 conselheiros e conselheiras que irão atuar na defesa dos direitos das crianças e adolescentes pelos próximos quatro anos. O resultado foi divulgado após a apuração dos votos feita pela Comissão Eleitoral.

Os eleitores votaram na Escola Municipal Heitor Dias, Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne, Escola Municipal Perpétua Marques e no Centro Estadual de Educação Profissional em Gestão e Tecnologia da Informação Álvaro Melo Vieira, antigo CEAMEV.

Ilhéus foi a segunda cidade do interior da Bahia e a terceira do estado com maior participação de eleitores, sendo 10.364 votantes, de acordo com informações do Ministério Público da Bahia. A promotora Maria Amélia parabenizou o Município pela organização, mobilização e pelo processo limpo e democrático.

Confira o resultado da eleição por região.

– Conselheiras e conselheiros eleitos

Zona Norte

Mônica Ribeiro – 442 votos;

Pastor Matos – 317 votos;

Bárbara Dantas – 262 votos;

Cida Nascimento – 262 votos;

Nayana de Nizan – 158 votos;

Zona Sul

Edleuza Cardoso – 834 votos;

Mary Melgaço – 613 votos;

Irismara Evangelista – 555 votos;

Marinaldo Benevides – 521 votos;

Thaís Couto – 432 votos

Centro-Oeste

Jorge Conceição – 460 votos;

Glória – 444 votos;

Rosilma Mima – 440 votos;

Nelito Júnior – 437 votos;

Gerlene Eutímio – 402 votos

A posse dos novos conselheiros e conselheiras será realizada no dia 10 de janeiro de 2024, na sede do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). O Conselho Tutelar recebe denúncias de violações dos direitos das crianças e adolescentes, como negligência, maus-tratos, exploração sexual e trabalho infantil, e solicita serviços públicos nas áreas da saúde, educação, assistência social, previdência, trabalho e segurança.

Confira vagas de emprego para Ilhéus nesta segunda-feira

Ilhéus

AUXILIAR DE LIMPEZA – exclusiva para Pessoas com Deficiência

Ensino fundamental
Experiência na Função
Possuir laudo médico
1 VAGA

FISCAL DE PREVENÇÃO DE PERDAS
Ensino médio
1 VAGA

VENDEDOR
Ensino médio
Experiência na função
4 VAGAS

AUXILIAR DE COZINHA
Ensino fundamental
Experiência na função
1 VAGA

COZINHEIRA
Ensino fundamental
Experiência em carteira de trabalho
1 VAGA

PEDREIRO
Ensino fundamental
Experiência em carteira de trabalho
1 VAGA

LÍDER DE LIMPEZA
Ensino médio
Experiência em carteira de trabalho
Residir preferencialmente na zona sul de Ilhéus
1 VAGA

SUPERVISOR COMERCIAL
Ensino médio
Experiência em carteira de trabalho
Possuir CNH “B”
1 VAGA

GARÇOM
Ensino fundamental
Experiência em carteira de trabalho
5 VAGAS

BORRACHEIRO
Ensino Fundamental
Experiência na Função
1 VAGA

AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
Ensino médio
Experiência na Função
20 VAGAS

AUXILIAR DE LOGÍSTICA
Ensino médio
Experiência na Função
10 VAGAS

ELETROMECÂNICO
Ensino médio
Experiência em carteira de trabalho
1 VAGA

PISCINEIRO
Ensino fundamental
Experiência na função
Residir em Itacaré
1 VAGA

SERVIÇOS GERAIS
Ensino fundamental
Experiência na função
Residir em Itacaré
1 VAGA

CAMAREIRA
Ensino fundamental
Experiência na função
Residir em Itacaré
1 VAGA

GARÇOM
Ensino fundamental
Experiência na função
Residir em Itacaré
1 VAGA

AUXILIAR DE COZINHA
Ensino fundamental
Experiência na função
Residir em Itacaré
1 VAGA

ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
Residir em Itacaré
1 VAGA

ELETRICISTA
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
Residir em Itacaré
1 VAGA

MECÂNICO DE REFRIGERAÇÃO
Ensino fundamental
Experiência comprovada em carteira
Residir em Itacaré
1 VAGA

PADEIRO
Ensino fundamental
Experiência comprovada em carteira
Residir em Itacaré
1 VAGA

CONFEITEIRO
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
Residir em Itacaré
1 VAGA

DIVULGADOR (PROPAGANDA E MARKETING)
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
Residir em Itacaré
1 VAGA

ANALISTA PATRIMONIAL
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
Residir em Itacaré
1 VAGA

COZINHEIRO
Ensino médio
Experiência comprovada em carteira
Residir em Itacaré
1 VAGA

Escalada de violência: Dino autoriza Força Nacional no Rio e anuncia R$ 20 milhões para a Bahia

Por Kevin Lima, Fabio Amato, Isabela Camargo, g1, TV Globo e GloboNews — Brasília

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, assinou nesta segunda-feira (2) duas portarias para reforçar o enfrentamento à violência e ao crescimento de organizações criminosas no Rio de Janeiro e na Bahia.

As duas regiões enfrentam uma escalada de mortes violentas nas últimas semanas, incluindo o aumento das mortes em confrontos com a polícia.

Para a Bahia, a portaria prevê R$ 20 milhões em recursos federais adicionais a serem investidos na segurança pública do estado.

Em setembro, foram 68 mortes na Bahia em confrontos com a polícia – incluindo quatro homens em Santo Amaro, no Recôncavo, na última sexta (29).

Quatro homens morrem em confronto com a polícia em Santo Amaro, na Bahia
Quatro homens morrem em confronto com a polícia em Santo Amaro, na Bahia

Para o Rio de Janeiro, o documento assinado por Dino autoriza a atuação da Força Nacional em apoio às equipes policiais.

O estado enfrenta sucessivos quadros de crise na segurança pública nos últimos anos– no último fim de semana, houve toque de recolher e confronto em Anchieta, na Zona Norte da capital, por exemplo.

Fim de semana em Anchieta foi de confrontos e medo

Fim de semana em Anchieta foi de confrontos e medo

Pacote até 2026

O Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou nesta segunda-feira (2) que o novo programa de combate às organizações criminosas no país terá investimentos de R$ 900 milhões ao longo dos próximos três anos.

Segundo a pasta, a iniciativa será implementada de forma gradual até 2026. Serão cinco eixos de atuação:

  • Integração institucional e informacional;
  • aumento da eficiência dos órgãos policiais;
  • portos, aeroportos, fronteiras e divisas;
  • aumento da eficiência do sistema de Justiça Criminal; e
  • cooperação entre os entes.

O Enfoc será desenvolvido por meio de ações ao longo dos próximos três anos. O objetivo, de acordo com o ministério, é enfrentar “problemas estruturais como vulnerabilidade de fronteiras e divisas, transnacionalidade do crime, deficiência na recuperação de ativos, baixa integração e deficiência estrutural das polícias”.

Objetivos do programa do Ministério da Justiça contra organizações criminosas — Foto: GloboNews/Reprodução

Objetivos do programa do Ministério da Justiça contra organizações criminosas — Foto: GloboNews/Reprodução

Forças Armadas

Na sexta-feira (29), em entrevista à GloboNews, o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Ricardo Cappelli, afirmou que busca “conforto jurídico” para que as Forças Armadas possam ajudar na segurança pública.

Isso significa que o ministério tenta encontrar uma solução, viável do ponto de vista das leis, para a atuação das Forças na segurança pública.

“As Forças Armadas podem contribuir […] estamos procurando uma forma jurídica que dê conforto aos militares para nos apoiarem. A gente tem convicção de que vamos encontrar esse caminho, porque a segurança pública é um problema do Brasil e as Forças Armadas sempre estiveram comprometidas com o país”, disse Cappelli.

Secretário nacional de Segurança diz que Forças Armadas podem e vão contribuir com a segurança pública do país

Brasil assume presidência do Conselho de Segurança da ONU 

PolíticaPaís vai defender importâncias das instituições para mediar conflitos

O Brasil assumiu nesse domingo (1º), pelo período de um mês, a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU). Entre os temas que o país vai defender, o principal é a importância das instituições bilaterais, regionais e multilaterais para prevenir, resolver e mediar conflitos. 

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, presidirá uma audiência sobre essa questão no dia 20 de outubro.

“Vamos trazer este mês a ideia de que o Conselho de Segurança deveria tratar mais amplamente dos instrumentos que as Nações Unidas, os países e as organizações regionais têm para prevenir os conflitos e não só tratar deles depois que ocorrem. Um reforço da diplomacia bilateral, regional e multilateral para prevenir a eclosão de conflitos”, explicou o secretário de Assuntos Multilaterais e Políticos do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Márcio Cozendey, em entrevista sexta-feira (29).

Como exemplo, ele citou o tratado de Tlatelolco, firmado em 1967 pelos 33 países da América Latina e Caribe, para garantir a não proliferação de armas nucleares na região.

Segundo o diplomata, outros temas serão abordados ao longo do mês na presidência brasileira do Conselho de Segurança: a possível missão de apoio às forças de segurança do Haiti; a manutenção da missão da ONU que supervisiona as negociações de paz na Colômbia; e, possivelmente, questões relativas à guerra entre Ucrânia e Rússia.

Reforma

Instituído após a Segunda Guerra Mundial, em 1948, para zelar pela manutenção da paz e da segurança internacional, o Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes – China, Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia – e um grupo de 10 membros não permanentes com mandatos de dois anos.

Atualmente, ocupam as vagas rotativas Brasil, Albânia, Equador, Emirados Árabes, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique e Suíça. O mandato desses países vai até dezembro.

É a segunda vez no atual biênio que o Brasil estará na presidência do órgão – a primeira ocorreu em julho de 2022. Desde a criação do conselho esse é o 11º mandato brasileiro.

Os cinco membros permanentes no conselho têm poder de veto, ou seja, podem barrar resoluções do órgão por razões relacionadas a interesses próprios.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem defendendo a reforma de instituições de governança global e reivindica um assento permanente para o Brasil no Conselho de Segurança, bem como para a África do Sul e a Índia. Para ele, entidades internacionais mais representativas podem, por exemplo, impor punição aos países que não cumprirem seus compromissos em questões climáticas e impulsionar o combate às desigualdades no mundo.

Em discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, no último dia 19, Lula afirmou que o princípio do multilateralismo global – que pressupõe igualdade soberana entre as nações –, vem sendo corroído e que o órgão de segurança da ONU “vem perdendo progressivamente sua credibilidade”.

“Essa fragilidade decorre, em particular, da ação de seus membros permanentes, que travam guerras não autorizadas em busca de expansão territorial ou de mudança de regime. Sua paralisia é a prova mais eloquente da necessidade e urgência de reformá-lo, conferindo-lhe maior representatividade e eficácia”, disse Lula na ocasião.

Agenda

Além da audiência no dia 20, o ministro Mauro Vieira presidirá outros eventos durante o mês de outubro. Um deles, no dia 24, será um debate aberto sobre o Oriente Médio, realizado a cada trimestre, para abordar a questão da Palestina e outros assuntos. No dia 25, haverá outro debate aberto com o tema “Mulheres, Paz e Segurança”.

“O tema foi proposto no início deste século para chamar a atenção sobre o papel que as mulheres podem e devem exercer nos processos de prevenção e resolução de conflitos, presença nas operações de paz e também para o efeito desproporcional que os conflitos têm sobre as mulheres”, explicou o embaixador Cozendey.

Outro evento que ocorrerá no período da presidência brasileira será o diálogo anual entre o Conselho de Segurança da ONU e o Conselho de Paz e Segurança da União Africana. Ele será realizado em Adis Abeba, capital da Etiópia e sede da União Africana.

Bahia recebe prêmio de excelência turística em hospitalidade

Na edição de 50 anos da Abav Expo, a feira da Associação Brasileira das Agências de Viagens, encerrada na sexta-feira (29), no Riocentro, na capital carioca, a Bahia foi premiada por excelência turística, na categoria hospitalidade, em pesquisa feita pela plataforma de gerenciamento de destinos Data Appeal Company. A Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA) recebeu o prêmio, que confirma a característica do estado de acolher bem os visitantes.

“Esse prêmio em hospitalidade vem se somar a outros que a Bahia conquistou recentemente, nos segmentos de destinos com melhor infraestrutura e gastronomia, o que atesta a qualidade dos nossos serviços turísticos. Por isso, o estado tem ocupado posições de liderança também nos dados econômicos do setor, com linha de crescimento que começou em 2021, no período pós-pandemia, e segue em rota de um crescimento ainda maior”, comemorou o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.

O governo baiano investe na qualificação dos serviços prestados aos turistas, com a oferta de cursos de capacitação para empresários, profissionais e gestores municipais, que atuam diretamente na estruturação dos destinos nas 13 zonas turísticas do estado. Entre as iniciativas promovidas pela Setur-BA está o programa TurisQualy, com a oferta de sete mil vagas em cursos gratuitos on-line, abordando temas como planejamento, promoção, comunicação e idiomas. A secretaria também é parceira da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no curso de graduação em gestão de turismo.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia