WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Ilhéus é contemplada com 468 moradias do Minha Casa, Minha Vida

 

 

 

Publicada no Diário Oficial da União na terça-feira (21), a Portaria nº 1.482/23 divulgou a primeira seleção de propostas enquadradas no âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. A cidade de Ilhéus foi contemplada com 468 unidades, por meio da articulação direta da gestão municipal com o Governo Federal (relembre aqui).

 

:: LEIA MAIS »

Em Brasília, Jerônimo participa do lançamento do edital para pavimentação da BR-030, que liga o estado da Bahia a Goiás

Ao lado do ministro Renan Filho, em Brasília, nesta quarta-feira (22), o governador Jerônimo Rodrigues participou do lançamento do edital para obras de pavimentação na BR-030, que contempla o trecho de Mambaí (GO) até Cocos (BA), com o objetivo de contribuir para a integração entre as regiões Nordeste e Centro-Oeste do país. A obra, que contempla 191,5 quilômetros da rodovia, está incluída no Novo PAC e terá investimento de R$ 550 milhões do Governo Federal. O evento foi realizado na sede do Ministério dos Transportes, e também contou com a presença do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, e do ministro Rui Costa.


A BR-030 é rota turística para o sul da Bahia e fundamental para o escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste brasileiro. Segundo Jerônimo Rodrigues, esse é um marco importante para o desenvolvimento do estado. “Este edital representa não apenas o asfaltamento de vias, mas o caminho para o progresso em nossa querida Bahia. O que estamos vendo aqui é uma reparação, e é investimento que vai reduzir em mais de 200 quilômetros a distância para quem quer ir para o litoral, promovendo o desenvolvimento regional e garantindo melhores condições de vida para a nossa população. Este é um passo significativo em nossa jornada pela infraestrutura e pelo bem-estar de todos os baianos”, destacou.


Atualmente, o acesso do sul da Bahia à capital federal é realizado pelas rodovias BR-349 e BR-020. A nova conexão da BR-030/BA/GO dará ainda mais uma opção de rota ao Planalto Central. Com a conclusão da obra, será encurtada a distância rodoviária entre o Centro-Oeste e o leste do Nordeste, especialmente para o deslocamento a Porto Seguro (BA), favorecendo o turismo para a região.

ALBA autoriza Governo a contratar empréstimo de R$ 1,6 bilhão

A Assembleia Legislativa da Bahia – ALBA , em sessão extraordinária, ocorrida na noite desta quarta-feira (22.11), aprovou o Projeto de Lei nº 25.092/2023, de autoria do Poder Executivo. O PL foi relatado pelo deputado Paulo Rangel (PT).

A proposição autoriza o governo baiano, com a garantia da União, a contratar operação de crédito, junto ao Banco do Brasil, no valor de R$ 1,6 bilhão. Os recursos destinam-se à realização de investimentos nas áreas de infraestrutura viária, infraestrutura hídrica e mobilidade urbana, previstos no Plano Plurianual (PPA) e nos orçamentos anuais do Estado.

O presidente da Casa, deputado Adolfo Menezes (PSD), elogiou a decisão dos parlamentares, por significar investimentos no Estado em benefício dos baianos. Chefe da Alba salientou ainda o tempo em que a Bahia ficou ausente dos investimentos do governo federal, referindo-se aos quatro anos do último ocupante do Palácio do Planalto. Projeto teve os votos contrários da oposição e do PSOL.

ANPC reforça diálogo com o presidente Lula em busca de avanços para a produção de cacau

Dirigentes da Associação Nacional dos Produtores de Cacau (ANPC) tiveram um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, o que vai possibilitar  importantes desdobramentos para o setor cacaueiro no Brasil.

O encontro com Lula faz parte de uma intensa agenda em Brasília de uma semana intensiva em Brasília, onde a presidente da ANPC, Vanuza Barroso, acompanhada pelo prefeito Léo de Gandu, um firme apoiador dos produtores de cacau, e pela vice-presidente da ANPC, Eunice Gutzeit, buscam apresentar as necessidades do setor ao Governo Federal e parlamentares.

“Com essas ações, a ANPC demonstra confiança nos resultados positivos que podem advir dessas interações estratégicas, sinalizando o compromisso da associação em buscar soluções e avanços concretos para os desafios enfrentados pelos produtores de cacau”, afirma a presidente da entidade, Vanuza Barroso.

“Este encontro com Lulla  ressalta a importância do diálogo entre as entidades representativas e as lideranças políticas, destacando a relevância do setor cacaueiro para a economia brasileira e a necessidade de políticas e apoios específicos para impulsionar seu crescimento e sustentabilidade”, diz  Vanuza Barroso.

A ANPC está  otimista em relação às possibilidades de colaboração e está empenhada em fortalecer a cadeia produtiva do cacau, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social das regiões envolvidas na produção desse produto fundamental para a economia de vários estados brasileiros.

VOE Ilhéus chega com a proposta de impulsionar mercado turístico na cidade

A parceria entre Prefeitura, SEBRAE e iniciativa privada oferece ao trade turístico local, a oportunidade de aprendizados e qualificação

No dia 6 de dezembro acontece o ‘Movimento VOE Ilhéus’, uma grande oportunidade para empreendedores do turismo se qualificarem e ampliarem as suas redes de contato e atuação.

A partir de palestras com grandes nomes do setor, a proposta do VOE – Vendas, Organização e Estratégia – a organização do evento pretende promover e potencializar os mercados turísticos de Ilhéus. O evento contará com as palestras de André Soledade, Gerente Comercial do Grupo Vitória Régia; Marta Lobo, Master Franqueada da CVC Bahia; Aroldo Simões, Gerente de Produtos da CVC Bahia; Victor Baião, Vem Eventos; Bárbara Alves, Grupo Galo Praia, Bar e Buffet e Guto Jones, Secretário de Turismo Adjunto de Porto Seguro.

“Esta é uma grande oportunidade para que nossos empreendedores do turismo se qualifiquem ainda mais, troquem experiências e possam estar mais preparados para vender Ilhéus como destino e para receber cada vez melhor os turistas que escolheram a nossa cidade para visitar. E essa parceria da Prefeitura com SEBRAE e iniciativa privada mostra a força e a importância de seguirmos unidos para atrair cada vez mais turistas para cá”, disse o prefeito Mário Alexandre.

Para participar do VOE Ilhéus, é necessário realizar a inscrição, através do link: https://bit.ly/3stJ5xb.

O quê: Movimento VOE Ilhéus

Quando: 6 de dezembro, a partir das 19 horas

Onde: Hotel Praia do Sol

Acompanhe as atualizações sobre o VOE Ilhéus no Instagram do Movimento, pelo @voeilheus ou, mais informações pelo telefone (73) 3634-4068.

Estádio Mário Pessoa será a casa do Itabuna na Copa do Brasil e em grandes campeonatos de 2024

O Itabuna Esporte Clube vai mandar seus jogos da Copa do Brasil, Baiano e Brasileiro (série D), em 2024, no Estádio Mário Pessoa

Na última quarta-feira (22), uma comitiva representando o Itabuna Esporte Clube, veio ao encontro do prefeito Mário Alexandre, para firmar uma parceria e contar com o Estádio Mário Pessoa para mandar seus jogos na temporada 2024.

O time vizinho irá disputar a série A do Campeonato Baiano, a série D do Brasileirão e, depois de quinze anos, a Copa do Brasil, podendo jogar contra grandes times do futebol brasileiro. Porém, o  Estádio Luiz Viana Filho (Itabunão), local onde manda normalmente os seus jogos, está precisando de reformas – o processo licitatório está em andamento – e a casa do time será o Mário Pessoa, em Ilhéus.

“Sem dúvida nenhuma, é muito importante essa parceria. Hoje, o nosso estádio não está pronto para receber jogos, a licitação para a reforma já está saindo. E, como Ilhéus, nossa coirmã, tem o Mário Pessoa, um estádio com uma estrutura muito boa, com todos os laudos necessários para as competições e pronto para jogarmos, é realmente a nossa melhor opção. Para o Itabuna, por estarmos aqui do lado, a nossa torcida vai poder se fazer presente, por isso, agradecemos muito a receptividade, tanto dos Secretários Municipais, como  do prefeito Mário Alexandre”, disse o presidente do Itabuna, Rodrigo Xavier.

Reunião; futebol; Mário Pessoa

Já o titular da Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer, Luiz Carlos dos Santos (Escuta) explica sobre a parceria com o Itabuna Esporte Clube, essa parceria “é muito importante, a nossa cidade receber o Itabuna para jogar aqui no Mário Pessoa. O prefeito Mário Alexandre apoia e vê como uma grande oportunidade essa articulação, já que teremos muita visibilidade, recebendo jogos de nível nacional e o Baiano da série A. E, além disso, o Itabuna arcará com o DAM, imposto que retornará para o próprio estádio, com manutenção. Ilhéus está colaborando com o Itabuna e o nosso município vai receber toda a visibilidade dos jogos”.

Além do presidente do Itabuna, Rodrigo Xavier e o secretário Escuta, estiveram presentes na reunião Hermano Faning, presidente do Colo-Colo, que ajudou a articular o encontro, Ari Santos, secretário de Relações Institucionais, Ederivaldo Benevildes, Sandoval Benevides Pereira, vice-presidente do Itabuna, os diretores Ricardo Xavier, Brunno Almeida, Othon Dantas e Cláudio Vasconcelos; que se reuniram no gabinete e posteriormente, visitaram o prefeito, para formalizar a parceria.

Os jogos do Itabuna no Mário Pessoa já começam com o Baianão, a partir de 14 de janeiro, seguindo pela primeira fase da Copa do Brasil, em fevereiro, e as partidas do Brasileirão (série D), em abril de 2024.

Adolescentes do Projeto Protagonize e do SCFV participam de palestra sobre programas de estágio

A palestra foi ministrada pelo Assistente Social do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Nailton Santos

social; ciee; palestra; estágio; sps

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, realizou na tarde desta quarta-feira (22), no auditório da Justiça Federal, uma palestra para os alunos do Projeto Protagonize e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). O encontro abordou o tema “Programas de Aprendizagem e Estágio”.

A palestra foi ministrada pelo Assistente Social do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), Nailton Santos, e teve como objetivo realizar um diálogo expositivo e interativo entre os adolescentes, proporcionando um ambiente de aprendizado colaborativo e participativo.

social; ciee; palestra; estágio; sps

Samuel Davi, referenciado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vilela, definiu o momento como proveitoso. “Eu tinha várias dúvidas sobre estágio e hoje pude esclarecer a questão do ensino especializado. Quero agradecer a todos os envolvidos nesse projeto”, comentou.

Foram abordados os seguintes tópicos: Apresentação do CIEE; Conhecimento da instituição e seus recursos; Programas de Aprendizagem e Estágio; Formas de acesso/cadastro; Importância da educação na carreira; Documentação fundamental; Orientações, dicas e insights voltados ao mercado de trabalho.

Estudantes e professoras da rede municipal de Ilhéus são premiadas no Concurso Despertar 2023

senar; Concurso Despertar 2023; seduc; educaçãoDuas estudantes e duas professoras da rede municipal de Ilhéus foram premiadas no concurso do Programa Despertar 2023. O evento aconteceu na última quinta-feira (16), no Centro de Convenções, em Salvador, e reuniu estudantes e professores de outras 67 cidades baianas.

Ilhéus se destacou entre os 10 municípios classificados no evento com o envio de produções em todos os segmentos: Desenho, Notícias, Vídeo, Site e Sequência Didática. A diretora pedagógica Cristiane Venturini acompanhou a equipe.

Durante a cerimônia, as estudantes Hanielly Fernandes de Jesus (8° ano), matriculada na Escola Municipal Nossa Senhora das Neves, Jaiane Soares Brito (9° ano), matriculada na Escola Municipal Santo Antônio, e a professora Larissa Silva de Oliveira, lotada na Escola Municipal de Pimenteira, foram premiadas nas categorias: Sequência Didática e Vídeo, respectivamente. As alunas e a professora tiveram suas produções escolhidas entre centenas de trabalhos enviados de todo o estado.

As ações voltadas para os alunos do campo integram a iniciativa da gestão do prefeito Mário Alexandre, que busca incentivar o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes, bem como fortalecer o trabalho desempenhado pela Secretaria de Educação (Seduc). Coordenadora do Campo, a professora Leila Tito teve o seu trabalho reconhecido e premiado na categoria Site. Ilhéus foi contemplada com a vestimenta da personagem Flor, integrante da Turma do Despertar, e as estudantes foram agraciadas com smartphones.

 

senar; Concurso Despertar 2023; seduc; educação

 

O momento festivo para a Educação, inserido na Feira de Inovação, Tecnologia Agropecuária e Geração de Negócios (E-AGRO), reuniu os maiores especialistas do país, com a sua segunda edição acontecendo na capital baiana.

A professora Eliane Oliveira, titular da Seduc, parabenizou os profissionais da Educação, enaltecendo a capacidade dos mesmos de “levar o conhecimento a cada aluno, com realidades diferentes e dentro desse contexto saber extrair o que há de melhor para a vida. A nossa gestão faz isso, se empenha em proporcionar oportunidades únicas para que os alunos demonstrem todo o seu potencial”.

Implantado em abril de 2005, o Programa Despertar faz parte da Promoção Social do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/AR-BA). Através do Concurso do Despertar, a entidade visa apresentar as ações exitosas desenvolvidas por estudantes e professores das Escolas do Campo, em parceria com sindicatos dos produtores rurais e prefeituras. Ademais, o programa objetiva promover a educação voltada para a responsabilidade social, a qual deve alavancar mudança de valores, aliada à postura cidadã e socioambiental.

Sob o tema “Liderança Empreendedora nas Escolas do Campo”, a edição deste ano cumpre mais uma vez o seu papel de promoção social, ao abordar um tema transversal para o debate em 68 municípios da Bahia, 990 escolas, 5.356 professores/ coordenadores/ diretores e 95.376 estudantes, além de alcançar de forma indireta mais de 300 mil habitantes do meio rural.

Consciência Negra: valorização da cultura afro-brasileira e reconhecimento da nossa ancestralidade

afro; novembro negro

Nesta segunda-feira, 20 de novembro, comemoramos o Dia da Consciência Negra e, por estarmos na localidade mais negra fora da África, falar de negritude deveria ser sinônimo de alegria, com exemplos de espaços tomados, de cargos de lideranças assumidos, de sucesso na carreira e na vida pessoal de um povo que compõe mais de 80% da população baiana, conforme dados da PNAD|IBGE no ano de 2022.

Contudo, o que vemos é um cenário desolador, de muita luta e trabalho por justiça, por sobrevivência e as comemorações da Consciência Negra deixam de ser a festa da ancestralidade, das tradições de uma nação, para dar espaço à discussão política de segurança pública, de combate ao racismo e à construção de uma sociedade mais equânime e justa.

Olodum

Pensando neste cenário, a Prefeitura de Ilhéus promoção diversas ações em alusão ao Novembro Negro, proporcionando espaços de celebração, exaltando a cultura afro-brasileira e convidando grandes artistas para abrilhantar a campanha. O Novembro Negro de Ilhéus é o maior da história, pela mobilização, pelas apresentações da Banda Olodum, do cantor Edson Gomes, de bandas e grupos locais.

Mais ainda por trazer culturas até então marginalizadas e tidas como “menores” por muitos que precisam ganhar os holofotes de eventos públicos, como foi a Batalha da Ilha.

Edson Gomes

Dia da Consciência Negra

Nesta segunda-feira (20), a rede municipal de ensino fortalece as atividades com a realização da II Marcha da Consciência Negra. Sob o tema “Escravidão, nunca mais. Racismo, nunca mais!”, a Escola Professora Horizontina Conceição promove uma grande mobilização no bairro Hernani Sá, a partir das 14h. No próximo domingo (26), acontece o I Sarau Negro, também realizado pelos alunos da escola.

“É importante falarmos da II Marcha da Consciência Negra, principalmente quando a gente fala da aplicação da Lei 11.645 [que inclui no currículo oficial da rede de ensino a temática ‘História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena’], nos espaços de sala de aula, valorizando a cultura negra e a história do povo africano. Porém, o que é mais belo dessa marcha é a produção realizada pelos alunos, por aqueles, de fato, que são os maiores beneficiários dessa proposta”, exaltou o professor Erlon Costa, organizador das atividades.

Olodum

Além disso, o Novembro Negro em Ilhéus pretende combater o racismo estrutural presente na sociedade. Por meio de atividades educativas, debates, rodas de conversa e manifestações culturais, buscando promover a conscientização sobre a importância da igualdade racial, do respeito à diversidade e da valorização da história e das contribuições dos negros para o desenvolvimento do país.

Também pode ser considerado um sopro de conscientização quando a segurança do povo negro, que entra ano e sai ano, continua sendo a maior vítima dos mais variados tipos de violências. “Comemorar o Novembro Negro é trazer a evidência de uma cultura que nos formou enquanto sociedade, é trazermos a nossa ancestralidade, uma vez que a nossa terra é a mais negra, fora da África. Por isso, a Prefeitura de Ilhéus busca comemorar, trazendo grandes shows e valorizando a cultura local”, disse o prefeito Mário Alexandre.

O Novembro Negro em Ilhéus tem este papel importante de luta e construção de uma sociedade mais justa e igualitária. E, ao reconhecer e valorizar a cultura negra, através da inclusão social, do respeito às diferenças e do combate ao racismo.

Em Itabuna, Expo Comunidade reúne ações de cidadania e shows gratuitos no Espora de Ouro

De 23 a 26 de novembro, a partir das 18h, a cidade de Itabuna será palco do Expo Comunidade, um evento que promete quatro dias intensos de celebração, aprendizado e entretenimento. Com o slogan “União, Pertencimento e Artes”, a iniciativa busca fortalecer os laços da comunidade, destacando a diversidade cultural e fomentando o empreendedorismo local.

Durante o evento, diversas atividades estão programadas para envolver e cativar o público, incluindo o Desfile Garota Comunidade. Feiras de empreendedorismo, palestras e rodas de conversa, bem como exposição de arte e fotografia e shows gratuitos proporcionarão momentos de reflexão e apreciação cultural.

As oficinas culturais e feiras literárias serão oportunidades para o público se envolver diretamente com a produção artística local. O evento conta com o patrocínio do Governo do Estado e o apoio fundamental do deputado estadual Fabrício Pancadinha, um dos co-realizadores do Expo Comunidade 2023. A contribuição do deputado tem sido crucial para tornar este evento uma realidade, unindo a comunidade em torno da cultura, pertencimento e celebração.

“Convidamos toda a população para participar ativamente deste evento que contribui para o fortalecimento da nossa cultura, através de uma experiência enriquecedora que faz de Itabuna um lugar único”, ressaltou Pancadinha.

O Expo Comunidade 2023 apresenta ainda a Mostra 244, uma exposição que reúne obras diversas, representando a riqueza artística da região. Além disso, ações de cidadania e serviços comunitários fortalecerão o compromisso social do evento.

No Palco Resistência, artistas e bandas renomadas como Ponto de Equilíbrio, Edson Gomes e Isaque Gomes, Nadson O Ferinha, Jauperi, Fabrício Pancadinha, Adão Negro, 99 no Beat, Toque Dez, Sinho Ferrary, Asas Livres, entre outros, prometem agitar o público com apresentações vibrantes e cheias de energia.

O Palco União também não fica atrás, contando com a presença de talentos locais como Cristal Son, Raynerzinho, Sammbe Vip, Para Tudo, Igor Santana e outros, proporcionando uma experiência musical diversificada e envolvente.

Programação

Expo Comunidade 2023

Quando: 23 a 26 de novembro, a partir das 18h

Onde: Espora de Ouro – Itabuna

Quinta-feira (23/11)

– Dey James & Elen Mel
– Neto Santana
– Nadson O Ferinha
– Desfile Garota Comunidade

Sexta-feira (24/11)

– Nova Proposta
– Razzo & Polvos
– Isaque Gomes & Edson Gomes
– Silfarley
– Jhon Jhon
– Symone Morena
– Amor a Dois
– Desfile Garota Comunidade

Sábado (25/11)

– Sammbe Vip
– Italo Carloni
– Gilsinho Nery
– Cristal Som
– Adão Negro
– Igor Santana
– Desfile Garota Comunidade
– Dani Matos
– Oh Polêmico
– Sinho Ferrary
– Asas Livres
– Raynerzinho

Domingo (26/11)

– Para Tudo
– Swing Nosso
– Hiago Danadinho
– Heitor Ferraz
– Rafa Motah
– Ponto de Equilíbrio
– Desfile Garota Comunidade
– Toque Dez
– 99 no Beat

Justiça do DF aceita denúncia e ex-diretor-geral da Polícia Civil vira réu por 7 crimes relacionados à perseguição a ex-amante

Por Rita Yoshimine, TV Globo

O ex-diretor da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução

O ex-diretor da Polícia Civil do DF, Robson Cândido, em imagem de arquivo — Foto: Reprodução

A Justiça do Distrito Federal aceitou, nesta sexta-feira (17), a denúncia contra o ex-delegado-chefe da Polícia Civil do Distrito Federal Robson Cândido por perseguir a ex-amante . Ele está preso desde o dia 4 de novembro (veja detalhes abaixo).

Thiago Peralva, ex-delegado da 19ª DP, de Ceilândia, que teria ajudado Cândido também virou réu. Ele cumpre prisão domiciliar e usa tornozeleira eletrônica.

Os delegados Robson Cândido e Thiago Peralva vão responder pelos crimes:

  • Robson Cândido: stalking ou perseguição, violência psicológica, descumprimento de medida protetiva de urgência, peculato (por 3 vezes), participação em corrupção passiva, participação em interceptação telemática ilegal e violação de sigilo funcional;
  • Thiago Peralva: participação em stalking, corrupção passiva e interceptação telemática ilegal

Prisão

Ex-diretor-geral da Polícia Civil do DF é preso
Ex-diretor-geral da Polícia Civil do DF é preso

A prisão de Robson Cândido foi cumprida pelo Ministério Público do Distrito Federal (MPDFT), que também cumpriu mandados de busca e apreensão na 19ª Delegacia de Polícia, e nas casas dos delegado Thiago Peralva e de Robson Cândido. Foram apreendidos celulares, notebooks e pendrives. A Corregedoria da PCDF acompanhou as buscas na delegacia.

O delegado deixou a direção da Polícia Civil após ser acusado de crimes relacionados à Lei Maria da Penha. Segundo as investigações, a estrutura da Polícia Civil — como viaturas descaracterizadas, celulares corporativos e carros oficiais — era usada para fins ilícitos e particulares.

Ainda segundo os promotores, os investigados na operação interceptaram as ligações telefônicas da ex-amante de Robson Cândido para monitorar a localização dela em tempo real. Dessa forma, teriam sido praticados os crimes de stalking e violência psicológica, aponta a investigação.

O Ministério Público afirma ainda que o ex-delegado da 19ª Delegacia de Polícia Thiago Peralva teria inserido o número da mulher em uma interceptação telefônica em curso, que apurava crime de tráfico de drogas.

A operação foi coordenada pelo Núcleo de Investigação e Controle Externo da Atividade Policial, com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado e do Centro de Inteligência do MPDFT.

Curso de capacitação “NLLC na Prática” realizado pela UPB- União dos Municípios da Bahia.

.

O objetivo do curso é realizar capacitação prática sobre a NLLC – Nova Lei de Licitações e Contratos nº 14.133/21, através da realização de alguns instrumentos que compõem a estrutura dos processos de contratação da administração pública.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia