:: ‘Notícias’
Mais Médicos terão 28 mil profissionais em campo até o fim do ano
Profissionais concluem esta semana curso de capacitação
Esta semana, cerca de 3,5 mil médicos concluem o curso de capacitação para trabalhar no Programa Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, esta é a maior turma em formação desde o lançamento do programa há 10 anos. Com a retomada da iniciativa, no primeiro semestre, foram 34 mil pedidos de inscrição, o maior número da história. O ministério acredita que, até o fim deste ano, 28 mil profissionais estarão atuando nos municípios. Atualmente, 20 mil estão alocados.

Nesta terça-feira (28), os médicos que fazem o curso em São Paulo farão uma prova para ingressar no programa. Na segunda-feira (27), os profissionais tiveram uma aula intensiva de preparação para o teste. Eles precisam passar por esse exame que, entre outros assuntos, aborda atenção primária à saúde e o acolhimento dos pacientes.
“A gente vai pensar na população quilombola, na população ribeirinha, na atenção à saúde prisional, na população LGBTQIA+, e a gente traz tanto essas políticas como alguns problemas de saúde mais prevalentes, como hipertensão e diabetes, mas também tuberculose, hanseníase, malária, covid, raiva”, disse Mariana Tomasi Scardua, coordenadora pedagógica do Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv) – Polo São Paulo.
Em São Paulo, 1,3 mil médicos que vão atuar nas regiões Sul e Sudeste fazem o treinamento, com duração de 30 dias. Após aprovação nesse módulo, eles terão a inscrição efetivada.
O curso também foi realizado na Bahia e em Minas Gerais para os médicos que vão trabalhar nas outras regiões do país. Os aprovados terão de 4 a 8 de dezembro para se apresentar nos municípios. Os médicos formados no exterior ou estrangeiros vão receber um registro temporário para atuar enquanto não passam pelo Revalida, exame que valida diplomas de medicina de formados fora do Brasil.
O objetivo do Ministério da Saúde é ampliar ainda mais o programa. “No primeiro semestre já foi possível recompor o quantitativo de profissionais que estavam no programa ao longo do tempo. Ele vinha sendo bastante descaracterizado e, agora, nesse segundo semestre, estamos providenciando vagas novas. Vamos chegar a 28 mil médicos alocados até o final deste ano”, disse Felipe Proenço de Oliveira, secretário adjunto de Atenção Primária do Ministério da Saúde.
Nídia Machado é formada na Nicarágua. “Eu já trabalhei aqui [no Brasil], mas com uma liminar. Ao final do processo, eu perdi e tenho que fazer o Revalida”, explicou.
Ela disse que há similaridades entre as doenças encontradas no seu país e, especialmente, na Região Norte do Brasil.
A médica Gabriela Ferrari Santos participa do curso em São Paulo e avalia o programa como uma oportunidade para levar atenção básica a toda população. “Para que o brasileiro entenda a importância do SUS [Sistema Único de Saúde], colocar o SUS em prática de verdade e mostrar para a nossa gente que a gente tem o melhor sistema”, avalia.
“ O Brasil agora tem um leque de oportunidades para recepcionar os $ 10 bilhões que a Arábia Saudita quer investir”, afirma Rui Costa

_A oficialização do investimento deve acontecer com a chegada do presidente Lula ao país árabe nesta terça-feira_
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, informou durante entrevista, nesta terça-feira (28), em Riad, que a Arábia Saudita e o Governo Federal vão constituir um grupo ministerial de trabalho para alavancar as oportunidades de aplicação dos $ 10 bilhões que o país árabe quer investir no Brasil.
“Acabamos de chegar de uma reunião com fundo estatal de investimentos, que coordena outros seis fundos de investimentos aqui. Eles já anunciaram desde o encontro do presidente Lula com o príncipe herdeiro, Mohammad bin Salman, o desejo de investir esse montante no Brasil e estamos criando um grupo de trabalho de ministros , tanto do governo brasileiro quanto saudita, para materializar esses investimentos”, explicou Rui Costa.
O ministro já apontou os setores que devem captar valores, “que vão desde a área de energia, passado pelas energias renováveis, à área de segurança alimentar, produção de alimentos”.
O Novo Pac, coordenado pela Casa Civil, também deve ser destinatário de grande parte dos recursos. “A expectativa é que parte desses investimentos ocorra através de fundos de investimentos. Eles [fundos árabes] não necessariamente participam sendo majoritários nos projetos, podem participar como sócios”, afirmou o ministro ao citar o leilão de rodovias no Paraná como um exemplo desta parceria, em que o fundo árabe entrou com 20% no negócio.
Ainda sobre a realização de parcerias, o ministro da Casa Civil revelou que a Arábia Saudita quer que empresas brasileiras desembarquem em seu território, “para produzir”, assim como querem atuar na produção de alimentos em terras brasileiras.
A comitiva do Brasil na Arábia conta com a participação do presidente FIESP, Josué Gomes, que ontem acompanhou a agenda de Rui Costa com os ministros sauditas de Transportes, Energia e Investimentos.
Ilhéus é um dos municípios mais sustentáveis da Bahia, segundo prêmio Band Cidades Excelentes
Ilhéus é considerado o segundo município mais sustentável do estado, entre cidades de 30 a 100 mil habitantes e recebe prêmio no Band Cidades Excelentes 2023, nesta segunda-feira (27)
Na noite desta segunda-feira (27), em Salvador, aconteceu a terceira edição do Prêmio Band Cidades Excelentes e Ilhéus foi representado pelo prefeito Mário Alexandre, que recebeu uma das premiações da noite. Também marcaram presença na festa a deputada estadual Soane Galvão, prefeitos de diversos municípios da Bahia e o vice-governador do estado, Geraldo Júnior.
O prêmio é uma iniciativa do Grupo Bandeirantes em parceria com o Instituto Aquila, tem como objetivo incentivar a melhoria da realidade dos municípios brasileiros por meio do reconhecimento das boas práticas na gestão pública. Com foco em temas relevantes para os brasileiros, como Educação, Transparência e Sustentabilidade, o Prêmio Band Cidades Excelentes aborda diferentes pilares: Educação; Infraestrutura e Mobilidade; Saúde e Bem-estar; Governança, Eficiência Fiscal e Transparência; Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública; e Sustentabilidade como pilar secundário.
A premiação contempla três categorias de municípios de acordo com a população: menor ou igual a 30 mil habitantes; entre 30 e 100 mil habitantes; e acima de 100 mil habitantes. Ilhéus mais uma vez se destacou, concorrendo ao pilar de Sustentabilidade e conquistando o segundo lugar na Bahia, ficando atrás apenas de Jequié e logo à frente de Lauro de Freitas.
O prefeito Mário Alexandre expressou sua gratidão pelo reconhecimento e afirmou que esse reconhecimento o motiva a trabalhar ainda mais em prol do desenvolvimento contínuo do município e da elevação da autoestima da população de Ilhéus. “É um grande orgulho estar entre os municípios mais sustentáveis do estado. Isso comprova e reforça o nosso compromisso de trabalhar por um local de bem-estar, de qualidade de vida para a nossa população. O nosso trabalho visa fazer de Ilhéus um lugar bem melhor, um lugar que nos dá prazer em viver e isso passa pela saúde, pela segurança, pela infraestrutura, cultura, turismo e saber que também estamos desenvolvendo um bom trabalho quanto à sustentabilidade, nos mostra que todas as ações estão se complementando, estão em equilíbrio. E este é o caminho”, falou Mário Alexandre.
O projeto Cidades Excelentes na Band reforça o compromisso da emissora com a comunicação em massa, fornecendo informações confiáveis e produzindo notícias de qualidade, além de realizar premiações conceituadas. A premiação é uma iniciativa que visa incentivar, reconhecer e valorizar as boas práticas de gestão, para transformar a realidade dos municípios e melhorar os serviços prestados aos cidadãos.
Prefeito participa de reunião na Sufotur e discute estratégias para impulsionar turismo em Ilhéus
No encontro foi abordado, entre outras coisas, o planejamento das festas de fim de ano; Carnaval Cultural e Viva Ilhéus
Durante reunião na Superintendência de Fomento ao Turismo do Estado da Bahia (Sufotur) na última segunda-feira (27), o prefeito Mário Alexandre destacou a relevância turística da região, com ênfase na cidade de Ilhéus. O gestor solicitou o apoio do governo estadual a projetos e eventos voltados ao desenvolvimento do setor, principalmente no período de alta temporada.
Na pauta do encontro com Diogo Medrado, diretor-superintendente da Sufotur, foi abordado o planejamento das festas de fim de ano; Carnaval Cultural; São João dos bairros e Viva Ilhéus, bem como o projeto Pôr do sol da Sapetinga.
“Com apoio do Governo do Estado, vamos potencializar as ações de incentivo ao turismo e à cultura, gerando emprego e renda para o nosso povo, além de preparar a cidade para receber um fluxo grande de visitantes”, afirmou Mário Alexandre.
A Sufotur substitui a extinta Bahiatursa, tendo como finalidade gerenciar e executar políticas de desenvolvimento do Turismo, além de promover eventos no âmbito estadual.
Categoria A – No final de março deste ano, Ilhéus atingiu novamente a categoria máxima no novo Mapa do Turismo Brasileiro 2023-2024. Conferido pelo Ministério do Turismo desde 2019, o resultado evidencia a importância da cidade para o turismo nacional. A certificação facilita ainda a viabilização de recursos junto ao Governo Federal para desenvolver ações que fortaleçam todo o trade turístico do município.
Aldair e grandes jogadores fazem partida solidária, em dezembro, no Estádio Mário Pessoa
Amigos de Aldair, zagueiro do tetra, se reúnem, no Estádio Mário Pessoa, para grande jogo beneficente, com apoio da Prefeitura de Ilhéus
Com a temporada de jogos festivos a todo vapor, o zagueiro tetracampeão do mundo, e 1994, pela seleção brasileira, Aldair, que conquistou o mundo, se tornando um dos maiores zagueiros do futebol, visita a sua terra natal para um grande jogo beneficente, reunindo nomes importantes, que já vestiram as principais camisas de times brasileiros e internacionais.
O jogo dos amigos do Aldair acontece dia 09 de dezembro, a partir das 16 horas, no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus. Para prestigiar o evento, a entrada será a doação de 2 Kg de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos entre a população carente do município.
Luciano Luna, um dos apoiadores do evento, conta que “este é um evento realizado já há alguns anos, no Banco da Vitória e que, com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, neste ano, será realizado no Estádio Mário Pessoa, o que o tornará mais importante ainda”.
O jogo “Aldair – Futebol Solidário” vai reunir nesta edição, nomes conhecidos de quem acompanha futebol, como Athirson, Jean, Douglas Silva, Leandro Ávila, Ronaldo Angelim, Thiago Coimbra, Djair, Val Baiano, Fernandão e Júnior Baiano, zagueiro da seleção brasileira na Copa de 1998, na França.
A Prefeitura de Ilhéus está apoiando este evento, possibilitando a sua realização no Estádio Municipal e oferecendo toda a estrutura necessária para a sua realização. “Teremos a oportunidade de acompanhar muito mais que um tetracampeão mundial jogando em nossa cidade, vamos assistir a um grande irmão, filho de Ilhéus, que já nos deu tantas alegrias e continua proporcionando momentos muito especiais para nós que somos apaixonados por futebol. Receber o Aldair aqui e tantos jogadores que fizeram parte da história do futebol brasileiro é uma verdadeira honra e alegria e, nada mais justo que esta partida solidária seja realizada no Estádio Mário Pessoa”, comemorou o prefeito Mário Alexandre.
Em 2024, o Estádio Mário Pessoa será palco de grande jogos
Na próxima temporada, Ilhéus será a casa do Itabuna Esporte Clube, que disputará campeonatos importantes, como a Série A, do Baianão e a Copa do Brasil e, a partir de uma parceria firmada entre a Prefeitura de Ilhéus e a diretoria do clube, o município receberá grande jogos das competições citadas, além das partidas do Campeonato Brasileiro – Série D e de campeonatos disputados pela equipe sub-20 da agremiação itabunense.
Aeroporto de Ilhéus (BA) estreia novas áreas, incluindo Sala de Embarque remodelada

A concessionária Socicam, administradora do Aeroporto Jorge Amado, de Ilhéus, na Bahia, informa hoje que quem embarca pelo terminal aeroportuário já conta com mais conforto e comodidade em suas experiências de viagem, pois, com o avanço das obras, o empreendimento inaugurou novas áreas, ampliando a capacidade e elevando a qualidade do atendimento prestado aos clientes.
A diferença na jornada do passageiro começa no Canal de Inspeção, que já opera em nova localização e antecipa a entrada para uma Sala de Embarque totalmente requalificada, mais ampla e moderna. Nesta primeira etapa, a Concessionária entrega uma área com cerca de 500 m² e garante mais conveniência para quem embarca na Costa do Cacau.
Governos federal e estadual e CocoaAction Brasil investem em ações para promover a produção de cacau especial

A Bahia, um dos principais polos produtores de cacau do Brasil, reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e a excelência na produção de cacau especial para manter-se competitivo no mercado internacional. Em uma série de eventos realizados nesta sexta-feira (24) em Ilhéus, no sul do estado, o secretário da Agricultura da Bahia, Wallison Tum, participou do lançamento de iniciativas inovadoras para o fortalecimento do setor produtivo. O destaque ficou por conta do lançamento do Plano Inova Cacau 2030, uma iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), da CocoaAction Brasil, iniciativa da Fundação Mundial do Cacau (WCF), que converge com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia, conduzido pela SEAGRI.

O Plano Inova Cacau 2030 traça metas estratégicas que visam não apenas aumentar a eficiência produtiva da cacauicultura brasileira, mas também aumentar a renda dos produtores. Com a ambição de superar a marca de 400 mil toneladas de amêndoas ao ano até 2030, o plano prioriza a promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental.
“Éramos esquecidos e a política não chegava até a gente. Estou aqui para mudar essa realidade”, afirma Jerônimo durante entregas em Botuporã

Mais de R$ 1 milhão investidos em obras que vão beneficiar pequenos produtores rurais. Este foi o resultado de uma série de entregas realizadas pelo Governo do Estado no município de Botuporã, região sudoeste da Bahia, na manhã deste domingo (26). Ampliação do mercado municipal Antônio José de Souza, 100 barracas de feira livre e uma unidade de processamento de derivados da mandioca, na comunidade de Baixão, para 20 mulheres, vão reforçar ainda mais a produção e comercialização de alimentos na região.

Para dar início às entregas, o governador Jerônimo Rodrigues, que passou toda a sua infância na zona rural, fez o percurso no boi premiado da tradicional Cavalgada de Umburana, até o Mercado Municipal, onde foi recepcionado por um grupo de sanfoneiros e autoridades locais. “Sou o governador que tem a história de vocês. O município onde nasci, Aiquara, tinha seis mil habitantes. Eu ainda morava na zona rural e tirei uma lição disso tudo. Sei o que é morar em uma casa sem água tratada, sem energia elétrica, sem posto médico ou escolas por perto. Sei o que significa morar em uma região sem estrada boa”, relembrou, acrescentando: “a vida era mto difícil, éramos esquecidos e a política não chegava até a gente. Então, estou aqui para mudar essa realidade através destas entregas, com o apoio da prefeitura”. Durante a fala, o governador também anunciou que vai ampliar a escola municipal de Botuporã.

Era perceptível a felicidade no rosto da lavradora Adelice Marques das Neves, de 65 anos, mãe de cinco filhos, que recebeu, pela primeira vez, em 15 anos, uma estrutura nova para comercializar os seus produtos. “É um momento de muita alegria pra todos nós que trabalhamos há muitos anos aqui, na sede e para os novos que também queiram vender os seus produtos. Esse é um espaço importante para garantir a minha renda. Aqui, eu vendo avoador, sequilho, pães, requeijão”, afirmou. Cada barraca de comercialização entregue foi construída em tubo industrial de aço carbono, com bancada em MDF.
Movimento Criativar chega a Ilhéus para potencializar a economia criativa no município e região
Parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o SEBRAE Bahia oferece uma grande oportunidade de dar potência a economia criativa local, sediando o primeiro Movimento Criativar
Escolhida para a primeira edição do Movimento Criativar, Ilhéus tem uma grande oportunidade de valorizar e dar visibilidade para quem desenvolve criatividade na cidade. Artesãos, músicos, artistas plásticos, escritores, todos e quaisquer indivíduos que trabalham e produzem arte, têm a chance de potencializar sua atividade, participando desta ação desenvolvida pela parceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o SEBRAE Bahia.O Criativar surge da necessidade de “dar potência aos elementos simbólicos e criativos de Ilhéus, a partir da inquietação em dar visibilidade e gerar riqueza e transformação econômica-social para a comunidade criativa local”, como sugere o material de apresentação do projeto.
O projeto foi lançado oficialmente em novembro e, entre os dias 01 e 06 de dezembro, acontece, em diversos pontos da cidade. Ilhéus, conhecida como a terra de Jorge Amado, possui um legado cultural rico que vai além das palavras do renomado escritor, se destacando também pela diversidade de produtos turístico-culturais – rede hoteleira, gastronomia, produções culturais, produtos histórico-religiosos, entre outros.
Serão contempladas diversas iniciativas culturais, como shows, apresentações culturais, feiras de artesanato, oficinas, manifestações tradicionais, lançamento de produtos criativos, roteiros de cinema, teatro, dança e muito mais.
Para a gerente regional do SEBRAE, Claudiana Figueiredo, “o Movimento Criativar surge como uma resposta à necessidade de potencializar esses elementos culturais e transformá-los em oportunidades econômicas e sociais para a comunidade criativa local. A proposta é descentralizar as atividades, tornando o evento itinerante e ocupando diversos pontos estratégicos da cidade, onde a efervescência cultural se faz presente”.
A participação da Prefeitura de Ilhéus nessa iniciativa é fundamental para fortalecer os pequenos negócios locais e promover o desenvolvimento econômico da região. O evento proporcionará visibilidade e potência de negócios, consolidando-se como um diferencial competitivo para a economia local.
“Estamos sempre buscando formas de incentivar as manifestações culturais em nosso município. Precisamos dar visibilidade aos nossos artistas e oferecer oportunidades para que essa arte se desenvolva. Por isso, e com a parceria do SEBRAE Bahia, organizamos este evento que é pioneiro e Ilhéus vai, mais uma vez, sair na frente, agora, com a primeira edição do Movimento Criativar. Com isso, vamos incentivar quem faz arte, quem trabalha a cultura em nossa cidade”, diz o prefeito Mário Alexandre sobre a importância da ação.
Serviço:
O quê: Movimento Criativar
Quando: de 01 a 06 de dezembro
Onde: em vários pontos estratégicos de Ilhéus, onde a efervescência cultural acontece.
Mais informações: @criativarbahia
Hospital Materno-Infantil é pauta de encontro entre prefeito Mário Alexandre e diretoria da FESF-SUS
Mário Alexandre destacou que Ilhéus é um polo de saúde da região sul da Bahia
Cumprindo agenda em Salvador na última sexta-feira (24), o prefeito Mário Alexandre se reuniu com a diretoria da Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS) para avaliar e discutir ações com foco na melhoria dos serviços prestados pelo Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, localizado no bairro Conquista. O encontro contou com a presença de Ricardo Mendonça e André Nascimento, diretor-geral e diretor-adjunto da FESF-SUS, respectivamente.
O prefeito destacou a relevância de Ilhéus para o sul da Bahia, uma vez que a cidade abriga o complexo de saúde situado no bairro Banco da Vitória, formado pelo Hospital Costa do Cacau, Policlínica Regional de Saúde e Unidade Básica de Saúde (UBS Tipo III).
“O estreitamento dos laços entre a gestão do hospital e o Município é de extrema importância para a nossa população. Discutimos sobre a plataforma eletrônica iPES, um sistema gerencial para melhorar a regulação; acompanhamento do pré-natal em tempo real; planejamento de partos de alto risco e vacinação. Junto à FESF-SUS vamos programar um mutirão de saúde, a fim de ofertar exames e diversos atendimentos. Antes precisávamos buscar apoio em outras cidades. Mas hoje, graças a Deus e com a articulação junto ao Governo do Estado, Ilhéus é referência em atendimento pediátrico e neonatal”, enfatizou Mário Alexandre.
A plataforma iPES reúne informações dos diferentes prontuários eletrônicos, incluindo dados clínicos e laboratoriais. O uso de novas tecnologias garante agilidade e qualidade da gestão pública de saúde, sinalizando as necessidades de adaptações e remanejamento de alguns serviços.
Com foco na sustentabilidade, Plano Inova Cacau 2030 é lançado em Ilhéus
A cidade de Ilhéus reuniu na última sexta-feira (24), representantes dos governos municipal, estadual e federal para o lançamento dos planos Inova Cacau 2030, Floresta + Sustentável e do Projeto Rural + Conectado/Bahia. O evento foi realizado no Hotel Aldeia da Praia e marca um novo ciclo para a cacauicultura brasileira.
Iniciativa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o Plano Inova Cacau 2030 traça metas estratégicas que visam, entre outras coisas, aumentar a renda dos produtores. Representando o prefeito Mário Alexandre, o secretário de Agricultura e Pesca, Moises Bohana Neto, destacou a relevância social e econômica do projeto.
“O Inova Cacau 2030 é um negócio futurista, porque vai potencializar a cadeia produtiva, o trabalho do agricultor e, com certeza, gerar emprego e impulsionar a economia da nossa região. Hoje, a agricultura familiar é um vetor potencializado, mas o agronegócio está crescendo cada vez mais. Nós temos terras férteis e Ilhéus será importante nesse processo. O governo federal e o governo estadual, com apoio da gestão municipal, chegam unidos para fomentar essas ações”.
O Inova Cacau prioriza a promoção do uso sustentável dos recursos naturais nas regiões produtoras, utilizando tecnologias eficientes e de baixo impacto ambiental. Conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (SEAGRI), em 2022, a produção no estado atingiu 139,6 mil toneladas, representando 67,86% do total nacional. O setor gerou aproximadamente R$ 1,8 bilhão, correspondendo a 5% do Valor Bruto da Produção (VBP) das atividades da Bahia.
Durante o evento também foram lançados os Planos Floresta + Sustentável e o Projeto Rural + Conectado/Bahia, que têm como objetivo, respectivamente, impulsionar o desenvolvimento do setor de florestas plantadas no Brasil e expandir a infraestrutura de conectividade em áreas rurais do estado.
“Discutimos temas importantes em relação à sustentabilidade e rastreabilidade da cadeia do cacau. Isso traz benefícios imensuráveis, principalmente porque mudamos a vida de produtores e transformamos aos poucos essa cadeia, valorizando cada vez mais a nossa cultura e a nossa região”, acrescentou Cristiano Villela, diretor científico do Centro de Inovação do Cacau (CIC).
O titular da SEAGRI, Wallison Oliveira, também marcou presença e ressaltou a importância da parceria entre produtores e poder público, explicando que o Governo do Estado tem estreitado os laços para fortalecer os vínculos e garantir o processo de gestão social dos territórios rurais.
O Plano Inova Cacau 2030 também é uma iniciativa da CocoaAction Brasil e da Fundação Mundial do Cacau (WCF), que converge com a elaboração do Plano de Desenvolvimento Agropecuário da Bahia, conduzido pela SEAGRI.
Presidente do COREN-BA Giszele Paixão é denunciada por atos ilícitos

Conselho Federal de Enfermagem (Cofen),emitiu, nesta sexta-feira (24), um parecer após receber denúncias contra a presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA), Giszele Paixão, e a tesoureira do órgão, Kátia Nascimento. O parecer divulgado pelo Cofen, aponta que será criado um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), para apurar as denúncias que indicam “prática de diversos ilícitos” efetuados pelas conselheiras.
O PAD vai apurar ainda a prática de “atos irregulares ensejadores” realizados pelas as duas integrantes, que foram denunciadas através da Ouvidoria-Geral do Cofen.
As manifestações e acusações contra a presidente e tesoureira estariam relacionadas a repasse de valores, fraudes em licitações entre outros. O PAD vai ainda permitir que as duas conselheiras apresentem defesa durante as apurações.
Em nota enviada à imprensa, o Coren-BA disse que vai “colaborar integralmente para que os fatos sejam elucidados”. O conselho baiano afirmou também que está “ comprometido em agir com integridade e transparência durante todo o processo” de apuração e investigação das denúncias.




















