:: ‘Notícias’
Durante abertura oficial do Natal Encantado, Mário Alexandre entrega reforma da Praça Dom Eduardo
Em quatro edições de sucesso, a iniciativa já atraiu milhares de visitantes para o Centro Histórico de Ilhéus
Espaço de encontro da família, o Natal Encantado chega à sua quinta edição com decoração diversificada para movimentar o Centro Histórico de Ilhéus nos meses de dezembro e janeiro. O projeto realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) fomenta o comércio e representa mais uma alternativa de lazer para visitantes e comunidade local.
Nesta sexta-feira (1º), o prefeito Mário Alexandre realizou o acendimento das luzes, abrindo oficialmente o Natal Encantado. O ato contou com a presença de secretários, vereadores, empresários, dirigentes da CDL e público geral.
Mário Alexandre destacou a importância da iniciativa, visto que coloca a cidade em evidência, resgata a autoestima da população e aquece a economia, com criação de vagas de empregos no comércio. Na oportunidade, o gestor entregou a reforma e modernização da Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral). Os serviços compreendem paisagismo, iluminação de LED e troca do piso, garantindo acessibilidade e segurança para as pessoas que transitam na região.
“Eu fico muito feliz em poder proporcionar às famílias um espaço aprazível e levantar a autoestima do nosso povo, deixando o comércio atrativo para as pessoas passearem e realizarem suas compras de fim de ano. Mas não esqueçamos o Natal, a gente não pode esquecer o nascimento de Jesus Cristo, o nosso Salvador. Isso é para ficar na memória de todos”, afirmou Mário Alexandre.
Neste ano, a ornamentação se estende por toda Praça Dom Eduardo, com corredor iluminado, presépio gigante e casa do Papai Noel; na Praça J.J Seabra, com decoração do Palácio do Paranaguá e nas imediações do prédio. As demais ruas do Centro, a Praça Cairu, Praça Pedro Matos; Praça José Marcelino; Avenida Dois de Julho e Ponte Lomanto Júnior também estão decoradas, com arcos e iluminação natalina.
Para Anselmo Clement, presidente da CDL, “é um momento especial, que reflete a nossa dedicação. Estamos impulsionando a economia, as vendas e esperamos que o Natal seja importante, não só para a Ilhéus, mas também para todos os comerciantes”, ressaltou.
Então é Natal
Luzes, personagens e surpresas, com direito a neve e fogos de artifício, encantaram moradores e turistas durante a passagem do Papai Noel. O Bom Velhinho desfilou no Carro do Corpo de Bombeiros e na chegada à Praça Dom Eduardo distribuiu doces para a criançada. Além de toda a ornamentação, a programação incluiu ainda apresentações da Banda da Polícia Militar da Bahia, Charanga da Alegria e da Companhia de Dança Kika Tocchetto, que abrilhantou o evento com o espetáculo “Fantástico Natal”.
Até o início de janeiro essa estrutura estará montada para poder levar alegria aos visitantes. O Bom Velhinho marcará presença nas datas a seguir, conforme horários específicos.
Programação com a presença do Papai Noel e das Noeletes
2/12 – das 16h às 19h;
6 e 7/12 – 17h às 20h;
14 e 15/12 – 17h às 20h;
21 e 22/12 – 17h às 20h
Município realiza entrega de donativos para famílias atingidas pelas fortes chuvas de abril
As cestas básicas, colchões, kits de limpeza, produtos de higiene pessoal e kit dormitório serão destinados às 1.200 famílias atingidas pelo temporal
Nesta sexta-feira (01), a Prefeitura de Ilhéus iniciou a entrega dos donativos para as famílias atingidas pelas fortes chuvas registradas no mês de abril deste ano. Os materiais estão sendo entregues pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), através das equipes das unidades do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Vilela, Oeste, Norte, Sul, Salobrinho e Olivença.
A Prefeitura solicitou à Defesa Civil Nacional o valor de 1,5 milhão de real, destinado às compras de cestas básicas, colchões, kits de limpeza, produtos de higiene pessoal e kit dormitório para as 1.200 famílias atingidas pelas chuvas em abril.
“Esse recurso tem o nome de Ações de Ajuda Humanitária, programa do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que visa mitigar os impactos causados pelo desastre desse período”, explicou Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil municipal.
Mayane Nascimento, moradora da Rua Dois de Julho, no bairro Banco da Vitória, destacou o apoio do Município. “Agradeço à Prefeitura de Ilhéus e ao prefeito Mário Alexandre pela ajuda. Conseguimos organizar algumas coisas e vamos organizar mais ainda”. A aposentada Maria dos Santos, que faz parte do Grupo de Senhoras do CRAS Oeste, agradeceu emocionada pela cesta que recebeu.
De acordo com a gestora da Proteção Básica da SPS, Paula Alfaya, as entregas estão sendo feitas para as famílias cadastradas pelas equipes da Defesa Civil e do CRAS. “Essa ação já faz parte do plano de contingência do Sistema Único da Assistência Social, que preconiza o acompanhamento sistemático dessas famílias, que são públicos prioritários”, afirmou.
Ilhéus realiza Semana do Empreendedorismo Feminino; confira programação zona sul e norte
O evento conta com palestras e atividades realizadas entre os dias 4 e 6 de dezembro
Idealizada pelo Sebrae, com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio das secretarias de Políticas para Mulheres (SPM) e Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), a Semana do Empreendedorismo Feminino representa mais uma alternativa de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por grupos de mulheres no município. O evento conta com palestras e atividades realizadas entre os dias 4 e 6 de dezembro.
Na próxima segunda-feira (4), a programação no Auditório do Colégio de Tempo Integral Professor Roberto Arléo Barbosa, às 9h. Na terça-feira (5), as atividades serão realizadas na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul, no bairro Nossa Senhora da Vitória, às 14h. Já na quarta-feira (6), as ações seguem no Salão da Paróquia da Igreja Católica Santíssima Trindade, no bairro Teotônio Vilela. O evento é aberto ao público.
Conforme a organização, o objetivo é dar visibilidade às mulheres empreendedoras que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), das unidades do CRAS e da comunidade local, mostrando o trabalho e o potencial das mesmas.
Durante a semana serão realizadas as palestras “Como ser o protagonista da sua vida”, ministrada pelo superintendente de Comunicação do Município, Emenson Silva. “Do talento à liberdade financeira”, será o tema abordado por Heilane Lopes, mentora estrategista de negócios.
“As mulheres vêm cada vez mais ganhando espaço nos negócios e o nosso principal foco é ampliar o conhecimento e incentivar essas mulheres no mercado de trabalho”, disse Rubenilton Silva, titular da SPS.
Programação
04/12 – Auditório do Colégio de Tempo Integral Professor Roberto Arléo Barbosa, às 9h;
05/12 – Unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Sul, no bairro Nossa Senhora da Vitória, às 14h;
06/12 – Salão da Paróquia da Igreja Católica Santíssima Trindade, no bairro Teotônio Vilela, às 9h.
CNJ abre procedimento para investigar juíza que gritou com testemunha
Em audiência, magistrada exigiu ser chamada de “Excelência”
Publicado em 29/11/2023 – 13:19 Por Felipe Pontes – Repórter da Agência Brasil – Brasília
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) informou nesta quarta-feira (29) que irá apurar a conduta da juíza Kismara Brustolin, da Vara do Trabalho de Xanxerê (SC), por sua conduta durante audiência em que gritou com uma testemunha.

A abertura de uma reclamação disciplinar contra a magistrada foi determinada pelo corregedor-nacional, ministro Luis Felipe Salomão. A juíza deverá ser intimada a apresentar defesa prévia no prazo de 15 dias.
“A postura da juíza durante a audiência pode ter violado deveres funcionais da magistratura, dentre os quais o dever de urbanidade para com os advogados, partes e testemunha”, diz a decisão de Salomão, segundo nota do CNJ.
Ontem (28), a Corregedoria Regional do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT12) também informou ter instaurado procedimento de investigação para apurar o caso, bem como a suspensão das audiências da juíza.
A seccional de Santa Catarina da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) pediu providências para que a conduta da magistrada “não volte a se repetir”.
Entenda
Durante uma audiência virtual no dia 14 de novembro deste ano, aos gritos, a juíza exigiu ser chamada de “Excelência” por um homem que foi ouvido como testemunha de um processo trabalhista. A magistrada ainda chamou o homem de “bocudo”. O caso veio à tona após o vídeo da audiência ter sido publicado nas redes sociais.
No vídeo da audiência que circula nas redes sociais, Kismara Brustolin se exalta ao chamar a atenção da testemunha e exigir ser tratada como “Excelência”.
“Eu chamei sua atenção. O senhor tem que responder assim: O que a senhora deseja, Excelência?”, afirmou.
Em seguida, a testemunha repete, por duas vezes, que não entendeu a colocação da juíza.
Diante da situação, a magistrada gritou; “Responda, por favor”. Ela ainda esbravejou: “Repete!”
A testemunha chegou a questionar se seria obrigado a seguir a determinação da juíza e foi informado que o depoimento seria desconsiderado do processo.
“O senhor não é obrigado, mas se o senhor não fizer isso, o seu depoimento termina por aqui e será totalmente desconsiderado”.
Primeira parcela do décimo terceiro deve ser paga até esta quinta
Segundo o Dieese, salário extra injetará R$ 291 bilhões na economi
Publicado em 29/11/2023 – 07:30 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil –
Um dos principais benefícios trabalhistas do país, o décimo terceiro salário tem a primeira parcela paga até esta quinta-feira (30). A partir de 1º de dezembro, o empregado com carteira assinada começará a receber a segunda parcela, que deve ser paga até 20 de dezembro.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), o salário extra injetará R$ 291 bilhões na economia neste ano. Em média, cada trabalhador deverá receber R$ 3.057.
Essas datas valem apenas para os trabalhadores na ativa. Como nos últimos anos, o décimo terceiro dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) foi antecipado. A primeira parcela foi paga entre 25 de maio e 8 de junho. A segunda foi depositada de 26 de junho a 7 de julho.
Quem tem direito
Segundo a Lei 4.090/1962, que criou a gratificação natalina, têm direito ao décimo terceiro aposentados, pensionistas e quem trabalhou com carteira assinada por pelo menos 15 dias. Dessa forma, o mês em que o empregado tiver trabalhado 15 dias ou mais será contado como mês inteiro, com pagamento integral da gratificação correspondente àquele mês.
Trabalhadores em licença maternidade e afastados por doença ou por acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro deve ser calculado proporcionalmente ao período trabalhado e pago junto com a rescisão. No entanto, o trabalhador perde o benefício se for dispensado com justa causa.
Cálculo proporcional
O décimo terceiro salário só será pago integralmente a quem trabalha há pelo menos 1 ano na mesma empresa. Quem trabalhou menos tempo receberá proporcionalmente. O cálculo é feito da seguinte forma: a cada mês em que trabalha pelo menos 15 dias, o empregado tem direito a 1/12 (um doze avos) do salário total de dezembro. Dessa forma, o cálculo do décimo terceiro considera como um mês inteiro o prazo de 15 dias trabalhados.
A regra que beneficia o trabalhador o prejudica no caso de excesso de faltas sem justificativa. O mês inteiro será descontado do décimo terceiro se o empregado deixar de trabalhar mais de 15 dias no mês e não justificar a ausência.
Tributação
O trabalhador deve estar atento quanto à tributação do décimo terceiro. Sobre o décimo terceiro, incide tributação de Imposto de Renda, INSS e, no caso do patrão, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. No entanto, os tributos só são cobrados no pagamento da segunda parcela.
A primeira metade do salário é paga integralmente, sem descontos. A tributação do décimo terceiro é informada num campo especial na declaração anual do Imposto de Renda Pessoa Física.
Nota de pesar: Falece o ex-prefeito de Itabuna José Oduque Teixeira, aos 100 anos
É com profundo pesar que lamentamos informar o falecimento de José Oduque Teixeira, um homem de grande importância e influência em Itabuna e região. Além de ter sido prefeito na década de 70, José Oduque deixou um legado marcante como empresário, empreendedor e bacharel em Direito.
Sua trajetória é marcada por obras significativas, como a construção da sede da prefeitura, que atualmente abriga a FTC. Além disso, ele foi responsável por fazer o sucessor na época, Fernando Gomes. Sua visão empreendedora o levou a fundar a Casa Teixeira e posteriormente a Oduque Veículos em Itabuna, com filiais em Ilhéus e Canavieiras.
Além do setor automobilístico, José Oduque também investiu no transporte de cargas com a Transerba, que realizava rotas entre São Paulo e as principais cidades da Bahia e Sergipe. Sua influência econômica foi além do empresariado, pois ele empregou centenas de jovens em suas empresas, proporcionando oportunidades de ascensão profissional e até mesmo ingresso em cursos universitários.
José Oduque Teixeira foi uma figura determinada, que contribuiu significativamente para o desenvolvimento socioeconômico de Itabuna. Sua influência também se estendeu ao setor de comunicação, com a criação do extinto Diário de Itabuna e a Rádio Jornal de Itabuna.
O ex-prefeito faleceu em sua residência, no bairro Góes Calmon, em Itabuna, aos 100 anos. Ele contribuiu significativamente para o desenvolvimento socioeconômico da região e deixará saudades. José Oduque será velado no Teatro Municipal Candinha Doria, no Nossa Senhora das Graças, ao lado do Hospital de Base, a partir das 11 horas, desta quarta-feira (29), segundo informou a Prefeitura de Itabuna. O enterro está previsto para quinta-feira (30), no Cemitério Campo Santo, em horário a ser definido.
Neste momento de dor, expressamos nossos sentimentos à viúva Dona Amenaide Teixeira, aos filhos Geraldo, Fátima e Kátia, netos e bisnetos. A perda de José Oduque Teixeira deixará um vazio na comunidade de Itabuna, mas seu legado como líder, empreendedor e benfeitor nunca será esquecido. Que sua alma descanse em paz.
Abertura oficial do Natal Encantado acontece nesta sexta-feira (1º), no Centro Histórico de Ilhéus
Parceria entre a Prefeitura e a CDL, a iniciativa chega à sua 5ª edição
A Prefeitura de Ilhéus convida toda população para o acendimento das luzes do Natal Encantado, nesta sexta-feira (1º), a partir das 16h, na Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral). Além de toda a ornamentação, a programação conta com a presença do Papai Noel, apresentações da Banda da Polícia Militar da Bahia e da Companhia de Dança Kika Tocchetto, que abrilhantará o evento com o espetáculo “Fantástico Natal”.
O projeto realizado em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) chega à sua quinta edição, integrando o calendário de eventos do município. O Natal Encantado proporciona momentos únicos para os ilheenses, fomenta o comércio local e coloca Ilhéus na rota turística da Bahia. Para o prefeito Mário Alexandre, o Natal Encantado 2023 vai superar as edições anteriores, trazendo mais novidades e atrações para o período festivo.
“Planejamos diversas ações, a fim de garantir um espaço de lazer e encontro para que a nossa população e visitantes possam aproveitar cada detalhe dessa estrutura montada com muito carinho”, salientou o gestor.
Outras áreas e prédios públicos da cidade também receberam decoração natalina: Praça J J Seabra; Palácio Paranaguá; Praça Cairu; Praça Pedro Matos; Praça José Marcelino; Avenida Dois de Julho e Ponte Lomanto Júnior, por exemplo.
Programação
O quê: Abertura oficial do Natal Encantado 2023
Quando: Sexta-feira (01/12), às 16h
Onde: Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral)
Equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres participa de capacitação promovida pela SPM-BA
A capacitação objetiva orientar as profissionais, a fim de que possam assegurar um acolhimento integral às mulheres que procuram atendimento
Visando fortalecer a rede de enfrentamento da violência contra as mulheres, a Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Governo do Estado, promoveu dois dias de muito aprendizado, através de uma capacitação voltada à equipe que atua no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e na recém-criada Secretaria de Políticas para as Mulheres do município.
A formação aconteceu no auditório do Sebrae e contou com a presença das técnicas da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Estado da Bahia (SPM-BA), Ana Clara Auto e Geane Soares, além de representantes da Polícia Militar.
“Ilhéus é um dos poucos municípios baianos que possui um núcleo voltado exclusivamente para atendimento ao público feminino. Esse trabalho mostra o quanto nós podemos fazer a diferença na vida dessas mulheres que sofrem os mais diversos tipos de violência. Essa é a primeira capacitação após a secretaria ser implantada e vamos fortalecer as ações sempre com foco na questão da igualdade de gênero, apoio à rede e busca por parcerias”, ressaltou Carla Serafim, titular da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres.
A capacitação objetiva orientar as profissionais, a fim de que possam assegurar um acolhimento integral às mulheres que procuram atendimento. O CRAM faz parte da rede de atenção à mulher em situação de violência e oferece serviços de assistência psicológica e jurídica, visando a superação das agressões ocorridas e o fortalecimento da mulher no resgate de sua cidadania.
Ana Clara Auto é coordenadora de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres e Geane Soares desempenha a função de assistente social e técnica de Referência das unidades do CRAM, no âmbito estadual.
O Desgaste de Pancadinha
No último final de semana, o deputado estadual Pancadinha organizou um evento em Itabuna chamado “Expor Comunidade”. Porém, a festa não saiu como o deputado esperava. Centenas de ambulantes que queriam vender bebidas dentro do evento foram impedidos de entrar, resultando em um grande desconforto e uma confusão monumental.
Os ambulantes interpelaram Pancadinhas na entrada do evento, questionando por que não podiam participar, já que a festa era financiada com recursos públicos. Mesmo com os argumentos, o deputado não deixou os ambulantes entrarem na festa.
Segundo os ambulantes, o único bar que estava funcionando dentro do evento foi terceirizado pelo deputado.Um vídeo divulgado pela site Políticos do Sul da Bahia cobrando o deputado.
Vale ressaltar que Pancadinha é pré-candidato a prefeito de Itabuna.
Com Informações Blog Agravo
Quem será o Próximo Prefeito de Ilhéus? Análise feita pelo Blogueiro Jamesson Araújo

como vice, Valderico na cabeça e Jabes como vice (embora seja difícil) e, por fim, o nome de Jabes seria substituído pelo empresário Cacá Colchões.
O ex-prefeito Jabes tem se gabado de liderar a corrida eleitoral em Ilhéus, mas é importante lembrar que ele possui um alto índice de rejeição, o que é compreensível para alguém que governou a cidade por quatro vezes. No entanto, Jabes enfrenta um problema de identidade política. Embora esteja na oposição ao governo estadual e municipal, ele insiste em elogiar figuras importantes da política governista. Será que Jabes ainda sonha em se aliar à situação? Seria possível que ele indicasse um vice ou até mesmo se juntasse ao candidato de Mário?
O fato é que o ex-prefeito tem navegado em águas tranquilas, mas em breve isso chegará ao fim. Valderico Júnior tem adiado sua pré-campanha, preferindo se especializar em gestão pública através de cursos na capital do país. Talvez isso esteja beneficiando o ex-prefeito, já que Junior ainda não começou a campanha oficialmente, mas mesmo assim é lembrado com muita frequência pelos eleitores.
A verdade é que a eleição pode ter várias configurações, tanto na oposição quanto na situação. Como podemos ver, a resposta para o título deste artigo estar há menos de um ano de ser encontrada!
Sobre o autor: Jamesson Araújo é jornalista, editor do Blog Agravo, com vasta experiência na cobertura política e em campanhas eleitorais.
Informações Blog Agravo
Estado contrata 439 jovens da Rede Pública de Ensino

Estudantes recém-formados em cursos técnicos da Rede Estadual de Educação Profissional foram contratados pelo Governo do Estado para atuarem em órgãos e entidades do Executivo baiano. No total, 439 jovens foram convocados para participarem do Projeto Primeiro Emprego (PPE), criado em 2016 pelo Estado para inserir egressos da Educação Profissional no mundo do trabalho, além de estimular uma maior dedicação em sala de aula ao contemplar aqueles com melhores resultados.
“O Estado ampliou a oferta de cursos técnicos, saltando de seis mil para 100 mil vagas e, com isso, precisávamos dar experiência para que esses jovens pudessem ser contratados. Uma política completa, de ponta a ponta, com acolhimento, monitoramento, mais formação e acompanhamento durante os dois anos de emprego, com carteira assinada”, explicou o presidente da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem), Rodrigo Hita. A Flem, junto com a Fundação Estatal de Saúde da Família (Fesfsus), é responsável pela execução do PPE a partir de termos de convênio firmados com a Secretaria Estadual de Administração (Saeb).
Prefeitura de Itabuna divulga resultados preliminares do concurso público

























