WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Covid-19: Saúde antecipa nova dose da bivalente para idosos

Receberão também imunizante os imunocomprometidos

Publicado em 07/12/2023 – 09:11 Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Diante da identificação de duas novas sublinhagens do vírus da covid-19 no país, o Ministério da Saúde passou a recomendar uma nova dose da vacina bivalente para pessoas com 60 anos ou mais e imunocomprometidos acima de 12 anos que tenham recebido a última dose do imunizante há mais de seis meses.

“Seguimos atentos ao cenário epidemiológico da covid-19. Com a identificação de duas novas sublinhagens no país, a JN.1 e JG.3, decidimos antecipar para grupos prioritários uma nova dose da vacina bivalente. A vacinação é essencial para nossa proteção”, twitou a ministra da Saúde, Nísia Trindade.

“Sempre trabalhamos para que estejam disponíveis as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária]. Em especial para pessoas em grupos de risco ou com sintomas gripais, recomenda-se maior proteção, como o uso de máscara em locais fechados e evitar aglomerações.”

Antiviral

A pasta destacou ainda que o antiviral nirmatrelvir/ritonavir está disponível na rede pública para o tratamento da infecção por covid-19 em idosos com 65 anos ou mais e imunossuprimidos com 18 anos ou mais, logo que os sintomas aparecerem e houver a confirmação de teste positivo.

Subvariantes

De acordo com o ministério, a subvariante JN.1, inicialmente detectada no Ceará, vem ganhando proporção global e já corresponde a 3,2% dos registros em todo o mundo. Já a sublinhagem JG.3, também identificada no Ceará, está sendo monitorada em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiás.

“O Ministério da Saúde segue alinhado com todas as evidências científicas, com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mais atualizadas para o enfrentamento da covid-19, incluindo o planejamento para vacinação em 2024, que já está em andamento.”

“A pasta garante que o SUS [Sistema Único de Saúde] sempre terá disponível as vacinas mais atualizadas, seguras e eficazes aprovadas pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária].”

Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa realiza visita técnica ao Conjunto Penal de Itabuna

Representada pelo presidente, deputado Pablo Roberto (PSDB), a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia realizou, na manhã desta quarta-feira (6), uma visita técnica ao Conjunto Penal de Itabuna. A comitiva visitou todos os projetos de ressocialização – educação, esporte, leitura e trabalho, além das áreas de segurança, alimentação e Corpo Técnico.

O deputado Pablo Roberto afirmou que a visita foi muito proveitosa, especialmente no que diz respeito às atividades ressocializadoras. “Tivemos uma boa visão de todas as áreas”, afirmou. A comitiva entrevistou internos, funcionários da segurança, profissionais da Arte-Educação, Saúde e Alimentação.

De acordo com o diretor-presidente da empresa cogestora Socializa, que também dirige o sindicato nacional das empresas do setor, Eduardo Fialho, visitas como essa são essenciais para o aperfeiçoamento da gestão. “A unidade de Itabuna tem sido destaque nacional em ressocialização, especialmente na Educação. Vamos aguardar o relatório da comissão, para eventualmente corrigir possíveis detalhes e avançarmos ainda mais”.

Bahia mantém ritmo de investimentos e soma R$ 7,45 bilhões até novembro

Os investimentos do Estado da Bahia mantêm ritmo intenso nesta reta final do primeiro ano da gestão do governador Jerônimo Rodrigues. Até novembro de 2023, já foram empenhados R$ 7,45 bilhões para obras e ações que atendem diretamente às demandas da população em todo o território baiano. O valor registrado supera a média de investimentos dos últimos quatro anos.

A área social, que reúne as secretarias de Educação, Saúde e Segurança Pública, lidera em recursos investidos em 2023, com um total de R$ 3,48 bilhões. Logo em seguida, vem a área de infraestrutura, com R$ 3,29 bilhões em desembolsos nos investimentos das secretarias de Infraestrutura, Urbanismo e Infraestrutura Hídrica.

Escolas de tempo integral, policlínicas e equipamentos hospitalares, rodovias, obras de mobilidade, equipamentos de segurança, sistemas de abastecimento de água e outras obras de convivência com os efeitos da seca estão entre os projetos que vêm sendo implantados com os recursos investidos. “Trabalhamos noite e dia para que as obras e ações cheguem até onde as pessoas estão, fazendo a diferença na vida delas, porque esta é a razão de ser do nosso governo”, afirma o governador Jerônimo Rodrigues.

Prefeitura começa a instalação de novos conjuntos semafóricos em Itabuna

A Prefeitura mobilizou equipes técnicas da Secretaria de Transportes e Trânsito (SETTRAN), para a instalação do primeiro dos novos conjuntos de semafóricos no cruzamento da Rua Juarez Távora com a Avenida Manoel Chaves, próximo ao Estádio Fernando Gomes Oliveira, Itabunão. Os equipamentos com avançada tecnologia vão substituir os atuais em uso há 30 anos.

Os 14 conjuntos semafóricos adquiridos pela gestão do prefeito Augusto Castro (PSD) resultam de investimentos de mais de R$ 6 milhões. As novas sinaleiras vêm com painéis de LED e contagem numérica com base no fluxo de veículos de cada via. “Essa modernização da segurança viária atende a uma demanda antiga cidade”, disse o secretario de Transportes e Trânsito, Thales Silva.

Segundo ele, há a necessidade de atualização tecnológica do parque semafórico da cidade, que contará com novos controladores, blocos semafóricos, cabeamento, além da contratação de uma empresa para instalação do centro de controle e acompanhamento e manutenção. A prova do conceito dos equipamentos foi realizada no dia 21 de novembro na SETTRAN.

Com investimento do Estado, Itabuna passa a contar com mais 10 leitos de terapia intensiva

O sul do Estado passa a contar a partir desta quarta-feira (6) com mais dez leitos de terapia intensiva. A entrega do novo Centro de Terapia Intensiva (CTI) do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, em Itabuna, foi feita pela secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, acompanhada pelo prefeito do município, Augusto Castro. Para a entrega, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 4,4 milhões entre obras e equipamentos.

O CTI é a primeira etapa da ampliação do hospital que terá novas unidades de urgência e emergência adulto e pediátrica; mais 20 leitos de UTI; seis salas de cirurgias; agência transfusional; unidade de apoio ao diagnóstico, que inclui tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia, raio-x e endoscopia, além de setores administrativos. A intervenção completa representa um investimento do Governo do Estado de R$ 58,4 milhões apenas em obras.

Potencial da Bahia apresentado nos Emirados Árabes e na Alemanha projeta o estado para novos investimentos

Finalizada esta semana, a missão internacional do governador Jerônimo Rodrigues envolveu uma série de compromissos que projetou a Bahia para novas possibilidades de investimentos, destacando o potencial do estado em diversas áreas. Jerônimo retornou à Bahia na noite de terça-feira (5), junto com a comitiva do Governo do Estado que o acompanhou em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, durante a 28ª Conferência Mundial sobre Mudanças Climáticas das Nações Unidas (ONU) – a COP28, e também na Alemanha.

Em cinco dias de viagem, o governador tratou de temas como agricultura, aviação, energia renovável, infraestrutura, transporte e fundos de investimentos. “A agenda desta viagem tem muito potencial de contratos. A gente foi para fortalecer esse ambiente econômico. Deixamos marcado para que alguns empresários e investidores venham à Bahia, no ano que vem, para negociações, e para eles conhecerem de perto o bom desempenho do estado em diversos segmentos”, explicou.


Os compromissos oficiais foram iniciados na quinta-feira (30), nos Emirados Árabes, com uma visita a uma fazenda de tâmaras na região de Abu Dhabi. O objetivo foi conhecer uma unidade produtora para verificar a viabilidade da produção em larga escala na Bahia. No mesmo dia, o governador e a comitiva estadual foram ao novo centro de treinamento da empresa de aviação Etihad. O Governo da Bahia negocia a criação de uma rota aérea direta entre Salvador e a capital dos Emirados Árabes, para estimular e fortalecer a atividade turística, com a abertura do turismo baiano ao mercado árabe.

Sucesso de público, 2ª edição da Corrida da Ponte vai reunir mil atletas em Ilhéus

A grande novidade diz respeito à inclusão de atletas PcD, que também receberão premiação na respectiva categoria

corrida na ponteNo dia 17 de dezembro, Ilhéus promove a 2ª edição da Corrida da Ponte, evento esportivo que vai reunir mil atletas de todo o Brasil. A iniciativa é da Sport Ativo e Black King Eventos, com apoio da Prefeitura. O circuito inclui a Ponte Estaiada Jorge Amado, Avenida Soares Lopes e Avenida Dois de Julho, que serão fechadas pela Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) para a realização do evento. Os corredores competirão nos percursos de 6km e 12km (duas vezes o percurso de 6km).

A grande novidade diz respeito à inclusão de atletas PcD, que também receberão premiação na respectiva categoria. Durante o circuito, os atletas poderão explorar as belezas naturais e históricas da Princesinha do Sul e receberão medalhas de participação. Haverá ainda sorteios de brindes.

“Através desse evento a gente mobiliza o turismo e o comércio, agitando a cidade de uma forma positiva. Esse evento possui inúmeros benefícios, principalmente no que se refere à inclusão social, saúde e qualidade de vida. A Prefeitura participa como patrocinadora e viabilizadora desse projeto”, disse Matheus Reis, membro da comissão organizadora.

Corrida Kids – Com o objetivo de incentivar as crianças e adolescentes para a prática do esporte, será realizada no sábado (16), a Corrida da Ponte Kids, na Avenida Dois de Julho. O intuito é aproximar, principalmente, os filhos dos participantes e tornar o evento um ambiente familiar.

Conforme a organização, todas as inscrições já foram preenchidas.

Audiência pública: Prefeitura vai apresentar Protocolo de Contingência para períodos chuvosos

O encontro acontece no dia 14 de dezembro, das 9h às 12h, no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, na Barra do Itaípe

audiência pública; chuvas; sps

Na próxima quinta-feira (14), das 9h às 12h, a Prefeitura de Ilhéus realizará uma audiência pública no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, na Barra do Itaípe, para apresentar o Protocolo de Contingência da Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no qual estão elencadas as medidas para o enfrentamento da Emergência e Calamidade Pública decorrentes das intempéries naturais que frequentemente vêm atingindo o município.

As causas vão desde as mudanças climáticas até as mudanças ambientais globais. O protocolo será aplicado em todo território municipal, respeitando a especificidade de cada território de abrangência. Os principais objetivos são: mitigar as consequências das intempéries naturais para a população mais afetada, definir ações emergenciais de gestão e ofertas da Assistência Social diante da calamidade pública; intensificar as proteções sociais às famílias e indivíduos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

A audiência tem como objetivo geral assegurar as proteções sociais às famílias e indivíduos em situação de risco ou vulnerabilidade social, que se encontram em situação de emergência e calamidade pública, de forma a reduzir os impactos gerados pelas fortes chuvas.

De acordo o titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva, “esse momento é de suma importância para todos os envolvidos, autoridades, secretarias, administradores de bairros, Corpo de Bombeiro, Marinha e ONGs que trabalham na linha de frente atendendo às famílias atingidas pelas fortes chuvas”, explicou.

O quê: Audiência Pública – Protocolo de Contingência para períodos chuvosos

Quando: 14 de dezembro de 2023, das 9h às 12h

Onde: Auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa – Barra do Itaípe

Auto de Natal será encenado nas escadarias da Catedral, no dia 21, com apoio da Prefeitura de Ilhéus

A peça, montada pelo grupo Irmãos de Fé, traz a história do nascimento de Jesus Cristo e uma mensagem de fé e esperança para o público

Auto de Natal

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, dia 21 de dezembro, acontece o ‘Auto de Natal’, uma peça teatral encenada nas escadarias da Catedral São Sebastião, em que o grupo Irmãos de Fé conta a história do nascimento de Cristo, em sua manjedoura, em Belém.

A encenação acontece em meio à programação das festividades de Natal, organizada pela Prefeitura de Ilhéus e, dialogando com a decoração/iluminação, inaugurada na última sexta-feira (01).

A peça ‘Auto de Natal’ nos traz a proposta de apresentar a verdadeira história do Natal, enchendo o coração de quem a assiste, com o sentimento de amor e a renovação da esperança, que está diretamente ligada à vida de Jesus Cristo, no Natal cristão.

O Grupo Teatral Irmãos na Fé pertence à Paróquia Santa Rita de Cássia e a peça ‘Auto de Natal’ é dirigida por Alessandro Almeida e coordenada por Maria Rodrigues.

Serviço:
O quê:
 Apresentação da peça ‘Auto de Natal’
Quando: Dia 21 de dezembro (quinta-feira), a partir das 20 horas
Onde: Escadaria da Catedral São Sebastião

Percentual de pessoas em situação de pobreza cai para 31,6% em 2022

Dado está na Síntese de Indicadores Sociais 2023 do IBGE

O percentual de pessoas em situação de pobreza caiu de 36,7% em 2021 para 31,6% em 2022, enquanto a proporção de pessoas em extrema pobreza caiu de 9% para 5,9%, neste período.  Os dados estão na Síntese de Indicadores Sociais 2023: uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2022, havia 67,8 milhões de pessoas na pobreza e 12,7 milhões na extrema pobreza. Frente a 2021, esses contingentes recuaram 10,2 milhões e 6,5 milhões de pessoas, respectivamente.

De 2021 a 2022, a extrema pobreza e a pobreza recuaram em todas as regiões, em especial no Norte (-5,9 ponto percentual e -7,2  ponto percentual, respectivamente) e no Nordeste (-5,8  ponto percentual e -6,2 ponto percentual).

Em 2022, entre as pessoas com até 14 anos de idade, 49,1% eram pobres e 10%, extremamente pobres. Na população com 60 anos ou mais, 14,8% eram pobres e 2,3%, extremamente pobres.

Entre as pessoas de cor ou raça preta ou parda, 40% eram pobres em 2022, um patamar duas vezes superior à taxa da população branca (21%).

O arranjo domiciliar formado por mulheres pretas ou pardas, sem cônjuge e com filhos menores de 14 anos concentrou a maior incidência de pobreza: 72,2% dos moradores desses arranjos eram pobres e 22,6% eram extremamente pobres.

A participação dos programas sociais no rendimento domiciliar das pessoas em situação de extrema pobreza chegou a 67% em 2022. Já a renda do trabalho foi responsável por apenas 27,4% do rendimento deste grupo.

“Quando a análise considera a renda dos domicílios com os menores rendimentos, o peso dos benefícios de programas sociais se torna mais relevante, além de apresentar maior oscilação em anos recentes. Para aqueles domicílios com o rendimento domiciliar per capita de até um quarto de salário mínimo, a participação dos benefícios de programas sociais chegou a 44,3% do rendimento total em 2022, o que representou crescimento em relação a 2021, quando o peso desses benefícios foi 34,5%, mas manteve-se abaixo do verificado para 2020 (46,7%)”, diz o IBGE.

Entre os domicílios considerados pobres, os benefícios de programas sociais representavam 20,5% dos rendimentos e a renda do trabalho, 63,1%.

Os impactos da ausência hipotética dos programas sociais teriam elevado em 12% a proporção de pobres do país em 2022, que passaria de 31,6% para 35,4%. Já a extrema pobreza teria sido 80% maior em 2022, passando de 5,9% para 10,6% da população do país.

Caso não existissem programas sociais, o índice de Gini que mede a desigualdade na distribuição de renda, teria sido 5,5% maior, passando dos atuais 0,518 para 0,548.  O Índice de Gini é um instrumento para medir o grau de concentração de renda, apontando a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. O índice varia de zero a um, sendo que zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. Já o um significa o extremo da desigualdade, ou seja, uma só pessoa detém toda a riqueza.

Condições de moradia

A maior parte da população brasileira (64,6%) vive em domicílios próprios e já pagos. Esse percentual vem caindo desde o início da série, em 2016 (67,8%).

A condição de domicílio alugado aumentou, saindo de 17,3% em 2016 para 20,2% em 2022. Entre a população mais pobre, esse percentual foi 18,3%, 4,0 p.p acima de 2016. Entre os mais ricos, foi de 21% em 2022, 3,2 p.p. acima de 2016.

Em 2022, faltava documentação para 13,6% das pessoas que viviam em domicílios próprios, ou 9,6% do total da população. Essa proporção caiu 2 pontos percentuais ante 2019 (11,6%).

Entre a população mais pobre, 18,5% vivem em domicílios próprios sem documentação.

Ônus excessivo com aluguel atingia 23,3% da população residente em domicílios alugados (4,7% do total da população). Essa vulnerabilidade atinge mais à mulher sem cônjuge com filho de até 14 anos (14,2%), os arranjos unipessoais (9,6%) e a população mais pobre (9,7%).

Na população de menor rendimento, 13,8% sentiam insegurança em sua residência e 29,8%, em seu bairro. Entre a população com maior rendimento, esses percentuais eram 6,9% e 25,1%, respectivamente.

Detran-BA e SPM lançam campanha inédita contra importunação sexual no trânsito

Lançada nesta terça-feira (5), a campanha “Elas à frente no trânsito” é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Com o objetivo de combater a importunação sexual no trânsito e nos transportes públicos, a atividade busca não apenas conscientizar, mas, também, capacitar servidores e agentes públicos para erradicar práticas de violência de gênero.

O lançamento da campanha contou com uma blitz educativa na avenida Paralela, próximo ao antigo Bahia Café Hall, local de instalação do monumento “Não seja um monstro no trânsito”. A ação – que contou com a participação do governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior, do diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, e da secretária da SPM, Elisangela Araújo – visa desafiar estereótipos prejudiciais e combater a importunação em modais como ônibus, metrô e transporte por aplicativos.

O governador em exercício destacou a importância da ação e colaboração de órgãos do Estado para o sucesso da campanha. “Em uma ação de rua, para conscientização e reflexão, a campanha ‘Elas à frente no trânsito’ combate o assédio, a importunação sexual, com a presença de órgãos do Estado, atuando de forma transversal para valorizar, empoderar e encorajar a mulher e fazer com que ela ocupe o seu espaço”, destacou Geraldo.

Prefeito Augusto Castro sanciona Programa de Regularização de Dívidas – Regularize Itabuna

Augusto Castro

Destinado a promover aos contribuintes que se encontram em débito com o erário a oportunidade de regularizar a sua situação fiscal, com vantagens em relação aos encargos legais, tornando-os adimplentes com o tesouro municipal. Este o objetivo da Lei nº 2.643 sancionada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e publicada na edição eletrônica nº 6.033 do Diário Oficial do Município.

 

Aprovado pela Câmara de Vereadores, o Programa Regularize Itabuna insere-se no conjunto de medidas da atual gestão voltadas ao aperfeiçoamento e à modernização da Administração Tributária como um programa de regularidade fiscal abrangendo a regularização de créditos decorrentes de débitos tributários ou não, inclusive os inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou a ajuizar, ainda que constituídos com auto de infração ou notificação de lançamento até 31 de dezembro de 2022.

Para fazer jus aos benefícios fiscais da Lei, a formalização do pedido devera ser realizada em até 80 dias de sua publicação e pagamento da parcela única ou da primeira parcela deverá ser efetivada em até cinco dias da assinatura do Termo de Adesão no Departamento de Tributos da Secretaria da Fazenda e Orçamento.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia