WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Unidade de distribuição natural em Itabuna terá investimentos de R$ 155 milhões

“Esse investimento é fundamental para o desenvolvimento econômico do Sul, Sudoeste, Extremo-Sul, norte de Minas e do Espírito Santo, e por significar a abertura de um novo ciclo virtuoso de desenvolvimento, gerar empregos e receitas para Itabuna e para a Bahia”. A declaração é do prefeito Augusto Castro (PSD).

O prefeito participou ao meio-dia de hoje, dia 13, no Centro Industrial de Itabuna da solenidade de lançamento da “pedra fundamental” da unidade de processamento e da expansão do fornecimento de gás natural da parceria GNLink, Petrobahia e Bahiagás. O projeto terá investimentos de pouco mais de R$ 155,9 milhões visando a construção e operação de unidade de distribuição de Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC).

Augusto agradeceu o empenho dos secretários municipais envolvidos no projeto, cujas tratativas foram iniciadas em agosto passado e resultaram no evento de hoje. Segundo ele, a chegada da unidade, além da interiorização do gás natural num momento em que o mundo debate a descarbonização da produção energética e da economia, significa avanços na ampliação do ambiente de negócios da cidade.

‘Diga não ao preconceito’: Marcha LGBTQIAPN+ espera reunir 10 mil pessoas neste domingo (17)

A Prefeitura reforça mais uma vez seu apoio à diversidade de identidades de gênero

Marcha LGBTQIAPN+

Ilhéus será palco de uma grande mobilização cultural, de respeito e inclusão. Realizada no próximo domingo (17), a 8ª edição da Marcha LGBTQIAPN+ espera reunir 10 mil pessoas na Avenida Litorânea Norte, no Malhado. O evento está previsto para começar às 14h, com concentração próximo ao Samu. Sob o tema “Diga não ao preconceito”, o público poderá se divertir ao som de artistas e DJs locais, além da participação especial de drag queens e da Madrinha Oficial da Marcha, a dançarina e ativista LGBTQIAPN+, Léo Kret do Brasil.

Conforme Lindomar Souza, conhecido como Ratinho Menezes, a iniciativa chama a atenção da sociedade para a importância do combate a todo e qualquer tipo de discriminação. “Em um ano no qual o nosso país registrou alta nos crimes de homofobia é de extrema relevância promover ações para dar um basta aos pensamentos e às atitudes que ferem a moral e a dignidade do próximo”, disse.

Marcha LGBTQIAPN+

A Marcha LGBTQIAPN+ é organizada pela ONG Mais Você e conta com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Guarda Civil Municipal, Sutram, secretarias de Saúde, Ordem Pública, Serviços Urbanos, Turismo e Cultura, bem como da Polícia Militar. O evento faz parte do calendário cultural e turístico da cidade, além de ser um dos “abre alas” da alta estação.

Em todo o circuito haverá distribuição de preservativos e material educativo com foco na prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Na ocasião, serão prestadas homenagens às personalidades que desenvolvem um trabalho em prol da comunidade ilheense.

Confira a programação completa.

8ª edição da Marcha LGBTQIAPN+

Onde? Avenida Litorânea Norte – Malhado

Quando? 17 de dezembro (domingo) – início às 14h e término às 22h

Apresentações

-DJ Jonas Brasil;

– Dj Lukas Horus;

– Banda Capricho Oficial;

– Léo Kret do Brasil;

– Rei da Curupanga,

– Pitbull na Senna;

– Mc Jottabê;

– Winy Gloop;

– Grupos de dança, performances artísticas e drag queens

A evolução da sigla ao longo dos anos é reflexo da luta por reconhecimento, igualdade e visibilidade de todas as pessoas que fazem parte da comunidade LGBTQIAPN+

Protocolo de Contingência de chuvas será apresentado em audiência pública nesta quinta (14)

O encontro acontece das 9h às 12h, no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, na Barra do Itaípe

audiência pública; chuvas; sps

Nesta quinta-feira (14), das 9h às 12h, a Prefeitura de Ilhéus realiza audiência pública no auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, na Barra do Itaípe, para apresentar o Protocolo de Contingência da Proteção Social Básica e Especial de Média e Alta Complexidade, no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), no qual estão elencadas as medidas para o enfrentamento da Emergência e Calamidade Pública decorrentes das intempéries naturais que frequentemente vêm atingindo o município.

As causas vão desde as mudanças climáticas até as mudanças ambientais globais. O protocolo será aplicado em todo território municipal, respeitando a especificidade de cada território de abrangência. Os principais objetivos são: mitigar as consequências das intempéries naturais para a população mais afetada, definir ações emergenciais de gestão e ofertas da Assistência Social diante da calamidade pública; intensificar as proteções sociais às famílias e indivíduos em situação de risco e/ou vulnerabilidade social.

A audiência tem como objetivo geral assegurar as proteções sociais às famílias e indivíduos em situação de risco ou vulnerabilidade social, que se encontram em situação de emergência e calamidade pública, de forma a reduzir os impactos gerados pelas fortes chuvas.

De acordo o titular da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Rubenilton Silva, “esse momento é de suma importância para todos os envolvidos, autoridades, secretarias, administradores de bairros, Corpo de Bombeiro, Marinha e ONGs que trabalham na linha de frente atendendo às famílias atingidas pelas fortes chuvas”, explicou.

O quê: Audiência Pública – Protocolo de Contingência para períodos chuvosos

Quando: 14 de dezembro de 2023 (quinta-feira), das 9h às 12h

Onde: Auditório do Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa – Barra do Itaípe

Maramata, C.R. Jorge Amado e Sudesb oferecem curso de canoagem de velocidade na Baía do Pontal

Governo do estado, Prefeitura de Ilhéus e C.R. Jorge Amado se unem para oferecer o primeiro curso gratuito de canoagem de velocidade em Ilhéus, visando a descobertas de novo talentos no esporte

Curso de Canoagem - Maramata

A Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Maramata, em parceria com a Sudesb (Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia) e o Clube de Regatas Jorge Amado, promove o curso de canoagem de velocidade no município. Uma iniciativa inédita, com o objetivo de descobrir jovens talentos nesse esporte olímpico, inspirados pela trajetória vitoriosa de Isaquias Queiroz, medalhista de ouro nas Olimpíadas de Tóquio e referência na modalidade que, inclusive, escolheu Ilhéus como local de treinamento e preparação para a próxima Olimpíada, no próximo ano, em Paris.

O curso já está em andamento, porém, as inscrições continuam abertas e são gratuitas. O projeto é voltado para jovens com idades entre oito e dezoito anos. A iniciativa conta com o apoio do Clube de Regatas Jorge Amado, que disponibilizou equipamentos como canoas – 10 embarcações que já estão sendo utilizadas e nos próximos dias, três novas canoas chegarão à Ilhéus –, remos, coletes salva-vidas e uniformes para os alunos. Além disso, o Governo do Estado (Sudesb) cedeu o professor André Borges, experiente atleta e professor da canoagem que já treinou grandes atletas brasileiros.

A Fundação Maramata atua como ponto de apoio e centro de treinamento para o curso. Ela disponibiliza espaço para a realização das aulas teóricas, guardar as canoas, água para lavá-las após as aulas e também para os banhos dos alunos. Ao final dos treinamentos, a fundação emitirá certificados de participação para os participantes. “Este é um curso que já acontece na região e Ilhéus não poderia ficar de fora, temos o local ideal, temos estrutura, temos a canoagem em nossa história e temos jovens promissores, que podem sim, despontar como grandes atletas”, disse José Victor Pessoa, diretor da Fundação Maramata.

Curso de Canoagem - MaramataO prazo de duração do curso é indeterminado. As turmas passam por treinamento de até seis meses, porém, alguns alunos conseguem concluí-lo em menos tempo. A expectativa é que Ilhéus possa revelar novos atletas olímpicos nessa modalidade esportiva, aproveitando a Baía do Pontal propícia para a canoagem e contando com a parceria dos órgãos envolvidos.

Para se inscrever, basta entrar em contato com os responsáveis pelo curso. Os interessados podem ligar para João Raimundo da Silva Santos, presidente do Clube de Regatas Jorge Amado, no número (73) 9 8192-2870, ou para o professor André Borges, no número (73) 9 8105-4237. A oportunidade é imperdível para jovens que desejam se destacar no esporte e seguir os passos de grandes atletas como Isaquias Queiroz.

Programa Desenrola é prorrogado por três meses

Programa Desenrola é prorrogado por três meses

Renegociação de dívidas vai até março de 2024

Publicado em 12/12/2023 – 10:50 Por Gabriel Brum – Repórter da Rádio Nacional – Brasíli

O programa Desenrola foi prorrogado até 31 de março de 2024, três meses além do prazo inicial, que seria o fim deste ano. Medida provisória foi publicada nesta terça-feira (12) no Diário Oficial da União., que altera a Lei nº 14.690, de 3 de outubro de 2023, para prorrogar a duração do programa. 

Uma portaria do Ministério da Fazenda, também publicada hoje, autoriza que contas nível Bronze do portal Gov.br possam acessar a plataforma do Desenrola. Antes, somente as contas nível prata ou ouro tinham essa autorização.

O Desenrola começou em outubro deste ano para ajudar os brasileiros a limpar o nome. Ele abrange dívidas feitas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022.

Segundo dados do Ministério da Fazenda, o Desenrola renegociou até agora R$ 29 bilhões em dívidas. Quase 11 milhões de pessoas foram beneficiadas.

Em média, o valor renegociado foi de R$ 250 para pagamento à vista e de R$ 790 para pagamento parcelado.

Os setores com o maior número de renegociações foram o financeiro, de securitizadoras, empresas que compram as dívidas de consumidores com outras empresas, e contas de luz.

Estado assina contrato com empresa canadense para dobrar produção de energia solar na Bahia

Um importante passo para o setor de mineração do estado da Bahia foi dado, nesta segunda-feira (11). O governador Jerônimo Rodrigues assinou acordo com a Homerun Brasil Mineração LTDA, subsidiária da empresa canadense Homerun Resources Inc, que irá instalar plantas industriais em áreas da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), com investimentos que podem ultrapassar o valor de R$ 1,5 bilhão. Este pacto significa uma grande revolução no setor, pelo potencial dos projetos em duplicar a capacidade de geração de energia limpa no estado, colocando a mineração da Bahia em posição de destaque nacional e internacional. A cerimônia ocorreu no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e também contou com as presenças do vice-governador, Geraldo Júnior, e do presidente da CBPM, Henrique Carballal.

No ato de assinatura, Jerônimo reforçou o papel do Governo na atração de investimentos e de empresas que possam contribuir para o desenvolvimento do estado. “Esse é mais um exemplo do que estamos fazendo constantemente, prospectando empresas para investir na Bahia, buscando novas frentes. Essa é uma empresa de pesquisa mineral, com bastante informação. Vamos dar todo o suporte no acompanhamento da legislação, do respeito ao meio ambiente, do cuidado com os trabalhadores”.

Inicialmente, a expectativa é que sejam investidos R$ 300 milhões. Entre os projetos, está a instalação de unidades para a exploração de areia industrial em quatro áreas de titularidade da CBPM, situadas em Santa Maria Eterna, no município de Belmonte, no território de identidade Costa do Descobrimento. Os impactos positivos serão percebidos também em Ilhéus, onde vai ser estabelecida uma planta de beneficiamento que transformará a sílica in natura em sílica de alta pureza, e no Porto de Aratu, em Candeias, em que a Homerun vai concentrar esforços na fabricação de células solares, um produto que tem o potencial de duplicar a capacidade de energia das placas fotovoltaicas. A implantação de unidades fabris deve resultar na geração de 1.681 empregos.

‘Ilhéus terá unidade integrada de combate ao crime organizado’, diz Werrner, titular da SSP-BA

Em manhã de inaugurações importantes para Ilhéus e região, o secretário da Secretaria Estadual de Segurança Pública, Marcelo Werrner afirma que Ilhéus será sede de uma unidade integrada de combate ao crime organizado

7ª Coorpin

Na manhã desta segunda-feira (11), a comitiva do Governo do Estado esteve em Ilhéus para uma série de entregas e inaugurações, começando pela 7ª Coorpin e pela 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus. A nova unidade, entregue pelo Governador Jerônimo Rodrigues, foi a 52ª unidade entregue no estado da Bahia, em seu primeiro ano de mandato – dentre unidades das polícias civil, militar e bombeiro militar), que também vem investindo em equipamentos de inteligência, novas viaturas, armamento, equipamentos táticos e de proteção.

Foram investidos mais de 4,5 milhões de reais na construção da sede da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior e da Delegacia Territorial de Ilhéus. o complexo fica situado na Avenida Esperança e conta com espaço para acolhimento de vítimas, recepção, atendimento, salas para delegados titular e substituto, investigação, reconhecimento, entre outros espaços.

Logo após a entrega da 7ª Coorpin e da 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus, a comitiva seguiu para mais duas entregas, da UBS (Unidade Básica de Saúde) Tipo III e da Policlínica que atenderá dez municípios do sul da Bahia e estão localizadas junto do Hospital Regional Costa do Cacau, criando ali, um importante complexo de saúde básica.

Devido a agenda do governador, os presentes na entrega das unidades de segurança se pronunciaram já na nova Policlínica. Marcaram presença no evento, além do governador Jerônimo Rodrigues e do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, secretários estaduais, deputados, prefeitos e vice-prefeitos da região, vereadores, secretários, autoridades das Forças de Segurança Pública e demais autoridades.

7ª Coorpin
Um dos secretários estaduais presentes foi Marcelo Werrner, responsável pela Secretaria de Segurança Pública, que enfatizou a relevância que o governo Jerônimo tem dado à segurança pública no estado. Ele ressaltou a necessidade de uma integração sólida entre os municípios, o governo estadual e o governo federal para estruturar uma política de segurança pública eficiente. Além disso, anunciou a instalação de uma unidade de combate ao crime organizado em Ilhéus, como forma de fortalecer ainda mais a segurança na região. “A Secretaria de Segurança Pública está totalmente integrada, não só com a municipalidade, mas também com o governo federal. Tanto é que há um alinhamento entre as Forças de Segurança Estadual, a Polícia Federal e a Polícia Rodoviária Federal e em breve, estaremos aqui instituindo uma unidade integrada de combate ao crime organizado, situada em Ilhéus, fortalecendo ainda mais a segurança da região”, disse Werrner.

A Delegada-Geral da Polícia Civil da Bahia, Heloisa Brito, aproveitou a oportunidade para apresentar a estrutura da nova unidade em Ilhéus. Ela destacou a importância de contar com um governo estadual que valoriza a segurança pública e, principalmente, os servidores. “Hoje é um dia de muita alegria para a nossa Polícia Civil. Já foram 52 unidades entregues neste programa revolucionário [do governo do Estado]. Essa unidade abriga uma Coordenadoria e uma Delegacia e tudo foi pensado para oferecer um local mais acolhedor para o cidadão que nos procura; em razão disso, nós temos um atendimento individualizado, uma estrutura mais confortável, além do respeito e reconhecimento ao que temos de mais importante, que são os nossos servidores policiais. Por isso, criamos um local digno para que eles possam exercer as suas atividades e, pensando nisso, trouxemos também para essa unidade , uma sala que vamos utilizar para capacitação contínua deles. Pensamos que é importante esse processo de capacitação contínua, acreditamos que a melhoria dos nossos serviços vem do conhecimento adquirido”, falou a delegada.

Durante o evento, o governador Jerônimo reforçou o compromisso do Governo do Estado em garantir o aperfeiçoamento da segurança pública em toda a Bahia. Ele ressaltou que, apesar de preferir investir em equipamentos de educação e cultura, é necessário garantir que o crime organizado não tenha acesso a armamentos superiores aos das forças de segurança, como a Polícia Militar e a Polícia Civil. Jerônimo também anunciou que novas delegacias e pelotões da PM serão construídos e entregues em 2024, além da contratação de mais policiais e bombeiros.

Já o prefeito Mário Alexandre também destacou a importância da entrega da 7ª Coorpin e da 1ª Delegacia Territorial de Ilhéus. Ele ainda ressaltou que contar com um aparelho de segurança pública como esse demonstra o compromisso do governo da Bahia com a segurança da população local. O prefeito agradeceu o apoio do governador Jerônimo e sua equipe e enfatizou que o governo municipal trabalha para garantir mais qualidade de vida e tranquilidade para o povo de Ilhéus, mas que sem a parceria estabelecida há anos com o governo estadual, seria impossível atender todas as necessidades da população.

A entrega do novo equipamento de segurança em Ilhéus foi marcada pelo comprometimento dos representantes presentes em fortalecer a segurança pública na região, por meio da integração entre os diferentes níveis de governo e do reconhecimento dos servidores que atuam na área. Essa união entre os poderes estadual e municipal é considerada fundamental para tornar Ilhéus um dos melhores lugares para se viver, garantindo a segurança e a tranquilidade da população.

Cantatas de Natal começam nesta terça (12); corais se apresentam nas escadarias do Palácio Paranaguá

A programação será aberta pelo Coral da APAE, a partir das 16hs

cantata; natal

Promovido pela Prefeitura de Ilhéus, o tradicional Festival de Cantatas começa nesta terça-feira (12), nas escadarias do Palácio Paranaguá. As cantatas integram a programação do Natal Encantado e movimentam o Centro Histórico da cidade. Corais de igrejas, escolas e instituições se apresentam de forma gratuita até o dia 22. A programação será aberta pelo Coral da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), a partir das 16h.

Confira a programação completa.

12/12 (terça-feira)

– Coral da APAE;

13/12 (quarta-feira)

– Escola Municipal Manoel Malaquias dos Reis;

– Escola Municipal Pequeno Príncipe;

14/12 (quinta-feira)

– Coral da CEPLAC;

15/12 (sexta-feira)

– Escola Municipal Perpétua Marques;

– Projeto Sociocultural Arte e Dança, coordenado pela professora Sôanne Marry);

– 18/12 (segunda-feira)

– Associação de Mulheres Ilheenses;

– Creche Solidariedade;

19/12 (terça-feira)

– Banda do Colégio da Polícia Militar (CPM) Rômulo Galvão;

20/12 (quarta-feira)

– Banda do 2° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (2º BEIC);

21/12 (quinta-feira)

– Coral Assembleia de Deus;

– Banda da Guarda Civil Municipal;

22/12 (sexta-feira)

– Projeto Jerusalém;

– Coral da Igreja Missionária

Aquecimento – A chegada das festas de fim de ano movimenta todo o comércio. Em termos de lucro, as vendas no período natalino lideram o ranking no varejo, seguidas do Dia das Mães. Até o dia 31 de dezembro, as lojas centrais funcionam em horário especial. Clique aqui e confira.

Iniciativa da Prefeitura de Ilhéus em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o Natal Encantado ornamenta o Centro Histórico, com corredor iluminado, presépio gigante e casa do Papai Noel. A decoração natalina se estende pela Praça J.J Seabra, com decoração do Palácio do Paranaguá e nas imediações do prédio, Praça Cairu; Praça Pedro Matos; Praça José Marcelino; Avenida Dois de Julho e Ponte Lomanto Júnior.

Inscrições para editais da Lei Paulo Gustavo são prorrogadas até 18 de dezembro

lei paulo gustavo; cultura

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) prorrogou, até a próxima segunda-feira, 18 de dezembro, o prazo para que agentes culturais de Ilhéus façam a inscrição nos editais da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022). A documentação obrigatória deve ser entregue de forma presencial na sede da Secult, em dias úteis, das 9h às 14h.

Os editais estão disponíveis no site da Prefeitura de Ilhéus. Clique aqui e confira.

Quem pode se inscrever

Pode se inscrever nos editais o agente cultural (Pessoa física ou Microempreendedor Individual (MEI); Pessoa jurídica com fins lucrativos; Pessoa jurídica sem fins lucrativos e Coletivo/Grupo sem CNPJ representado por pessoa física), residente em Ilhéus há pelo menos cinco anos, conforme aprovado na segunda Oitiva Geral.

Os proponentes têm até o dia 18 de dezembro para encaminhar a documentação. Por definição da lei, 70% do recurso será destinado ao setor audiovisual e 30% para os outros setores culturais, distribuídos em categorias. Foram publicados quatro editais, sendo dois de Premiação, um para o setor de Audiovisual e um voltado a outros setores culturais.

Sobre a iniciativa

A Lei Paulo Gustavo dispõe sobre ações emergenciais destinadas ao setor cultural a serem adotadas em decorrência dos efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19.

Professor da Uesc morre após acidente de trânsito na BR-415

Um professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), identificado como João Vargas Leal Junior, de 53 anos, morreu após um grave acidente de trânsito na BR-415, na última sexta-feira (8).

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o professor bateu a moto que pilotava com um caminhão no trecho que compreende as cidades de Itabuna e Ilhéus.

João Vargas era professor no Departamento de Ciências Jurídicas da Uesc desde 2010. Ainda não há informações sobre outros feridos no acidente. A colisão interditou dois sentidos da via por cerca de quatro horas.

Por meio de nota, a Uesc lamentou a morte de João Vargas. “Neste momento, a comunidade acadêmica da Uesc, através do reitor Alessandro Fernandes e vice-reitor Mauricio Moreau solidarizam-se com os familiares, colegas e amigos que lamentam por sua partida.”

Imóvel da União em Ilhéus corre risco de desabar

Imóvel de responsabilidade da Secretaria do Patrimônio da União – SPU no município de Ilhéus, o casarão situado na rua Conselheiro Dantas encontra-se abandonado, com risco de desabamento.

Os problemas estruturais do prédio construído na década de 30 foram apontados pelo próprio órgão, em novembro de 2019, só que, até o momento, a SPU não tomou nenhuma medida para zelar pelo patrimônio público.

Consultada para comentar o assunto, a SPU/BA informou que a destinação do imóvel será definida por Brasília, considerando que o processo foi encaminhado para deliberação do Órgão Central.

Lula diz a Maduro que América Latina é região de paz

Lula diz a Maduro que América Latina é região de paz

Presidente da Venezuela telefonou para o do Brasil

Publicado em 09/12/2023 – 12:28 Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na manhã deste sábado (9) um telefonema do presidente da Venezuela, Nicolás Maduro. A informação foi divulgada pela assessoria do Palácio do Planalto. A conversa tratou sobre a situação em Essequibo, território em disputa por Venezuela e Guiana, que faz também fronteira com o norte do Brasil, no estado de Roraima.

“O presidente Lula transmitiu a crescente preocupação dos países da América do Sul sobre a questão do Essequibo. Expôs os termos da declaração sobre o assunto aprovada na Cúpula do Mercosul e assinada por Brasil, Uruguai, Paraguai, Argentina, Colômbia, Peru, Equador e Chile. Recordou a longa tradição de diálogo na América Latina e que somos uma região de paz”, informou o Planalto, em nota.

No domingo (3), a Venezuela aprovou em referendo a anexação do território de Essequibo. O presidente venezuelano já determinou a criação de um estado na área disputada, que está no território da Guiana.

O assunto entrou na pauta do Conselho de Segurança das Nações Unidas na sexta-feira (8) e o governo dos Estados Unidos anunciou a realização de exercícios militares aéreos conjuntos com militares da Guiana, adicionando um ingrediente extra de tensão.

Ainda durante a conversa com Maduro, o presidente Lula fez um chamado ao diálogo e sugeriu que o presidente de turno da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), Ralph Gonsalves, primeiro-ministro de São Vicente e Granadinas, faça uma mediação sobre o assunto entre as duas partes envolvidas. Lula também reiterou que o Brasil está à disposição para apoiar e acompanhar essas iniciativas e pediu que não haja ações unilaterais que piorem a situação.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia