WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Ato político marca o início do ano eleitoral do PT na Bahia

Realizada na cidade de Vitória da Conquista neste sábado, 20, a reunião do Diretório Estadual deu início ao calendário eleitoral da legenda. Com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil Rui Costa, do senador Jaques Wagner, do presidente estadual Éden Valadares, do deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do município, Waldenor Pereira, além de deputados federais e estaduais, secretários de Estado, membros do Diretório e da militância, foram discutidos a tática eleitoral e o quadro eleitoral nos municípios baianos para que o partido vença as eleições na maior quantidade de municípios do estado. Na reunião, estiveram representantes de mais 20 Territórios de Identidade e de mais de 100 cidades.

 

O governador Jerônimo elogiou o PT por intensificar a interiorização da presença do partido, do diálogo e da escuta com os diretórios municipais para fortalecer a legenda e se preparar para o próximo pleito, com o desafio de eleger mais vereadores e prefeitos. “Encontros como este colocam na mesa da gente a responsabilidade deste ano, a responsabilidade eleitoral. O ano eleitoral é o ano de a gente poder fazer a disputa política”, disse, ao afirmar: “Sei que de todos os 100 municípios que vieram aqui, vieram para dizer que tem expectativa, que tem projeto, que querem construir o novo ou querem dar continuidade a quem já dirige”.

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que é importante o partido pensar quais cidades o PT quer transformar e ouvir o que o povo quer do partido, como Luiz Caetano vem fazendo em Camaçari. “Ir em cada local de cada cidade para conquistar corações e mentes”, afirmou Rui, que acrescentou que em muitas cidades nomes já estão consolidadas, que podem não estar aparecendo nas pesquisas, mas que possuem potencial grande e ainda citou outros municípios que têm nomes consolidados e devem avaliar a “estratégia de fortalecimento de Lula e Jerônimo em vez de se isolar numa candidatura que não irá crescer”.

Defesa Civil alerta: previsão de 206 mm para os próximos 7 dias a partir deste domingo (21)

Indicadores apontam riscos para todas as áreas vulneráveis do município.

 Publicado em 21/01/2024 09:05 – Atualizado em 21/01/2024 09:04

A Defesa Civil de Ilhéus emite um alerta à população devido à previsão de chuvas intensas para os próximos sete dias, a partir de hoje, domingo (21), podendo chover até 206 mm, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Alerta-se para os riscos de deslizamentos de terra, alagamentos ou inundações nas áreas vulneráveis de Ilhéus. Por isso, a Defesa Civil já vem realizando trabalhos preventivos durante toda a semana, como a colocação de lonas, vistorias em áreas de risco e orientação às famílias. Além disso, segue monitorando as áreas com maior vulnerabilidade.

Diante da possibilidade, a Prefeitura de Ilhéus orienta os moradores a permanecerem atentos em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras nos imóveis. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil e a Secretaria de Promoção Social estarão de plantão para atender quaisquer eventualidades.

A Defesa Civil tem atuado por meio de monitoramentos constantes, aferindo os índices de chuvas precipitadas, bem como realizando previsões a curto e longo prazo. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Segurança em primeiro lugar!

Prefeitura de Ilhéus autoriza pagamento dos servidores aderentes ao PDVE e PDR

A relação dos servidores será publicada no Diário Oficial do Municípal

pdve; pdr; pagamentp; sindicatos

Durante reunião realizada na tarde da última sexta-feira (19), o prefeito Mário Alexandre anunciou o pagamento dos salários dos servidores públicos afastados por decisão judicial em 2019, que aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário Especial (PDVE) e ao Programa de Disponibilidade Remunerada (PDR).

O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Carqueija, e representantes do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDAS – Bahia) e da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB – Sindicato).

“Com muito diálogo, nós chegamos a um denominador comum para sanar esse problema e garantir que os pais e mães de família possam viver com dignidade. Agradeço a Deus, à nossa equipe e aos sindicatos. Tudo isso é sinônimo de valorização e respeito às pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou Mário Alexandre.

Regido pela Lei n°. 4.234, o Programa de Desligamento Voluntário Especial é destinado aos servidores afastados que se aposentaram. Já o Programa de Disponibilidade Remunerada segue o estabelecido na Lei n°. 4.235, sendo destinado aos servidores afastados que não preenchem as condições necessárias para requerer a aposentadoria. O grupo ficará na folha de pagamento até que possa se aposentar e após esse processo, os trabalhadores entram automaticamente no PDVE.

“Hoje a gente finaliza esse episódio dos servidores afastados desde 2019. O Município autorizou o pagamento e o sindicato só tem a agradecer pela sensibilidade do prefeito em cumprir o que é devido para que essas pessoas possam ter uma vida digna a partir de agora. Também esperamos que os demais PDVs sejam autorizados em breve”, disse Joaques Silva, presidente do Sinsepi.

A relação dos servidores será publicada no Diário Oficial do Município.

Policia Civil de Ilhéus de luto . Faleceu Policial Udson

Udson residia na Conquista Ilhéus Bahia

O Blog Ilheus noticias.net.br , registra cm grande pesar o falecient0 de Udson, era policial Civil lotado na 7ª Corpin na cidade de Ilhéus. O agente de policia, era uma pessoa querida de todos, onde sempre teve educação, paciência e presteza para todos que alí  o  procurava, além de ter uma vasta amizade com cmpanheiros de Ilhéus e vários munic[ipio

Pagodeiro nas horas vagas o mesmo sempre gostou da alegria e morreu na cidade de canavieira onde estava no seu entendimento, participando de uma partida de futebol, o qual , quase todos finais de semana partiicpava.

Informações dão conta de que o mesmo teria infarto fulminante, sendo assim mal súbito. Ainda de acordo com informações o mesmo recebeu atendimento no local e ali mesmo foi confirmada a morte.

Parentes e amigos aguardam achegada do corpo, e no9vas informações traremos aqui

Mais de 100 mil pessoas já se inscreveram para concurso unificado

Site enfrentou instabilidade ao longo do primeiro dia de inscrições

Publicado em 19/01/2024 – 19:10 Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Banner Concurso Unificado. Foto: Arte/EBC

Mais de 100 mil pessoas se inscreveram para o Concurso Público Nacional Unificado, informou nesta sexta-feira (19) o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. As inscrições começaram nesta sexta-feira e vão até o dia 9 de fevereiro.

Ao longo do dia, a plataforma única de inscrições enfrentou instabilidade por causa da alta demanda, mas o problema, informou a pasta, foi resolvido ao longo da tarde.

Neste sábado (20), o ministério divulgará o balanço consolidado do primeiro dia de inscrições. O certame vai selecionar, de uma só vez, 6.640 candidatos para lotação em 21 órgãos públicos federais.

As provas serão aplicadas no dia 5 de maio, em 220 cidades, distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. A taxa de inscrição é R$ 60 para vagas de nível médio e R$ 90, para vagas de nível superior.

Arte Enem dos Concursos. Reserva de Vagas e Cronograma. Foto: Arte/EBC

Estão isentos candidatos que integram o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e que cursam ou cursaram faculdade com apoio do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) ou do Programa Universidade para Todos (ProUni), assim como doadores de medula óssea.

No ato da inscrição, será gerada uma Guia de Recolhimento da União (GRU), único mecanismo de pagamento que valerá para o concurso.

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, responsável pela condução do concurso, recomenda a leitura cuidadosa dos editais, “potencializando as trajetórias profissionais e acadêmicas dos candidatos”.

Em nota, a pasta destacou que a proposta é democratizar o acesso aos quadros federais e permitir que candidatos alinhem suas vocações às oportunidades oferecidas.

Edição: Fernando Fraga

Itabuna sai na frente: Augusto Castro lança o Calendário Oficial de Eventos de Itabuna

“Com planejamento, organização e responsabilidade que são fundamentais conseguiremos duplicar o público na Lavagem do Beco do Fuxico, Ita Pedro e demais eventos do calendário anual que estamos lançando nesta noite”. A afirmação é do prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), na quarta-feira, dia 17, no Centro de Cultura Adonias Filho, na companhia do presidente da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC), Aldo Rebouças.

 

O Chefe do Executivo municipal presidiu a solenidade de anúncio do Calendário Oficial de Eventos de Itabuna, que reúne os sete principais festejos que serão realizados pela Prefeitura, através da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, até dezembro começando com a 43ª Lavagem do Beco do Fuxico, nos dias 3 e 4 de fevereiro, tendo entre as atrações Luiz Caldas e a itabunense Alobened Airam, ex-vocalista da Banda Mel.

 

Na sua fala, Augusto Castro realçou que os eventos vão fortalecer ainda mais o comércio e o setor de serviços de Itabuna que vai ter grande visibilidade nos cenários regional, estadual e nacional. “Com planejamento e organização virá gente de todo o país para participar dos eventos em nossa cidade”, afirmou.

 

Na programação do primeiro quadrimestre, entre janeiro e abril, está a 43ª edição da 43ª Lavagem do Beco do Fuxico, com a participação dos blocos carnavalescos tradicionais, a exemplo do Maria Rosa, Casados I… Responsáveis, Mendigos de Gravata, Afro Encantarte, Bloco do Rock, Hora Extra, dentre outros. Neste ano, o diferencial será o aporte de R$ 20 mil para cada agremiação, fato inédito na folia.

 


Nos dias 21, 22 e 23 de março vai acontecer a 3ª edição do Celebra Itabuna, exclusivamente voltado para o segmento de matriz africana com o objetivo conscientizar a comunidade sobre essa cultura, desmistificando e combatendo o preconceito religioso por desconhecimento e racismo. No dia 21 daquele mês se comemora o Dia Nacional das Tradições de Raízes de Matrizes Africanas e Nações do Candomblé, instituído através da Lei nº 14.519/2023, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

 

O Calendário Anual prossegue com uma novidade que é a Feira literária de Itabuna (FELITA) nos dias 18, 19 e 20 de abril, com ênfase na leitura, com o intuito principal aproximar o leitor, escritores e livros, além de ser palco de palestras, sessões de autógrafos, declamações, leituras orientadas, sarau de poesia, além de exposições, apresentações teatrais e musicais.

 

Em junho acontecerá a 3ª edição do Ita Pedro, de 27 a 30, um evento que é realizado pela Prefeitura, através da FICC, num compromisso do prefeito Augusto Castro em levar cultura, fomentar a economia local e diversão aos itabunenses, ao público regional e turistas. Neste ano, são atrações nacionais já confirmadas Calcinha Preta,

Dorgival Dantas e Léo Santana, além de dezenas de artistas e bandas locais e regionais como Trio da Huanna, Cacau com Leite, Cristal Som, Kaio Oliveira, dentre outros.

 

Nos dias 18, 19 e 20 de julho o Calendário tem programada a realização do Festival Firmino Rocha, uma homenagem singela que a cidade presta ao poeta, natural da cidade (1910 – 1971), autor de várias obras, entre as quais o poema “Deram um fuzil ao menino”, que se encontra publicado numa placa na entrada da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York, nos Estados Unidos.

 

O Festival Firmino é um encontro de artistas e espetáculos das linguagens da música, teatro e dança que, além de proporcionar a exibição de produções de cinema e obras de artistas plásticos selecionados, premia as melhores apresentações.

Na semana de aniversário da cidade, nos dias 27 e 28 de Julho, acontecerá a 4ª edição do Celebra Itabuna, reunindo bandas e artistas católicos e evangélicos mais uma vez na celebração da fé e do louvor a Deus. E para finalizar, a partir de 21 de novembro aconteceu a 4ª edição Natal de Luzes e Sonhos para proporcionar a paz social, a harmonia e a confraternização entre as pessoas com shows e decoração luminosa e ainda promover as vendas de final de ano do comércio.

Coordenador do Recicla Itabuna agradece apoio do Governo do Estado à recuperação da Central de Triagem da Coleta Seletiva

O secretário municipal de Governo e coordenador do Projeto Recicla Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, agradeceu ao Governo do Estado pelo apoio à recuperação da Central de Triagem da Coleta Seletiva da Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRRI), após incêndio ocorrido o dia 1º de janeiro.

“A gestão do prefeito Augusto Castro sente-se muito honrada pelo esforço que tem sido feito e pelo apoio dos parceiros Governo do Estado, através das secretarias de Meio Ambiente (SEMA), Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (SETRE), CESOL, Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e Bahia sem Fome, que deram as mãos para recuperar conosco a força da AACRRI ao projeto de coleta seletiva que muito nos orgulha”, disse.

“O prefeito Augusto Castro tem dado um exemplo de bom gestor nesta e em outras áreas, especificamente na área de reciclagem, e agradece a todos da iniciativa privada, aos poderes públicos do Estado e a toda comunidade neste esforço de dar as mãos à essa política que já é sucesso em Itabuna e exemplo para o mundo. Então, muito obrigado a todos vocês”, agradeceu Rosivaldo Pinheiro.

Com Jerônimo, Rui e Wagner, reunião do Diretório do PT Bahia vai organizar o partido para as eleições 2024

A reunião do Diretório do Partido dos Trabalhadores da Bahia será realizada no dia 20 de janeiro na cidade de Vitória da Conquista, no Spaço Roma Eventos, Avenida B, número 6, Chácara Tereza, Boa Vista, às 09 horas, para alinhar as estratégias das eleições de 2024 nos municípios baianos. Com a presença do governador Jerônimo, do ministro da Casa Civil, Rui Costa e do senador Jaques Wagner, o PT vai reunir prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, candidatos a prefeitos e prefeitas, parlamentares para organizar o PT para as eleições municipais de 2024.

 

Éden contou ainda que será o momento de oficializar a filiação de novos prefeitos ao PT, para fortalecer o modo petista de governar nos municípios. “Nossa intenção é aumentar o número de gestores e também de vereadores e vereadoras em toda a Bahia, levando o projeto de desenvolvimento e inclusão social do governador Jerônimo e do presidente Lula para o maior número de cidades, para que a Bahia siga no caminho do desenvolvimento, cuidando do nosso povo e das nossas cidades”, afirmou.

 

O PT tem se empenhando na mobilização para a reunião do Diretório, convidando lideranças políticas, parlamentares, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e a militância. “Vamos fazer dessa primeira reunião do Diretório de 2924 um momento de diálogo, de discussão de estratégia, mas também uma ocasião festiva para começar 2024 com toda força e muita empolgação para sairmos vitoriosos no maior número de municípios no pleito deste ano”, ressaltou o secretário-geral do PT Bahia, Marcelo Aguiar.

Prefeitura de Ilhéus continua entrega de colchões para famílias atingidas pelas chuvas

A entrega dos colchões faz parte do recurso de R$ 1,5 milhão que a Prefeitura solicitou à Defesa Civil Nacional

doações; sps; chuvas

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), está dando continuidade à entrega de colchões para 1.600 famílias atingidas pelas chuvas. As entregas dos colchões começaram na última quinta-feira (18), até a próxima sexta-feira (26), no Ginásio de Esportes Herval Soledade através das equipes das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vilela, Oeste, Norte, Sul, Salobrinho e Olivença.

“Os técnicos dos CRAS estão ligando para as famílias atingidas pelas chuvas que foram cadastradas pela equipe multiprofissional de assistente social e psicólogo e Defesa Civil para irem buscar os colchões. Só é para ir ao local quem recebeu a ligação”, ressaltou Paula Alfaya, gestora da Proteção Básica.

“Agradeço ao Município e ao Governo do Estado por essa entrega. Tem pessoas que perderam tudo e que estão dormindo no chão”, contou Maria da Glória Barbosa de Sousa, assistida do CRAS Vilela.

doações; sps; chuvas

A entrega dos colchões faz parte do recurso de R$ 1,5 milhão que a Prefeitura solicitou à Defesa Civil Nacional, destinado às compras de cestas básicas, colchões, kits de limpeza, produtos de higiene pessoal e kit dormitório para as famílias atingidas pelas chuvas de abril de 2023.

“Esse recurso tem o nome de Ações de Ajuda Humanitária, programa do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Defesa Civil, que visa mitigar os impactos causados pelo desastre desse período”, explicou Joandre Neres, coordenador da Defesa Civil municipal.

Novela Renascer estreia dia 22 de janeiro e Prefeitura monta telão para exibição do 1º capítulo

Com direito a telão na Praça da Catedral, Prefeitura prepara uma noite especial para população assistir Ilhéus mais uma vez como palco de uma grande novela

No próximo dia 22 de janeiro, a novela Renascer, grande sucesso da TV Globo, que foi ao ar em 1993 e voltará ao horário nobre da emissora, em uma versão atualizada, com autores consagrados e da nova geração. Parte das gravações aconteceram em nossa cidade, dando destaque para pontos históricos conhecidos, como a Catedral de São Sebastião, Bataclan e Bar Vesúvio, além da Fazenda Primavera, que também foi locação da primeira versão da novela.

O remake foi dirigido por Bruno Luperi, já a versão original foi escrita pelo seu avô, Benedito Ruy Barbosa. A trama conta a história de um poderoso fazendeiro da zona cacaueira de Ilhéus, que não consegue nutrir um bom relacionamento com seu filho mais novo devido a uma fatalidade: a mãe da criança faleceu durante o parto.

A cultura do cacau, tão presente na região e abordada na novela, ganha ainda mais visibilidade com essa releitura de Renascer, destacando a importância histórica e econômica desse produto para as famílias de cacauicultores e para o desenvolvimento regional.

Foto: Alô Alô Bahia

As gravações de Renascer aconteceram em setembro do último ano e contaram com a presença de atores como Marcos Palmeira, que viveu o filho do coronel, na primeira versão e atualmente dará vida ao próprio José Inocêncio (ele novo será interpretado por Humberto Carrão).

Exibição em praça pública

Pensando em promover ainda mais a cidade e valorizar quem viveu a emoção de ver de perto as gravações e toda movimentação da equipe de teledramaturgia da Globo em Ilhéus e, até pode participar como figurante, da trama, a Prefeitura de Ilhéus vai colocar um telão na Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral) e convida todos ilheenses para ver as nossas riquezas e belezas no horário nobre da TV aberta.

A festa para a estreia do remake da novela Renascer – novela da faixa das 21 horas, na TV Globo.

Data/hora: 22 de janeiro / a partir das 20h30 (*a exibição do episódio seguirá o horário da emissora)

Local: Praça Dom Eduardo (Praça da Catedral São Sebastião)

Prefeitura de Ilhéus finaliza levantamento aéreo das principais áreas de risco do município

O projeto teve início em maio de 2023, com etapas de campo, processamento e entregas finalizadas em novembro do mesmo ano

defesa civil; monitoramento; imagens aéreas; áreas críticas; voo drone

Após as intensas chuvas registradas em abril de 2023, entre outros eventos anteriores, que tiveram como consequência grandes ocorrências de deslizamento de terra e alagamentos, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra) iniciou o mapeamento aéreo das maiores áreas de risco de Ilhéus. Conforme a pasta, foram mapeadas 30 grandes áreas da cidade, utilizando-se Aeronave Remotamente Pilotada, por empresa de consultoria com equipe técnica especializada.

Durante a campanha de campo, realizada entre os meses de maio e outubro de 2023, foram mapeados, com drone multirrotor, totalizando 781,7 hectares de terra. As áreas apresentam alta densidade urbana e são compostas em sua maior parte, de relevo acidentado, altos e morros. A estratégia visa fornecer informações precisas e apoiar a gestão pública com aquisição de produtos de alta qualidade.

defesa civil; monitoramento; imagens aéreas; áreas críticas; voo drone

O trabalho foi executado sob a supervisão da Gerência Municipal de Defesa Civil e ocorreu de forma integrada com os responsáveis pela utilização do espaço aéreo: a empresa NAV Brasil, responsável pela administração dos serviços de navegação aérea no Aeroporto de Ilhéus, além da aprovação de segurança do Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo da Força Aérea Brasileira (III CINDACTA – FAB).

“O caráter de emergência da operação foi prontamente entendido e atendido pelo CINDACTA III, na pessoa do 3º Sargento Rodrigues. Esse trabalho de cooperação e a liberação dos voos junto à Defesa Civil e ao Controle de Tráfego Aéreo de Ilhéus foram fundamentais para que obtivéssemos uma resposta eficaz”, explicou Camilla Torres, gerente da Defesa Civil do município.

defesa civil; monitoramento; imagens aéreas; áreas críticas; voo drone

Entre os produtos gerados e entregues à Defesa Civil, estão: 77 cartas imagem, 77 cartas hipsométricas, 3D e curvas de nível de todas as áreas contempladas, cuja proposta é dimensionar os danos causados pelo desastre e identificar os setores de risco e informações como quantidade de residências, acessos aos altos e infraestrutura próxima, além de informações métricas para anteprojetos de engenharia.

Com articulação do Vereador Kaique Souza, Liga Ilheense e Prefeitura. Ilhéus disputará Copa Intervale de seleções da Bahia

A Copa Intervale é uma competição semi-Profissional que é disputada por clubes e seleções dos municípios da Bahia.

Nessa 9° Edição, através da articulação do Vereador Kaique Souza, com o Apoio da Liga Ilheense e Prefeitura de Ilhéus, a cidade disputará pela primeira vez essa importante competição.

Com um elenco forte e uma comissão muito bem montada Ilhéus vem para disputar o Título. Ilhéus que tem tradição em competições dessa envergadura, agora bem mais uma vez para bater de frente com as seleções da Bahia.

“É importante para o futebol amador da cidade e o Esporte da cidade que tenha mais essa competição para nosso povo e nossos atletas, que dessa vez não vai precisar viajar para jogar em seleções ou clubes de fora” enfatizou o Vereador Kaique Souza.

Breve o elenco e a comissão será divulgada.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia