WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Árvores caídas e trânsito Lento em meio às fortes chuvas na BR-415

A Rodovia BR-415 Ilhéus x Itabuna enfrenta desafios significativos devido às fortes chuvas que assolam a região. Duas árvores caíram sobre a pista, interditando parcialmente a rodovia e impactando diretamente no fluxo de trânsito.

Nota de corte parcial do Sisu está disponível para consulta

Resultado final deve ser divulgado em 30 de janeiro

Por Fabíola Sinimbu – Repórter da Agência Brasil – Brasília

O Ministério da Educação divulgou na madrugada desta terça-feira (23) a nota de corte parcial para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2024. A consulta, por escolha de curso, já pode ser feita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e serve como referência para acompanhamento do processo de inscrição.

A nota de corte é a pontuação do último classificado na quantidade de vagas disponíveis por curso. Por exemplo, este ano, o curso de pedagogia disponibilizou 9.952 vagas por meio do Sisu. Quando todas as vagas disponibilizadas são preenchidas, na ordem da maior nota para a menor, a de corte é a do candidato que estiver ocupando a 9.952ª vaga.

As inscrições permanecem abertas até as 23h59 da próxima quinta-feira (25), prazo máximo para que os candidatos possam mudar as opções de curso. Durante esse período a nota de corte oscila conforme a pontuação dos inscritos em cada curso.

A previsão é que o resultado final seja divulgado no dia 30 de janeiro, quando também começa o período para os candidatos não classificados na chamada regular manifestarem interesse na lista de espera. Essa etapa acontece até o dia 7 de fevereiro, também pelo Portal Único.

A partir deste ano, as instituições de educação superior poderão utilizar a lista de espera ao longo de todo o ano para preencher vagas remanescentes.

O Sisu reúne as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, e possibilita o ingresso no ensino superior por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).  Para a edição de 2024, o Sisu ofertou 264 mil vagas, em 6.827 cursos de graduação, de 127 instituições públicas de educação superior.

“Bancada do Despertar” é a nova Terapia Integrativa do Hospital Materno-Infantil

A “Bancada do Despertar” é a nova atividade de Terapia Integrativa criada pela equipe de fisioterapeutas do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus. O trabalho consiste em oferecer na Unidade de Terapia Semitensiva Neonatal (Ucinco) ações de fortalecimento de cervical, tronco e pescoço, alongamento, rolagem e utilização da bola suíça em bebês prematuros que não alcançaram marcos de uma gestação completa. Um outro destaque nesta ação é a participação efetiva da puérpera em todos os exercícios, ao lado das psicólogas e fisioterapeutas da instituição.

A coordenadora de Fisioterapia do HMIJS, Virgínia Marilena, explica que com este modelo de estimulação sensório-motora é possível aplicar técnicas que estimulem a percepção vestibular, visual e tátil dentro do limite de tolerância de cada criança, contribuindo para minimizar as possíveis desordens do desenvolvimento em prematuros internados por longo tempo. Depois de a equipe de fisioterapia apresentar os exercícios, a própria mãe os executa, com movimentos evolutivos e trocados toda vez que o RN adquirir a postura correta. Os exercícios são diários.

 

Evolução

Vitorya é a quinta filha de Maria Cristina dos Santos, de 27 anos. Residente em Uruçuca, o bebê nasceu prematuramente, em trânsito, dentro da ambulância durante o trajeto para a maternidade. Vitórya – que está há um mês na UTI – é um dos primeiros bebês a participar do novo projeto. “A evolução está ótima”, assegura Maria Cristina. “E estar aprendendo a executar esses exercícios me deixa mais segura. Inicialmente a gente tem mais medo pelo tamanho dela, mas depois a gente percebe que pode ir além e que vai ser bom para o desenvolvimento da criança”, completa.

A psicóloga Danielle Mattos lembra que o fato de estar acompanhando por um período acima da média a filha no hospital – e mais especificamente na UTI -, deixa Maria Cristina fragilizada. “Então, nesse momento específico, não se trata de um agrado psicológico. Mas uma forma de fazer com que ela participe da condução e que traga tranquilidade pra ela. Por que esse é o objetivo”, afirma. A psicóloga destaca ainda que esta também é uma forma em que as mães se sentem ainda mais acolhidas pela equipe. “Elas percebem que a equipe tem um comprometimento que ultrapassa a barreira do hospital e que, além do cuidado aqui dentro, esses laços permanecerão por um longo prazo”.

Limitação do serviço

É que os bebês prematuros dependem de fisioterapia ambulatorial após a alta. Mas em algumas cidades não há atendimento gratuito do serviço na rede pública e as distâncias até o ambulatório do HMIJS, onde o serviço continua sendo prestado, são grandes. A equipe pensou no déficit de desenvolvimento neuropsicomotor do bebê, trazendo a mãe para participar deste cuidado. “Quando ensinamos a mãe como ela deve executar os movimentos não é dizer que ela será a fisioterapeuta do bebê, mas que ela saberá como posicionar melhor, brincar, estimular mesmo dentro de casa”, afirma a fisioterapeuta Lorena Santana, também integrada ao projeto.

A coordenadora Virgínia Marilena também destaca que existem bebês que, por conta da prematuridade, “serão bebês atípicos e aí esse cuidado deverá ser redobrado e esse caminho para a fisioterapia tem que ser mais bem feito ainda”. E explica que a ideia de convidar a equipe de Psicóloga para agregar-se à iniciativa – que já contava com o apoio da Enfermagem – surgiu por entender que o trabalho na UTI não é feito apenas com o bebê internado. “A família vem junto. A gente cuida de uma família inteira. Quando vem um bebê, vem uma mãe, um pai, acompanhando”.

*Perfil do paciente*

A “Bancada do Despertar” é destinada aos RNs com menos riscos, internados na UTI Intermediária, com peso superior a 1.200 Kg. O tempo de tolerância dos exercícios está diretamente relacionado à capacidade do bebê suportar os movimentos. Para além deste novo projeto, a equipe de Fisioterapia do HMIJS já promove outras ações humanizadas, a exemplo do Polvo Terapêutico (que auxilia na oxigenação do RN), da Redeterapia e do Banho de Ofurô (que trazem a sensação de permanência no útero materno), ações que auxiliam na recuperação do bebê.

Rede pública

Única maternidade 100 por cento SUS do sul da Bahia, o Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi inaugurado em dezembro de 2021 dezembro pelo Governo da Bahia. Desde então, é administrada pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF SUS). Possui 105 leitos para obstetrícia, partos normal e de alto risco, pediatria clínica, UTIs pediátrica e Neonatal e já ultrapassou a marca de seis mil bebês nascidos na unidade.

Jerônimo sanciona Lei que cria a Companhia de Mediação de Conflitos Agrários e Urbanos, da Polícia Militar

O governador Jerônimo Rodrigues sancionou, nesta segunda-feira (22), durante agenda em Feira de Santana, a Lei de Reestruturação Organizacional que permite a criação da Companhia de Mediação de Conflitos Agrários e Urbanos (CIMCAU), da Polícia Militar da Bahia (PMBA), cuja abrangência inclui intervenções em questões que envolvem povos originários, comunidades tradicionais, movimentos sociais e grandes coletividades de pessoas.

O governador destacou a importância da unidade que atuará em situações de conflitos relacionados à posse de terras urbanas e rurais, bem como em medidas de desforço imediato em bens públicos. “É essencial que o estado tenha uma Companhia que trate dos temas de crises, de conflitos rurais e urbanos, de forma exclusiva e estratégica. A criação dessa e de outras unidades faz parte do compromisso do Governo do Estado em fortalecer o trabalho das nossas forças de segurança”.

A iniciativa amplia a atuação da PM na capital e no interior e dota a Bahia de um instrumento inovador de policiamento ostensivo que vai qualificar a resposta do Estado para casos complexos de disputas fundiárias em que há risco de confrontos. A CIMCAU terá trabalho afinado com a coordenação de conflitos fundiários da Polícia Civil – também criada pelo governador Jerônimo -, que articula os trabalhos do Gemacau, reconhecido por todos como um instrumento importante na resolução de conflitos agrários no estado.

Comunicado: devido às fortes chuvas, foi suspenso o receptivo do navio desta terça-feira (23)

Em caso de emergência, acionar a Defesa Civil ? (73) 97400-7521 (WhatsApp) ? ou o Corpo de Bombeiros ? 193

ComunicadoA Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, informa que, devido às fortes chuvas que está atingido o município, desde a madrugada, está suspenso o receptivo para o navio MSC Seaview, que estaria previsto para atracar no Porto do Malhado hoje, terça-feira (23).

Aproveita-se para informar que todas as equipes da Prefeitura de Ilhéus – Defesa Civil e as secretarias municipais –, bem como as forças de segurança estão nas ruas e trabalhando para atender a população ilheense.

Em caso de emergência, pode-se acionar a Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Segurança em primeiro lugar!

Município recebe retroescavadeira para fortalecer ações na zona rural de Ilhéus

Equipamento é fruto de emenda no valor de aproximadamente R$ 400 mil

retroescavadeira; interior; ilhéus

Com foco na ampliação das ações realizadas pelas secretarias de Interior e Agricultura e Pesca, a Prefeitura de Ilhéus foi beneficiada com uma retroescavadeira da JCB 3CX, avaliada em cerca de R$ 400 mil, que será utilizada nas estradas vicinais, a fim de escoar a produção agrícola, melhorar o trabalho no campo e, consequentemente, a renda familiar dos pequenos agricultores.

A entrega do equipamento aconteceu na tarde desta segunda-feira (22), com a presença do prefeito Mário Alexandre e secretários. Para o gestor, “tudo isso é resultado de muito trabalho, parceria e união. Essa máquina chega através de emenda da deputada federal Lídice da Mata. A gente fica muito feliz em garantir esses recursos e conseguir ajudar a nossa população”, destacou.

 

retroescavadeira; interior; ilhéus

A retroescavadeira foi destinada por meio do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul (CDS LS) e reforça a capacidade de atuação da Prefeitura no que tange à melhoria da infraestrutura tanto na zona rural quanto na área urbana. O desenvolvimento da atividade rural reflete de forma positiva em toda a cadeia produtiva da cidade.

Lula vetará R$ 5,4 bilhões em emendas de comissão na sanção do Orçamento

O presidente Lula vetará R$ 5,4 bilhões em emendas de comissão ao sancionar o Orçamento para 2024, nesta segunda-feira (22). Essa modalidade de emenda tinha saltado para cerca de R$ 16 bilhões no texto aprovado pelo Congresso. Com o veto, deve retornar ao patamar de R$ 11 bilhões.

A reunião para sanção do Orçamento está marcada para as 16h desta segunda.

O veto do presidente tem o objetivo de manter recursos para setores essenciais, além das obras do Novo PAC. Mas a coordenação política do Planalto já foi alertada de que haverá forte mobilização no Congresso para a derrubada do veto.

O valor de R$ 16 bilhões representa mais que o dobro do montante aprovado para as emendas de comissão em 2023, que foi de R$ 7,7 bilhões.

O acordo fechado entre os parlamentares e o governo, durante a discussão do Orçamento, era para manter essas emendas em R$ 11 bilhões. Como ultrapassou, e muito, o valor, houve a decisão de vetar o montante que excedeu o acertado.

Além disso, a inflação ficou menor do que o esperado, o que causou uma redução de R$ 4 bilhões no total de recursos disponíveis no Orçamento. Esse valor, somado ao excedente das emendas, totalizaria um impacto de mais de R$ 9 bilhões, que o governo não conseguiria suportar.

Emendas de comissão

Conhecidas como RP8, essas emendas são direcionadas pelas comissões permanentes da Câmara e do Senado. Elas não são impositivas, ou seja, não existe reserva de recursos no Orçamento para o pagamento delas. Por isso, não costumam ser totalmente executadas.

Durante as negociações sobre o texto, no fim do ano passado, os parlamentares tentaram impor um calendário de pagamento para as emendas de comissão o que, na prática, tornaria obrigatória a execução delas.

A medida, no entanto, foi retirada da proposta pelo relator, deputado Danilo Forte (União-CE). Foi aprovado, porém, o calendário para pagamento das emendas obrigatórias, como as individuais e as de bancada.

Nova subvariante da covid-19 é identificada em Mato Grosso

A Secretaria de Saúde de Mato Grosso informou ter identificado uma nova subvariante da covid-19, a JN 2.5, uma variação da Ômicron. “Esse é o primeiro registro da subvariante no Brasil”, destacou a pasta.

Em nota, a secretaria detalhou que o laboratório central do estado sequenciou e identificou a nova subvariante em pesquisa realizada entre os dias 16 e 18 de janeiro. Ao todo, quatro pacientes do sexo feminino testaram positivo para a nova cepa e foram hospitalizadas.

Desse total, três pacientes receberam alta médica, estão estáveis e seguem em isolamento domiciliar sob acompanhamento da vigilância municipal. Já a quarta paciente tinha doença pulmonar obstrutiva crônica e morreu.

“No entanto, a equipe de vigilância da SES [Secretaria de Estado de Saúde] ainda investiga o caso e não é possível afirmar que a causa da morte foi a covid-19.”

O governo do estado pediu que a população evite pânico e mantenha-se em alerta para sintomas gripais. As orientações incluem ainda o uso de máscara em caso de gripe ou resfriado e higienizar as mãos com sabão ou álcool 70%, além de vacinar-se contra a doença.

Além do Brasil, a subvariante JN 2.5 também foi identificada no Canadá, na França, na Polônia, na Espanha, nos Estados Unidos, na Suécia e no Reino Unido.

Governador realiza reunião extraordinária para monitorar situação de conflito agrário no sudoeste da Bahia

O governador Jerônimo Rodrigues convocou, no início da noite deste domingo (21), uma reunião com parte do secretariado e comandantes de forças de segurança para monitoramento e alinhamento da atuação dos órgãos estaduais envolvidos na resolução do confronto ocorrido entre fazendeiros e indígenas, no sudoeste da Bahia. O conflito se deu em tentativa de retomada de um terreno, na manhã deste domingo, na zona rural do município de Potiraguá.

Jerônimo pontuou a atuação das forças de segurança na região e se solidarizou com a morte da indígena Maria de Fátima Muniz de Andrade. “Meus sentimentos e solidariedade à família e a toda comunidade indígena da Bahia e do Brasil. É inaceitável qualquer tipo de violência, contra qualquer comunidade. E quero afirmar o rigor na apuração e na punição dos culpados”, declarou o governador, que esteve em contato com o presidente Lula e ministros do governo federal durante todo o dia.

O encontro teve participação dos secretários estaduais da Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas;  da Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais, Ângela Guimarães; de Comunicação, André Curvelo; do chefe de Gabinete do Governador, Adolfo Loyola; do subsecretário de Segurança Pública, Marcel Oliveira, da delegada-geral, Heloísa Brito, e do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Paulo Coutinho. Além de participação por vídeo conferência da secretária da Saúde, Roberta Santana, do secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e da superintendente de Políticas para os Povos Indígenas, Patrícia Pataxó.

Alinhamento e assistência

 

Realizada do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Secretaria de Segurança Pública, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, a reunião foi alinhada à forma de trabalho entre as Polícias Militar e Civil. As investigações estão em curso e envolvem agentes de departamentos como de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Conflitos Fundiários (CCF).

A atuação da Polícia Militar culminou na apreensão de armas de fogo, carregadores e munições e na prisão em flagrante de dois ruralistas que os portavam. Flechas e foices encontradas no local também foram recolhidas e apresentadas na Delegacia Territorial (DT) de Itapetinga e encaminhados posteriormente, para o Departamento de Polícia Técnica.

À tarde, a Polícia  Civil autuou dois fazendeiros por homicídio e tentativa de homicídio, após a morte de Maria de Fátima Muniz de Andrade, indígena da etnia Pataxó e da tentativa contra o cacique Nailton Muniz Pataxó e outros indígenas. A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, destaca o trabalho das equipes durante a ocorrência e garante a continuidade da atuação das equipes na elucidação dos fatos. “A necrópsia já foi concluída e, do corpo da vítima, foi extraído um projétil que é compatível com as armas apreendidas. Obviamente, é o exame de microcomparação balística que vai dizer a quem, de fato, pertenciam aquelas armas, mas há indicativos neste sentido. Além disso,  deslocamos reforços de Vitória da Conquista de uma equipe de investigadores, além da equipe da Coordenação de Conflitos Fundiários, para fazer oitivas de todas as vítimas”, enfatizou a titular da Polícia Civil.

A Secretaria da Segurança Pública determinou reforço do patrulhamento na região com unidades territoriais e especializadas da PM. Equipes da Polícia Civil também estão na região coletando depoimentos. A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia presta toda assistência necessária às vítimas atingidas durante os conflitos.

Após manifestar integral solidariedade à família, à comunidade e a todos atingidos por esta grave situação, a secretária de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e ComunidadesTradicionais, Angela Guimarães, pontuou o alinhamento com a Superintendência de Políticas para os Povos Indígenas, no eNfrentamento do caso. “Desde o início da nossa gestão, temos mantido contato cotidiano com o governo federal para que possa ocorrer o avanço na demarcação dos territórios indígenas. Ao lado disso, temos também implementado um amplo programa de investimento em políticas públicas para assegurar o desenvolvimento desses povos com dignidade”, declarou a secretária.

Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Hospital Materno-Infantil estimula a preservação das Parteiras Tradicionais

Não é de hoje a experiência da indígena Iracema Sussuarama no auxílio às mulheres em trabalho de parto pelas aldeias da etnia Tupinambá, no sul do estado. Há muitos anos ela já acompanhava a avó nas comunidades indígenas e confessa que perdeu as contas de quantas crianças nasceram com o seu auxílio. “Sempre tive a curiosidade de saber, assistir e participar dos partos do nosso povo”, assegura. Iracema foi uma das parteiras tradicionais que participaram da escuta e da roda de conversa promovidas pelo Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, em uma verdadeira troca de experiência que contou com a participação da médica obstetra Carolina Zafalon, que atua na unidade hospitalar. Neste sábado, 20, comemora-se o Dia da Parteira Tradicional. Para muitos, uma atividade que tem perdido espaço ao longo dos anos.

“A gente tem esquecido dessas mulheres tão importantes pra nossa comunidade. E que bom que nós estamos hoje aqui conversando sobre isso, despertando essa consciência nossa da necessidade de a gente valorizar as nossas parteiras, que fazem parte da nossa tradição”, reconhece a indígena Potiratê Tupinambá, da aldeia Itapuan. “Claro que é importante ter o hospital, mas é importante também ter as nossas parteiras que precisam estar em primeiro lugar pra gente”, conclui.

Poucas parteiras, área extensa

Janeiro Roxo: Prefeitura de Ilhéus reforça ações e orienta sobre combate e tratamento da Hanseníase

A Hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Com o objetivo de realizar ações preventivas e prestar assistência aos casos da doença, a Prefeitura de Ilhéus busca informar a população sobre os meios de prevenção e tratamento, na busca de mudar as estatísticas e reduzir o número de vítimas na cidade.

A Secretaria da Saúde (Sesau), em parceria com a Rede Hans Bahia, promove um trabalho pontual para reforçar a importância do diagnóstico precoce e evitar a ocorrência de sequelas graves. Dedicada ao combate à Hanseníase, a campanha Janeiro Roxo realiza promoção de ações para ampliar o conhecimento acerca da doença. 

De acordo com o Boletim Epidemiológico de Hanseníase, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis do Ministério da Saúde (DCCI/SVS/ MS), o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países com maior número de casos no mundo, seguido da Indonésia. A Hanseníase caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos. Os sintomas incluem manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés. 

Espelho Meu

Iniciativa do serviço de referência em Tuberculose e Hanseníase do CAE III, em parceria com a Rede Hans Bahia, o projeto consiste em uma ação contínua que pretende cobrir todo o território municipal. Mensalmente são realizadas ações de conscientização e capacitação das equipes de Estratégia Saúde da Família, desde os agentes comunitários de saúde até o serviço especializado.

A ação realiza ainda busca ativa por casos suspeitos nos bairros. Uma vez encontrados, os casos passam por triagem realizada pela equipe especializada. Se o diagnóstico for positivo, a pessoa é encaminhada ao serviço de referência no município para início imediato do tratamento.

ORemake da Sucessão Eleitoral em Ilhéus

Jerbson Josué

Iniciamos, enfim, o tão desejado 2024 para o mundo político, focado na eleição municipal que se aproxima. Uma nova janela de possibilidades para quem deseja conduzir os rumos administrativos da terra de Gabriela e seu Nacib. Quem se habilita? Esta é a pergunta da hora. Diversos candidatos em vários partidos estão na estrada da sucessão na terra onde a novela Renascer é gravada pela segunda vez, agora com novos atores em cena, mas contando também com alguns experientes artistas da primeira edição.
Assim como o remake de Renascer, a atual edição das eleições municipais em Ilhéus tem novos atores, mas ainda conta com antigos protagonistas do poder local. Assim como o ator Marcos Palmeiras, que fez parte da primeira edição de renascer em 1993, e está no remake de 2024, o professor Jabes Ribeiro, que foi prefeito de Ilhéus por quatro mandatos, sendo o primeiro nos idos de 1983, agora em 2024, o ex-prefeito do progressista se apresenta como pré-candidato novamente, na busca pela quinta vitória pessoal, que o guindará definitivamente na história como um dos mais vitoriosos e longevos políticos da Bahia. Na primeira vez, Jabes tinha 28 anos e hoje tem 72 anos. Jabes é o último representante de uma geração de políticos que marcou épocas com estilo próprio de governar em Ilhéus e na Bahia.
Outro representante de outra geração, não tão longevo, é o atual vice-prefeito Bebeto Galvão, que nos idos da primeira edição da novela Renascer era um dos atores protagonistas do Poder Legislativo ilheense. Bebeto atualmente é vice-prefeito, suplente do senador Jacques Wagner e conselheiro da República, também foi deputado federal, além de vereador como citado acima. Em exercício do seu primeiro mandato, o vereador Augustão também se movimenta rumo ao Centro Administrativo. Ele já vem participando de vários pleitos eleitorais desde a década de 90, inclusive, disputava protagonismo no campo sindical no período da supracitada primeira edição da glamourosa Renascer. Além de vereador, Augustão é presidente do SintraSul (Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Sul e Extremo Sul da Bahia), empresário na cidade e palestrante coaching.
Um dos homens fortes do governo Mário Alexandre ou, na verdade, o homem forte do governo, é o secretário Bento. Ele goza da total confiança do prefeito e é um nome que tem todas as condições para dar seguimento às ações e projetos do atual gestor. Ele também goza do respeito da classe política por seu potencial de articulação, inclusive, setores empresariais o veem com bons olhos. Bento também tem entrada nas articulações políticas do governo do estado, e muitos o apontam como candidato ideal depois da deputada Soane Galvão. Sobre a deputada Soane, o gestor a tem como porto seguro de sua continuidade política e não pretende mudar sua posição nesse tabuleiro, até porque a partir de janeiro de 2025, ao lado da deputada, ele poderá continuar tendo acesso às atividades e articulações políticas mesmo sem o mandato de prefeito e não seria atingido pelo famoso estado de político sem mandato ninguém encosta.
Ainda no entorno do grupo do prefeito, dizem que o ex-secretário municipal de Saúde, André Cesário, ainda sonha com a chance de ter o seu nome escolhido, pois segue prestigiado. Resta-nos saber se o Dr. André Cesário terá vontade e ímpeto de se colocar como opção real do gestor. A secretária de Educação, Eliane Oliveira, popularmente conhecida como “Lôra”, tem sido citada no governo como um nome apto, por também ser de muita confiança do gestor.
Desses novos atores da nova cena política, o fato de o gestor municipal não ser candidato abre espaço para todos sonharem. Assim como o remake de Renascer que abriu novas oportunidades pra novos protagonismos artísticos, na eleição 2024 podemos ter novos protagonismos políticos.

O ex-vereador Marcos Flávio é filho do saudoso ex-prefeito de Ilhéus por dois mandatos, Antônio Olímpio, que rivalizava na época da primeira edição de Renascer com o professor Jabes Ribeiro. O advogado Marcos Flávio foi presidente da OAB em Ilhéus e é o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município. Herdeiro de um dos últimos “coronéis” da política municipal, é sempre lembrado na disputa eleitoral na cidade. Moisés Bohana Neto tem sobrenome na sociedade ilheense e goza da amizade e confiança do protagonista principal na política administrativa da cidade. Atualmente, ocupa o cargo de secretário de Pesca e Agricultura. Conhecido pela alcunha de “100% “, ele tenta ser postulante ungido por seu primo e diretor-geral, o prefeito Mário Alexandre.
.
O jovem empresário Valderico Reis Júnior é outro postulante desta pré-campanha e faz parte da nova geração de políticos na cidade, e quando da primeira edição do folhetim ainda era um bebezinho. Nas suas veias pulsam o sangue do “coronel” dos ônibus, o controverso e popular Valderico Reis, que além de proprietário de empresas de ônibus na década da primeira edição do remake, foi prefeito de Ilhéus.
O médico Francisco Sampaio foi eleito vereador várias vezes na década da primeira edição de Renascer, inclusive, presidiu a Casa Legislativa ilheense. É um ator que teve protagonismo no período citado acima, esteve afastado da disputa eleitoral por um bom tempo, mas está empolgado com esta nova edição eleitoral e coloca-se como pré-candidato.
O vereador Aldemir Almeida é um pré-candidato que apesar de ser da geração de cidadãos que à época da primeira Renascer já tinha condições de atuar, só se apresentou anos depois e mesmo assim conquistou quatro mandatos como vereador na cidade. Aldemir também é médico na cidade, assim como Francisco Sampaio, e Paulo Medauar, que tem sido visto rondando a cidade também como pré-candidato a prefeito. Com longa experiência em gestão desde a década de 90, consta do currículo de Medauar o cargo de secretário Municipal de Saúde.
Outro ex-vereador e ex-presidente da Casa Legislativa ilheense que se coloca aos quatro cantos como pré-candidato a prefeito é Dinho do Gás. O boa praça que teve uma atuação protagonista meteórica na casa das leis, agora se lança ao executivo, ao menos na pré-campanha. Outro ex-presidente do Palácio Teodolindo Ferreira que se apresenta na pré-campanha para o Centro Administrativo é o edil Jerbson Moraes. Do mesmo partido do atual prefeito Mário Alexandre, o vereador busca protagonismo e é um ator da nova geração de políticos na cidade.
O ex-vereador Makrisi, também ator da nova geração, que à época da primeira edição de Renascer, estava nos movimentos juvenis de estudantes, agora se apresenta para o executivo e tem como referência a excelente atuação do mandato como vereador, de atividades sociais e sindical, e no seu currículo consta a função de servidor público. Ednaldo Azevedo é um experiente profissional e ativista social que se apresenta na pré-campanha, inclusive, com passagens por gestões em outros municípios, e sua carteira de apresentação tem como base a luta por justiça social.
Com larga experiência acadêmica e profissional de saúde, além de ocupar a terceira pasta no palco da administração estadual, a médica e professora Adélia Pinheiro, que foi por oito anos reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, a nossa Uesc, se apresenta pela primeira vez como postulante a um cargo eletivo no meio político. A professora Adélia Pinheiro, que já passou pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Saúde da Bahia, é a atual secretária estadual de Educação e única mulher que se colocou até agora, na disputa pelo protagonismo da eleição 2024 no cenário ilheense. Reeleito recentemente, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor Alessandro Fernandes, tem o seu nome citado em qualquer conversa sobre sucessão, seja em Ilhéus ou Itabuna. Isso é óbvio por sua capacidade administrativa e pelo protagonismo que tem como reitor de uma das melhores universidades do País, inclusive, por esse status quo já tivemos o remake de pré-candidaturas de reitores desde Soane Nazaré de Andrade, Renée Albagli, Joaquim Bastos e também a professora Adélia. Justo protagonismo para quem ocupa um cargo com tamanha relevância e importância. A saber quem seguirá os passos do saudoso reitor Soane Nazaré. Normalmente, todos os reitores se tornam prefeituráveis. Vale ressaltar que a fundação da Uesc é dos idos dos anos 90, assim como a primeira edição da novela Renascer.
Um ator de bastidores que tem externado o desejo de ser protagonista principal é o consagrado empresário Nilton Cruz. Ele quer repetir na política o sucesso da vida empresarial. Tem como padrinhos figuras proeminentes do PT nacional, como o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Rosemberg Pinto, de quem nutre amizade pessoal e fraterna relação. A importância de Nilton se faz presente e reconhecida a ponto de o líder maior da nação se hospedar em sua residência, como fez Luiz Inácio Lula da Silva. Resta saber se o nobre empresário conseguirá transformar o prestígio e gabarito político pessoal em articulações e votos. Nos bastidores, a estreia de Nilton Cruz no cenário eleitoral sempre é cogitada.
Reivindicando ser o representante do bolsonarismo na sucessão municipal de Ilhéus, o Coronel Resende se apresentou com as mesmas pautas do ex-presidente. O militar busca captar na campanha os seus seguidores e defensores, como única opção de contraponto aos demais e aos governos estadual e federal.
Porém, ainda falta saber quem será uma personagem de relevância fundamental, quem será o candidato do protagonista principal na política ilheense, que é o prefeito Mário Alexandre, e se também terá o apoio do ator principal do estado, o governador Jerônimo Rodrigues. Nem Mário definiu, e muito menos o governador, quem eles vão ungir e lançar holofotes. E é fundamental esse posicionamento, pois é como se faltasse o grito “ação gravandoooo” do diretor da novela. Todo prestígio e estrutura do poder da máquina é fundamental para que o nome ungido tenha êxito, porém não garante nada, principalmente, porque temos uma eleição bem complexa, em que o elenco precisa estar afiado, seja na sucursal local, ou na estadual. Como o ano eleitoral está apenas começando, muitas cenas veremos no decorrer da novela eleitoral 2024. Eu serei um atento telespectador. E você que lê este humilde texto, qual será seu papel no remake eleitoral de 2024? Participe!
Devem existir outros possíveis postulantes, mas nas minhas limitações não me veio à mente, inclusive, aos quais peço desculpas por não os ter visto nas ruas e redes. Prometo citá-los num próximo capítulo, caso existam

Texto de Jerberson Josué.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia