WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Cacau produzido na Bahia disputa título de melhor amêndoa do mundo

Luciano Ramos de Lima é um produtor de cacau de Ilhéus, cidade ao sul da Bahia que se moldou em torno da cacauicultura. Ele é um dos três brasileiros que disputam o Cacao of Excellence, o Oscar do chocolate, em Amsterdã, no dia 8 de fevereiro. Além de enfrentar concorrentes de fora do País, o ilheense disputa com Miriam Aparecida Federrici e Robson Brogni, do Pará, o título de melhor cacau do mundo.

Luciano tem grandes chances de vencer, pois sua amêndoa, classificada como varietal BN 34 (considerada uma boa variedade para a produção de chocolate), já foi reconhecida como a segunda melhor do Brasil, na 4ª edição do Concurso Nacional de Qualidade de Cacau, em 2022. Esse prêmio lhe abriu as portas para a competição internacional. Ele é o único representante da Bahia, o estado que é sinônimo de cacau no Brasil.

O baiano cultiva o fruto na Fazenda São Sebastião, seguindo os padrões de excelência que fazem de Ilhéus um polo de produção de cacau de alta qualidade. “Estou muito feliz em participar da competição Cacao of Excellence, pois é o reconhecimento de todo o meu trabalho e dedicação ao cacau. É uma honra representar a Bahia e Ilhéus, a cidade que me ensinou a amar o fruto de ouro. Espero trazer o título de melhor cacau do mundo para o Brasil, e mostrar ao mundo a qualidade e a paixão do nosso fruto”, destaca o cacauicultor.

Veja o texto completo em

 

www.cacauechocolate.com.br

“Estamos alerta, desde o início, com ações concretas para dar respostas de imediato”, afirma Jerônimo ao se reunir com prefeitos de municípios afetados pela chuva

O governador Jerônimo Rodrigues realizou, na tarde desta terça-feira (30), uma reunião virtual com prefeitas e prefeitos de municípios atingidos pelas intensas chuvas e enchentes dos últimos dias. Junto com secretários de diversas pastas e outros gestores do Governo do Estado, Jerônimo ouviu os relatos dos prefeitos, alinhou ações de assistência à população e assessoria técnica às equipes municipais durante e depois do período chuvoso. Até o momento, 17 das 30 cidades baianas atingidas pelo excesso de chuva declararam situação de emergência. São elas: Anagé, Cansanção, Cícero Dantas, Cotegipe, Cravolândia, Dário Meira, Ibicuí, Iguaí, Ilhéus, Lagoa Real, Medeiros Neto, Muquém do São Francisco, Nova Canaã, Quijingue, Saubara, Ubaíra e Wanderley.

 

De acordo com o governador, as secretarias e órgãos do Governo do Estado estão voltados para atender as demandas geradas pelas fortes chuvas no interior. “Estamos alerta, desde o início, com ações concretas para dar respostas de imediato. Desde quinta-feira, quando as chuvas começaram a cair mais forte no estado da Bahia, a gente vem dialogando com cada prefeito, com cada Defesa Civil dos municípios, e mantendo toda a equipe envolvida com ações de saúde, educação, infraestrutura e outras iniciativas”, declarou. Jerônimo também destacou que, na reunião desta terça-feira, todos os municípios atingidos apresentaram suas demandas e o governo está na construção de um plano de ação que garantirá investimentos.

As demais cidades atingidas foram Angical, Contendas do Sincorá, Curaçá, Feira de Santana, Guaratinga, Itaquara, Jaguaquara, Maiquinique, Milagres, Mucugê, Mutuípe, Valença e São Miguel das Matas. Participaram da reunião a União dos Municípios da Bahia (UPB), através do presidente e prefeito de Belo Monte, Quinho, e a Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FEC), através do presidente e prefeito de Castro Alves, Thiancle Araújo e completam a lista de municípios atingidos.

Saúde e Defesa Civil

A Secretaria de Saúde (Sesab) está trabalhando em diversas áreas para garantir a assistência à população. Dentre as ações, as visitas técnicas da equipe de vigilância; assistência à saúde de urgência e emergência (Samu), fornecimento de kit de medicamentos e insumos (EPl’s); fornecimento de equipamentos hospitalares e correlatos a assistência à saúde. A titular da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), Roberta Santana, detalhou que as ações da pasta já estão em curso desde os primeiros sinais de chuvas intensas. A secretaria atua com serviços de vigilância sanitária, urgência, emergência, envio de ambulâncias, e também realiza um trabalho de monitoramento articulado junto à Sudec. “Estamos atuando diretamente com todas as equipes de vigilância dos núcleos regionais da Secretaria de Saúde, que estão à inteira disposição dos municípios. E o trabalho segue com ações estruturantes juntamente com os demais órgãos do governo”, destacou.

 

Junto com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), a Sesab, por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e a Superintendência de Vigilância em Saúde registrou (Suvisa), registrou 5.481 desalojados, 1.476 desabrigados, 19 comunidades isoladas, 20 unidades de saúde afetadas, 13 feridos e cinco óbitos. As informações estão sendo atualizadas constantemente, uma vez que as equipes estaduais e municipais estão fazendo um levantamento técnico in loco dos danos e prejuízos causados pelas altas precipitações.

Nesta terça-feira, a Defesa Civil do Estado realizou vistorias nos municípios de Muquém do São Francisco, Wanderley e Cotegipe, com o intuito de fornecer assessoria técnica à Defesa Civil local e articulação com outros órgãos para reposta e restabelecimento de serviços. Foram tratados assuntos com a Seinfra, para abertura de vias, com a Sesab para solicitar medicamentos e Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) e Polícia Militar para salvamento.

“A Defesa Civil tem se aproximado dos municípios, buscado dar assistência técnica, para que o procedimento de reconhecimento da situação de emergência possa ser homologado pelo Estado e reconhecido pelo Governo Federal, pois isso abre as portas para que as ajudas possam chegar a esses municípios. Nesse primeiro momento, o decreto ajuda no processo das respostas, salvamento e, principalmente, com ajuda humanitária para atender as necessidades mais imediatas, seja com entrega de cestas básicas, kits de limpeza e higiene ou doação de colchões e cobertores”, explicou o superintendente de Proteção e Defesa Civil da Bahia, Heber Santana.

Bombeiros

O CBMB é o órgão responsável pelas operações de resgate e salvamento terrestre e aquático, além dos primeiros socorros no atendimento às vítimas, apoio e suporte operacional da Defesa Civil. Os militares permanecem auxiliando as prefeituras no mapeamento de zonas de risco, e na orientação do plano de contingência. Também estão cadastrando famílias que estão desalojadas ou desabrigadas em decorrência da chuva, além de pessoas doentes que precisam de transporte principalmente em áreas com mais risco, também com o auxílio no transporte para o atendimento médico.
Na tarde desta terça-feira (30), bombeiros militares do 15º BBM, em Paulo Afonso, resgataram um homem que ficou ilhado em decorrência da chuva na cidade de Tucano. Os militares também isolaram parcialmente a ponte que dá acesso à BA-116 e estão auxiliando órgãos como a Embasa e a Coelba no acesso de materiais e equipamentos pelas vias acidentadas e pela ponte. Na segunda-feira (29), os bombeiros resgataram quatro pacientes para fazer hemodiálise e dois idosos que estavam em áreas ilhadas. Ainda na segunda, os bombeiros auxiliaram no traslado de um corpo para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de outro município próximo.

Os militares permanecem auxiliando a Prefeitura de Quijingue no mapeamento de zonas de risco, e na orientação do plano de contingência. Também estão cadastrando famílias que estão desalojadas ou desabrigadas em decorrência da chuva, além de pessoas doentes que precisam de transporte, principalmente, em áreas com mais risco, também com o auxílio no transporte para o atendimento médico em outras cidades da região.

Um posto de comando permanece montado na cidade de Quijingue com nove bombeiros, duas viaturas e um bote, além de material para resgate vertical e salvamento aquático. O abastecimento de alimentos do município continua normal. O fornecimento de energia elétrica e água já estão sendo reestabelecidos. Através de uma análise feita com a Secretaria de Infraestrutura de Quijingue, não há histórico de vítimas fatais, nem de riscos de desabamentos.

Os bombeiros do 17º BBM (Barreiras) permanecem no município de Muquém de São Francisco para atender às ocorrências causadas pelas inundações, enxurradas e alagamentos, decorrentes do grande volume de água que atingiu a região ocasionando danos materiais em vias públicas, estradas vicinais, residências e em equipamentos públicos diversos.

As comunidades Reforminha do Mel, Angico, Ziado e Mangatuba permanecem ilhadas e isoladas, e o acesso a essas famílias só foi possível através do helicóptero do Graer e travessia de barco. As equipes do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA) auxiliaram na distribuição e entrega de 210 cestas básicas, 170 colchões, 170 lençóis, além de fardos de água, enviados pelo Governo do Estado. Com a aeronave, o Graer entregou cestas básicas para as comunidades de Magandatuba, Angico, Fazenda Veneza e Fazenda Santa Helena. Equipes do CBMBA realizaram a travessia de pessoas ilhadas nas comunidades de Mangandatuba.

O comandante do Comando regional de Bombeiros Militar da região Oeste (CRBMO), coronel Miguel Filho, realizou sobrevoos para avaliação de cenário e planejamento de ações, nas cidades de Cotegipe e Muquém de São Francisco. No município de Cotegipe, as comunidades de Poço da Onça, Jupagua, Beira Rio, Intans e Macanbira estão ilhadas e 10 pessoas estão desalojadas. Uma equipe do 17° BBM foi mobilizada para o município de Cotegipe. O fornecimento de água e energia elétrica foram parcialmente restabelecidos.

Em apoio à Defesa Civil, bombeiros do 7º BBM (Vitória da Conquista) resgataram um idoso numa área de difícil acesso na zona rural do município de Caraíba.

Assistência Social

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) está apoiando financeiramente os municípios no provimento de Benefícios Eventuais da Assistência Social, especificamente para as famílias prejudicadas pelas chuvas. Os recursos repassados às prefeituras asseguram aluguel social, cestas de alimentos, apoio para emissão de documentação civil, entre outros serviços. Será prorrogada a vigência da iniciativa Alimenta SUAS para assegurar aos municípios a possibilidade de utilização de recursos do Governo do Estado em forma de cofinanciamento. O objetivo é complementar para aquisição de cestas básicas a serem concedidas para as famílias afetadas.

A Seades também está oferecendo apoio técnico às prefeituras e atualizando as normativas que dispõem sobre os recursos emergenciais a serem repassados para os municípios, a fim de garantir que os trâmites administrativos para a solicitação e o repasse de recursos ocorram de forma mais célere. O sistema Juscad foi reativado para o cadastro das famílias afetadas e será referência no acesso a demais ações de proteção social, assim como prestação de contas da ajuda humanitária, além da gestão da informação para o cofinanciamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Desenvolvimento Urbano

A Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está realizando avaliações para reconstrução de habitações completamente inabitáveis após as chuvas. Essas reconstruções serão feitas através de convênios. A reconstrução de pavimentação de vias urbanas e de unidades escolares danificadas também está na lista de ações.  A cooperação do Sistema de Informações Geográficas Urbanas do Estado da Bahia (Informs) no mapeamento e monitoramento de áreas afetadas completa o conjunto de ações.

Educação

A Secretaria da Educação (SEC) também está atuando na força-tarefa do Governo do Estado. No município de Medeiros Neto, no Extremo Sul, uma das áreas mais afetadas pelos temporais, a cozinha do Centro de Educação Profissional (Cetep) foi utilizada para preparar refeições para os desabrigados, nos primeiros dias das chuvas. Atualmente, para facilitar a logística, as refeições estão sendo preparadas na Escola Municipal Humberto de Alencar. O Cetep, em parceria com a prefeitura local, também está apoiando na produção da alimentação através da disponibilização de gêneros alimentícios, gás de cozinha e embalagens para as marmitas.

Já na Região Sul, o Colégio Estadual de Dário Meira está servindo de alojamento para as famílias que ficaram desabrigadas. Além disso, a SEC está investindo em reparos em mais de 50 unidades escolares que sofreram danos por conta das chuvas. O órgão também iniciou uma campanha entre os seus servidores da sede do órgão com o objetivo de arrecadar itens, como alimentos não perecíveis, vestuários, roupas de cama, colchões, produtos de limpeza e de higiene pessoal, que serão enviados para a população mais afetada pelas chuvas.

Água e Alimentos

A Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SHIS) está atuando para garantir o funcionamento dos Sistemas de Abastecimento de água nos municípios a partir da recuperação de adutoras e correção de vazamentos. Equipes do órgão estão realizando visitas técnicas para identificação de sítios de barragens.

O programa Bahia Sem Fome está orientando os municípios para disponibilização de cestas alimentares, visando garantir a segurança alimentar da população atingida. Até o momento, foram doadas 60 toneladas de alimentos para as cidades de Wanderley, Medeiros Neto, Dário Almeida, Ilhéus, Cotegipe, e Muquém do São Francisco.

Rodovias

A Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra/SIT) realiza o monitoramento das rodovias das regiões Sul, Sudoeste, Oeste e Nordeste diante das ocorrências das chuvas desde a última quarta-feira (24). Até o momento foram registradas 19 ocorrências, sendo que seis já foram concluídas.

O órgão continua pedindo atenção para pontos em algumas rodovias. O trecho da BA-503, entre Feira de Santana e Coração de Maria. As fortes chuvas provocaram erosão no bordo da rodovia na região do Bairro Santo Antônio dos Prazeres, em Feira de Santana. A equipe de manutenção já acionada para recuperar o aterro. O trecho está com tráfego normal.

Estradas com tráfego em meia pista

Na BA-262, entre Nova Canaã e Poções, o trecho da Serra do Capa Bode está com tráfego de meia pista em decorrência do aumento da erosão já existente no local. O projeto de contenção já está concluído pela Seinfra. O consórcio Público CISUDOESTE foi acionado para reforço da sinalização do trecho.

Na BA-381, no KM 79, entre Cansanção e Itiúba, o volume das chuvas na região provocou a elevação do nível d’água em um dos afluentes do rio Jacurial, no KM 79 da Rodovia BA-381. O trecho que estava interditado já foi sinalizado e liberado para tráfego em meia pista.

Estradas com tráfego interditado

A atualização de tráfego interditado neste terça-feira (30) é na BA-381, no trecho entre Quijingue e Algodões, onde o grande volume das chuvas na região provocou a elevação do nível do Rio Quijingue e destruição de uma das cabeceiras da ponte sobre a BA-381. Foi realizado uma inspeção técnica pela SEINFRA/SIT na manhã de ontem, segunda-feira (29), e constado necessidade de reconstrução do corpo de aterro.

Em todas as rodovias, a Seinfra está com equipes monitorando e aguarda a redução do nível d’água e a estabilização das condições climáticas para a adoção das providências pertinentes.

Rodovias com tráfego liberado

Na região da Chapada Diamantina, dois pontos já foram liberados. Um, no trecho Palmeiras – Acesso Caeté Açu (Vale do Capão), foram realizadas ações nesta segunda-feira (29) para devolver a trafegabilidade da estrada pela empresa responsável para pavimentação do trecho e o mesmo continua sem interdições. O outro trecho é o da BA-849, Entr. BR-242 – Acesso a Palmeiras. A BA-849, no acesso a Palmeiras, já está com o tráfego liberado desde a tarde desta segunda-feira (29). Desde o domingo o trecho estava sinalizado e com tráfego meia pista pelo risco de deslizamento da encosta. O consórcio Público Chapada Forte foi acionado para execução dos serviços emergenciais e liberação ao tráfego.

Está liberada o tráfego na BA 262 – Ilhéus – Uruçuca – BR 101. Na última quarta-feira (24) fortes chuvas e vento provocaram a queda de árvores na rodovia, interditando o trecho. No mesmo dia o Consórcio Litoral Sul realizou a retirada de arvores e limpeza da via, o tráfego está liberado.

 

Fotos: Matheus Landim/GOVBA

Prefeitura promove encontro com novos conselheiros tutelares de Ilhéus

O órgão é composto por 15 titulares e 11 suplentes, eleitos em outubro do ano passado e empossados no início deste mês

reunião; conselho tutelar; social

O prefeito Mário Alexandre recepcionou na tarde desta terça-feira (30) os conselheiros tutelares empossados para o quadriênio 2024-2028. Além de dar as boas-vindas aos 15 novos membros do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, o gestor ouviu as demandas apresentadas e destacou a importância do trabalho voltado à defesa e promoção dos direitos das crianças e adolescentes.

“Ouvimos e avaliamos propostas para fortalecer o trabalho dos nossos conselheiros. São diversas ações alinhadas com as secretarias municipais que contribuem com a gestão e garantem qualidade dos serviços prestados à nossa população”. O encontro também contou com a presença dos secretários Rubenilton Silva (Promoção Social e Combate à Pobreza), Eliane Oliveira (Educação), Ari Santos (Relações Institucionais) e Marcos Flávio Rhem (Desenvolvimento Econômico e Inovação).

O órgão é composto por 15 titulares e 11 suplentes, eleitos em outubro do ano passado e empossados no início deste mês. Os profissionais atuam nas zonas Norte, Sul e Centro-Oeste. O Conselho Tutelar funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e 14h às 17h. Aos sábados, domingos, feriados e pontos facultativos, o órgão funciona em regime de plantão, acionado por telefone.

reunião; conselho tutelar; social

Conselho Tutelar Zona Sul

Telefone: (73) 98162- 6224

Conselho Tutelar Centro-Oeste

Telefone: (73) 98180- 4021

Conselho Tutelar Zona Norte

Telefone (73) 98165-5985

“Abordamos assuntos referentes à melhoria da sede do Conselho, aquisição de novo veículo para atender as solicitações e valorização salarial dos profissionais que atuam no órgão. Também discutimos ações para estreitar o trabalho junto com as secretarias de Saúde e Educação”, explicou Nelito José de Santana Júnior, coordenador da Zona Centro-Oeste.

Ilhéus não registra chuva nas últimas 24h e Prefeitura retoma operação tapa-buracos na cidade

A Seinfra retomou a ação no Teotônio Vilela e na Esperança. Conforme a pasta, outras localidades atingidas pelas chuvas também receberão os serviços

tapa-buracos; limpeza; chuvas

A Prefeitura de Ilhéus dá continuidade à limpeza e manutenção nas localidades afetadas pelas fortes chuvas da semana passada. Em virtude dos impactos do temporal, as equipes realizam as ações para remover toda a sujeira, evitar novos transtornos e mitigar os prejuízos nos pontos críticos. As secretarias de Serviços Urbanos (Secsurb) e Infraestrutura (Seinfra) seguem empenhadas para atender aos chamados, de forma prioritária, nos bairros mais afetados.

A Seinfra retomou a operação tapa-buracos com aplicação de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) na Avenida Governador Paulo Souto, no Teotônio Vilela, e na Avenida Governador Roberto Santos (Avenida Esperança). Conforme a pasta, outras localidades atingidas pelas chuvas também receberão os serviços, incluindo a Avenida Princesa Isabel; Avenida Soares Lopes; Avenida Ubaitaba; Avenida Litorânea Norte e Barra do Itaípe.

tapa-buracos; chuvas; limpeza

A Defesa Civil de Ilhéus, em colaboração com as secretarias municipais, Corpo de Bombeiros e outras forças de segurança, realizou um trabalho preventivo nas áreas de risco, através de mapeamento, vistorias técnicas, aplicação e substituição periódica das lonas que sofreram desgaste. Desde a semana passada, quatro equipes estão em campo e até o momento atenderam cerca de 150 ocorrências.

Entre os dias 23 e 28 de janeiro, Ilhéus registrou acumulado de 293 mm. Contudo, a previsão aponta cenário sem chuvas até quinta-feira (1º). Na sexta-feira (2), as chuvas acumuladas podem chegar a 10 mm. Já no sábado (3) são esperados 25 mm.

tapa-buracos; chuvas; limpeza

A equipe responsável pelo monitoramento relatou que na noite do domingo (28), o nível do Rio Cachoeira começou a baixar e a situação em algumas ruas do Banco da Vitória deve ser normalizada nos próximos dias.

A Secsurb recolhe materiais acumulados nas vias, espaços públicos e residências, como restos de entulho e barro. Os servidores também realizam a retirada de baronesas e lixo que foram arrastados até as praias de Ilhéus.

Iniciada mais uma turma no Projeto Jovem Social em Ilhéus

Ao todo, 40 adolescentes assistidos pelas unidades do CRAS, CREAS Medidas e Paefi e Rede de Acolhimento estão participando do curso profissionalizante

XI jovem social; sps; projeto jovem social; jovem social

Na tarde da última segunda-feira (29), o Projeto Jovem Social realizou a aula inaugural da XI Turma, no auditório da Justiça Federal. Ao todo, 40 adolescentes assistidos pelas unidades do CRAS, CREAS Medidas e Paefi e Rede de Acolhimento estão participando do curso profissionalizante.

A primeira aula teve a participação da Promotora de Justiça, Dra. Maria Amélia, da gestora da Média Complexidade, Edlena Vaz e da Assistente Social da Associação Tonuchi, Luciana Seara, bem como equipe técnica, alunos, pais e responsáveis.

“É mais uma etapa que iniciamos para ajudar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho”, ressaltou Edlena Vaz. O curso terá duração de cinco meses e os alunos receberão vale-transporte, alimentação e bolsa no valor de R$ 400.

XI jovem social; sps; projeto jovem social; jovem social

“O projeto é uma iniciativa do Ministério Público do Trabalho e do Ministério Público do Estado da Bahia, em parceria com a Associação Tonuchi e a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, com o objetivo de profissionalizar e incluir adolescentes no mercado de trabalho”, salientou a Dra. Maria Amélia.

Os jovens terão cursos e práticas de Manutenção de Celular, Tecnologia da Informação, Barbearia, Administração e Empreendedorismo, Trancista, Arte Culinária, Fotografia, Linguagem e Comunicação, Xadrez, Artes Cênicas, Psicossocial e Diálogo com a Juventude e a Polícia Militar da Bahia (PMBA).

Gasolina, diesel e botijão de gás sobem nesta quinta; veja preços

A partir da próxima quinta-feira, 1º, os preços da gasolina, do diesel e do botijão de gás ficarão mais caros. O aumento vai acontecer com o início da vigência de novas alíquotas do ICMS aprovadas pelos governos estaduais em outubro.

Segundo a pesquisa de preços da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis), o preço médio do produto no país passaria de R$ 5,56 para R$ 5,71 por litro. O ICMS da gasolina subirá R$ 0,15, para R$ 1,37 por litro.

No diesel, a alta será de R$ 0,12, para R$ 1,06 por litro. Com isso, o diesel vai novamente para acima de R$ 6 por litro.Já o gás de cozinha teve um aumento de R$ 0,16 em relação ao vigente atualmente. O botijão de 13 quilos, em média, subiria de R$ 100,98 para R$ 103,6.

Lavagem do Beco do Fuxico agora só em março

Programada para o próximo final de semana, a tradicional Lavagem do Beco do Fuxico ganhou nova data ao ser adiada para os dias 2 e 3 de março. A decisão foi tomada pelo prefeito Augusto Castro durante reunião com o secretariado. Por quase uma semana Itabuna e boa parte do sul da Bahia foram atingidas por fortes chuvas, o que levou ao adiantamento da festa. Desde a semana passada e até ontem (28), o volume acumulado de chuvas chegou a 220 milímetros no município, o equivalente a 220 litros d’água por metro quadrado. Somente em Itabuna, cerca de 50 famílias ficaram desalojadas ou desabrigadas devido às chuvas. Ainda na noite de ontem (29), o prefeito solicitou à presidência da FICC que fizesse contato com os blocos tradicionais da cidade. “Sensibilizados com as famílias afetadas pelas cheias do Rio Cachoeira, [os blocos] acordaram com o adiamento dos festejos para os dias 02 e 03 de março”, informa a nota do município.

PREFEITURA INICIA LIMPEZA DAS PRAIAS DE ILHÉUS

As chuvas da semana passada trouxeram nova avalanche de baronesas para o litoral de Ilhéus (veja aqui). Nas praias do Centro e da zona sul, elas foram trazidas pelas águas do Rio Cachoeira e, no norte, pelo Rio Almada. Agora, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos trabalha para recolher a vegetação e o lixo que a acompanha.

O serviço começou no sábado (27), nas praias do Cristo e da Avenida Sores Lopes, com 18 servidores, informa a Prefeitura de Ilhéus. Além das baronesas, os trabalhadores removem lixo doméstico, plástico, madeira, isopor e outros resíduos. Duas máquinas pesadas otimizam o trabalho.

O titular da Secretaria de Serviços Urbanos, João Aquino, afirma que o governo não poupa esforços para diminuir os impactos dos eventos socioambientais, com o objetivo de garantir a segurança das pessoas. “Intensificamos os serviços, mas é importante lembrar que a população também precisa colaborar, evitando jogar lixo na faixa de areia e nas vias”, conclamou.

Com mais de 70km de litoral, a Prefeitura de Ilhéus tem um longo trabalho a fazer. Toneladas de baronesas continuam a chegar nas praias, como em Águas de Olivença, a 20km do Centro.

Em uma semana, casos prováveis de dengue sobem de 120 mil para 217 mil

País já conifrma 15 óbitos por causa da doeça

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Nas primeiras semanas de 2024, o Brasil já registra um acumulado de 217.841 casos prováveis de dengue. Há ainda 15 mortes confirmadas e 149 em investigação. Com base nos números, a incidência da dengue no país é de 107,1 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade da doença está em 0,9%.

No balanço anterior, referente às três primeiras semanas de 2024, o país registrava 12 mortes e 120.874 casos prováveis da doença. Havia ainda 85 óbitos em investigação.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (30) pelo Ministério da Saúde, durante encontro entre representantes da Sala Nacional de Arboviroses, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), em Brasília.

A pasta também divulgou dados sobre Chikungunya no país. Nas quatro primeiras semanas de 2024, foram contabilizados 12.838 casos prováveis. Há ainda três mortes confirmadas e 11 em investigação. A incidência de Chikungunya no país é de 6,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes, enquanto a taxa de letalidade da doença está em 0,02%.

No balança da semana passada, referente às três primeiras semanas do ano, o país contabilizava 7.063 casos de Chikungunya, doença também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Foi confirmada uma morte pela doença e oito estão em investigação.

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC

Edição: Denise Griesinger

Governo lança portal que emite alerta à Polícia em caso de perda, furto ou roubo de objetos cadastrados

A população baiana conta com uma nova ferramenta, a partir desta segunda-feira (29), para reduzir os danos causados por furtos e roubos em Salvador e no interior do estado. O portal Alerta Cidadão, teve portaria assinada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP-BA), e vai permitir a realização de cadastro de veículos, celulares ou bicicletas pelos cidadãos, bem como registro e monitoramento da ocorrência, caso ocorra perda do bem. A plataforma já começa a funcionar no Carnaval da Bahia 2024.

O governador Jerônimo Rodrigues destacou que o portal, a partir de agora, vai garantir agilidade na localização de bens perdidos com a rapidez que garantem as tecnologias.“Esse portal vai ser um canal de aproximação entre o que a pessoa perdeu (o seu patrimônio) e a chance de encontrar com rapidez”, avaliou.

O portal alertacidadao.ssp.ba.gov.br foi projetado pela equipe de tecnologia da SSP e conta com um layout intuitivo, que permite o cadastramento dos bens pessoais pela população baiana e eventual registro de ocorrência. O sistema emite um alerta temporário às forças de segurança, dando ao objeto roubado um status de restrição e o proprietário pode acompanhar a situação da denúncia e recuperação do bem.

Éden rebate ACM Neto: “Jerônimo não só manteve, como acelerou o ritmo de trabalho”

Presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia, Éden Valadares rebateu as críticas do ex-prefeito ACM Neto, candidato derrotado nas últimas eleições, ao primeiro ano de gestão do governador do estado, Jerônimo Rodrigues. O dirigente partidário elencou as entregas, obras, os recursos e as iniciativas adotadas pelo governador desde a posse, na saúde – com mais de R$ 10 bilhões investidos em obras, equipamentos, serviços e recursos humanos -, na educação, que só com escolas de tempo integral teve um investimento de com quase R$ 900 milhões, e a vinda da BYD para Camaçari. Éden disse ainda que ACM Neto não superou a derrota e desconhece a Bahia para fazer críticas infundadas.

“Jerônimo não só manteve, como acelerou o ritmo de trabalho. Foram 35 novas escolas de tempo integral inauguradas, na saúde entregou quatro novos hospitais e já estão em construção novos hospitais e maternidades estaduais em muitas cidades, trouxe a maior indústria de carros elétricos do mundo para Camaçari e colocou a Bahia como vanguarda da economia verde, da transição energética, do que há de mais moderno em termos de sustentabilidade ambiental, social e econômica”, disse Éden.

GOVERNANÇA DE SERVIÇOS – O PAPEL DAS OUVIDORIAS

 

Texto: https://www.gov.br/ouvidorias/pt-br/governanca-de-servicos/governanca

Bom… vamos lá! Você já tentou pensar em organizar uma festa surpresa de aniversário para alguém sem antes procurar saber que tipo de comida, música e ambiente que a pessoa gosta? Se você organizar a festa contando com o seu bom gosto, será uma ótima festa para você mesmo. Agora, se você quiser agradar, satisfazer e até mesmo impressionar o aniversariante, precisará conhecer um pouco mais sobre suas expectativas, preferências, particularidades e até necessidades.

A Governança de Serviços é um pouco disso. Pense na Administração Pública formulando políticas públicas e entregando serviços finalísticos, como saúde, transporte e educação sem conhecer a fundo o que a população precisa e quem são essas pessoas que usariam os serviços. Pois é… fazemos isso com frequência né. Na verdade, fazemos e nem percebemos, porque a cultura do Estado é achar que já conhece todas as verdades sobre os cidadãos e que ele precisa entender melhor o seu funcionamento para usar melhor os serviços públicos.

Você já deve ter ouvido muitas vezes a seguinte frase: “ah, pensamos em todos os detalhes e o sistema estava funcionando direitinho, o usuário que não entendeu o passo a passo. Precisamos reforçar a comunicação e explicar novamente!” Esse tipo de pensamento é muito comum, porque acreditamos que o usuário que precisa se adaptar à Administração Pública e sempre achamos que por termos muitos anos de serviço público, já conhecemos “tudo” sobre determinados serviços, processos e procedimentos. E preferimos continuar na onda do “sempre foi assim”, em vez de aprofundar no problema e conhecer melhor suas causas reais.

E nós da Ouvidoria temos uma preciosidade, que são as percepções reais das pessoas. O quanto estamos usando essas informações para entender melhor o que precisa melhorar nos serviços públicos? Talvez você esteja pensando: “mas eu publico meus relatórios no site e envio para todas as lideranças da instituição em que atuo, eles não usam porque não querem”.

Pois é, esse é o problema. Nós da Ouvidoria também precisamos repensar a forma que atuamos e entregamos informações. E até mesmo a forma como entendemos o que o usuário realmente precisa.

Ao longo dos últimos 10 anos as competências das Ouvidorias públicas mudaram muito, não somos mais apenas “canais de relacionamento”, somos instâncias de Governança de Serviços. O problema é que nem todas as capacidades e competências foram desenvolvidas para atuarmos como tal.

Por isso, nós da Renouv resolvermos pensar e disseminar uma metodologia, resumida numa Caixa de Ferramenta simplificada para ajudar as Ouvidorias Públicas a ressignificarem seu papel e abraçarem a missão da Governança de Serviços.

(…)

Como já falamos, o papel das Ouvidorias públicas evoluiu muito, principalmente depois da Lei Nacional nº 13.460/2017, que criou a política de proteção e defesa dos usuários dos serviços públicos. As Ouvidorias deixaram de ter apenas o papel de receber as reclamações e sugestões dos usuários, passando a atuar ativamente na melhoria dos serviços que são prestados pelos mais diversos órgãos da administração pública, exercendo, também, a função de recomendar melhorias e atuar de forma conjunta no redesenho dos serviços.

No contexto internacional, as Ouvidorias foram colocadas como elemento acelerador da Governança de Serviços e promotora dos Direitos Humanos, com a Resolução 75/186 da ONU, elaborada na Assembleia de 16 de dezembro de 2020.

No âmbito federal, temos como exemplo o Decreto nº 9.203/2017 que determina, em seu Art. 3º, os princípios que definem a capacidade de governança de uma instituição pública: capacidade de resposta; integridade; confiabilidade; melhoria regulatória; prestação de contas e responsabilidade; e transparência. Assim como na publicação “Government at a Glance”, da OCDE, a Governança Pública trouxe indicadores e discussões sobre políticas públicas baseadas em evidências em todo o mundo. Nessa publicação são apresentadas muitas recomendações da OCDE sobre o assunto e uma delas é o “foco nas pessoas”, reforçando a importância de levar em consideração as necessidades e percepções da sociedade no momento de projetar, entregar, implementar e avaliar políticas e serviços públicos.

A dica da OCDE é:

“Governos podem fazer isso envolvendo diretamente os cidadãos nos processos de tomada de decisão e coletando e analisando dados que podem ser usados tanto para avaliar o desempenho de políticas e serviços contra as necessidades e expectativas das pessoas e antecipar essas necessidades. Em termos gerais, uma abordagem centrada nas pessoas é aquela em que os governos consultam os usuários sobre suas necessidades e incentivam sua participação direta na elaboração de políticas e na concepção e prestação de serviços.

O foco nas pessoas também requer um serviço público que seja representativo e inclusivo da sociedade suas políticas e serviços visados. Uma força de trabalho diversificada e multifacetada integra indivíduos de diversas origens que trazem talento, habilidades distintas e pontos de vista associados às suas experiências. Quando os vários segmentos da população são representados no setor público, a prestação de serviços pode ser melhor adaptadas às suas necessidades.

Além disso, se gerido de forma construtiva, o contraste de diversas perspectivas também pode melhorar inovação. Como tal, a noção de centralidade nas pessoas inclui, mas também vai além de conceitos como “centrado no usuário” e “orientado pelo usuário”, que focam no engajamento com as pessoas para desenvolver serviços e políticas. People centricity também considera a capacidade e características da força de trabalho como alavanca fundamental para a prestação de serviços inclusivos.

Projetar e entregar serviços públicos e políticas centradas nas pessoas implica superar resistência à mudança e quebra de silos nas administrações públicas. Isso implica trabalhar com um objetivo comum de colocar as pessoas no centro, construindo e compartilhando conhecimento, agilizando fluxos de informação e integrando processos de dados para colaborar e alcançar os cidadãos onde quer que estejam. Nessa abordagem, as interações entre governos, pessoas e agentes relevantes do setor privado são guiadas pelos princípios de acesso, transparência, integridade, capacidade de resposta, responsabilidade, igualdade e partes interessadas participação. Os governos fazem esforços conscientes para envolver os cidadãos na formulação de políticas, o que significa dar-lhes a oportunidade e os recursos necessários (por exemplo, informações, dados e ferramentas digitais) para colaborar durante todas as fases do ciclo das políticas públicas e no desenho do serviço e entrega. Assim, o governo aberto está no cerne de uma política centrada nas pessoas.”

Não é difícil estabelecer uma clara relação de tais princípios com os objetivos almejados por uma Ouvidoria conhecedora da sua missão.

Como breve exemplo, podemos observar mais de perto o princípio de melhoria regulatória, que estaria atrelado a medidas sistemáticas para ampliar a qualidade da regulação com base em evidências e apoiadas em opiniões dos cidadãos e partes interessadas.

Podemos atestar, portanto, que a Ouvidoria seria imprescindível na implementação dos princípios que norteiam a capacidade de governança, representando, ainda, um indicativo da transparência e responsabilidade dos órgãos públicos.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia