porto

O Porto de Ilhéus vai voltar a exportar minério de manganês em larga escala. O anúncio foi feito na última quinta-feira (6), durante reunião realizada entre a Prefeitura, a Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) e os diretores da Davos Mineração. As operações representam o esforço da atual gestão municipal para aumentar a geração de emprego, bem como movimentar a cadeia produtiva do setor.

Representando o prefeito Mário Alexandre, o secretário Mozart Aragão destacou a importância da ampliação da atividade portuária, cujo projeto prevê a exportação de 650 mil toneladas do minério. Conforme a Codeba, os embarques serão perfomados em dois anos, através do Operador Portuário Multilog, com destino à China e à Índia.

“Nós temos mantido uma relação muito profícua com a Prefeitura de Ilhéus, que colabora e entende o papel do porto na cidade. Por meio desse contrato, viabilizamos a exportação 650 mil toneladas de manganês, oriundo das minas da Bahia. Então, a abrangência econômica não é somente para o município, mas também para todo o estado”, explicou o vice-almirante Carlos Autran, presidente da Codeba.

Na ocasião, foi realizada uma visita às dependências externas do terminal portuário. Segundo Autran, a Codeba tem executado intervenções pontuais, a fim de recuperar infraestruturas que estavam degradadas.

Porto do Malhado

“Estamos muito felizes em poder trazer esse empreendimento para a cidade de Ilhéus. A nossa operação preza principalmente pela legalidade da operação e vamos fazer isso acontecer da forma mais correta e eficiente possível. Quero agradecer à Prefeitura e à Codeba pelo apoio e pela recepção que estão dando ao nosso projeto”, ressaltou Leandro Chaves, CEO da Davos.