Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Ilhéus realizou nesta sexta–feira, (18), no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, o I Fórum de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças de Adolescentes. O objetivo é debater e propor novas políticas públicas para a erradicação e enfrentamento das diversas formas de violência.

 “É a primeira vez que o município de Ilhéus realiza um fórum e mobiliza toda a sociedade no enfrentamento do combate ao abuso e exploração sexual. Nossa intenção é sair daqui com novas propostas para a erradicação dessa problemática”, destaca o secretário de Desenvolvimento Social, Rubenilton Silva.

A palestra magna foi feita pela juíza de direito da Vara da Infância e Juventude, Dra. Sandra Magali, que discorreu sobre a temática e falou sobre a importância do trabalho em rede com o município e com os diversos órgãos públicos. “Foi muito gratificante estar com tantas pessoas envolvidas nessa causa. Discutimos, nessa manhã, as formas de combate e prevenção, os perfis dos abusadores, do contexto social e educacional das vítimas entre outras situações”, disse.

Ela salienta ainda que nunca viu em Ilhéus ações dessa magnitude. “É importante esse tipo de mobilização com toda a sociedade, sensibilizar e prevenir, só assim conseguiremos combater o abuso e a exploração sexual”, declarou a juíza Sandra Magali.

Coletivo – Os grupos do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) Oeste e (Cras) Olivença realizaram apresentações conscientizando a sociedade sobre a causa. Os servidores da secretaria de Desenvolvimento foram vestidos de preto em protesto a todas as formas de violência.

O evento contou com o apoio da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara de Ilhéus, representada pelo vereador Pastor Matos, que destacou a relevância das mobilizações, ocorridas desde o dia 11 de maio. “Durante toda a semana, fizemos diversas ações de sensibilização da sociedade. Hoje é a culminância de todas essas atividades, e daqui sairá novas propostas de políticas públicas para erradicarmos a violência contra nossas crianças”, ressaltou Matos.

O idealizador do Comitê de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e também autor da lei que criou o Conselho Tutelar Sul, Alzimiro Belmonte (professor Gurita), também esteve presente no evento e disse que “o fórum é de grande relevância para o município, no sentindo de melhorar as políticas públicas. É um momento de ouvir os órgãos e a sociedade”, acrescentou.

Estavam presentes também, a ex-secretária de Desenvolvimento Social e primeira dama do município de Ilhéus, Soane Galvão – que representou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre; a deputada estadual Ângela Sousa; a secretária de educação, Eliane Oliveira; Maclaúdia Angeli, representante do presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, José Arnaldo Pereira; a presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Nilza Maria; a conselheira tutelar do Centro Oeste, Maria da Glória e representando o Major Robson da 68º Companhia da Policia Militar de Ilhéus, o tenente Américo.

O fórum teve apoio de intérpretes da língua brasileira de sinais (libras).  Diversas entidades locais, associações de bairro, policiais militares do 68º e 70º Companhia Independente da Polícia Militar e estudantes de escolas públicas do munícipio e do estado também participaram do evento.

Mesas redondas – No período da tarde, os inscritos participaram das mesas redondas divididas por temas: Transtornos decorrentes da violência sexual, com o psicólogo Gustavo Pestana; Afetividade no seio familiar, com a promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Dra. Maria Amélia Góes; Superação pós–trauma, com o pastor Allan Michel, e Educação e violência sexual, com a mestra Amanda Suelen Bastos. Após as palestras serão propostas novas políticas públicas.

As propostas serão encaminhadas para a Comissão dos Direitos Humanos da Câmara de Ilhéus, para avaliação e transformar em projetos de leis de combate ao abuso e exploração sexual. A realização do fórum teve a colaboração do presidente da Câmara de Ilhéus, Lukas Paiva, do vice – presidente, Gil Gomes, do vereador Jerbson Moraes e do professor Gurita.

Secom / Prefeitura de Ilhéus.