WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

dezembro 2023
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

:: 6/dez/2023 . 11:16

Percentual de pessoas em situação de pobreza cai para 31,6% em 2022

Dado está na Síntese de Indicadores Sociais 2023 do IBGE

O percentual de pessoas em situação de pobreza caiu de 36,7% em 2021 para 31,6% em 2022, enquanto a proporção de pessoas em extrema pobreza caiu de 9% para 5,9%, neste período.  Os dados estão na Síntese de Indicadores Sociais 2023: uma análise das condições de vida da população brasileira, divulgada hoje (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Em 2022, havia 67,8 milhões de pessoas na pobreza e 12,7 milhões na extrema pobreza. Frente a 2021, esses contingentes recuaram 10,2 milhões e 6,5 milhões de pessoas, respectivamente.

De 2021 a 2022, a extrema pobreza e a pobreza recuaram em todas as regiões, em especial no Norte (-5,9 ponto percentual e -7,2  ponto percentual, respectivamente) e no Nordeste (-5,8  ponto percentual e -6,2 ponto percentual).

Em 2022, entre as pessoas com até 14 anos de idade, 49,1% eram pobres e 10%, extremamente pobres. Na população com 60 anos ou mais, 14,8% eram pobres e 2,3%, extremamente pobres.

Entre as pessoas de cor ou raça preta ou parda, 40% eram pobres em 2022, um patamar duas vezes superior à taxa da população branca (21%).

O arranjo domiciliar formado por mulheres pretas ou pardas, sem cônjuge e com filhos menores de 14 anos concentrou a maior incidência de pobreza: 72,2% dos moradores desses arranjos eram pobres e 22,6% eram extremamente pobres.

A participação dos programas sociais no rendimento domiciliar das pessoas em situação de extrema pobreza chegou a 67% em 2022. Já a renda do trabalho foi responsável por apenas 27,4% do rendimento deste grupo.

“Quando a análise considera a renda dos domicílios com os menores rendimentos, o peso dos benefícios de programas sociais se torna mais relevante, além de apresentar maior oscilação em anos recentes. Para aqueles domicílios com o rendimento domiciliar per capita de até um quarto de salário mínimo, a participação dos benefícios de programas sociais chegou a 44,3% do rendimento total em 2022, o que representou crescimento em relação a 2021, quando o peso desses benefícios foi 34,5%, mas manteve-se abaixo do verificado para 2020 (46,7%)”, diz o IBGE.

Entre os domicílios considerados pobres, os benefícios de programas sociais representavam 20,5% dos rendimentos e a renda do trabalho, 63,1%.

Os impactos da ausência hipotética dos programas sociais teriam elevado em 12% a proporção de pobres do país em 2022, que passaria de 31,6% para 35,4%. Já a extrema pobreza teria sido 80% maior em 2022, passando de 5,9% para 10,6% da população do país.

Caso não existissem programas sociais, o índice de Gini que mede a desigualdade na distribuição de renda, teria sido 5,5% maior, passando dos atuais 0,518 para 0,548.  O Índice de Gini é um instrumento para medir o grau de concentração de renda, apontando a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. O índice varia de zero a um, sendo que zero representa a situação de igualdade, ou seja, todos têm a mesma renda. Já o um significa o extremo da desigualdade, ou seja, uma só pessoa detém toda a riqueza.

Condições de moradia

A maior parte da população brasileira (64,6%) vive em domicílios próprios e já pagos. Esse percentual vem caindo desde o início da série, em 2016 (67,8%).

A condição de domicílio alugado aumentou, saindo de 17,3% em 2016 para 20,2% em 2022. Entre a população mais pobre, esse percentual foi 18,3%, 4,0 p.p acima de 2016. Entre os mais ricos, foi de 21% em 2022, 3,2 p.p. acima de 2016.

Em 2022, faltava documentação para 13,6% das pessoas que viviam em domicílios próprios, ou 9,6% do total da população. Essa proporção caiu 2 pontos percentuais ante 2019 (11,6%).

Entre a população mais pobre, 18,5% vivem em domicílios próprios sem documentação.

Ônus excessivo com aluguel atingia 23,3% da população residente em domicílios alugados (4,7% do total da população). Essa vulnerabilidade atinge mais à mulher sem cônjuge com filho de até 14 anos (14,2%), os arranjos unipessoais (9,6%) e a população mais pobre (9,7%).

Na população de menor rendimento, 13,8% sentiam insegurança em sua residência e 29,8%, em seu bairro. Entre a população com maior rendimento, esses percentuais eram 6,9% e 25,1%, respectivamente.

Detran-BA e SPM lançam campanha inédita contra importunação sexual no trânsito

Lançada nesta terça-feira (5), a campanha “Elas à frente no trânsito” é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA), em parceria com a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM). Com o objetivo de combater a importunação sexual no trânsito e nos transportes públicos, a atividade busca não apenas conscientizar, mas, também, capacitar servidores e agentes públicos para erradicar práticas de violência de gênero.

O lançamento da campanha contou com uma blitz educativa na avenida Paralela, próximo ao antigo Bahia Café Hall, local de instalação do monumento “Não seja um monstro no trânsito”. A ação – que contou com a participação do governador da Bahia em exercício, Geraldo Júnior, do diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, e da secretária da SPM, Elisangela Araújo – visa desafiar estereótipos prejudiciais e combater a importunação em modais como ônibus, metrô e transporte por aplicativos.

O governador em exercício destacou a importância da ação e colaboração de órgãos do Estado para o sucesso da campanha. “Em uma ação de rua, para conscientização e reflexão, a campanha ‘Elas à frente no trânsito’ combate o assédio, a importunação sexual, com a presença de órgãos do Estado, atuando de forma transversal para valorizar, empoderar e encorajar a mulher e fazer com que ela ocupe o seu espaço”, destacou Geraldo.

Prefeito Augusto Castro sanciona Programa de Regularização de Dívidas – Regularize Itabuna

Augusto Castro

Destinado a promover aos contribuintes que se encontram em débito com o erário a oportunidade de regularizar a sua situação fiscal, com vantagens em relação aos encargos legais, tornando-os adimplentes com o tesouro municipal. Este o objetivo da Lei nº 2.643 sancionada pelo prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), e publicada na edição eletrônica nº 6.033 do Diário Oficial do Município.

 

Aprovado pela Câmara de Vereadores, o Programa Regularize Itabuna insere-se no conjunto de medidas da atual gestão voltadas ao aperfeiçoamento e à modernização da Administração Tributária como um programa de regularidade fiscal abrangendo a regularização de créditos decorrentes de débitos tributários ou não, inclusive os inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou a ajuizar, ainda que constituídos com auto de infração ou notificação de lançamento até 31 de dezembro de 2022.

Para fazer jus aos benefícios fiscais da Lei, a formalização do pedido devera ser realizada em até 80 dias de sua publicação e pagamento da parcela única ou da primeira parcela deverá ser efetivada em até cinco dias da assinatura do Termo de Adesão no Departamento de Tributos da Secretaria da Fazenda e Orçamento.

Senado Federal aprova liberação de crédito do FONPLATA para Itabuna com aval da União

 

O Plenário do Senado Federal aprovou em sessão deliberativa nesta terça-feira, dia 5, autorização para contratação de operação de crédito externo no valor de US$ 30 milhões, entre o Município de Itabuna, Estado da Bahia, e o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA). O Projeto de Resolução nº 117/2023 foi apresentado como conclusão do Parecer nº 141, da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que teve como relator o senador Otto Alencar (PSD-BA).

Pela manhã, a CAE já havia aprovado a) autorização do pedido de empréstimo internacional quando o senador baiano explicou que os recursos serão utilizados na melhoria da infraestrutura da cidade. Com a aprovação pelo plenário, a matéria vai à promulgação pela Presidência do Senado Federal. Permitindo ao município habilitar-se ainda no atual exercício ao crédito internacional.

O parlamentar, que é presidente do PSD na Bahia, fez uma chamada para Augusto Castro (PSD), quando falou da aprovação do Projeto de Resolução pelos senadores. Para o prefeito, a rapidez na tramitação do projeto para contratação de operação de crédito externo com o FONPLATA demonstra o rigor técnico do projeto e a credibilidade do município que saneou suas contas públicas com muito trabalhos nos últimos dois anos e meio.

Auto de Natal será encenado nas escadarias da Catedral, no dia 21, com apoio da Prefeitura de Ilhéus

A peça, montada pelo grupo Irmãos de Fé, traz a história do nascimento de Jesus Cristo e uma mensagem de fé e esperança para o público

Auto de Natal

Foto: Divulgação

Na quinta-feira, dia 21 de dezembro, acontece o ‘Auto de Natal’, uma peça teatral encenada nas escadarias da Catedral São Sebastião, em que o grupo Irmãos de Fé conta a história do nascimento de Cristo, em sua manjedoura, em Belém.

A encenação acontece em meio à programação das festividades de Natal, organizada pela Prefeitura de Ilhéus e, dialogando com a decoração/iluminação, inaugurada na última sexta-feira (01).

A peça ‘Auto de Natal’ nos traz a proposta de apresentar a verdadeira história do Natal, enchendo o coração de quem a assiste, com o sentimento de amor e a renovação da esperança, que está diretamente ligada à vida de Jesus Cristo, no Natal cristão.

O Grupo Teatral Irmãos na Fé pertence à Paróquia Santa Rita de Cássia e a peça ‘Auto de Natal’ é dirigida por Alessandro Almeida e coordenada por Maria Rodrigues.

Serviço:
O quê:
 Apresentação da peça ‘Auto de Natal’
Quando: Dia 21 de dezembro (quinta-feira), a partir das 20 horas
Onde: Escadaria da Catedral São Sebastião

Mutirão de Oftalmologia em Ilhéus oferta serviços gratuitos a partir desta quinta; confira os locais

A ação acontece dos dias 7 a 12 de dezembro, a partir das 8h, em pontos localizados nas zonas urbana e rural da cidade

 Publicado em 05/12/2023 14:02 – Atualizado em 05/12/2023 14:13

 

 

saúde na comunidade; sesau; atenção básicaParceria entre a Prefeitura de Ilhéus e o Projeto Souza, o Mutirão de Oftalmologia vai ofertar diversos serviços à população. A ação acontece dos dias 7 a 12 de dezembro, a partir das 8h, em pontos localizados nas zonas urbana e rural da cidade. De acordo com a Secretaria de Saúde (Sesau), a expectativa é atender 1.200 pessoas.

O mutirão também conta com apoio do vereador Alzimário Belmonte (Gurita) e visa reduzir as filas de espera por exames e procedimentos no SUS. Os serviços gratuitos incluem:

– Refração (exame do grau dos olhos);

– Biomicroscopia anterior (exame das córneas e do cristalino);

– Avaliação de catarata;

– Fundo de olho (avaliação de glaucoma e de retina);

– Triagem de retinopatia hipertensiva e diabética;

– Tonometria (medida da pressão dos olhos);

– Teste do Olhinho (para recém-nascidos e crianças até 3 meses)

A Sesau informa que é necessária a apresentação do CPF, RG e Cartão do SUS. “Estamos promovendo ações itinerantes a fim de facilitar o acesso a consultas com o oftalmologista, principalmente para pacientes idosos e as pessoas que têm baixa visão. Então, essa é mais uma parceria importante que impacta de forma positiva a saúde do nosso povo”, disse o prefeito Mário Alexandre.

Conforme a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), o glaucoma é a maior causa de cegueira irreversível no Brasil e no mundo. Dessa forma, o diagnóstico precoce de problemas oculares pode evitar a evolução de doenças do olho para a perda de visão.

O Mutirão de Oftalmologia acontece nas seguintes localidades, sempre a partir das 8h:

7/12 (quinta-feira)

– Colégio Estadual de Tempo Integral Professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, na Barra do Itaípe;

8/12 (sexta-feira)

– Igreja Missionária, no bairro Ilhéus II;

09/12 (sábado)

– Escola Municipal de Banco Central;

10/12 (domingo)

– Escola Municipal de Sambaituba;

11/12 (segunda-feira)

– Igreja Batista Lindinópolis, no bairro Conquista;

12/12 (terça-feira)

Igreja Batista Missionária Filadélfia, no Teotônio Vilela

Saúde na Comunidade chega ao Novo Ilhéus e leva serviços importantes para o bairro

Hoje, quarta-feira (06), mais de 500 ilheenses serão beneficiados com atendimento à saúde, entre atendimentos médicos, realização de exames, peso do bolsa família, atualização do cartão de vacinação e muito mais!

 Publicado em 05/12/2023 07:30

Nesta quarta-feira (06), o Saúde na Comunidade chega ao bairro Novo Ilhéus, para levar saúde, bem-estar e qualidade de vida para os moradores de mais uma região de Ilhéus. Com direito a presença de Zé Gotinha, a população local terá uma ótima oportunidade de atualizar os cartões de vacinação, além dos serviços básicos necessários, como aferição de pressão, glicemia, atendimento médico com equipe de médicos da família e o peso do bolsa família, importante para a garantia do benefício.

O Saúde na Comunidade acontece na Escola Municipal do Iguape (anexo Novo Ilhéus), próxima a Igreja Católica do bairro, nesta quarta-feira (06), das 8 às 12 horas. A expectativa da Secretaria Municipal de Saúde é atender mais de 500 pessoas do bairro e região. Vale ressaltar que é necessária a apresentação da cópia e original do cartão do SUS, comprovante de residência e documento de identificação com foto. O Saúde na Comunidade é um programa que busca levar os serviços básicos de saúde para perto do cidadão e assim, garantir saúde de qualidade para todos os moradores de Ilhéus.

Serviço:

Saúde na Comunidade – Bairro Nova Ilhéus

Data/hora: quarta-feira (06 de dezembro), das 8 às 12 horas;

Local: Escola Municipal do Iguape (Anexo Novo Ilhéus)



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia