Valdo Cruz comenta minuta para decretação de GLO encontrada em celular de Mauro Cid

Valdo Cruz comenta minuta para decretação de GLO encontrada em celular de Mauro Cid

Para o comentarista Valdo Cruz, a minuta de decretação de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) encontrada no celular de Mauro Cid, que era ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, pode ter consequências que respingarão no ex-presidente.

“A Polícia Federal avalia que os documentos ali encontrados, inclusive uma minuta de um decreto para uma GLO, aquela Garantia da Lei e da Ordem, que seria decretado caso você tivesse ali uma questão de um conflito de poderes, mostra claramente que estava sendo elaborado um plano golpista dentro do Palácio do Planalto”, disse Valdo em participação no Bom Dia Brasil desta quinta-feira (8).

“E isso também complica a vida do ex-presidente Jair Bolsonaro, porque isso vai acabar servindo ali para fortalecer aquela ação no TSE [Tribunal Superior Eleitoral] que pode levar à inelegibilidade.”

Veja comentário na íntegra no vídeo acima.

Jair Bolsonaro e Mauro Cid em imagem de março de 2020 — Foto: Alan Santos/PR

Jair Bolsonaro e Mauro Cid em imagem de março de 2020 — Foto: Alan Santos/PR

A perícia no celular apreendido de Cid extraiu muitas trocas de mensagem, áudios e até documentos sobre movimentos golpistas para manter Bolsonaro no poder depois da derrota nas urnas ano passado.

Foram identificadas, por exemplo, segundo fontes que acompanham o caso, a minuta para decretação de GLO, que permite exclusivamente ao presidente da República convocar operação militar das Forças Armadas, em graves situações de perturbação da ordem.

Mauro Cid foi questionado sobre isso no depoimento de terça-feira (06) à Polícia Federal, mas ficou em silêncio.

Em nota enviada à TV Globo, a defesa de Cid afirmou que “não obteve acesso aos autos que embasaram a determinação da oitiva” e que, por isso, “o cliente recorreu ao seu Direito Constitucional ao Silêncio”. A nota ainda diz que “após o devido acesso à documentação que embasa a investigação (…) Mauro Cid estará à disposição para esclarecer tais fatos”.