eitura de Ilhéus sediou na manhã da última quarta-feira (13) a primeira reunião de planejamento e acompanhamento do Censo Demográfico 2022. O trabalho coordenado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contará com apoio da administração municipal e visa fornecer informações socioeconômicas atualizadas, além de gerar dezenas de postos de trabalho temporário.

A reunião foi conduzida pelo secretário da Casa Civil, Mozart Aragão, que ressaltou a importância das parcerias para viabilizar as atividades censitárias e garantir que os trabalhos sejam feitos da melhor forma possível. Conforme Aragão, o levantamento é fundamental para a gestão e execução de políticas públicas no município.

A pesquisa presencial consiste em entrevistas domiciliares, por meio do preenchimento de um questionário e da coleta de dados geográficos. O Censo é um retrato do município no que tange ao tamanho da população, em que condições vive, o nível de escolaridade e os indicadores de emprego e renda.

Ilhéus

A Prefeitura prestará apoio na disponibilização da infraestrutura e instalação dos postos de coleta, auxiliando também no deslocamento das equipes nas áreas rurais. O Censo seria realizado em 2020, mas foi adiado devido à pandemia da Covid-19.

Para Ilhéus está previsto o preenchimento 165 vagas, sendo duas para Agente Censitário Municipal (ACM); 16 vagas para Agente Censitário Supervisor (ACS) e 147 vagas para o cargo de Recenseador.

Os candidatos aprovados no processo seletivo de recenseador devem comparecer até amanhã, 15 de julho, das 9h às 17h, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães para entrega da documentação exigida no edital.