POSTO NELSON COSTA NOVO

Referência em Atenção Básica na região sul da Bahia, contratação de profissionais, modernização e requalificação de unidades são alguns dos avanços obtidos na saúde pública de Ilhéus nos últimos cinco anos. Segundo o prefeito Mário Alexandre, os investimentos refletem o empenho da administração municipal e a parceria bem-sucedida com o Governo do Estado para oferecer serviços de qualidade à população.

Com a proposta de ampliar a assistência, a Prefeitura requalificou mais seis unidades de saúde localizadas nos bairros Teotônio Vilela, Pontal e Nelson Costa. No Vilela, além da reforma das Estratégias Saúde da Família (ESFs) I, II, III e IV, está sendo montada uma estrutura central, que contará com farmácia, marcações de exames, centro de estudos para residentes e sala para agentes comunitários de saúde (ACSs).

Conforme a Secretaria de Saúde (Sesau), todas as ESFs possuem equipe completa, composta por médico, enfermeiro, técnico em enfermagem e ACSs. A unidade básica Euler Ázaro, por sua vez, continuará sendo referência para pediatra e ginecologia.  O bairro também foi contemplado com o maior programa de infraestrutura da história, beneficiando moradores de aproximadamente 30 ruas, com serviços de drenagem pluvial e pavimentação asfáltica.

Mário Alexandre frisou que as conquistas fortalecem o compromisso firmado em prol da população, do alcance da qualidade de vida e da equidade em saúde. “A luta continua. Apesar das dificuldades e limitações orçamentárias provocadas pela pandemia, avançamos em áreas fundamentais para dar dignidade e qualidade de vida ao nosso povo. Agradeço a toda equipe que não tem medido esforços, a fim de que os serviços cheguem à ponta, levando assistência às pessoas que mais necessitam”.

O gestor reiterou que as reformas representam um passo importante para melhoria do fluxo de trabalho e para que resultados sejam cada vez melhores. Além da entrega da Escola Municipal Dr Nelson D’Oliveira, ocorrida no ano passado, a comunidade do bairro Nelson Costa também ganhou uma unidade de saúde requalificada. Já no Pontal, os moradores contam com a unidade de saúde Herval Soledade, ambas na mesma formatação dos demais postos.

Mais avanços – Somado ao fortalecimento da Atenção Primária, o município contará em breve com uma Unidade de Pronto Atendimento 24h (UPA), no bairro Esperança, que se encontra com aproximadamente 90% dos trabalhos concluídos, e com a construção da Policlínica Regional de Saúde, próximo ao Hospital Costa do Cacau, cujas obras estão com 40% de avanço físico.