WhatsApp Image 2021-11-06 at 00.35.58

Na tarde da última quarta-feira (3), a Associação de Bariátrica de Ilhéus e Região – ABIR realizou nova reunião, como parte dos preparativos para a ida da presidente da entidade, Laudicéa Carvalho, ao Distrito Federal para participar de Audiência Pública que discutirá o financiamento da cirurgia bariátrica através do Sistema Único de Saúde – SUS.

A audiência, fruto do Requerimento do Deputado Federal Jorge Solla, acontecerá no próximo dia 11 de novembro, na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados, tendo como convidados o representante do Ministério da Saúde; representante do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS); o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SMCBM), Fábio Viegas; o cirurgião bariátrico do Hospital de Ilhéus, Nilson Roberto Ribeiro Oliveira Júnior; e a Diretora de Relações Governamentais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SMCBM), Drª Galzuinda Maria Figueiredo Reis.

WhatsApp Image 2021-11-06 at 00.47.13

Deputado Federal Solla, é o nosso principal defensor a nivel Federal

A ABIR será a única entidade representativa dos usuários do SUS a participar da Audiência Pública. “É uma responsabilidade imensa levar o nome de Ilhéus ao centro de uma discussão de tamanha grandeza”, disse Laudicéa Carvalho, ao agradecer ao Deputado Jorge Solla pelo convite e pelo comprometimento com a luta pelo financiamento da cirurgia bariátrica pelo SUS. As reuniçoes estão sendo feitas por etapas devido a pandemia.

WhatsApp Image 2021-11-06 at 00.44.52

Durante a reunião, os associados, que aguardam com expetativa a oportunidade de serem contemplados com o procedimento cirúrgico, participaram ainda de uma palestra sobre Alimentos Carcinogênicos e não Carcinogênicos, ministrada pela Nutricionista Carla da Luz. O intuito, de acordo com a Presidente da ABIR, Laudicéa Carvalho, foi “trazer esclarecimentos acerca da importância da reeducação alimentar – durante o pré e pós operatório – para que a perda de peso aconteça de maneira saudável, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.

Os membros da ABIR voltam a se reunir no dia 10 de dezembro, as 14 horas, auditório Secretaria Municipal de Saúde.