WhatsApp Image 2021-10-30 at 14.01.04 (1)

No próximo dia 11 de novembro, a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados realizará uma Audiência Pública para debater a questão do financiamento da cirurgia bariátrica por videolaparoscopia através do SUS.

A audiência foi requerida pela Deputado Federal Jorge Solla (PP), a pedido da Presidente da Associação de Bariátrica de Ilhéus e Região – ABIR, Laudicéa Carvalho.

A cirurgia bariátrica por videolaparoscopia é considerada mais vantajosa do que a bariátrica tradicional, pois demanda menor tempo de hospitalização e reduz a possibilidade de complicações, já que a cirurgia é feita através de incisões pequenas, por onde são introduzidos os equipamentos que viabilizam o procedimento.

No entanto, de acordo com o deputado Jorge Solla, a tabela vigente de preço da cirurgia por videolaparoscopia inviabiliza sua realização pelo SUS. “A tabela não sofreu reajuste desde 2017, a remuneração para a equipe médica e para o hospital continua a mesma, assim como os valores para a compra dos grampeadores” explicou o deputado ao destacar que o debate pode apontar algumas saídas para os gargalos enfrentados para a realização dessas cirurgias.
Além da presidente da ABIR, participarão da audiência pública, representante do Ministério da Saúde; representante do Conselho Nacional dos Secretários Estaduais de Saúde (CONASS); o Presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SMCBM), Fábio Viegas; o cirurgião bariátrico do Hospital de Ilhéus, Nilson Roberto Ribeiro Oliveira Júnior; e a Diretora de Relações Governamentais da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SMCBM), Drª Galzuinda Maria Figueiredo Reis.

A presidente da ABIR, Laudicéa Carvalho destacou ser “motivo de grande satisfação representar 347 associados nessa luta pela cirurgia bariátrica via SUS”, e adiantou que, em Ilhéus, estão avançadas as tratativas para a formalização de convenio entre o Hospital Ilhéus e a Prefeitura, para realização do procedimento.

“Está luta iniciou-se desde 2019, quando fundei a associação juntamente com o Vereador Kaique Souza, com o apoio do Prefeito Mário Alexandre através da Secretaria de Saúde e com a especial atenção de pessoas como o Dr. André Cezário e a Primeira Dama Soane Galvão”, lembrou Laudicéa, ao destacar que a audiência será mais um importante passo na luta pela realização da cirurgia bariátrica através do SUS.