Após a confirmação do primeiro caso de transmissão do novo Coronavírus divulgado na manhã desta quarta-feira (25) pela Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, a Bahia soma agora 91 pacientes confirmados, da Covid-19, nenhum óbito e 981 casos descartados, segundo dados atualizados da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). O paciente é um médico que já se encontra em isolamento social.

A Prefeitura de Ilhéus trabalha para identificar quais as pessoas que passaram pelo médico no consultório, e tem adotado diversas medidas para controlar o avanço do vírus na cidade. O secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela, informou que vai desinfetar as unidades onde o médico atendeu e também já contatou as equipes de saúde que tiveram contato com o profissional, recomendando o isolamento total.

Outra orientação é para que as pessoas procurem as unidades de saúde apenas as que estejam apresentando os sintomas da doença. “Neste momento, é importante que todos fiquem em casa, pois, todas as medidas estão sendo adotadas, através do Gabinete de Crise. Liguei para o colega médico e conversei com ele. Está bem, isolado e consciente da situação”, disse o prefeito Mário Alexandre pelas redes sociais.

Segundo o secretário municipal de saúde, o trabalho agora da Vigilância Epidemiológica é realizar a investigação dos possíveis contatos do médico com as pessoas do seu círculo, pacientes ou não, familiares, e ver se há outros suspeitos que precisam ser testados. “Já recebemos os ventiladores pulmonares e conseguimos a UTI com um total de onze leitos, fruto de um trabalho que foi montado desde janeiro”, explicou o secretário Magela.

A Sesau acompanha, junto ao Ministério de Saúde e autoridades internacionais da área, as atualizações constantes sobre o vírus na Bahia, no Brasil e no mundo. Outra preocupação do secretário são as fakes news. “Essas mentiras podem surgir principalmente em momentos como este. Precisamos evitar compartilhar notícias falsas, pois elas são um desserviço à população e vai atrapalhar os trabalhos montados para enfrentar essa pandemia, disse Magela.  

Municípios com casos positivos – Barreiras (1); Brumado (1); Camaçari (1); Canarana (1); Conceição do Jacuípe (1); Conde (1); Feira de Santana (8); Ilhéus (1); Itabuna (1); Jequié (1); Juazeiro (2); Lauro de Freitas (3); Porto Seguro (8); Prado (2); São Domingos (1); Teixeira de Freitas (1); e Salvador (57 casos, sendo três deles de residentes em localidades fora da Bahia, porém com notificação na capital baiana).

Estes números representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA) em conjunto com os Cievs municipais.