Prefeitura entrega kits para gestantes da zona oeste de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), entregou nesta segunda-feira (9) kits para gestantes acompanhadas pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), localizado na região oeste da cidade.  Os kits, com banheira, fralda descartável, manta, entre outros, foram entregues para mulheres na Fazenda Esperança, situada à BA-415, Km 13, Rodovia Ilhéus-Itabuna.

Joseane Costa tem 34 anos e está no sétimo mês de gestação. A moradora do Banco da Vitória faz parte do Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), composto por 12 mulheres. “Poder contar com o apoio da Prefeitura em um momento tão especial é algo gratificante e que nunca irei esquecer”, disse.

O PAIF é coordenado pelo CRAS Oeste e atende as comunidades do Banco da Vitória, Salobrinho, Residenciais Morada do Porto e Rio Cachoeira, Japu, Vila Cachoeira e região.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado no último domingo (8), as gestantes realizaram uma sessão de fotos, com direito à maquiagem e um book fotográfico. “Um momento mágico. Estou amando todo carinho da equipe do CRAS“, frisou Dulce Alves dos Santos, de 34 anos, residente no Morada do Porto.

O PAIF realiza acompanhamento gestacional, com palestras e atendimento profissional com psicólogo ou assistente social e enfermeira, em parceria com postos de saúde das localidades assistidas. Também é disponibilizado espaço para as mães realizarem o bordado do enxoval. “Acompanhamos essas mães há três meses, orientando e informando sobre os cuidados no período gestacional. Ao final do ciclo de palestras é realizada a entrega do kit confeccionado por elas”, ressaltou Vanessa Leite, coordenadora do CRAS Oeste.