Aluno denunciado por racismo diz que recusou prova de professora por “questão de religião”

Na manhã de ontem (12), em depoimento na Central de Flagrantes em Salvador, Danilo Araújo de Góis, o estudante denunciado por racismo no campus da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cachoeira, disse aos policiais que recusou pegar a prova nas mãos da professora por “questão de religião”.

 

“Ele se predispôs a ser ouvido e, na verdade, ele negou ter praticado a atitude racista e disse que não passou de um mal-entendido, porque ele é uma pessoa sensitiva, ele tem algumas questões particulares em relação a religião dele, que ele lê muito a Bíblia, lê muito cânticos e tem uma hipersensibilidade”, disse o delegado João Mateus, em entrevista ao portal G1.

 

“Ele disse que se sente mal se aproximando de qualquer pessoa, então evita entrar em contato e pegar coisas das mãos de quem ele não conhece e tocar em pessoas que ele não conhece, porque ele se sente mal muitas vezes quando faz isso”, concluiu o delegado.

 

Relembre o caso

 

O fato aconteceu na última segunda-feira (09) e viralizou na internet por vídeos gravados por alunos da disciplina (veja aqui). As imagens mostram a professora Isabel Cristina Ferreira dos Reis entregando uma avaliação a Danilo e ele se recusando a pegar no papel. Após manifestações dos colegas, a coordenadora foi chamada à sala e convidou o aluno, que tentou a se retirar.

 

Na última terça-feira (10), um estudante tentou invadir o quarto de Danilo com um pedaço de madeira na mão, dizendo “venha, que você vai ver com quantos paus se mata um racista”, em represália às atitudes racistas do colega. O fato foi comentado por Isabel, que disse não apoiar o ato. “O racista e homofóbico é ele [Danilo]. Nós somos vítimas e não vamos virar réus”, declarou.

 

Na quarta-feira (11), Isabel revelou que não foi a primeira vez que Danilo Góis incorreu em racismo nas dependências da universidade. Segundo ela, em outra oportunidade, o aluno disse que negros eram preguiçosos e fediam (veja aqui). No mesmo dia, a UFRB se posicionou sobre o caso, repudiando a conduta de Danilo e declarando que o respeito às diferenças é fundamental à formação dos alunos, se solidarizando com a professora Isabel e com os estudantes ofendidos (veja aqui).

 

Segundo informações da assessoria da universidade, Danilo tentou entrar na UFRB através de cotas raciais, no semestre 2018.2, mas não obteve sucesso.

 

 

Fonte: Bahia Noticias