Sesau de Ilhéus realiza encontro sobre educação permanente.

Diretores e coordenadores de saúde do município de Ilhéus iniciaram o processo para formalização do Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino Saúde (COAPES). O encontro foi realizado na última quinta-feira (8), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A contratualização pretende garantir o acesso de instituições do ensino superior aos estabelecimentos de saúde, além de direcionar esforços para que os programas de formação contemplem o compromisso da educação superior, com a melhoria dos indicadores de saúde e do desenvolvimento dos trabalhadores de saúde do município.

A enfermeira Dayse Batista Santos, que é coordenadora e apoiadora de educação permanente da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) destaca que a contratualização auxilia o planejamento integrado de ações e qualifica a formação dos profissionais para prestação de um atendimento de qualidade à população.

“O COAPES é proposto para facilitar os processos de negociação e tomada de decisão que envolvam ações de integração, ensino, serviço e comunidade. Através da formalização será possível auxiliar o diálogo entre os atores envolvidos no cotidiano do Sistema Único de Saúde – SUS”, enfatiza.

No próximo dia 19 de agosto, os participantes estarão numa roda de leitura e ajustes no texto final em grupo com o professor Dr. Márcio Florentino. Depois, o documento segue para análise de setores jurídicos do Município e das instituições.