WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

abril 2016
D S T Q Q S S
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

:: 6/abr/2016 . 10:11

Projeto vai identificar marcas psicológicas da ditadura em áreas de periferia

Brasília - Movimentos sociais fazem manifestação em frente ao Congresso Nacional, lembrando os 50 anos do golpe militar que deu início à ditadura no Brasil, em 1964 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Brasília – Movimentos sociais fazem manifestação em frente ao Congresso Nacional, lembrando os 50 anos do golpe militar que deu início à ditadura no Brasil, em 1964 (Fabio Rodrigues Pozzebom/Arquivo Agência Brasil)

A Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, o grupo Margens Clínicas – que oferece atendimento psicológico a familiares e vítimas de violência policial – e o Instituto de Estudos da Religião lançaram na noite dessa terça-feira (5) o núcleo Clínica do Testemunho nas Margens, um projeto que pretende identificar e tratar as marcas psicológicas deixadas pela ditadura militar em regiões de periferia de municípios brasileiros.

Na capital paulista, o projeto vai trabalhar prioritariamente nos bairros de Perus, no noroeste, e Heliópolis, na zona sul, escolhidos por terem sido locais com histórico de resistência e luta social contra a ditadura. Um grupo de psicólogos e agentes treinados vai ouvir as pessoas com danos psicológicos impostos pelo regime de exceção entre os anos de 1946 e 1988.

“O encontro da memória com o elemento democrático nos ajuda a reconstruir as tessituras esgarçadas, os projetos de vida que foram arrebentados, permitir que a voz faça com que as pessoas se recoloquem”, destacou o presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão.

Lançado no Centro Educacional Unificado (Ceu), em Perus, o projeto pretende ainda identificar como se dá a continuidade das políticas de violação dos direitos humanos nas periferias. “Esse projeto em Perus e Heliópolis é histórico porque vai acolher a narrativa desses tantos e tantos familiares, desses tantos afetados direta ou indiretamente pela violência do estado ditatorial. É um esforço de ‘desnormalizar’ a violência de Estado nas periferias”, disse Fábio Franco, da Coordenação Direito à Memória e Verdade, da Secretaria Municipal de Direitos Humanos da prefeitura de São Paulo.

A Comissão de Anistia destaca que o relatório final da Comissão Nacional da Verdade atestou que a violência de Estado não cessou com o fim da ditadura. Segundo a comissão, dados do Sistema de Informação de Mortalidade do Sistema Único de Saúde (SUS) mostram que esse tipo de violência é um problema de saúde pública, principalmente entre jovens de populações economicamente vulneráveis.

“A violência de Estado continua. A gente pensa que a ditadura acabou, ela acabou de uma forma, mas continua quando nós, principalmente nas periferias, ainda não conseguimos ter acesso a muitos dos direitos que pessoas que moram em bairros privilegiados já têm”, disse Jéssica Moreira, da Comunidade Cultural Quilombaque, e do Movimento pela Reapropriação da Fábrica de Cimento de Perus.

Segundo a Comissão de Anistia, este ano cinco núcleos de apoio psicológico serão instalados nas periferias de quatro capitais brasileira

CARTÓRIO DO RIO REGISTRA PRIMEIRA UNIÃO ENTRE UM HOMEM E DUAS MULHERES

A tabeliã Fernanda Leitão (à esquerda) celebrou a primeira união poliafetiva de um homem e duas mulheres do Rio.

A tabeliã Fernanda Leitão (à esquerda) celebrou a primeira união poliafetiva de um homem e duas mulheres do Rio.

Na última sexta-feira, dia 1º de abril, o 15º Ofício de Notas do Rio de Janeiro, no centro, realizou a primeira união poliafetiva do Estado entre um homem e duas mulheres. Os três vivem juntos há dois anos e meio.

O funcionário público Leandro Jonattan da Silva Sampaio, 33 anos, Thais Souza de Oliveira, 21, dona de casa, e Yasmin Nepomuceno da Cruz, 21, estudante de técnica de enfermagem, decidiram oficializar a união para facilitar direitos que podem ter em comum, como plano de saúde.

Esta não é a primeira união poliafetiva feita pela tabeliã Fernanda de Freitas Leitão. No ano passado, ela oficializou a união de três mulheres.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), este é o terceiro trio que declara oficialmente uma relação. O primeiro caso aconteceu em Tupã, no interior de São Paulo, em 2012.

Com informações de O Globo.

 Deputada Ângela dá outra rasteira política em Jabes

 

Deputada Ângela aumentou o placar, que já virou goleada.

Deputada Ângela aumentou o placar do jogo político, que já virou goleada.

Depois de perder a 13ª Ciretran/Ilhéus, mais uma vez o prefeito Jabes Ribeiro (PP) saiu derrotado na quebra de braço com a deputada Ângela Sousa (PSD).

Foi publicada nesta terça-feira (05) no TSE, a nomeação da executiva municipal do Partido Social Liberal (PSL), indicada pela deputada Ângela.

Desde a última semana, o partido vinha sendo disputado pelo pré-candidato a prefeito, José Nazal, a deputada Ângela Sousa e o prefeito Jabes Ribeiro. Pior que a derrocada de Jabes, ficou a situação de José Nazal, que abandonou o PTB, alegando não confiar no comando estadual do partido, e sem nenhuma análise política se filou ao PTC, se envolveu numa briga de políticos com mandatos, e acabou inviabilizando sua candidatura a prefeito.

O PSL tem como presidente estadual, o deputado Marcelo Nilo, presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, com uma forte ligação política com a deputada Ângela, que pesou na decisão. Vale lembrar que o partido já estava nas mão da deputada há mais de um ano, inclusive está organizado para as eleições proporcionais.

Rui anuncia encontro para alinhar ações de combate à violência

rui costa 01

Promotores de Justiça, defensores públicos, juízes criminais e representantes das forças de Segurança Pública vão se encontrar, no mês de maio, para trocar experiências e alinhar ações em busca de combater os índices de violência no estado. A informação foi divulgada pelo governador Rui Costa, na manhã desta terça-feira (5), durante a primeira reunião do Programa Pacto pela Vida em 2016, no Hotel Sol Salvador, no bairro do Stiep.

Para Rui, os debates vão contribuir para fortalecer a estrutura de combate à criminalidade na Bahia. “Acredito que se cada um conhecer um pouco mais do trabalho do outro, incluindo as dificuldades, vamos poder somar esforços e o resultado para a sociedade será melhor”, afirma.

Ainda na reunião desta terça, participantes do projeto Karatê do Saber, da Base Comunitária de Segurança (BCS) do bairro de Fazenda Coutos, em Salvador, homenagearam o governador com a entrega da medalha Mestre Ivo Rangel, alusiva ao Campeonato Brasileiro de Karatê realizado em novembro do ano passado. A homenagem reforçou o agradecimento pelo apoio do Governo do Estado com o custeio de transporte, hospedagem e refeição de toda a delegação que representou a Bahia no evento esportivo em Fortaleza.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia