

O Terreiro de Angola Nganga Mukongo Mona Kitembu Anvura, no Couto, em Ilhéus, recebe neste sábado, 16 de maio, a partir das 13h, o lançamento de mais uma turma do Projeto Ilhéus Rural Produtiva, vinculado ao Programa Manuel Querino, do Ministério do Trabalho e Emprego, e realizado pela ABIR (Associação Bariátrica de Ilhéus e Região). A ação será marcada pela realização do Curso de PANCS – Plantas Alimentícias Não Convencionais, dentro do eixo Economia Verde e Azul.
A formação será ministrada por Lis Fonseca, gastrônoma, comunicadora e especialista em Gestão Cultural, com trajetória voltada à segurança alimentar, manipulação de alimentos e formação profissional. Durante 14 anos, Lis atuou na capacitação de merendeiras da rede estadual de Salvador, além de experiências no Grupo Pão de Açúcar, na área de Segurança Alimentar, e participação em formações técnicas do Senac voltadas ao Programa Alimentos Seguros (PAS Mesa).
O curso busca estimular o aproveitamento sustentável de alimentos não convencionais, fortalecendo práticas ligadas à soberania alimentar, preservação ambiental e geração de renda nas comunidades rurais. A proposta é conectar conhecimento técnico, ancestralidade e potencial produtivo do território, ampliando oportunidades econômicas para os participantes.
Segundo Laudicéa, presidente da ABIR e coordenadora do projeto, a iniciativa vai além da qualificação profissional. “O Ilhéus Rural Produtiva nasce com o compromisso de fortalecer pessoas e comunidades, levando conhecimento, oportunidades e autonomia para quem muitas vezes está distante das políticas públicas e do acesso à formação profissional”, destacou.
Ela explica que o eixo Economia Verde e Azul trabalha diretamente com práticas sustentáveis ligadas à agricultura familiar, produção de alimentos, preservação ambiental e valorização dos recursos naturais do território. O Projeto Ilhéus Rural Produtiva, a meta é qualificar 600 pessoas, prioritariamente mulheres e jovens das comunidades rurais e distritais de Ilhéus, promovendo geração de renda, independência econômica e permanência produtiva no campo. O projeto integra as ações do Programa Manuel Querino, iniciativa do Ministério do Trabalho e Emprego voltada à qualificação social e profissional de populações em situação de vulnerabilidade.
As inscrições e orientações sobre participação podem ser obtidas diretamente com a organização local. A formação é gratuita, contará com certificação e possui vagas limitadas. O encontro acontece no Terreiro de Angola Nganga Mukongo Mona Kitembu Anvura, no Couto, em Ilhéus, neste sábado (16), a partir das 13 horas.











