WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura ilheus secom bahia


Uso de Máscara vira obrigatório no Brasil Detran Bahia Oferece IMpressão do CRLV http://www.ilheusnoticias.net.br/v1/2020/04/26/homem-atropelado-na-ponte-ilheus-x-pontal-nao-resiste-e-morre-apos-66-dias-internado/
outubro 2022
D S T Q Q S S
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


Faculdade de Ilhéus completa 20 anos e amplia sede própria

O mês de outubro de 2022 marca o transcurso de 20 anos da Faculdade de Ilhéus, instituição pioneira na oferta de cursos superiores no setor privado no município, cuja história de crescimento simboliza uma efetiva contribuição à modernização e ao desenvolvimento regional. Ao completar duas décadas, a instituição amplia a sede própria, localizada na zona sul da cidade, e a oferta de cursos de graduação e de pós-graduação com a aquisição da Faculdade Madre Thaís.

 

Implantada exatamente no dia 2 de outubro, no início eram apenas os cursos de Administração e Ciências Contábeis, que funcionavam nas dependências do Colégio Vitória, no bairro Conquista. Aí veio a construção da sede própria e a faculdade foi se expandindo e consolidando o projeto empreendedor na educação superior.

 

Alguns anos depois, a oferta chegou a nove cursos de graduação, com a autorização de Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Agora, em 2022, a instituição anunciou a aquisição da Faculdade Madre Thaís e passou a ofertar também os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia e Gastronomia, além de novos laboratórios e cursos de pós-graduação.

 

O diretor-geral e idealizador da Faculdade de Ilhéus, professor Almir Milanesi, ratifica o compromisso e a seriedade da instituição com a oferta de ensino superior de qualidade, estímulo à pesquisa e ao empreendedorismo e prestação de serviços à comunidade. Ele salienta o cenário de dificuldades enfrentado recentemente em virtude da pandemia da covid-19, que causou a suspensão das atividades presenciais e a criação de normas de distanciamento social.

 

“Nesse período, aprendemos novas lições sobre a vida e as pessoas, choramos a perda de entes queridos, nos reinventamos e descobrimos que com união, e de braços dados, somos capazes de superar muitos obstáculos”, declarou Milanesi.

A instituição de ensino surgiu em um período de grave crise da lavoura do cacau, que abalou a economia da região Sul da Bahia, com a finalidade de atender às demandas da sociedade e formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho com a visão do empreendedorismo. Ao longo dessa história, já graduou cerca de quatro mil novos profissionais.

 

A diretora acadêmica, Sandra Milanesi, destaca o esforço de todos os segmentos da Faculdade – alunos, professores e funcionários – para garantir a qualidade dos cursos e os serviços prestados. Ela informa que a Faculdade de Ilhéus se prepara para atuar na área da educação a distância (EaD).

 

Ampliação – A construção da sede própria foi, sem dúvida, um forte impulso para o crescimento da Faculdade de Ilhéus. O projeto elaborado pelo arquiteto Rui Córes, com o total de 50 salas de aula, foi realizado em duas etapas e concluído em 2011. Além de proporcionar salas de aula confortáveis e climatizadas, biblioteca, área administrativa, auditório de 450 lugares, cantina, elevador com acessibilidade, espaço de convivência e amplo estacionamento, a Faculdade de Ilhéus atualmente disponibiliza cerca de 30 modernos laboratórios para o aprimoramento da prática profissional dos estudantes.

 

Agora, a instituição conclui a ampliação da sede com a instalação do novo prédio, com entrada pela Avenida Nossa Senhora Aparecida. Segundo informação do diretor administrativo financeiro, Alan Frisso, o novo pavilhão possui 5.000 m² de área construída, com portaria monitorada e controle de acesso, laboratórios de Odontologia (Pré-Clínico + Raios X + Esterilização + Banco de dentes), duas clínicas de atendimento à população carente na clínica-escola de Odonto, com 48 gabinetes odontológicos completos.

 

O diretor-geral, Almir Milanesi, aproveita a oportunidade pela passagem dos 20 anos da Faculdade para agradecer a toda sociedade de Ilhéus e do Sul da Bahia pelo apoio, pela confiança e por contribuir para a credibilidade do projeto educacional. Milanesi registra a contribuição fundamental dos sócios-empreendedores Daury e Fátima Frisso, também fundadores da Faculdade de Ilhéus.

Educação Inclusiva: Prefeitura de Ilhéus oferece ampla rede de apoio aos alunos surdos

comunidade surda

 

Em Ilhéus, inúmeros foram os avanços na rede pública de ensino desde o início da gestão do prefeito Mário Alexandre. Além de garantir o acesso de todas as crianças ao ambiente escolar, promover requalificações significativas nas unidades escolares e dar voz às comunidades, o Município tem assegurado uma educação inclusiva para os estudantes surdos.

No total, 13 alunos são atendidos diariamente por professores e intérpretes de libras. Os alunos beneficiados com a inclusão estão matriculados e distribuídos nas etapas da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O objetivo é garantir o direito de todos à educação, assegurando oportunidades e valorizando as diferenças humanas, bem como contemplar as diversidades étnicas, sociais, culturais, intelectuais, físicas, sensoriais e de gênero.

 

comunidade surda

 

“Enquanto profissionais da Educação, devemos nos colocar no lugar do outro. Essa sempre foi uma preocupação do prefeito Mário Alexandre, ampliar o atendimento educacional especializado na nossa cidade. E assim temos feito para continuar garantindo uma educação de qualidade para todas as crianças e jovens matriculados na rede municipal de Ilhéus”, ressaltou Eliane Oliveira, titular da Seduc.

Setembro Azul

O Setembro Azul é um movimento da comunidade em favor da educação e cultura surda, tendo ganhado maior proporção nacional em março de 2011, quando se intensificaram as discussões sobre o modelo de educação inclusiva no país. Dia 26 de setembro é celebrado o Dia Nacional e Municipal do Surdo em Ilhéus (Lei nº 4020/2019).

A data proporciona uma discussão sobre os direitos linguísticos e a inclusão das pessoas surdas na escola e na sociedade. O Intérprete de Libras atua como mediador e seu papel em sala de aula é traduzir da Língua Portuguesa para a Língua de Sinais.

Vacinação em Ilhéus: 138 mil pessoas estão imunizadas com as duas doses contra a Covid-19

vacinação

Ilhéus tem 138.082 pessoas vacinadas com as duas doses ou dose única contra a Covid-19, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde (Sesau). Até o momento, a 2ª dose já foi aplicada em 88,73% da população com idade igual ou acima de 12 anos.

No período compreendido entre 1º e 30 de setembro foram ministradas 8.729 unidades da vacina, das quais 204 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 418 referem-se ao segundo ciclo (D2), além de 3.021 doses de reforço (terceira dose), aplicação de 4.506 vacinas relativas à 4ª dose e 15.938 doses pediátricas, para crianças de 3 a 11 anos, aplicadas até o dia 30 do mês passado.

Os dados também são divulgados no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

 

Balanço mensal da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus

Período

De 1º a 15 de setembro

De 16 a 30 setembro

 

Dose

D1

D2

D3

D4

D1

D2

D3

D4

Total

Total

231

400

1.603

2.683

237

334

1.418

1.823

8.729

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)

Soane Galvão se elege deputada estadual pela Bahia com mais de 61 mil votos

A advogada Soane Galvão Barbosa ganhou um voto de confiança da população da Bahia e vai exercer seu primeiro mandato como deputada estadual e atuar por quatro ano na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Filiada ao PSB (Partido Socialista Brasileiro), Soane Galvão foi eleita com 61.399 votos, após eleição que ocorreu neste domingo (2). Só Ilhéus, no sul do estado, deu a ela um total de 23.254 votos em apuração finalizada após às 2h da madrugada.


Durante uma live transmitida direto da festa da vitória, Soane Galvão agradeceu aos eleitores pela expressiva votação recebida no domingo. “Muito feliz com o resultado. Ao longo da campanha colecionamos inúmeros apoios, então, é hora de comemorar, mas também é tempo de agradecer e trabalhar. Tenham por certo que lutaremos incansavelmente por mais direitos e recursos que garantam uma melhor qualidade de vida para o nosso povo”.
A nova representante que ocupará uma das cadeiras do Parlamento baiano, afirmou que fará de seu mandato um chamado para cuidar das pessoas e ressaltou que irá honrar cada voto depositado nas urnas. “Nossa candidatura foi construída de forma coletiva em prol da Bahia. Continuarei contando com a parceria das lideranças, vereadores, prefeitos, deputados federais, empresários que somaram ao projeto Representar Para Transformar”.

Soane fez da sua campanha um diferencial na busca, principalmente, pela participação feminina nos espaços de tomada de decisão e poder. A socialista mostrou a cada caminhada, uma excelente aceitação da população do sul, baixo sul, extremo sul e sudoeste do estado. Ao todo, ela e sua equipe percorreram mais de 70 municípios, onde recebeu o abraço daqueles que reconheceram nas suas propostas a garantia do desenvolvimento das cidades.

Apoios nas cidades

Soane reconheceu os apoios recebidos nos municípios Itabuna, Eunápolis, Itabela, Nova Canaã, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista, Canavieiras, Una, Boa Nova, Macarani, Itapetinga, Nilo Peçanha, Itajuípe, Coaraci, Uruçuca, Valença, Santo Antônio de Jesus, Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas, São Sebastião do Passé, Pojuca, Condeúba, Pirapá, Guanambi, Casa Nova, Porto Seguro, Itamarajú, Floresta Azul, Itororó, Firmino Alves, Ibicaraí, Ibicuí.

Soane reforçou que ocupará os próximos dias para conquistar mais apoios para o ex-presidente Lula (PT) que enfrentará no segundo turno o presidente Jair Bolsonaro (PL), com votação marcada para o próximo dia 30 de outubro. Como na Bahia haverá segundo turno também, a deputada eleita assegurou que continuará trabalhando firme, junto ao Time de Lula, para ajudar a eleger Jerônimo Rodrigues (PT), o próximo novo governador do Estado.

A política nascida em Itapetinga (BA), no sudoeste do estado, tem 54 anos. Casada com o médico e atual prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, é mãe de Raquel e Ester. Soane é formada em Direito com ênfase em Administração Pública, mas já foi sacoleira, professora e empresária. Ocupou cargo na Bahia Pesca e foi secretária em Ilhéus das pastas do Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico e Inovação.

Prefeitura de Ilhéus assina renovação de permissão de uso para quiosques, food trucks e afins

Reunião uso de solo

O prefeito Mário Alexandre assinou termo que renova e também concede novas permissões de uso e ocupação do solo para food trucks, quiosques, tendas e comércio ambulante. O ato aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença de pequenos empresários do ramo de alimentação da cidade.

Conforme a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), as permissões foram renovadas e concedidas aos pontos localizados na Praça da Maramata, Praça São João Batista, Praça Barão do Rio Branco, na Avenida Litorânea Norte e nas praças dos bairros Basílio e Hernani Sá.

“A nossa gestão é do diálogo. Junto aos pequenos empreendedores buscamos alternativas para fomentar o comércio local e movimentar a nossa economia. Isso é fundamental, porque fortalece a atividade comercial em diferentes pontos e faz com que o dinheiro circule no nosso município”, ressaltou Mário Alexandre.

 

praça maramata

 

Para o comerciante Aguinaldo Batista de Canabrava, conhecido como Guigui, a renovação é crucial para manter o funcionamento regular dos estabelecimentos, oferecendo segurança à população no comércio de alimentos.

“Essa renovação é importante, porque dignifica o nosso trabalho e consolida a nossa participação na contribuição dos tributos municipais. Somente no meu comércio são gerados cinco empregos diretos com carteira assinada. Nós agradecemos muito o empenho do prefeito Mário Alexandre, porque hoje somos vistos como empreendedores. Somos muito gratos à Prefeitura por todo reconhecimento”, explicou Guigui, que atua há 17 anos como vendedor ambulante.

Além do comércio de alimentos, a população conta com áreas de convivência social e comunitária, incluindo espaços de recreação infantil, fato que estimula o uso das praças municipais por toda a família. Também participaram do ato, o titular da SDE, EderJúnior; o assessor Técnico Especial da SDE, Vinícius Briglia; e o superintendente de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Maurício Galvão.

Eleições 2022: Sutram informa horário especial do transporte coletivo neste domingo (2)

ÔnibusA Prefeitura de Ilhéus, por meio da Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), informa que o transporte coletivo da cidade vai funcionar em horário especial neste domingo (2).

Devido à realização das eleições gerais e aumento na demanda de passageiros, os ônibus das linhas urbanas e rurais circulam com a mesma disponibilidade oferecida durante os dias úteis.

Vale ressaltar que os locais de votação abrem para o público às 8h e fecham às 16h59.

Curso de Fisioterapia faz nova parceria com a Secretaria de Saúde de Ilhéus

O curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís/Faculdade de Ilhéus promoveu mais uma parceria com a Secretaria de Saúde do Município, e realizou o treinamento “Ventilação mecânica: uma abordagem prática” para os servidores da área de terapia intensiva da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Avenida Esperança, com o objetivo de melhorar o atendimento à população.

Segundo a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Karla Grésik, o treinamento atendeu a uma solicitação da diretora da UPA, enfermeira Delmária Araújo Leal. A atividade foi ministrada pela fisioterapeuta Elisângela Lopes, especialista em Fisioterapia em Terapia Intensiva e preceptora de estágio da Faculdade.

Além dos profissionais que foram capacitados na unidade, participaram do treinamento os estudantes do décimo semestre de Fisioterapia que fazem o Estágio Supervisionado em Urgência e Emergência. A professora Elisângela Lopes ressalta que os alunos contribuíram efetivamente com a organização e condução do evento, “vivenciando todo o processo de educação em saúde, desenvolvendo competências na formação inicial, continuada e em serviço de forma socialmente responsável.”

Governo do Estado publica Edital de inscreição para 2.500 vagas de soldado da PM e Bombeiros

 

Para concorrer às vagas, os interessados têm que possuir 2º grau completo ou formação técnico profissionalizante (nível médio) em uma instituição reconhecida pelo Ministério da Educação, além de outros pré-requisitos descritos no Edital.

Os interessados devem ler o Edital 05/2022 para conhecer as informações do certame na íntegra. O concurso público para seleção de candidatos ao Curso de Formação de Soldado da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros será em duas etapas relacionadas (provas objetivas e discursivas).

O concurso possui vagas para soldado da PM em Salvador e Região Metropolitana (RMS), além de em outros oito municípios do interior (Feira de Santana, Alagoinhas, Itaberaba, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Teixeira de Freitas e Barreiras).  As vagas para o Corpo de Bombeiros estão disponíveis na capital, RMS e nove cidades (Itabuna, Porto Seguro, Itaberaba, Paulo Afonso, Santo Antônio de Jesus, Barreiras, Teixeira de Freitas, Alagoinhas e Bom Jesus da Lapa).

Asfalto Legal: prefeito Mário Alexandre confere serviços no Basílio

asfalto legal

Dando continuidade ao trabalho de recuperação da malha viária de Ilhéus, a Prefeitura intensifica os serviços executados por meio do Programa Asfalto Legal em diversos pontos da cidade. Na última terça-feira (27), o prefeito Mário Alexandre acompanhou a pavimentação asfáltica na Rua João XXIII, no Basílio, melhoria tão aguardada pela comunidade.

“Mais uma vitória para Ilhéus. Com muita luta, dedicação e esforço conseguimos atender localidades esquecidas durante anos, promovendo melhorias importantes na cidade. Fico muito feliz em poder cumprir o meu papel e garantir qualidade de vida e bem-estar ao meu povo”, declarou o gestor.

Na oportunidade, o prefeito visitou as obras de requalificação da Praça Castro Alves (Praça da Irene), na Avenida Soares Lopes. A iniciativa integra o Programa “Adote uma Praça” e consiste na modernização do espaço, com iluminação de LED, piso elevado de concreto e intertravado, rampa de acessibilidade, banheiro público masculino e feminino, quiosques padronizados, recuperação da estátua do poeta baiano e área infantil. A obra soma recursos de aproximadamente R$ 500 mil.

 

praça castro alves

Desde 2017, quando assumiu a chefia do Executivo, Mário Alexandre tem se empenhado para realizar intervenções nas áreas da Saúde, Educação, Infraestrutura e Mobilidade. As equipes atendem as localidades, conforme cronograma estabelecido pelo Município.

“Esse asfalto é ótimo, maravilhoso. A rua estava toda esburacada, mas agora o asfalto saiu. O prefeito Marão tá de parabéns”, disse Grimário Santos Silva, morador do Basílio há 55 anos.

Soane Galvão intensifica o corpo a corpo com eleitor de Ilhéus, acompanhe agenda

A cinco dias da votação, a candidata a deputada estadual pelo PSB, Soane Galvão (40123), vai intensificar a campanha corpo a corpo com o eleitorado ilheense. Com foco nas caminhadas, carreatas, entrevistas em emissoras de rádio e mobilização de aliados e militantes, Soane é apontada como uma das mais favoritas para o pleito do Poder Legislativo Estadual.

Soane segue firme no propósito de ocupar uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), e nos últimos meses, apostou em diversificar os municípios nos quais esteve presentes nesta reta final da campanha. Onde visitou, destacou os êxitos quando foi secretária em Ilhéus, com forte atuação na Área Social e no Desenvolvimento Econômico conjugado com a Inovação.

Agenda

Nesta terça-feira (27), Soane faz caminhada com apoiadores no bairro do Malhado, com concentração no Supermercado Big Meira, a partir das 16h. Na quarta-feira (28), concede entrevista na Rádio Ilhéus FM, às 8h, no Programa O Tabuleiro. À tarde, a candidata participa, às 17h, de uma Grande Caminhada da Vitória com a presença do “Time de Lula”, no Teotônio Vilela.

Na manhã de quinta-feira (29), às 8h, a candidata Soane Galvão será entrevistada ao vivo pelo apresentador Adilson Neves da Rádio Bahiana de Ilhéus. À tarde, futura deputada estadual reunirá apoiadores para uma super caminhada pelas ruas e avenidas do bairro Alto da Conquista. A concentração será a partir da 17h, na rotatória do Viaduto Catalão.

Segundo a coordenação, há muita expectativa para esta sexta-feira (30), quando Soane fará, de acordo com sua agenda, uma grande caminhada com apoiadores pelas ruas do comércio no Centro da cidade. A concentração será na Praça Dom Eduardo (Catedral), a partir das 16h30. No sábado, 1º de outubro, está prevista uma Mega Carreata, às 10h, pelas ruas de Ilhéus.

Moradores do distrito de Ibitupã saúdam e confirmam Soane deputada estadual

Moradores do distrito de Ibitupã, localidade vinculada ao município de Ibicuí, no Médio Sudoeste do estado, saudaram, na manhã de Segunda-feira (26), a candidata a deputada estadual pelo PSB, Soane Galvão (40123). Acompanhada do prefeito Marcos Galvão (PSD) e da agente de saúde Vilma Bispo, Soane mostrou, em cada parada, uma excelente aceitação da comunidade.

De porta em porta a candidata usou o tempo para dialogar sobre o movimento “Representar Para Transformar”, que propõe eleger uma representante da região no Parlamento baiano. “Importante falar sobre o projeto de desenvolvimento implantado pelo governador Rui Costa (PT) e que Jerônimo (PT), dará continuidade como governador da Bahia e Lula presidente do Brasil.

O distrito de Ibitupã foi a última parada de Soane no extremo sul. Ao todo, a candidata percorreu quase 60 municípios e localidades interioranas. Nesta semana a pessebista deve focar nas caminhadas, carreatas, entrevistas em emissoras de rádio e mobilização de aliados e militantes. Soane Galvão é apontada como uma das mais favoritas para o pleito do Poder Legislativo Estadual.

Estudantes das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís fazem visita técnica ao IFBaiano, em Uruçuca

 

Estudantes do primeiro e segundo semestres dos cursos de Nutrição, da Faculdade de Ilhéus, e de Gastronomia, da Faculdade Madre Thaís, realizaram uma visita técnica no IFBaiano (Instituto Federal de Ciência e Tecnologia), localizado em Uruçuca, na quinta-feira, dia 22, com o objetivo de conhecer o processamento de linguiça de frango com queijo e a defumação de frango.

A visita, que ocorreu na parte da tarde, serviu também para que os estudantes conhecessem os laboratórios de análises físico-química, microbiologia, bioprocessos, análise sensorial e de tecnologia de chocolate e leite. O grupo de estudantes de Nutrição e Gastronomia foi acompanhado pela professora e engenheira de Alimentos, Ana Magnavita.

A Faculdade de Ilhéus e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFBaiano) assinaram, este ano, acordo de cooperação técnica e parceria para atividades na área de extensão. Durante a visita, em Uruçuca, a equipe das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís foi recepcionada pelo coordenador de Assuntos Estudantis do IFBaiano, João Marcos Nascimento dos Santos, e pela professora mestra Solane Alves Santos da Rocha, do curso de Engenharia de Alimentos.

O processo de defumação do frango com queijo chamou a atenção dos alunos por ser realizado com madeiras frutíferas (goiaba, pitanga e outras). Os próprios estudantes do IF Baiano fazem a coleta da madeira e, em seguida, realizam a defumação. A madeira frutífera é indicada para defumar porque evita a presença de substâncias químicas (tóxicas), ao contrário do que ocorre com o uso de madeiras não indicadas.

Durante o processamento da linguiça, os visitantes também observaram a moagem do frango, a cura e o envoltório natural, conhecido como tripa. Segundo a professora Solane Rocha, “o uso dessa técnica possibilita que se obtenha uma linguiça com mais proteína e menos gordura”.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia