WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

embasa camara de ilheus prefeitura de ilheus embasa prefeitura ilheus secom bahia faculdade ilheus


Uso de Máscara vira obrigatório no Brasil Detran Bahia Oferece IMpressão do CRLV http://www.ilheusnoticias.net.br/v1/2020/04/26/homem-atropelado-na-ponte-ilheus-x-pontal-nao-resiste-e-morre-apos-66-dias-internado/ bolsonaro-rebate-criticas-por-escolha-de-amigo-dos-filhos-para-o-comando-da-pf-e-dai/
junho 2021
D S T Q Q S S
« maio    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  




Lembrando: Enem 2021 está marcado para 21 e 28 de novembro

 

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, anunciou as datas das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2021. Pelo Twitter, ele informou que as provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital.

“Conforme eu já havia anunciado dias atrás, o Enem 2021 acontecerá e será aplicado neste ano. As provas serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro, para as versões impressa e digital. É isso mesmo! A mesma prova, nas mesmas datas, para as duas modalidades”, postou o ministro na rede social.

Realizado anualmente, o Enem é o maior exame para ingresso no ensino superior do país, contando com milhões de inscrições em todo o território nacional. As notas do Enem podem ser usadas para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Concessão de benefícios do INSS fica mais rápida

Começaram a valer os novos prazos para concessão de benefícios do INSS. As novas datas foram fruto de acordo da instituição e de outros órgãos do governo federal com o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública da União (DPU).

De acordo com o presidente do INSS, Leonardo Rolim, o acordo firmado vai ao encontro das ações que a instituição já vem adotando desde 2020 para reduzir o tempo de espera do segurado. “Contratamos servidores temporários; ampliamos as equipes de análise em 22%; ampliamos o número de benefícios concedidos de forma automatizada; realizamos mutirões para os benefícios mais solicitados, como auxílio-maternidade e pensão por morte, entre outras ações”, afirma.

Confira a seguir os novos prazos:

Benefício assistencial à pessoa com deficiência 90 dias
Benefício assistencial ao idoso 90 dias
Aposentadorias, salvo por invalidez 90 dias
Aposentadoria por invalidez comum e acidentária 45 dias
Salário maternidade 30 dias
Pensão por morte 60 dias
Auxílio reclusão 60 dias

Caso os prazos não sejam cumpridos, haverá o pagamento de juros de mora ao segurado, e o pedido será encaminhado para a Central Unificada para o Cumprimento Emergencial que terá um prazo de dez dias para a conclusão da análise.

Mulher é baleada no Alto da Tapera

Mulher foi alvejada quando saia do bar.

Mulher foi alvejada quando saia do bar.

Por volta das 21h30 deste sábado (19) cerca de 10 homens fortemente armados e alguns deles encapuzados, invadiram o Alto da Tapera, região do Malhado, e passaram atirar várias vezes em direção a um bar cheio de pessoas.

No momento dos tiros, uma mulher apenas identificada pelo apelido de Neguinha, foi atingida na perna, quando estava saindo do referido estabelecimento. Moradores e pessoas que faziam uso de bebida alcoólica acalmaram a vítima, enquanto aguardava a chegada da polícia militar e do SAMU 192, que encaminhou a mulher para o centro cirúrgico do Hospital Regional Costa do Cacau consciente.

 

Matéria: Fábio Roberto

Urgente: Ex-Vereador Nizan Lima precisa de sangue

images (12)

O ex-vereador e advogado Nizan Lima dias Santos, conhecido como Nizan Lima, que por muitos anos prestou serviços em Ilhéus e região, está precisando de doação de sangue.

Nizan foi diagnosticado com coronavírus e vem enfrentando problemas sérios de saúde. No Hospital Vida Memorial, Nizan deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por pelo menos duas vezes, devido o estágio da doença.

Quem puder doar sangue, favor se dirigir ao Banco de Sangue, na ladeira do café, em jejum, e falar que é em nome de Nizan Lima.

Matéria: Fábio Roberto

Abertas inscrições para formação pedagógica em educação étnica-racial; atividades serão online

Ciclo contará com Eliane Potiguara, Giselda Perê e Vanda Machado — Foto: Arte/G1

Ciclo contará com Eliane Potiguara, Giselda Perê e Vanda Machado — Foto: Arte/G1

Estão abertas as inscrições para ciclo de formação pedagógica em Educação Infantil para as relações étnico-raciais, que será realizada de 28 a 30 de junho, através da internet, promovido pela escolinha de educação infantil afro-brasileira e bilíngue Maria Felipa, localizada em Salvador. [Veja programação ao fim da reportagem]

O ciclo é voltado para gestores, coordenadores, profissionais da educação e interessados, e busca construir coletivamente uma perspectiva de educação emancipadora e diversa, que respeite e possibilite as múltiplas formas de existir.

As atividades visam dividir as práticas e referenciais teóricos da própria instituição, com foco em uma educação antirracista e nas cosmopercepções dos povos africanos e indígenas. Busca também fortalecer caminhos possíveis na contínua busca por um mundo mais igualitário, diverso e que permita reinvenções por meio de tecnologias e saberes ancestrais.

O ciclo será realizado através do Google Meet, de 19h às 21h, e tem inscrições abertas até o dia 26 de junho, através da internet. A taxa custa R$ 60.

A escritora e ativista indígena Eliane Potiguara abrirá o ciclo, no dia 28, com o tema “A importância da literatura indígena no movimento indígena”.

Os participantes também dividirão conhecimento com a intelectual negra brasileira Dra. Vanda Machado, que ministrará o segundo encontro: “Oralidade e ancestralidade na escola”, no dia 29. Em 30 de junho, o encerramento fica a cargo da educadora e contadora de histórias africanas, Giselda Perê, que ministrará o debate “A mitologia africana da educação infantil”.

Programação

  • 1° dia: 28/06/21 (segunda-feira)
    Tema: “A importância da Literatura Indígena no movimento Indígena”, ministrado pela professora, escritora e ativista indígena Eliane Potiguara.
  • 2° dia: 29/06/21
    Tema: Oralidade e Ancestralidade na Escola” ministrado pela professora e escritora Vanda Machado.
    Horário: 19h às 21h (2h/aula).
  • 3° dia: 30/06/21 (quarta-feira)
    Tema: “A Mitologia Africana da Educação Infantil Escolar” ministrado pela professora Giselda Perê.
    Horário: 19h às 21h (2h/aula).

:: LEIA MAIS »

Ilhéus retoma vacinação via drive-thru para pessoas com 47 anos ou mais nesta segunda (21)

Drive-thru de vacinação

Pessoas com idade igual ou superior a 47 anos receberão a primeira dose da CoronaVac nesta segunda-feira (21) em Ilhéus. A vacinação acontece nos pontos de drive-thru montados na Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções, e na Praça São João Batista, no Pontal, das 8h às 13h. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), foram repassadas 1.020 doses do imunizante, que serão ofertadas enquanto durar o estoque em cada local.

Documentação – O público 47+ deve apresentar CPF; cartão do SUS; comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua.

Serviço

Drive-thru de vacinação (1ª dose CoronaVac)

Horário: Das 8h às 13h

Pontos:

– Avenida Soares Lopes, próximo ao Centro de Convenções

– Praça São João Batista, Pontal

Ilhéus: Prefeito Mário Alexandre realiza vistoria da Praça Santa Rita antes da entrega à população

..
..
..
..

O prefeito Mário Alexandre cumpriu agenda na tarde desta sexta-feira, 18, no Alto da Conquista, em Ilhéus, para uma vistoria à obra de requalificação da Praça Santa Rita. Esperada pela comunidade, a entrega do equipamento está prevista para o final desse mês, em honra aos 487 anos de Ilhéus. O gestor aproveitou a programação para percorrer outros equipamentos do bairro, como as Praças do Boiadeiro e do Sá Pereira, beneficiados com melhorias e entregues pela Prefeitura com recursos próprios, em 2020 e 2019, respectivamente.

“A Praça Santa Rita é mais um equipamento prestes a ser entregue com muito orgulho e amor aqui na Conquista, bairro central que interliga vários pontos da cidade de Ilhéus. Um lugar importantíssimo para os moradores e visitantes, que por longos anos ficou sem o olhar dos gestores. Os investimentos em infraestrutura, para promover dignidade e melhoria da qualidade de vida do nosso povo, são fundamentais. É por isso que estou extremamente feliz de visitar essa obra e outras entregas que realizamos, transformando para melhor a fisionomia do bairro, promovendo convivência social e o sentimento de pertencimento da comunidade”, destacou o prefeito Mário Alexandre, que enfatizou que continuará trabalhando firme em prol dos ilheenses.

A requalificação da Praça Santa Rita é realizada via convênio da Prefeitura com o Ministério do Turismo no valor de R$ 162.135,12. Dentre os serviços realizados na Praça Santa Rita, estão os pisos táteis, pisos intertravados, ladrilho hidráulico, acessibilidade, paisagismo, iluminação, grama, parquinho de madeira pra crianças, pergolado e bancos.

Itabuna registra aumento de 41 novos casos de Covid-19 nas últimas 24h, após determinação do Prefeito na abertura do comércio

A Vigilância Epidemiológica de Itabuna divulgou um quadro atualizado sobre os casos notificados à respeito da pandemia de infecção pelo coronavírus, causador da Covid-19.

Itabuna registrou 41 novos casos nas últimas 24h, subindo de 31.986 para 32.027 pessoas contaminadas. O município contabiliza 566 óbitos em decorrência da doença.

Os dados apontam ainda que 30 pacientes estão internados em leito clínico, e outros 48 em Unidade de Terapia Intensiva. Em contrapartida, 30.977 pessoas já foram curadas da doença.

Rui viajou a Amargosa para entrega de reforma e ampliação do Hospital Municipal

20-06-10-governadorruicompravacina.jpeg

O governador Rui Costa viajou para o município de Amargosa, neste sábado (19). Sua agenda no município teve início às 9h. Rui  inaugurou a reforma e ampliação do Hospital Municipal de Amargosa, trabalho realizado com a participação da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), e o Espaço Colaborar (coworking), que tem parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (Secti). Rui também vai entregar à população a restauração de duas pontes (Ponte do Cavaco e Ponte de Itachama). As obras foram coordenadas pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).

Além disso, será inaugurada a reforma do Ginásio Poliesportivo Roberto Sampaio Peixoto, executada pela Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), vinculada à Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O governador vai entregar ainda a extensão de rede de energia da Avenida São Cristóvão, resultado de parceria entre a Seinfra e Prefeitura local.

Bahia está sem soro antiofídico para picada de Jararaca, diz Sesab; estado pediu doses emprestadas ao Pernambuco

O soro polivalente é capaz de neutralizar o envenenamento por jararacas e cascavéis  — Foto: Willianilson Pessoa/Arquivo

O soro polivalente é capaz de neutralizar o envenenamento por jararacas e cascavéis — Foto: Willianilson Pessoa/Arquivo

A Secretaria da Saúde da Bahia divulgou, na tarde desta sexta-feira (18), que o estado está desabastecido de soro antiofídico para picada de Jararaca (antibotrópico). O problema, originado no Ministério da Saúde, atinge outros estados brasileiros, de acordo com a nota.

O soro antiofídico é utilizado como antídoto quando uma pessoa é picada por uma serpente. O produto é formado por anticorpos, que têm a função de neutralizar o veneno que se encontra no sangue e nos tecidos da pessoa que sofreu a picada.

A Jararaca é considerada uma cobra perigosa, cujo veneno pode provocar lesões no local da picada, tais como hemorragia e necrose que podem levar, em casos mais graves, a amputações dos membros afetados.

Segundo a Sesab, o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), que fica no Hospital Geral Roberto Santos, não realiza aplicação do soro e, a princípio, não há necessidade de deslocar o paciente para a capital Salvador.

A nota detalha que ao surgir um caso que necessite ser tratado com o soro, o profissional de saúde do município deve entrar em contato com as regionais para identificar o local mais próximo para aplicação ou remanejamento do imunobiológico.

Ainda conforme a Sesab, o Ciatox-BA conseguiu emprestadas, de forma emergencial, 100 ampolas do soro com o estado de Pernambuco, até a chegada da remessa do Ministério da Saúde, que está prevista para os próximos dias.

Covid-19: Ilhéus segue com aplicação da 1ª dose para gestantes e puérperas a partir de 18 anos

Vacinação

A Prefeitura de Ilhéus chama a atenção para a baixa procura da vacina contra a Covid-19 por gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias pós-parto), com idade acima de 18 anos. A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que segue aplicando a primeira dose da Pfizer nas unidades básicas e nos postos de saúde, nos dias 21, 22, 23, 29 e 30 de junho e no dia 1º de julho, conforme o horário de funcionamento das salas de vacinação.

As doses serão ofertadas enquanto durar o estoque em cada local. As grávidas devem apresentar cartão do SUS; comprovante de residência e exame que comprove a gestação. Já as puérperas precisam apresentar cartão do SUS; comprovante de residência; cópia de relatório ou laudo do médico obstetra ou da enfermeira que acompanha o pré-natal e certidão de nascimento da criança.

Confira as datas, os horários e pontos de vacinação:

– Segunda-feira (21/06):

ESF Nossa Senhora da Vitória – manhã;

ESF Ilhéus II – manhã;

ESF Salobrinho – manhã e tarde;

UBS Banco da Vitória – manhã;

ESF Euller Ázaro –  manhã e tarde

– Terça-feira (22/06):

ESF Nossa Senhora da Vitória – manhã;

ESF Ilhéus II – manhã;

UBS Banco da Vitória – manhã;

UBS Santa Dulce dos Pobres (antiga UBS Joaquim Sampaio) – manhã e tarde

ESF Euller Ázaro –  manhã e tarde

– Quarta-feira (23/06):

ESF Nossa Senhora da Vitória – manhã;

ESF Ilhéus II – manhã;

UBS Banco da Vitória – manhã;

UBS Santa Dulce dos Pobres (antiga UBS Joaquim Sampaio) – manhã e tarde

ESF Euller Ázaro –  manhã e tarde

– Terça-feira (29/06):

UBS Nelson Costa – manhã;

UBS Olivença – manhã;

UBS Conquista – manhã e tarde

– Quarta-feira (30/06)

UBS Nelson Costa – manhã;

UBS Olivença – manhã;

UBS Conquista – manhã e tarde

– Quinta-feira (01/07)

UBS Nelson Costa – manhã;

UBS Olivença – manhã;

UBS Conquista – manhã e tarde

Programa de Aquisição de Alimentos de 2021 foi lançado hoje pela Prefeitura de Ilhéus

..

A Prefeitura de Ilhéus, com iniciativa da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), lançou hoje o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de 2021, por meio de uma videoconferência Participaram do encontro virtual o vice-Prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicius Briglia, o superintendente de Agricultura e Pesca, bem como representantes da agricultura familiar de Ilhéus e entidades sócio assistenciais credenciadas, somando cerca de 50 participantes.

“Representando o governo, falei da alegria e compromisso do prefeito Mário Alexandre e meus, com a área rural da cidade e da nossa responsabilidade na destinação de produtos para as entidades beneficiadas, a exemplo da APAE. As ações promoverão renda para os agricultores familiares, comunidades tradicionais e assentados e, ao mesmo tempo, melhorará a segurança alimentar. A agricultura da região é uma preocupação nossa, com o financiamento agrícola e assistência técnica”, declarou o vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão, ao reafirmar o compromisso do governo com o homem e mulher do campo.

Em parceria com o Ministério da Cidadania, o PAA é um programa de compra com doação simultânea de produtos provenientes da agricultura familiar entregues pela Prefeitura às instituições da rede socioassistencial. Atualmente, conta com 16 tipos de produtos, 181 beneficiários fornecedores de 24 comunidades rurais beneficiando cerca de 7 mil famílias – entre agricultores, agricultores tradicionais, assentados da reforma agrária e indígenas – além de 23 unidades consumidoras compostas por entidades da rede socioassistêncial, certificadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Ilhéus (CMAS).

Em 2021, são investidos R$ 780.000,00, dentro de um total de R$ 2.949.057,41, valor compreendido entre os anos de 2017 a 2021.





WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia