WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

camara de ilheus camara de ilheus prefeitura de ilheus prefeitura ilheus secom bahia


Uso de Máscara vira obrigatório no Brasil Detran Bahia Oferece IMpressão do CRLV http://www.ilheusnoticias.net.br/v1/2020/04/26/homem-atropelado-na-ponte-ilheus-x-pontal-nao-resiste-e-morre-apos-66-dias-internado/ bolsonaro-rebate-criticas-por-escolha-de-amigo-dos-filhos-para-o-comando-da-pf-e-dai/
setembro 2021
D S T Q Q S S
« ago    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  








Em Itapitanga, Rui assina ordem de serviço para recuperação da BA-651 e entrega equipamento para consórcio

Na manhã desta quinta-feira (23), às 9h, o governador Rui Costa estará no município de Itapitanga, no sul do estado, para a assinatura da ordem de serviço autorizando a restauração da pavimentação na BA-651. A obra, que será coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), vai promover a recuperação do trecho da rodovia que liga os municípios de Itapitanga a Coaraci.

O governador também entregará uma motoniveladora para o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Território Litoral Sul (CDS Litoral Sul). O equipamento foi adquirido via Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri). Além disso, ele vai autorizar a Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb) a realizar licitação para construção de Areninha Campo Society.

Rui Costa libera eventos com público de até 1.100 pessoas

O governador Rui Costa liberou eventos com a presença de até 1.100 pessoas, na Bahia. A publicação foi feita no Diário Oficial desta quarta-feira (22) e é válida até 1º de outubro deste ano. A liberação é para eventos como cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em locais públicos ou privados, circos, parques de exposições, formatura, feiras, passeatas e afins. Também está liberada a realização de eventos com venda de ingressos. Esse decreto também é válido para monitorar a quantidade de pessoas em zoológicos, parque de diversões, museus e teatros.

De acordo com o decreto, para a realizar estes eventos, todos os envolvidos – entre artistas, público, equipe técnica e colaboradores – deverão comprovar ter tomado as duas doses de vacina ou dose única, através do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do certificado obtido através do aplicativo Conect SUS, do Ministério da Saúde.

Além disso, todos os protocolos sanitários estabelecidos pelos municípios deverão ser respeitados, inclusive, o distanciamento e uso de máscaras. Ainda conforme o decreto, fica autorizado também o funcionamento de academias e estabelecimentos voltados para a realização de atividades físicas, desde que a ocupação máxima seja limitada a 75% da capacidade do local.

Nova dinâmica, nova cara e o resgate de todas modalidades do Esporte em Ilhéus. Esta é a estratégia implementada em Ilhéus

.
.
..
..
.

Diversas reuniões vem sendo realizadas pelo Secretário da Juventudade, Esporte e Lazer com todos segmentos esportivos, Kaique Souza, no sentido de alavancar o Esporte em Ilhéus. Desde que assumiu a pasta, há um mês, todas as modalidades já receberam a sua atenção, onde foram ouvidas necesssidades, a busca de apoio tanto no setor do público como privado para realização de competições e fomento de cada área específica para preparação dos atletas, bem como o resgate do Triatlon para Ilhéus, o que é um sonho dos desportistas, e comprovadamente, aquece a economia e também o turismo na cidade. ” Não me cansarei de luta , e mesmo com uma pasta que ainda não contem recursos, nem definida equipe de trabalho, por questões burocraticas, o que é vivenciado em todo setor público, e espero que seja resolvido nos proximos dias, venho buscando a parceria de outras Secretarias, do Prefeito Mário Alexandre e da Secretária Soane Galvão, que nos fez desde a primeira semana apoiar diversos eventos”, afirmou Kaique Souza.

Outro medida adotada pelo Secretário Kaique Souza é a visita nos campos de futebol, quadras poliesportivas, tanto na sede como no interior do municipio, fazendo o levantamento para que o Governo possa realizar consertos e oferecer um espaço digno e necessários para toda população desportiva , além de agregar escolhinha e segmentos do esporte no sentido de implementar Projetos que visem incentivar nossas crianças e jovens , o que vem sendo feito com muita determinação e conhecimento, pelo Professor e Assessor especial voluntário , Marcos Garcia.

No ultimo final de semana, com o apoio logístico e estrutural da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Juventude, Esporte e Lazer, o final de semana foi movimentado na Avenida Soares Lopes, neste último final de semana. Com a realização dos coordenadores e professores do Centro de Treinamento Arena Central, instalado permanentemente em área da avenida, a competição de futevôlei contou com a participação de mais de 100 atletas no último sábado e domingo, com duplas masculinas, mistas e para iniciantes.

A pedido do prefeito Mário Alexandre, o titular da pasta, Kaique Souza, prestigiou o evento marcando presença e ressaltou a importância do incentivo à prática esportiva para todos, principalmente os jovens. “Vivemos quase um ano e meio de restrição de circulação por conta da pandemia, e as práticas e eventos esportivos estão voltando gradativamente, graças a Deus. A pedido do prefeito Mário Alexandre, vim pessoalmente acompanhar essa e outras competições. Nosso papel é o de apoiar e incentivar práticas como essa. O que resulta em mais qualidade de vida, lazer e inclusão social”, destacou Kaique Souza.

Os professores da CT Arena Central, Murilo Reis (Suiro), Rondinelly Oliveira (Rondy), Leonardo Araújo (Léo), Lucas Nascimento, Eduardo Júnior (Jota), Felipe Sena (Piu) e Adelielson Júnior (Binho), agradecem à Prefeitura Municipal de Ilhéus, ao prefeito Mário Alexandre, ao secretário de Esportes Kaique Souza, Ibis Imobiliária, Aerosheik, Bravos Suplementos, Ambev, AMB e Five.

Durante o final de semana, o titular da pasta, também foi conferir de perto competições de futebol realizadas no campo da Barreira, na praia do Cururupe e na praia Porto da Lancha, próxima de Olivença.

Covid-19: Ilhéus faz repescagem de 1ª dose para público 18+; confira estratégia desta quinta (23)

Vacinação

A Prefeitura de Ilhéus realiza nesta quinta-feira (23) a repescagem da 1ª dose da vacina contra a Covid-19 para pessoas com idade igual ou superior a 18 anos. A estratégia também contempla a aplicação da 2ª dose de todos os imunizantes para o público com data marcada até 23 de setembro e 3ª dose (dose de reforço) para idosos de 80 anos ou mais que receberam a segunda dose há pelo menos seis meses. Pessoas imunossuprimidas que já completaram 28 dias da segunda dose também podem comparecer aos pontos de imunização.

A Secretaria de Saúde (Sesau) destaca a importância do público elegível procurar os postos de saúde, a fim de garantir a proteção contra a doença e para que o Município possa alcançar a meta de imunização completa da população ilheense. A Sesau informa que as ampolas serão abertas até 30 minutos antes do término do serviço, visto que o imunizante possui tempo determinado de validade após a abertura dos frascos.

A 1ª dose para o público 18+ e a dose de reforço serão ministradas exclusivamente nas unidades de saúde; já a 2ª dose de todos os imunizantes estará disponível tantos nos postos quanto na Cruzada do Bem pelo Bem, conforme horários específicos.

Documentação – Para tomar a 1ª dose o público deve portar CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação, caso possua. Já para receber a 2ª dose é imprescindível a apresentação do CPF, cartão SUS e cartão de vacinação constando a primeira aplicação.

A dose de reforço será aplicada mediante apresentação do CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação constando as duas aplicações. Os imunossuprimidos também devem apresentar o laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade.

Vacine-se! Vacina salva vidas!

Locais:

– Cruzada do Bem pelo Bem

Endereço: Rua Teodoro Sampaio – Boa Vista (próximo ao Ginásio de Esportes Herval Soledade)

Horário: Das 8h às 14h

– Unidades de Saúde

Módulo Sul:

– ESF Nossa Senhora da Vitória, das 13h às 15h30;

– ESF do Ilhéus II, UBS do Hernani Sá e UBS de Olivença, das 8h às 11h30;

– UBS do Nelson Costa, das 13h às 16h

Módulo Norte:

– UBS Sarah Kubitscheck, das 13h às 16h30

– UBS Avenida Esperança, das 8h às 11h30

Módulo Centro:

– UBS Conquista, UBS Santa Dulce dos Pobres (Avenida Princesa Isabel) e ESF do Basílio, das 8h às 11h30;

– CAE III (antigo Sesp), das 13h às 16h30

Módulo Oeste:

– UBS Euler Ázaro e ESF do Salobrinho, das 8h às 11h30;

– UBS do Banco da Vitória, apenas às terças e quintas-feiras, das 8h às 11h30

Ilhéus: SDE entrega trator e equipamentos no Assentamento Frei Vantuy

Entrega de trator

Os produtores rurais do Assentamento Frei Vantuy foram contemplados com um trator Solis 75, fruto de emenda parlamentar do ex-deputado federal e atual vice-prefeito de Ilhéus, Bebeto Galvão. A entrega da máquina e dos equipamentos ocorreu na terça-feira (21), com a presença do vice-prefeito e da titular da pasta de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), Soane Galvão.

A secretária reforçou o compromisso da gestão municipal com as comunidades rurais, através da aquisição de maquinário. “Realizamos ações importantes voltadas para o fortalecimento da economia rural, garantindo aos pequenos produtores mais agilidade em suas atividades diárias. O prefeito Mário Alexandre entende a importância do trabalho desenvolvido e abraça iniciativas que valorizam e fomentam a agricultura familiar”.

Para Bebeto Galvão, o desenvolvimento da atividade rural reflete de forma positiva em toda a cadeia produtiva. “Ilhéus em sua grande extensão rural é formada por pequenas propriedades. Alimentar a atividade agrícola, o escoamento e a comercialização dos produtos tem sido a marca do nosso governo”, frisou o vice-prefeito.

De acordo com Maísa Amaral, presidente da Associação Agrícola do Projeto Assentamento Frei Vantuy, “É um momento muito especial para a nossa comunidade. Agradeço ao prefeito Mário Alexandre, ao nosso vice Bebeto e a secretária Soane Galvão, que tem sido guerreira e nos ajudado muito. É um orgulho dentro da nossa comunidade termos um grupo de mulheres que lutam em prol da agricultura familiar e isso faz uma grande diferença”, comentou.

Desde o primeiro mandato, o prefeito Mário Alexandre destaca a importância da agricultura familiar para a sustentação econômica do município, valorizando o pequeno produtor através de programas inclusivos, que viabilizam o escoamento da produção agrícola e asseguram alimentos saudáveis na mesa dos consumidores.

CGM EM AÇÃO: PARTICIPAÇÃO EM AUDiÊNCIA PÚBLICA

Em atendimento à determinação legal da Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei Complementar nº 101, de 04/05/2000), a Prefeitura de Ilhéus apresentou na manhã desta quarta-feira, 22, por meio de uma audiência pública, a demonstração e avaliação das metas fiscais do segundo quadrimestre de 2021 à Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviço Público, do poder legislativo do Município, no plenário Gilberto Fialho, da Câmara Municipal de Ilhéus.

Das receitas totais projetadas para 2021, equivalentes a R$ 514.457.000,00, foram realizadas R$ 323.823.477,96 no período do segundo quadrimestre. Das despesas totais projetadas em R$ 514.457.000,00 para este ano, foi realizado R$ 272.166.782,21 no mencionado período.

Iniciada às 10 horas e concluída às 11h, a audiência contou com a presença de dois servidores integrantes do quadro do executivo municipal, como o Gerente de Orçamento da Secretaria da Fazenda e Orçamento, Milton Nascimento, a Subcontroladora de Transparência e Ouvidoria da Controladoria Geral do Município (CGM), Suzi Leal; o consultor da empresa Econtap, Robson Andrade; o presidente da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Serviço Público, Professor Gurita; a vereadora Enilda Oliveira; além de assessores parlamentares da Câmara.

O Município de Ilhéus está a disposição de todos os integrantes do poder legislativo de Ilhéus, como sempre esteve, para prestar quaisquer informações e dirimir quaisquer dúvidas que se fizerem necessárias, atinentes às atividades mesmas da administração.

Com investimentos que superam R$ 450 milhões, obras potencializam desenvolvimento da região sul da Bahia

Obras em diversos segmentos estão transformando e fortalecendo a região sul, conhecida como um importante pólo econômico da Bahia. Com investimentos que ultrapassam os R$ 450 milhões em áreas como saúde, infraestrutura, saneamento e educação, o Governo do Estado segue valorizando e ampliando o potencial da região com intervenções que oferecem à população mais eficiência no atendimento médico, melhor mobilidade, acesso à água de qualidade, entre outros benefícios.

Uma das obras de grande porte realizadas na região foi a construção do Hospital Regional da Costa do Cacau, maior obra de saúde pública do sul baiano nos últimos 35 anos, que teve um investimento de R$ 87,7 milhões. Localizada em Ilhéus, a unidade beneficia 70 municípios, com a oferta de 225 leitos. Outro grande equipamento de Saúde entregue para a população do sul da Bahia foi a Policlínica Regional em Itabuna, que atende moradores de 29 cidades e contou com recursos da ordem de R$ 25 milhões para implantação.

Ainda na área da saúde, a região receberá ainda este ano o Hospital Materno-Infantil de Ilhéus, com 105 leitos. Com investimento superior a R$ 40 milhões, a unidade contará com UTI neonatal e pediátrica, além de ser referência para toda a região sul em cirurgia pediátrica e parto de alto risco.

Infraestrutura

Um importante vetor de desenvolvimento e que já figura como novo cartão postal da cidade, a Ponte Ilhéus-Pontal foi entregue no ano passado pelo Governo do Estado com um investimento de R$ 100 milhões. Bastante esperada por moradores e turistas, a primeira ponte estaiada da Bahia possui 533 metros de extensão, 5 metros de largura e abrange um sistema viário com 2,7 quilômetros e acessos ao Centro e ao Litoral Sul. Construída sobre o Rio Cachoeira, a ponte fomenta o turismo na região e facilita a mobilidade de cerca de 511 mil pessoas que moram nas cidades de Ilhéus, Itabuna, Una, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Anselmo Clemente, garante que o impacto da ponte “foi totalmente positivo, porque havia uma única ponte que travava o trânsito pela manhã e no final da tarde, com prejuízos para o comércio. Hoje, as pessoas se deslocam com mais rapidez. A nova ponte era o que faltava para a cidade deslanchar como pólo comercial, industrial, turístico e prestador de serviços. É um divisor de águas na história da cidade”.

O equipamento ainda viabiliza que a produção da região possa ser escoada para diferentes modais, a exemplo do Porto de Malhada e o futuro Porto Sul. Segundo o secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, “a construção da Ponte Ilhéus-Pontal, aliada a outras ações como o acesso à Jaguaripe, na BA-883; acesso às praias de Itacaré; a duplicação da BA-001, em Ilhéus, do entroncamento da BR-251 até o Hotel Opaba e a restauração do acesso a Itabuna, na BR-101, estão contribuindo para o desenvolvimento desses municípios, ampliando também as possibilidades de negócios e logística de produtos e serviços”.

Também foram realizadas intervenções como a requalificação do semi-anel rodoviário de Itabuna, que contou com investimento de R$ 8,5 milhões. Outros exemplos de obras de infraestrutura rodoviária realizadas na região são as recuperações da BA-130/650, no trecho Ipiaú – Itagibá – Dário Meira; e da BA-678, no trecho entre Mascote e o entroncamento com a BA-270.

Porto Sul

No início deste mês de setembro, foi inaugurada a ponte sobre o Rio Almada, em Ilhéus, com capacidade de até 220 mil toneladas. Esta foi a primeira obra concluída entre as que antecedem a construção do Porto Sul. A ponte se junta a outras obras em andamento – 13 quilômetros de vias, rotatórias, desvios e trabalhos de sinalização, além de ações socioambientais. O complexo portuário está com 40% das intervenções que precedem o porto concluído.

Proprietário de uma loja de materiais para construção na Vila Juerana, Wellington Araújo é um exemplo de otimismo com a obra. Após o início das intervenções, ele começou a ampliar e modernizar a empresa e já contratou 15 novos funcionários. “Tem muita gente chegando de olho nas novas oportunidades, casas sendo alugadas, restaurantes abertos, enfim, há um clima de otimismo, porque não vamos depender somente do movimento do verão e dos feriados”, afirmou.

Em parceria com o Governo do Estado, o Porto Sul, que tem obras realizadas pela Bamin, vai receber investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões e poderá atracar navios de até 220 mil toneladas. Juntos, os projetos da Mina Pedra de Ferro e do Porto Sul vão gerar cerca de 55 mil empregos diretos e indiretos.

Saneamento básico

Mais intervenções para o melhoramento da saúde da população da região sul foram realizadas através de obras direcionadas ao saneamento básico, como a ampliação na Estação de Tratamento de Água (ETA)do Pontal e a entrega da primeira etapa do Sistema de Esgotamento Sanitário Ilhéus/Pontal, obras que juntas totalizaram mais de R$ 59 milhões em recursos investidos para garantir melhor qualidade de vida à população.

A construção da Barragem do Rio Colônia, no município de Itapé, é mais uma obra de infraestrutura hídrica que visa também a saúde das pessoas. Com um investimento de R$ 110 milhões, a barragem garante o abastecimento de água para cerca de 300 mil moradores da região, além de reduzir o risco de enchentes.

Educação, Cultura e Esporte

Os investimentos do Governo do Estado na região seguem acontecendo e outras obras estão em andamento. Na área da Educação, em Ilhéus, será construído um prédio escolar com 25 salas, para sediar o Colégio Estadual Rotary Renato Leite da Silva e o Colégio Estadual Paulo Américo. Mais 25 salas para abrigar o Colégio Estadual Félix Mendonça, além da modernização do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun e do Colégio Estadual do Ceará. Segundo o secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, “as obras fazem parte do conjunto de ações voltadas à requalificação da rede física das escolas estaduais”, a exemplo do que acontece em grande parte do estado.

A região sul também abriga um dos mais modernos equipamentos culturais do estado. O Teatro Candinha Dórea, em Itabuna, tem capacidade para receber diversos tipos de espetáculos além de figurar como um dos principais cartões postais da cidade. As obras foram realizadas graças a um convênio firmado pelo Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano (Conder), com a prefeitura para repasse dos recursos da ordem de R$ 30 milhões.

Na área esportiva, com atletas que se destacam internacionalmente na canoagem , a região recebeu também centros de treinamento especializados nessa modalidade nas cidades de Itacaré e Ubaitaba. A estrutura dos centros, consideradas de excelência, contempla garagem dos barcos, sala de musculação, refeitório, copa, despensa, área de serviço, sala da administração, sala de professores, sala de aula e deck flutuante. Uma terceira unidade semelhante às já entregues será inaugurada em Ubatã ainda em 2021.

Esporte: Competição de futevôlei movimentou Avenida Soares Lopes no final de semana

Com o apoio logístico e estrutural da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Especial de Juventude, Esporte e Lazer, o final de semana foi movimentado na Avenida Soares Lopes, neste último final de semana. Com a realização dos coordenadores e professores do Centro de Treinamento Arena Central, instalado permanentemente em área da avenida, a competição de futevôlei contou com a participação de mais de 100 atletas no último sábado e domingo, com duplas masculinas, mistas e para iniciantes.

A pedido do prefeito Mário Alexandre, o titular da pasta, Kaique Souza, prestigiou o evento marcando presença e ressaltou a importância do incentivo à prática esportiva para todos, principalmente os jovens. “Vivemos quase um ano e meio de restrição de circulação por conta da pandemia, e as práticas e eventos esportivos estão voltando gradativamente, graças a Deus. A pedido do prefeito Mário Alexandre, vim pessoalmente acompanhar essa e outras competições. Nosso papel é o de apoiar e incentivar práticas como essa. O que resulta em mais qualidade de vida, lazer e inclusão social”, destacou Kaique Souza.

Durante o final de semana, o titular da pasta, também foi conferir de perto competições de futebol realizadas no campo da Barreira, na praia do Cururupe e na praia Porto da Lancha, próxima de Olivença.

Governadores divulgam carta negando aumento do ICMS dos combustíveis

carta gov

Govenadores de 20 estados da federação, incluindo Rui Costa (PT), divulgaram nesta segunda-feira (20) uma carta conjunta aberta para a população rebatendo as acusações do presidente Jair Bolsonaro de que eles seriam os responsáveis pelo aumento do preço da gasolina.

“Os Governadores dos Entes Federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e, não somente, de uma unidade federativa. Falar a verdade é o primeiro passo para resolver um problema”, afirmam.

A carta vem após o presidente, mais uma vez, sem apresentar fatos concretos, jogar a responsabilidade dos aumentos de preços nas costas de outros.

A manifestação reuniu assinatura de governadores de diversos partidos diferentes como Flávio Dino (PSB-MA), Ronaldo Caiado (DEM-GO),), Cláudio Castro (PL-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), Eduardo Leite (PSDB-RS) e Ibaneis Rocha (MDB-DF), sendo alguns deles ex-aliados do presidente.

Primeiros tecnólogos em Produção de Cacau e Chocolate do Brasil, da Faculdade Madre Thaís já estão inseridos no mercado de trabalho

tahis (3)

Mesmo antes da conclusão, Os primeiros profissionais do curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, formados pela Faculdade Madre Thaís (FMT), já estavam empregados. A colação de grau ocorreu no dia 10 de setembro, durante solenidade no auditório da Faculdade.

tahis (1)Professores e diretores do curso e da FMT comemoraram o fato de todos os profissionais já estarem empregados no mercado de trabalho local. Isso demonstra a qualidade do curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate da FMT, dos professores, laboratórios etc. Todos os egressos estão trabalhando em indústrias moageiras, fábricas de chocolate, centro de pesquisa e em consultoria,” comemora, Isidoro Levigne Gesteira, um dos diretores da Faculdade.

O curso superior de Tecnologia em Produção de Cacau e Chocolate, foi lançado pela Faculdade Madre Thais, é um marco na formação de profissionais. É o primeiro curso de graduação no Brasil para atender ao mercado de trabalho existente com a formação de profissionais capacitados para contribuir no desenvolvimento técnico e socioeconômico das regiões cacaueira da Bahia e outros estados.

Coordenado pela professora Cilene Nascimento Souza, o curso foi estruturado de forma que seus discentes, docentes e egressos possam se envolver nas propostas e problemas da cacauicultura, desenvolvendo, por meio da atuação prática, o espírito crítico-científico que sustenta as soluções alternativas e inovadoras.

Diário Oficial do Estado deixa de circular versão impressa

Foto Camila Souza GOVBA

O Diário Oficial da Bahia deixa de produzir a versão impressa e passa a ser veiculado somente em versão digital. Com o objetivo de diminuir custos e atualizar ainda mais os serviços, além de seguir uma tendência mundial de preservação da natureza, a partir desta terça-feira (21), o Diário Oficial permitirá acesso imediato as suas edições do dia, além das versões anteriores através da plataforma DOLL (Diário Oficial On – Line).

A novidade está na possibilidade de o leitor obter a edição do diário certificada, o que garante finalidade documental comprobatória. “O diário oficial on-line é uma evolução, pois temos uma preocupação com o meio ambiente, e por isso, o on-line vai estar num aplicativo, que até mesmo através do celular as pessoas podem acessá-lo e ter gratuitamente a edição desejada, porém, se o leitor necessitar de alguma edição ou uma página qualquer impressa, nós vamos lhe dar uma certificação digitalizada, ou seja, um diário oficial com validade jurídica. Vejo de uma importância capital nós acompanharmos a evolução dos tempos e por isso estamos on-line com o diário oficial”, explica o diretor-geral da Empresa Gráfica da Bahia (Egba), Roberto Brito.

Mostra da Primavera: Museu da Capitania de Ilhéus apresenta exposição “Jardim das Flores”

Palácio Paranaguá

A exposição “Jardim das Flores”, da artista plástica Jane Hilda Badaró, foi aberta nesta terça-feira (21), no Museu da Capitania de Ilhéus, instalado no Palácio Paranaguá. A mostra exibe telas inéditas e pode ser visitada até 29 de outubro, das 9h às 17h. A entrada é gratuita.

No próximo dia 26 de setembro, Hilda Badaró participará de uma das mesas do Festival Literário Sul-Bahia (FLISBA), que tem como tema “A necessidade da arte” e contará com a participação do ator Jackson Costa, do escritor Adroaldo Almeida e do poeta e membro da Academia de Letras de Ilhéus, Geraldo Lavigne.

Há 10 anos, a artista exibiu a primeira exposição individual, na Galeria do Teatro Municipal de Ilhéus.

Sobre a artista

Jane Hilda Mendonça Badaró nasceu no Rio de Janeiro em 11 de março de 1962, recebendo o título de cidadã ilheense em 2019, cidade onde passou maior parte de sua vida. Formada em Direito, Hilda Badaró é professora do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Ela também militou na imprensa regional, ocupando a função de diretora adjunta da Ilhéus Revista. Em 2011 iniciou os trabalhos com pintura e a partir desse período realizou diversas exposições individuais e coletivas.

Publicou ainda o livro “Imagens e Sentimentos: poemas (des)engavetados & pinturas”, pela Editora Mondrongo, em 2016. Hilda Badaró é membro da Academia de Letras de Ilhéus.

Serviço:

Exposição da Primavera: Jardim das Flores

Data: de 21 de setembro a 29 de outubro de 2021

Local: Auditório do Palácio Paranaguá

Horário: Das 9h às 17h



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia