WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

camara de ilheus prefeitura de ilheus embasa prefeitura ilheus secom bahia faculdade ilheus


Uso de Máscara vira obrigatório no Brasil Detran Bahia Oferece IMpressão do CRLV http://www.ilheusnoticias.net.br/v1/2020/04/26/homem-atropelado-na-ponte-ilheus-x-pontal-nao-resiste-e-morre-apos-66-dias-internado/ bolsonaro-rebate-criticas-por-escolha-de-amigo-dos-filhos-para-o-comando-da-pf-e-dai/
maio 2021
D S T Q Q S S
« abr    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  


Em Ilhéus, Rui entrega duplicação da BA-001 e autoriza construção de prédio escolar

A duplicação de um trecho de 5,4 quilômetros da BA-001, que liga as praias do sul de Ilhéus ao entroncamento com a BR-251, passando pela nova Ponte Ilhéus-Pontal, está concluída e foi entregue pelo governador Rui Costa nesta quinta-feira (6). A obra, que beneficia 185 mil moradores do sul da Bahia, foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) e recebeu investimentos da ordem de R$ 10,5 milhões. Ainda em Ilhéus, Rui assinou ordem de serviço para a construção de um prédio escolar com 25 salas, que vai sediar um colégio estadual.

De acordo com o governador, a obra de duplicação requalifica toda a Zona Sul de Ilhéus. “E não podia ser diferente, com uma ponte bonita dessa, que é um novo cartão postal da cidade e da região. Hoje, aproveitei para olhar a zona norte, que precisa também de uma requalificação. Então eu já anuncio aqui a minha determinação para o secretário da Seinfra, Marcus Cavalcanti, que nós vamos requalificar também a Zona Norte. Isso tudo para devolver a Ilhéus esse prestígio”, revelou.

Fernanda Andrade, gerente do Opaba Praia Hotel, que fica às margens do trecho inaugurado, aprovou as intervenções. “Melhorou muito a questão da segurança e acessibilidade para turistas e moradores”.

Nova escola

No terreno do antigo Centro Social Urbano (CSU), no Bairro Itaípe, Rui assinou a ordem de serviço para a construção de uma escola, que será erguida no local. Serão investidos cerca de R$ 18,5 milhões nas 25 salas de aula, contemplando ainda um auditório para 175 lugares com camarins e área técnica, biblioteca, secretaria, diretoria, coordenação pedagógica, sala de professores, de multimídia, laboratórios de línguas, de informática, dois laboratórios de ciências, sala multifuncional, sala de dança e vivências corporais, copa e sanitários. O local também vai abrigar quadra poliesportiva coberta com arquibancada, além de campo de futebol society.

Polícia Militar

Na oportunidade, Rui Costa aproveitou a visita para conhecer de perto diversas unidades da Polícia Militar em Ilhéus. “Nós estamos visitando para requalificar esses espaços. No batalhão, vamos colocar grama sintética, pista de cooper, cobrir a quadra”, afirmou. Segundo ele, todos os batalhões da PM receberão campo society, pista de cooper, e quadras cobertas para incentivar a prática esportiva”.

O governador visitou, ainda, o primeiro batalhão da Polícia Militar construído na Bahia. “Eu tive a grata surpresa de saber que aquele batalhão foi edificado ainda em 1800, e nós vamos fazer investimentos ali, inclusive a construção de um auditório que o comandante pediu para que possa servir de treinamento para a unidade”.

Repórter: Raul Rodrigues

Dentista de Itabuna morre vítima de Covid-19

Na madrugada desta quinta-feira (06), morreu em Itabuna o odontologista Dr. Nelvi Mendonça Lemos, em decorrência da Covid-19.

Nelvi estava internado e o quadro clínico dele foi agravado recentemente.  Ele era considerado bastante querido na região e um profissional renomado.

A equipe do Verdinho Itabuna expressa profundos sentimentos aos familiares e amigos de Nelvi. Itabuna, infelizmente, já ultrapassou a marca de 500 óbitos em decorrência da doença.

Ilhéus: Homem que matou a esposa em 2014 na presença do filho de 9 anos, é preso pela Polícia Civil em Macaé-RJ

Nesta quarta-feira (05), a Polícia Civil prendeu em Macaé, no estado do Rio de Janeiro, o acusado de feminicídio, Fernando Santos Agnelo.

O crime foi cometido em outubro de 2014, no bairro Ilhéus II, em Ilhéus. Na ocasião, Fernando, na presença do filho de apenas nove anos de idade, assassinou, a sangue frio, a esposa Francimary Lima da Silva, que estava grávida. Desde então, Fernando havia fugido do estado e levou o menino com ele.

O coordenador da 7ª Coorpin de Ilhéus, o delegado Evy Paternostro, explicou que ele foi localizado a partir das ações de inteligência desenvolvidas pelas equipes policiais. “Foi apurado que esse criminoso estaria prestando serviço para uma empresa de São Paulo e, em seguida, tivemos conhecimento que ele trabalhava em Macaé”, comentou o coordenador. Um mandado de prisão já estava em aberto em desfavor do criminoso.

“Entramos em contato com a Polícia Civil do Rio de Janeiro que cumpriu a ordem de prisão”, explicou. O indivíduo será recambiado para a Bahia, onde seguirá para o sistema prisional. “Nossas unidades continuam trabalhando para cumprir sua função de Polícia Judiciária e apurar as infrações penais, contribuindo para o fortalecimento da Segurança Pública.”

Dias das Mães: Guarda Municipal reforça ronda no comércio; lojas funcionarão em horário especial

Nesta quinta e sexta-feira, o comércio funcionará até às 20h. Já no sábado, os estabelecimentos abrirão as portas até às 18h.

 Publicado em 06/05/2021 08:00

Dias das Mães GCM

A Prefeitura de Ilhéus vai reforçar o patrulhamento no Centro Histórico para as compras do Dia das Mães. A pedido do prefeito Mário Alexandre, os secretários Gabriel Bittencourt, Vinícius Briglia e o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Rosivaldo Oliveira, se reuniram com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Anselmo Clement, para definir o horário de funcionamento das lojas e evitar aglomeração de pessoas nas ruas do centro. Nesta quinta (6) e sexta-feira (7), o comércio funcionará até às 20h. Já no sábado (8), os estabelecimentos abrirão as portas até às 18h.

De acordo com o comando da GCM, o patrulhamento ostensivo será realizado com efetivo diário composto por oito guardas municipais, que vão circular em todo o centro. Mário Alexandre explica que a operação soma-se ao trabalho de segurança realizado por meio do sistema de videomonitoramento do município.

Dias das Mães GCM

“Estendemos o funcionamento do comércio para que as pessoas escolham o melhor horário de compra e evitem qualquer forma de aglomeração. É necessário que a população siga todas as medidas contra a Covid-19, com distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos. Os guardas estarão atentos a possíveis ocorrências para garantir a segurança de comerciantes e consumidores”.

Na ocasião, Gabriel Bittencourt, titular Secretaria de Mobilidade e Ordem Pública, apresentou a Central de Monitoramento Eletrônico (CME) ao presidente da CDL. O serviço funciona 24 horas com 16 câmeras espalhadas em pontos estratégicos para otimizar o trabalho da GCM, garantir a segurança patrimonial, dos transeuntes e auxiliar na redução dos indicadores criminais na cidade.

Capacitação para guias do turismo local será promovida em Ilhéus; inscrições abertas

Além da capacitação, serão promovidos debates sobre a área de atuação dos guias e o turismo na cidade de Ilhéus; a inclusão de uma perspectiva patrimonial e histórica nos guiamentos; e o papel dos guias como agentes de salvaguarda do patrimônio e difusão cultural.

 Publicado em 05/05/2021 18:07 – Atualizado em 05/05/2021 18:11

Casa de Jorge Amado vai funcionar aos domingos, com estrada gratuita

Uma capacitação para os guias de turismo local, patrimônio e museus, de Ilhéus, será promovida pela Agência para o Desenvolvimento Regional, a Agência Oikos, com recursos da Lei Aldir Blanc, por meio da parceria entre a secretaria Nacional de Cultura do Ministério do Turismo, e a superintendência de Turismo da secretara municipal de Cultura e Turismo da Prefeitura de Ilhéus (Secult). A capacitação, em Educação Patrimonial e o papel dos Museus locais como instrumentos importantes para difusão cultural e apoio aos turistas, terá o primeiro encontro presencial no dia 10 de maio e conclusão no dia 21 de junho. O regulamento do curso pode ser acessado no link https://bit.ly/3tk3kHT e as inscrições podem ser feitas no endereço  https://forms.gle/obyCkXy4FSAWX6TB7  ou, presencialmente, na Secult e no Museu da Capitania de Ilhéus.

Além da capacitação, serão promovidos debates sobre a área de atuação dos guias e o turismo na cidade de Ilhéus; a inclusão de uma perspectiva patrimonial e histórica nos guiamentos; e o papel dos guias como agentes de salvaguarda do patrimônio e difusão cultural.

Na parte prática da formação, os guias vão poder aplicar o aprendizado com a produção de vídeos de roteiros, nos quais, a Agência Oikos reservou cinco opções: o roteiro a Capitania, que engloba, por exemplo,  a formação da cidade de Ilhéus, o Outeiro, os fortins, Igrejas dentre outros; o roteiro do cacau; o roteiro dos rios, como os de Juerana, Sambaituba e Aritaguá; o roteiro dos Jesuítas/Índios, com a abordagem histórica da vinda dos carijós, a plantação de açúcar e as Igrejas; e o roteiro da Estrada de Ferro, próxima ao Rio do Braço e Sambaituba. Os vídeos serão apresentados ao final do curso e os três melhores serão premiados com valores que variam entre quinhentos e cinquenta reais a mil reais.

O cronograma está organizado com a realização do primeiro encontro presencial no dia 10 de maio; e mais três encontros virtuais, sendo o primeiro no dia 17 de maio, o segundo no dia 24 de maio e o terceiro no dia 31 de maio. A apresentação do plano de trabalho está programada para o dia 7 de junho; as gravações dos vídeos de 4 a 15 de junho, e a apresentação da rota final, no dia 21 de junho.

Em Ilhéus, Rui entrega duplicação da BA-001 e assina ordem de serviço para construção de dois colégios

20-06-10-governadorruicompravacina.jpeg
O governador Rui Costa viaja, nesta quinta-feira (dia 6), para Ilhéus, onde vai entregar, às 9h, a obra de recuperação e duplicação da BA-001, no trecho entre as proximidades do Hotel Opaba e o Entroncamento da BR-251. A obra coordenada pela Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra) tem extensão de 5,4 quilômetros e é resultado de um investimento de R$ 10,5 milhões.
O ato de entrega da estrada vai acontecer na Rotatória do Hotel Opaba. No mesmo lical, Rui assina ordem de serviço para construção de um prédio escolar com 25 salas para sediar os colégios estaduais Rotary Renato Leite da Silva e Paulo Américo. O trabalho será coordenado pela Secretaria de Educação do estado (SEC).
Ainda em Ilhéus, o governador vai visitar o Instituto Municipal de Ensino, reformado pela Prefeitura, e a 70a Companhia Independente da Polícia Militar, situada no bairro do Iguape.

Devoto de Santa Dulce dos Pobres, Paulo Gustavo construiu espaço de atendimento a pacientes com câncer em Salvador

Por TV Bahia e G1

Conheça a ligação do humorista Paulo Gustavo com a Santa Dulce dos Pobres
 Conheça a ligação do humorista Paulo Gustavo com a Santa Dulce dos Pobres

Devoto de Santa Dulce dos Pobres, o ator e humorista Paulo Gustavo construiu um espaço de atendimento de pacientes com câncer nas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), em Salvador. Ele morreu na noite de terça-feira (4), aos 42 anos, em decorrência da Covid-19, após passar mais de 50 dias internado.

O ator começou a conhecer a obra da santa em 2017, através do filme “Irmã Dulce”, que conta a história de quando ela ainda era freira. Desde então, a paixão pelo trabalho da beata cresceu, e Paulo chegou a compartilhar nas redes sociais:

“Assista [ao filme]! É a coisa mais linda do mundo a história dela. foi lindo o que ela fez enquanto estava aqui, assim como é lindo o que é feito até hoje lá em Salvador”, escreveu ele nas redes sociais na época.

Depois disso, a fé de Paulo Gustavo começou a se misturar com a história das OSID, e ele passou a fazer doações para ajudar a continuar o trabalho de Dulce. O humorista visitou as obras várias vezes, sempre acolhido pelos profissionais.

Desenho de Paulo Gustavo e Santa Dulce dos Pobres — Foto: Reprodução/Redes sociais

Desenho de Paulo Gustavo e Santa Dulce dos Pobres — Foto: Reprodução/Redes sociais

Em um dos aniversários, Paulo Gustavo chegou a ganhar um vídeo de parabéns dos trabalhadores das OSID.

Já no início da pandemia, o ator fez uma nova doação que garantiu a compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) e testes rápidos para a Covid-19. Ele também mandou mensagens de apoio para os profissionais.

“Oi, gente! Aqui é o Paulo Gustavo e eu estou vindo aqui fa

Trabalhadores nascidos em abril podem sacar auxílio emergencial

Parcela havia sido depositada em 13 de abril

Publicado em 05/05/2021 – 05:50 Por * Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em abril podem sacar, a partir de hoje (5) a primeira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 13 de abril.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro podia ser movimentado apenas por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

Bahia tem mais de 2,4 mi de vacinados; 1,1 mi já com 2ª dose

A Bahia chegou nesta segunda a 2 milhões 436 mil 599 imunizados com a primeira dose da vacina contra covid-19, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab). De acordo com o órgão, até o momento foram distribuídas 3.177.832 primeiras doses para os municípios. Com os números atuais, o percentual de aplicação em relação às primeiras doses disponibilizadas é de 76.7%. Ainda segundo a Sesab, 1.139.504 pessoas receberam a segunda dose. Foram distribuídas 1.377.530 segundas doses, com isso, o percentual de aplicação em relação às segundas doses disponibilizadas é de 82.7%.

Das 2.436.599 primeiras doses da vacina, 417.858 foram para os profissionais de saúde. Além disso, 1.844.006 idosos acima de 60 anos, e de instituições de longa permanência, foram vacinados. Além deles, indígenas aldeados, quilombolas, pessoas com deficiência, pacientes renais crônicos, integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com deficiência, portadores de imunossupressão, pessoas com síndrome de Down, transplantados e profissionais de educação receberam a vacina até esta sexta (23).

Assaltantes rendem casal de funcionários de fazenda em Uruçuca e roubam carro, dinheiro e celulares

Foto ilustrativa

Na tarde desta terça-feira (04), assaltantes invadiram a Fazenda Escalada, localizada no Km466 da BR-101, nas imediações do Posto Santo Antônio, em Uruçuca, e lá, eles renderam um casal de funcionários, anunciaram o assalto e roubaram diversos itens do local.

De acordo com os relatos das vítimas, os criminosos ficaram cerca de duas horas na fazenda, e dentre os itens roubados, está um veículo Honda City de cor cinza e placa JSX-2441, licenciado em Itabuna-BA. Também foram subtraídos dinheiro, ferramentas, aparelhos celulares, etc.

Na fuga, os bandidos colidiram o veículo em uma manobra mal realizada, e o para-choque dianteiro, do lado direito, está danificado, algo que pode ajudar na identificação do veículo. A imagem acima é meramente ilustrativa, embora seja desse o modelo do automóvel roubado.

Vinte e seis candidatos aprovados no concurso para auditor fiscal da Sefaz-BA são convocados; confira detalhes

Por G1 BA

Governador anuncia nomeação de mais de 26 aprovados no concurso para auditor fiscal da Sefaz-BA — Foto: Divulgação

Governador anuncia nomeação de mais de 26 aprovados no concurso para auditor fiscal da Sefaz-BA — Foto: Divulgação

Vinte e seis pessoas aprovadas no último concurso público para auditor fiscal da Secretaria da Fazenda da Bahia (Sefaz-BA) serão nomeados para ocupar o cargo, de acordo com o governador Rui Costa. O anuncio foi feito na noite desta terça-feira (4), durante o Papo Correria, encontro virtual em que o gestor responde a perguntas da população em uma transmissão online.

A lista dos nomeados será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) na quarta-feira (5). Segundo o governo estadual, esta é a terceira nomeação para o certame realizada pela Bahia. Em setembro de 2020, foram contemplados 25 candidatos e, em janeiro deste ano, outros 20 foram nomeados. Ao todo, todos os 77 candidatos aprovados no concurso foram nomeados.

As nomeações contemplam 10 candidatos para a área de Administração, Finanças e Controle Interno; seis para o setor de Tecnologia da Informação; e outros 10 candidatos para atuar na Administração Tributária, incluindo aprovados nas cotas destinadas a negros e pessoas com deficiência. O decreto de nomeação também estará disponível no Portal do Servidor.

Feito pelas secretarias da Administração (Saeb) e da Fazenda (Sefaz-BA), o concurso foi lançado em fevereiro de 2019, sob a organização da Fundação Carlos Chagas (FCC). O resultado final e a homologação do certame foram divulgados no dia 17 de dezembro do mesmo ano. O concurso público tem validade de um ano, podendo ser renovado por igual período.

Vereador de cidade na Bahia morre por complicações da Covid-19 na véspera de completar 58 anos

Por G1 Ba e TV Sudoeste

Presidente da Câmara de Brumado, Zé Carlos, morre por complicações da Covid-19  — Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Brumado

Presidente da Câmara de Brumado, Zé Carlos, morre por complicações da Covid-19 — Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores de Brumado

O vereador José Carlos Marques Pessoa (PSB) morreu na tarde desta terça-feira (4), por complicações da Covid-19. Ele era presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, cidade do sudoeste baiano.

Conhecido como Zé Carlos de Jonas, o vereador tinha 57 anos e morreu na véspera do aniversário. Ele completaria 58 anos na quarta-feira (5).

Zé Carlos testou positivo para Covid-19 em abril e estava intubado no Hospital das Clínicas de Vitória da Conquista, cidade a cerca de 136 km de Brumado.

A prefeitura de Brumado decretou luto oficial por sete dias e ponto facultativo nas repartições públicas na quarta-feira.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia