WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia

prefeitura ilheus sufotur secom bahia secom bahia


Uso de Máscara vira obrigatório no Brasil Detran Bahia Oferece IMpressão do CRLV http://www.ilheusnoticias.net.br/v1/2020/04/26/homem-atropelado-na-ponte-ilheus-x-pontal-nao-resiste-e-morre-apos-66-dias-internado/
fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  


Descaso no Hospital Costa do Cacau já é notório: Falta material e equipe médica sem receber há quase 3 meses. De quem é a responsabilidade?

Absurdo na cidade de ilhéus: O saldo do governo chega ao absurdo no Hospital Regional Costa do Cacau. Será que o nosso governador é o nosso prefeito estão sabendo disso?

Pra quem não sabe esse hospital é a referência para atendimento de pelo menos 70 municípios da região cacaueira. Pacientes estão sendo acumulados em verdadeiras latas de sardinha ali na emergência. Trancados em salas pequenas, média de 6 a 8 macas espremidas lado a lado em espaços de 20 m2, com acompanhantes se esforçando para ajudar nos cuidados, dormindo em cadeiras, num frio descomunal, sem cobertores e o pior de tudo,
SEM REMÉDIOS BÁSICOS PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS. Alguns chegam a aguardar 40 dias e temos relatos de espera de até mesmo 2 meses para que possam ser devidamente tratados.

Equipes Médicas com salários atrasados há mais de 2 meses e nada é feito para solucionar esse descaso. A diretoria já está ciente dos atrasos, porém nada foi feito até o momento. Os salários dos colaboradores, quando é pago até o 5º dia útil do mês, só acontece debaixo de muita cobrança. A situação vem se repetindo mês a mês e ai daquele que reivindicar ou questionar alguma coisa. O piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem não está sendo respeitado e os valores retroativos foram pagos em migalhas que ninguém sabe ao certo se recebeu o que era de direito. “ Um sistema de ditadura foi implantado por aqui. Quando um Colega pergunta sobre o salário, imediatamente é demitido ou perseguido. Desabafou um colaborador que pediu sigilo sobre a sua identidade, pois tem medo das sérias consequências e represálias.

Verdadeiros guerreiros do bem, que se doam e se dedicam ao cuidado dos nossos parentes. Mesmo com salários atrasados, funcionários tentam manter a dignidade e fluxo do cuidado daqueles que ali se encontram aguardando tratamento digno. Médicos estão desesperados para receber seus salários.

E o pior de tudo: A cirurgia cardíaca não está acontecendo há quase 2 meses; A máquina de hemodinâmica está quebrada e pacientes que precisam de cateterismo não conseguem fazer; A fila de Exames de ultrassom é absurda e profissionais já se manifestam em não ir trabalhar devido à falta de salário há 2 meses. Eles precisam do pão de cada dia.A Central de Regulação não consegue dar fluxo as demandas dos pacientes da região devido a falta de vagas e de insumos básicos ePacientes da cirurgia geral tendo suas cirurgias suspensas dia após dia. E a programação do ambulatório de especialidades nunca é seguida.

Outro agravante, Pacientes da neurocirurgia aguardando até 20 dias para fazer uma cirurgia.“ Falta anestésico para pacientes com fraturas e muitas vezes os ossos colam em posições tortas, antes mesmo de serem tratados conforme a programação médica.” Vimos relatos de pacientes esperando próteses desde dezembro de 2023. Nesse momento temos pacientes aguardando tratamento e que já tiveram a cirurgia suspensa por falta de anestésicos. Falta também antibióticos básicos para tratamento de infecções diversas.Isso é apenas a ponta do Iceberg e o calote contra os funcionários já é institucionalizado nos contratos de terceirização de serviço, afinal não tem quem cobre desses representantes.

QUEM TEM QUE RESOLVER ISSO TUDO?

O CALOTE VIROU REGRA?

ESPAÇO ABERTO PARA RESPOSTA E SOLUÇÕES. Visto que fomos informados que o repasse e feito para a empresa que administra, entretant9 não chega a bolso do t4rabalhador e nem medidas para acabar com descalabro foram tomadas.

 

 

Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís recepcionam alunos na abertura do ano letivo

As faculdades de Ilhéus e Madre Thaís receberam os alunos e alunas de todos os cursos no início das aulas do atual semestre letivo com uma animada recepção. O evento aconteceu na terça-feira, 20 de fevereiro, na área de convivência do campus da Faculdade de Ilhéus, nos turnos matutino e noturno, com o apoio da Terceira Via Formaturas e Eventos.

A movimentação foi maior no período noturno. Os alunos aproveitaram o som do DJ Neto Nogueira e ficaram encantados com a apresentação de um robô dançante. A recepção contou com a distribuição de pipocas e balas e de um túnel com efeitos especiais para registro de fotos e vídeos.

A atividade aconteceu em dois horários: das 17h40min às 18h30min e das 20h às 20h30min, para todos os estudantes, tanto calouros quanto veteranos, de todos os cursos de graduação. Atualmente, são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia e Gastronomia.

Prefeitura institui Comenda Gregório Luís para homenagear pessoas que atuam pela igualdade racial

 

 

rio do engenho

Homenagear as pessoas físicas, preferencialmente negras, que no exercício de suas atividades e funções tenham contribuído de forma determinante para promover a igualdade racial em Ilhéus é o objetivo da Comenda Gregório Luís, instituída pela Lei Municipal nº 4.251/24.

A honraria é uma forma de reconhecer os serviços prestados por cidadãos, com foco na formação de uma sociedade plural, justa e igualitária, implementação de políticas públicas e atividades voltadas à Consciência Negra no município, de modo a se tornarem merecedores do reconhecimento.

“A entrega desta Comenda é uma forma de valorizar a cultura negra e destacar trabalho das pessoas que lutam diariamente contra todas as formas de discriminação”, disse o prefeito Mário Alexandre.

As personalidades escolhidas serão agraciadas anualmente, no mês de novembro, preferencialmente no dia vinte desse mês, ocasião em que se comemora o Dia da Consciência Negra, bem como o Novembro Negro em Ilhéus.

Luta e resistência

Gregório Luís foi um dos líderes da revolta escrava do Engenho Santana, em Ilhéus, ocorrida no ano de 1789, provocando a paralisação do engenho por dois anos. Os cativos escreveram uma carta – um tratado de paz – objetivando uma negociação e a volta ao trabalho. O documento, além de ser uma tentativa de resistência e luta em um momento de revolta, foi um ato político desses próprios sujeitos.

Mulheres, idosos e PCDs podem descer fora do ponto de ônibus, após às 21 horas

 

horário ônibus 21h - Lei 3.864

Em um encontro entre a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), a Sutram, a União Brasileira de Mulheres (UBM – Ilhéus) e as empresas de ônibus locais – Viametro e São Miguel –, foi reforçada a obrigatoriedade de os ônibus pararem fora do ponto após às 21 horas, quando solicitado por mulheres, idosos ou pessoas com deficiência (PCDs).

Na última quarta-feira (20), a SPM organizou essa reunião com o intuito de garantir a efetiva execução da Lei Municipal n.º 3.864, de julho de 2017. Ela foi estabelecida para proporcionar segurança aos grupos mencionados.

A demanda para essa reunião originou-se de relatos da UBM – Ilhéus, indicando que passageiras estariam enfrentando dificuldades para desembarcar fora dos pontos em determinadas linhas. Em resposta, a SPM tomou a iniciativa de exigir o cumprimento da Lei, pelas empresas, que precisam orientar seus motoristas.

Carla Serafim, titular da SPM, destacou a importância dessa decisão para a segurança das mulheres ilheenses. “Lutamos pela segurança das mulheres de Ilhéus, e fazer com que essa Lei Municipal seja cumprida é de suma importância. Muitas vezes, esse público precisa se deslocar muito, do ponto até o destino final e com essa possibilidade, todos ficarão mais resguardados”, afirmou a secretária, ressaltando sua confiança na cooperação dos motoristas para atender às solicitações das passageiras.

A partir da reunião, ficou acordado que a Prefeitura intensificará a divulgação da Lei, enquanto as empresas de ônibus orientarão seus motoristas a cumprir rigorosamente a legislação. Sempre que solicitados após às 21 horas, os ônibus deverão parar para o desembarque seguro de mulheres, idosos e PCDs, mesmo fora dos pontos de ônibus regulares. Essa iniciativa reforça o compromisso com a igualdade e a segurança, proporcionando maior acessibilidade a esses grupos.

Lançamento da Revista Nova Bahia destaca avanços da gestão estadual

Publicação apresenta ao povo baiano um balanço da gestão estadual, no ano de 2023, em diferentes áreas, por toda a Bahia

Os principais investimentos, entregas e realizações do primeiro ano da gestão liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues são destaques da primeira edição da Revista Nova Bahia, lançada nesta terça-feira (20), durante um evento na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O governador, acompanhado pelo secretário estadual de Comunicação, André Curvello, e outras autoridades, participou da solenidade de lançamento.

:: LEIA MAIS »

KEKO OLIVEIRA ANUNCIA PRÉ-CANDIDATURA A PREFEITO DE UNA



O servidor público federal e professor Keko Oliveira (MDB) usou as redes sociais para anunciar, neste domingo, 18/02, a sua pré-candidatura a prefeito de Una. Keko é filho do ex-prefeito Zé Pretinho (UB).

Na mensagem que postou nas redes sociais, o pré-candidato diz que “todos os sonhos que realizei na minha vida foram baseados em três princípios: fé em Deus, dedicação e muita humildade. E, guiado por esses três princípios, eu quero contar a vocês que, hoje, oficialmente, eu me coloco como pré-candidato à prefeitura dessa cidade linda chamada Una, Bahia”.

E continua: “Desde já eu peço a vocês, meus amigos, que orem por mim, que me ajudem a construir esse sonho, eu peço sabedoria a Deus. E vamos em frente, vamos lutar, porque esse sonho eu tenho certeza que pode ser muito possível”, finaliza.

I Política Rick Mascarenhas

Homem é encontrado morto em praia de Itacaré

Por g1 BA e TV Santa Cruz

Caso é investigado pela cidade de Itacaré, no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Caso é investigado pela cidade de Itacaré, no sul da Bahia — Foto: Divulgação/Polícia Civil

Um homem de 38 anos foi encontrado morto na faixa de areia da praia da Coroinha, na cidade turística de Itacaré, no sul da Bahia. Segundo a Polícia Civil, Jair Cardoso dos Santos foi encontrado na madrugada de quarta-feira (14), com um ferimento na cabeça.

A vítima nasceu em Camacan, a cerca de 197 km de Itacaré, mas morava no município turístico onde trabalhava como pedreiro. O corpo dele foi encontrado atrás de um palanque usado em uma festa

Horas antes de encontrarem Jair sem vida, o cantor de reggae Edson Gomes se apresentou na praia da Coroinha. De acordo com a Polícia Militar, o local estava cheio e ninguém viu o momento que Jair Cardoso foi morto.

O crime é investigado pela delegacia de Itacaré, que apura se a vítima foi morta no local ou teve o corpo abandonado atrás do palanque após o show. A autoria e motivação do crime também são investigadas.

Motorista por app de 19 anos que desapareceu após sair de pousada no extremo sul da Bahia é encontrado

Por g1 BA e TV Santa Cruz

Motorista por app de 19 anos desaparece após sair de pousada no extremo sul da Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

Motorista por app de 19 anos desaparece após sair de pousada no extremo sul da Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

O motorista por aplicativo Breno Marcel Batista Souza, de 19 anos, que desapareceu na madrugada de quinta-feira (15), após deixar uma pousada de motocicleta, na cidade de Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, foi encontrado nesta sexta (16).

A informação foi confirmada pela família de Breno Marcel, que agradeceu a ajuda das pessoas que compartilharam o cartaz que informava o desaparecimento. Os familiares do jovem não revelaram o motivo do sumiço dele.

Segundo informações da família de Breno Marcel, quando saiu da pousada em Porto Seguro, o jovem tinha contado que estava a caminho da casa onde morava, no bairro Cidade de Deus, na cidade de Teixeira de Freitas, que fica na mesma região. No entanto, o rapaz não chegou no imóvel no horário previsto e nem entrou em contato com a família.

De acordo com os familiares do jovem, o celular de Breno Marcel ficou fora de área. Ele pilotava uma motocicleta vermelha, com placa de Minas Gerais.

Em nota, a Polícia Civil informou que o desaparecimento de Breno Marcel era investigado na delegacia de Porto Seguro e que soubesse informações sobre o jovem, poderia entrar em contato através do Disque Denúncia 181.

Outro caso

 

Motorista por aplicativo de 27 anos desaparece após viajar para trabalhar com amigos na Bahia — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Motorista por aplicativo de 27 anos desaparece após viajar para trabalhar com amigos na Bahia — Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Na segunda-feira (12), outro motorista por aplicativo desapareceu na cidade de Ilhéus, no sul da Bahia. Segundo a família de Lucas Brito da Silva, de 27 anos, ele é morador de Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, e está no município há uma semana com amigos.

Lucas Brito viajou para Ilhéus com amigos, que também são motoristas por aplicativo, para fazer corridas no município.

Os amigos de Lucas Brito disseram que os destinos das corridas em compartilhados em um gripo, por meio de um aplicativo, mas o motorista parou de mandar mandar mensagens.

O desaparecimento dele foi registrado na delegacia de Ilhéus e é investigado.

Lula propõe parceria com países africanos para combate ao desmatamento

Em discurso na União Africana, ele voltou a defender reformas na ON

 Por Da Agência Brasil – Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou na manhã deste sábado (17) na abertura da 37ª Cúpula da União Africana do Brasil, em Adis Abeba, na Etiópia. Em sua vigésima primeira visita ao continente africano, ele propôs iniciativas conjuntas para a proteção das florestas tropicais, entre elas uma rede de satélites para monitorar o desmatamento e a recuperação de áreas degradadas.

Lula também reiterou o compromisso do Brasil em promover uma governança efetiva e multilateral em áreas como inteligência artificial, considerando os interesses do Sul Global. Entre as parcerias prioritárias, ele menciou  combate à fome, a promoção da soberania em saúde e o enfrentamento de doenças tropicais negligenciadas, tendo como meta a ampliação do acesso a medicamentos par o “apartheid” de vacinas ocorrido durante a pandemia de covid-19.

“Venho para reafirmar a parceria e o víncul do nosso país e do nosso povo com este continente irmão. A luta africana tem muito em comum com os desafios do Brasil. Mais da metade dos 200 milhões de brasileiros se reconhecem como afrodescendentes. Nós, africanos e brasileiros, precisamos traçar nossos próprios caminhos na ordem internacional que surge. Precisamos criar uma nova governança global, capaz de enfrentar os desafios do nosso tempo”, ressaltou o presidente.

“Cuidar também da saúde do planeta é nossa prioridade. O imperativo de proteger as duas maiores florestas tropicais do mundo, a Amazônica e a do Congo, nos torna protagonistas na agenda climática. Os instrumentos internacionais hoje existentes são insuficientes para recompensar de forma eficaz a proteção das florestas, sua biodiversidade e os povos que vivem, cuidam e dependem desses biomas.”

Lula celebrou a presença da União Africana como membro pleno do G20, mas defendeu a inclusão de mais países do continente como membros plenos. Ele expressou o compromisso do Brasil em colaborar com a África no desenvolvimento de programas educacionais, saúde, meio ambiente e ciência e tecnologia. Além disso, anunciou planos para ampliar o intercâmbio de estudantes africanos nas instituições de ensino superior brasileiras e fortalecer a cooperação em áreas como pesquisa agrícola e saúde.

“Com seus 1 bilhão e 500 milhões de habitantes, e seu imenso e rico território, a África tem enormes possibilidades para o futuro. O Brasil quer crescer junto com a África, mas sem ditar caminhos a ninguém.”

Em relação às crises internacionais, o presidente voltou a defender uma solução duradoura para o conflito Israel-Palestina, com o avanço na criação de um Estado palestino reconhecido pelas Nações Unidas, e destacou a necessidade de reformas na ONU para garantir uma representação mais equitativa, incluindo países da África e América Latina no Conselho de Segurança.

“Ser humanista hoje implica condenar os ataques perpetrados pelo Hamas contra civis israelenses, e demandar a liberação imediata de todos os reféns. Ser humanista impõe igualmente o rechaço à resposta desproporcional de Israel, que vitimou quase 30 mil palestinos em Gaza – em sua ampla maioria mulheres e crianças – e provocou o deslocamento forçado de mais de 80% da população”, destacou Lula.

“A solução para essa crise só será duradoura se avançarmos rapidamente na criação de um Estado palestino. Um Estado palestino que seja reconhecido como membro pleno das Nações Unidas.”

Defesa Civil alerta: possibilidade de chuva. São 105 milímetros previstos até dia 20 de fevereiro

Os riscos de deslizamentos de terra e pontos de alagamento são reais. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193

Chuva

FOTO: Metro World News Brasil

A Defesa Civil de Ilhéus alerta a população sobre a possibilidade de chuva intensa para a nossa região. A previsão é de que chova até 105 milímetros até o dia 20 de fevereiro, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Além dos valores elevados de chuva que podem atingir Ilhéus e região, há a possibilidade de ventos de até 75 km por hora em alto mar, o que pode provocar ventos que variam entre 45 a 60 km no continente.

 

Chuva

 

É importante que a população fique atenta, principalmente nas áreas vulneráveis. Os riscos de deslizamentos de terra e pontos de alagamento são reais. Por isso, é importante que todos mantenham-se em alerta para quaisquer sinais, tanto nas residências, como nos arredores.  Desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras nos imóveis são evidências que precisam ser comunicadas imediatamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

 

Chuva 

 

As autoridades responsáveis continuam monitorando todo o município. Em caso de emergência, a população pode acionar (enviar mensagem) à Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Bahia registra mais de 200 mil inscrições para Concurso Nacional Unificado; prazo de pagamento encerra nesta sexta

Exatas 200.782 mil inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado (CNPU ou CNU, na sigla mais popular) partiram da Bahia. O número foi confirmado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, segundo o governo do estado.

No total, o Brasil contabilizou 2,65 milhões de inscrições. Para garantir a participação no concurso, os inscritos devem efetivar o pagamento da taxa de inscrição por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU) até esta sexta-feira (16). As taxas custam R$ 90 para os concorrentes a cargos de nível superior e R$ 60 para cargos de nível médio.

São 6.640 vagas disponíveis, distribuídas em 21 órgãos da administração pública federal. As provas serão aplicadas no próximo dia 5 de maio em 220 municípios brasileiros. Na Bahia, 18 cidades serão sede para aplicação das provas: Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Camaçari, Eunápolis, Feira de Santana, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Jequié, Lauro de Freitas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista.

Os postos de trabalho também são espalhados nas regiões do Brasil. As opções sediadas na Bahia são para as funções de analista administrativo, analista em reforma e desenvolvimento agrário e engenheiro agrônomo no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e para órgãos como a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O CNU permite a inscrição para a disputa por vagas em mais de um cargo, desde que dentro do mesmo bloco temático, com o pagamento de uma única taxa de inscrição. Ao concorrer a mais de um cargo, o candidato deverá classificar as vagas de interesse por ordem de preferência para definir a prioridade em uma possível chamada, com base na nota alcançada.

A divulgação dos resultados das provas objetivas e as preliminares das provas discursivas e redações está marcada para 3 de junho. O resultado definitivo será anunciado em 30 de julho. Já a etapa de convocação para posse e realização de cursos de formação começará no dia 5 de agosto.

Homem é preso suspeito de matar dois irmãos com pauladas na cabeça no norte da Bahia

Um homem foi preso suspeito de matar os dois irmãos com pauladas na cabeça na madrugada desta quinta-feira (15), na cidade de Jeremoabo, no norte da Bahia.

Segundo informações da Polícia Civil, o caso aconteceu no povoado de Lagoa Grande. As vítimas foram identificadas como José Santos de Oliveira, de 36 anos, e Givaldo dos Santos Oliveira, de 40.

A polícia informou que após cometer o crime, o suspeito fugiu, mas foi alcançado próximo da casa onde matou os irmãos, em um trecho da BR-110. A motivação do crime é investigada na delegacia de Jeremoabo.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia