

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) lançou a segunda edição do projeto Elas à Frente da Pesca, no Centro Vocacional de Tecnologia do Pescado (CVTT), no distrito de Acupe, em Santo Amaro. O projeto, realizado em parceria com a Bahia Pesca, visa fortalecer a autonomia das mulheres na pesca artesanal, promovendo a inclusão socioprodutiva e o empoderamento feminino.
A atividade contou com as 130 pescadoras, marisqueiras e ribeirinhas dos municípios de Salvador, Camamu e Sobradinho envolvidas no projeto. Durante o encontro, as beneficiárias tiveram a oportunidade de compartilhar experiências, participar de palestras e planejar as próximas ações do projeto, com foco no fortalecimento das redes de apoio e no desenvolvimento de práticas sustentáveis.
A superintendente de Promoção e Inclusão Socioprodutiva da SPM, Luciana Mota, disse que a segunda edição do projeto consolida o compromisso de apoiar a permanência e o protagonismo feminino nas cadeias produtivas da pesca. Luciana, que representou a secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destacou ainda a importância do evento para consolidar laços entre as participantes e impulsionar os impactos do projeto em suas comunidades. “Este encontro é um momento de acolhimento, partilha e planejamento para mais uma edição do Elas à Frente da Pesca. Estamos orgulhosas de contribuir com iniciativas que promovem a autonomia das mulheres e a inclusão socioprodutiva”, afirmou.