WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

:: ‘Notícias’

Projeto da 1ª Copa Ilhéus de Futebol é apresentado ao Ministério do Esporte

visita; ministério do esporte; 1º copa ilhéus de futebol

Na última quinta-feira (27), a comitiva presidida pelo vice-prefeito Bebeto Galvão participou de uma reunião com o chefe de gabinete do Ministério do Esporte, José Guerra, em Brasília, para apresentação do projeto da 1ª Copa Ilhéus de Futebol. O encontro sela a parceria entre os governos municipal e federal para fortalecimento de programas de incentivo ao esporte e à inclusão social.

A comitiva contou com a presença do secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Luiz Carlos Escuta. Com a expectativa de receber cerca de mil atletas, que serão divididos em times de diferentes bairros, a Copa promete movimentar o esporte na cidade, além de promover a integração entre as comunidades urbanas e rurais.

As disputas irão ocorrer nos campos de futebol locais, incluindo o Estádio Mário Pessoa, o qual será palco da grande final. O projeto visa estimular hábitos saudáveis, oferecendo aos jovens e adultos a oportunidade de participar de um torneio esportivo que proporcione o desenvolvimento físico, tático e estratégico.

Por meio do trabalho em equipe, a formação de valores como responsabilidade, caráter, respeito e superação, também serão desenvolvidos na disputa.

Avião com vice-governador da Bahia arremete ao tentar pousar no sul do estado: ‘momento de susto’

Geraldo Júnior falou sobre o ocorrido nas redes sociais — Foto: Redes sociais

Geraldo Júnior falou sobre o ocorrido nas redes sociais — Foto: Redes sociais

O avião que levava o vice-governador da Bahia, Geraldo júnior, precisou arremeter na noite desta quinta-feira (27), ao tentar pousar no aeroporto de Ilhéus, no sul da Bahia. Nas redes sociais, o político contou que ele e a equipe estão bem. [Veja ao final da matéria]

“Nosso avião teve que arremeter ao tentar pousar em Ilhéus. O ocorrido causou um momento de susto, mas estou bem e em segurança, assim como toda a equipe a bordo”, disse em nota publicada nas redes sociais.

Ainda conforme foi informado pelo vice-governador, o piloto não pôde pousar a aeronave por causa das condições climáticas.

Geraldo Júnior publicou nota em uma rede social — Foto: Redes sociais

O procedimento de arremeter uma aeronave acontece quando o piloto retoma o voo depois de falhas no procedimento do pouso ou quando não é possível ter referência visual da pista.

Gal Costa morreu de infarto fulminante; cantora tinha câncer de cabeça e pescoço, diz certidão de óbito

Morre Gal Costa aos 77 anos

Morre Gal Costa aos 77 anos

A cantora Gal Costa morreu aos 77 anos, em 9 novembro do ano passado, em decorrência de um infarto agudo no miocárdio, de acordo com certidão de óbito obtida pelo g1. O documento descreve ainda como causa da morte uma neoplasia maligna [câncer] de cabeça e pescoço.

A causa da morte de Gal não foi divulgada na época.

Pouco antes da morte, Gal havia dado uma pausa em shows, após passar por uma cirurgia para retirar um nódulo na fossa nasal direita. A cantora morreu em sua casa no Jardim Europa, área nobre de São Paulo, às 6h40.

Certidão de óbito de Gal Costa  — Foto: Reprodução

Certidão de óbito de Gal Costa — Foto: Reprodução

Maria da Graça Costa Penna Burgos nasceu em 26 de setembro de 1945 em Salvador e como “Baby”, “Meu nome é Gal”, “Chuva de Prata”, “Meu bem, meu mal”, “Pérola Negra” e “Barato total”. Veja discografia completa.

Foram 57 anos de carreira, iniciada em 1965, quando a cantora apresentou músicas inéditas de Caetano Veloso e Gilberto Gil. Ela ainda era Maria da Graça quando lançou “Eu vim da Bahia”, samba de Gil sobre a origem da cantora e do compositor.

Três anos depois, veio outro clássico: “Baby”, de Caetano Veloso. A canção foi feita para Maria Bethânia, mas Gal a lançou em disco e a projetou no álbum-manifesto da Tropicália. “Divino maravilhoso” (de Gil e Caetano) foi outra da fase tropicalista.

Os músicos João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa, em agosto de 1971 — Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo

Os músicos João Gilberto, Caetano Veloso e Gal Costa, em agosto de 1971 — Foto: Estadão Conteúdo/Arquivo

Ao longo dos anos 60 e 70, ela seguiu misturando estilos. Dedicou-se ao suingue de Jorge Ben Jor com “Que pena (Ela já não gosta mais de mim)” e foi pelo rock com “Cinema Olympia”, mais uma de Caetano. “Meu nome é Gal”, de Roberto e Erasmo Carlos, serviu como carta de apresentação unindo Jovem Guarda e Tropicália.

Bastidores dos últimos álbuns de Gal mostram como ela manteve o espírito tropicalista até o fim; ouça no podcast g1 ouviu

Ao gravar “Pérola negra”, em 1971, ajudou a revelar o então jovem compositor Luiz Melodia (1951-2017). No mesmo ano, lançou “Vapor barato”, mostrando a força dos versos de Jards Macalé e Waly Salomão.

Ela seguiu gravando várias músicas de Gil e Caetano, mas foi incluindo no repertório versos de outros compositores como Cazuza (“Brasil”, 1998); Michael Sullivan e Paulo Massadas (“Um dia de domingo”, de 1985); e Marília Mendonça (“Cuidando de longe”, 2018).

Jerônimo Rodrigues entrega reforma de hospital e unidade do Credibahia em Itabuna

 

O governador Jerônimo Rodrigues estará em Itabuna, região Sul da Bahia, nesta sexta-feira (28), a partir das 9h, para inaugurar a primeira etapa da requalificação do Hospital São Lucas, que contou com um investimento de cerca de R$ 3 milhões do Governo do Estado. Ele também vai entregar uma unidade de atendimento do Credibahia no SAC Itabuna, espaço onde serão oferecidas linhas de microcréditos para empreendedores formais.

Na ocasião, será autorizada a publicação de um edital para licitar uma obra orçada em R$ 10 milhões, que prevê a ampliação de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA), na sede, com a construção de dois reservatórios.

Ainda na oportunidade, serão certificadas as mulheres que participaram do Projeto “Mulheres Grapiúnas – Alimentando o amanhã com inclusão socioprodutiva e trabalho decente” e ainda 55 pessoas beneficiadas pelo Projeto Qualifica Bahia PCD.

Antes da agenda, o governador participará de uma missa solene em comemoração aos 113 anos da cidade, na Catedral São José.

Governo do Estado entrega Base Náutica de Salinas da Margarida; equipamento vai dinamizar turismo da região


Nesta quinta-feira (27), a população de Salinas da Margarida recebeu a nova Base Náutica da cidade, um projeto que contou com investimentos de R$ 25 milhões. O equipamento foi entregue pelo governador Jerônimo Rodrigues, abrangendo uma área de 24 mil metros quadrados. A intervenção englobou diversas melhorias e construções para dinamizar o turismo na região e oferecer melhores condições tanto para os moradores locais quanto para os turistas que chegam ao município.

Para o governador, as entregas realizadas nesta quinta-feira são importantes para o desenvolvimento integral do município por gerarem oportunidades de trabalho, geração de renda e aperfeiçoamento educacional. “Entregamos hoje um terminal náutico, importantíssimo para o município, além de uma escola com recursos do Estado e a recuperação do Terminal Hidroviário. Quando a gente entrega escolas como as de hoje, é para garantir que os meninos e as meninas possam estar em lugar seguro, com aulas, com espaço de lazer e alimentação”. Jerônimo ainda disse que deve voltar a Salinas da Margarida ainda este ano para entregar uma nova unidade escolar em tempo integral com toda a infraestrutura necessária para os estudantes se desenvolverem.

A nova Base Náutica está situada nas adjacências da Praça Luís Eduardo Magalhães, na sede do município. Dentre as principais estruturas implementadas, destacam-se a construção de um moderno centro de comércio e serviços, novas barracas (quiosques) na Praça, um píer de atracação, oficinas de manutenção para barcos e um projeto de requalificação urbanística e paisagística no entorno das edificações. A base Náutica também possui uma marina equipada com vagas secas e molhadas, além de um posto de combustível, que vão atender às necessidades dos barcos e embarcações que visitam a região.

Com a Desenbahia, prefeito Mário Alexandre busca linha de crédito para cabaneiros da Orla Sul

desenbahia; orla sul; linha de crédito; cabaneiros

Dando continuidade à agenda administrativa, o prefeito Mário Alexandre se reuniu nesta quinta-feira (27) com o presidente da Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia), Paulo de Oliveira Costa, para discutir a viabilidade de abertura de linha de crédito destinada aos cabaneiros da Orla Sul de Ilhéus. A proposta versa sobre subsídio financeiro para qualificação profissional, bem como modernização das cabanas localizadas ao longo da BA-001, trecho que passa por duplicação.

O encontro, que aconteceu por intermédio da deputada estadual Soane Galvão, reforça o compromisso da Prefeitura com o grupo, visando o desenvolvimento de toda a região. Cerca de 30 cabaneiros serão beneficiados com a iniciativa.

desenbahia; orla sul; linha de crédito; cabaneiros

O projeto de requalificação já está em andamento, com ampliação da rodovia, instalação de aparelhos de lazer, esporte e padronização dos estabelecimentos que ali funcionam. “Estamos buscando essa linha de crédito, que vai permitir além da modernização dos espaços físicos [as cabanas], a capacitação profissional, valorizando ainda mais o trabalho dos cabaneiros e o desenvolvimento do comércio na região”, disse Mário Alexandre.

O gestor completou informando que o projeto visa fortalecer o turismo e garantir melhores condições de trabalho para funcionários e qualidade de vida para a população local. O procurador-geral do Município, Jefferson Domingues, também participou da reunião.

Nota de pesar pelo falecimento de Soane Nazaré de Andrade, um dos fundadores da UESC

Nota de pesar

O prefeito Mário Alexandre e o vice-prefeito Bebeto Galvão lamentam o falecimento de Soane Nazaré de Andrade, aos 92 anos, ocorrido nesta quinta-feira (27), em Salvador. O professor e doutor foi um dos fundadores da Faculdade de Direito de Ilhéus, que deu base para a criação da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), atual Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Nascido em Uruçuca no ano de 1933, Soane Nazaré iniciou seus estudos no município de Ilhéus quando tinha 6 anos, na Escola Afonso de Carvalho e no Instituto Municipal de Ensino (IME) Eusínio Lavigne. Depois, estudou em Salvador no Colégio da Bahia e cursou a Faculdade de Direito da Bahia.

Soane Nazaré foi professor no IME; fundador, diretor e professor em Direito Constitucional e Político na Faculdade de Direito de Ilhéus; idealizador e primeiro reitor da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) também na cidade. Ele foi membro da Academia de Letras de Ilhéus em 1981; e candidato a prefeito em 2004.

Como forma de reconhecimento, o campus da UESC leva o seu nome.

Neste momento de despedida, o Município presta as sinceras condolências aos familiares e amigos por esta inestimável perda.

Que o Espírito Santo seja o refúgio e a fortaleza na vida de cada um.

Reunião na OPAS/OMS aborda implantação do Programa Vida no Trânsito em Ilhéus

OPAS; PVT; trânsito

Durante encontro na sede da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), em Brasília, o agente de trânsito e coordenador do Programa Vida no Trânsito (PVT), Valério Bomfim, discutiu as ações voltadas à implantação da iniciativa em Ilhéus, segunda cidade baiana a aderir ao programa, que atualmente engloba todas as capitais do Brasil e os municípios com mais de um milhão de habitantes.

O encontro aconteceu entre os dias 24 e 26, com a presença do consultor de segurança no trânsito da OPAS/OMS, Victor Pavarino. A iniciativa objetiva viabilizar projetos e recursos para redução de mortes, sinistros e lesões em vias e rodovias. Dando continuidade à agenda administrativa, Valério Bomfim também se reuniu com representantes do Ministério da Saúde e do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), responsável por financiar programas de diminuição de sequelas no tráfego de pessoas e veículos.

A entidade bancária propôs o desafio “Visão Zero: trânsito mais seguro nas cidades brasileiras”, como forma de promover apoio aos municípios na execução de políticas públicas, com foco na segurança viária e mobilidade sustentável e inclusiva. O propósito desse desafio é que seja realizada uma seleção das localidades com mais de 200 mil habitantes para aplicar capacitação e mentoria baseada na metodologia.

 

OPAS; OMS; PVT

Ilhéus ainda não está nesse quadro populacional, todavia Bomfim acredita que por meio dos investimentos feitos pelos governos estadual e federal, capitaneados pela Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), bem como pelos projetos de mobilidade urbana e crescimento do setor imobiliário, haverá ganhos significativos para a qualidade de vida da população local, acentuando ainda os fluxos migratórios com destino à cidade e toda a região.

“Queremos sensibilizar as instituições e autoridades, a fim de que Ilhéus possa dar um basta nas mortes, sinistros, lesões e sequelas no trânsito. A atuação conjunta torna-se fundamental para que as normas de segurança viária sejam de fato efetivas”, ressaltou Valério Bomfim. O comitê gestor municipal do PVT é composto por 24 entidades, entre elas Secretaria de Saúde (Sesau), Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Ordem Pública e Núcleo Regional Sul (NRS Sul).

Itabuna é pioneira na destinação correta de resíduos e fortalece coleta seletiva

Itabuna completa 113 anos de emancipação nesta sexta-feira (28) e tem entre suas facetas a preocupação com a conservação ambiental, que proporciona qualidade de vida à população. A cidade é pioneira no Sul da Bahia na destinação correta de resíduos, que atende as determinações do Plano Nacional de Saneamento.

Desde 2021 os resíduos são depositados no aterro sanitário da CVR Costa do Cacau, localizada às margens da rodovia Itabuna-Ilhéus, numa área licenciada pelo Inema e Ibama.

O município também incentiva a coleta seletiva. Através de uma parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a CVR Costa do Cacau, foi implantada uma Central de Triagem no bairro Lomanto, que faz parte do projeto Recicla Itabuna.

Gerenciada pela Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis de Itabuna – AACRRI, a unidade reúne 50 catadores e coleta cerca de 100 toneladas/mês de produtos recicláveis, gerando uma média mensal de 1.200,00 reais para cada trabalhador. Para incentivar a coleta entre a população, foram instalados dez ecopontos no centro e nos bairros da cidade.

O gerente comercial da CVR Costa do Cacau, Maurício Ramos Sena destaca que “a empresa se orgulha de estar integrada à cidade e em contribuir para um sistema de coleta de resíduos que não agride o meio ambiente, evita a proliferação de doenças que podem afetar a população e apoia os programas de reciclagem, que beneficiam os catadores e garantem uma vida digna para suas famílias”.

Morre em Ilhéus o Ex-Prefeito Antônio Olímpio

Faleceu  o ex-prefeito de Ilhéus, Antônio Olímpio Rehen da Silva aos 91 anos. AO como era conhecido estava internado há alguns dias.

Antônio Olímpio foi Deputado Estadual e Prefeito de Ilhéus por dois mandatos. Ele era advogado, também foi funcionário público federal e foi pescador profissional. É pai de dois filhos, Dr. Marcos Flávio e Luciano Rehem e a sua dileta esposa Maria Amélia Rehen

O corpo está sendo velado no salão nobre da Loja Maçônica Vigilância e Resistência na Av Itabuna. O sepultamento está marcado para as 15:30 no Cemitério da Vitória.

Planejamento acadêmico das faculdades de Ilhéus e Madre Thaís promove nova edição do PDI, dia 31

Como parte integrante do planejamento acadêmico dos professores para o semestre letivo de 2023, a Faculdade de Ilhéus e a Faculdade Madre Thaís realizam mais uma edição do Programa deInstrumentalização Docente/Discente (PID), no dia 31 de julho de 2023, às 18h30m. As atividades acontecem na sede da instituição, no auditórioProfessora Adélia Maria Carvalho de Melo.

Na oportunidade, serão abordadas as seguintes temáticas: Inclusão e Acessibilidade Pedagógica na Sala de Aula, tendo como expositora a professora Alba Mendonça Alves, docente do curso de Psicologia da Faculdade de Ilhéus, e Metodologia Ativa – Relatos de casos realizados pelo corpo docente, cujo facilitador será o professor Adailson Henrique Miranda de Oliveira, coordenador do PID.

Segundo Adailson Miranda, esta edição vai tratar das inovações e os avanços conquistados no desenvolvimento de metodologias ativas na Faculdade de Ilhéus e Faculdade Madre Thaís. Nesse sentido, será
dada ênfase ao brilhantismo e aos esforços de coordenadores/as e docentes “de todos os nossos cursos na implementação de programas focados na otimização dos processos de ensino, aprendizagem e
avaliação dos resultados.”

Além disso, serão abordadas as atualizações mais recentes tanto na aplicação de instrumentos quanto na concepção de novos recursos didático-pedagógicos. “Nosso propósito é sempre caminhar na direção da qualidade e, portanto, procuramos investir recorrentemente em programas de qualificação, sem perder de vista
o reconhecimento pelo que já foi realizado”, afirma o coordenador do programa.

Cursos – Atualmente, as faculdades de Ilhéus e Madre Thaís oferecem os cursos de graduação em Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estética e Cosmética, Fisioterapia, Gastronomia, Odontologia e Psicologia.

A instituição está com inscrições abertas para o Vestibular on-line 2023.2, e uma promoção no mês de julho, em que se comemora a Independência da Bahia, com descontos especiais para os ingressantes nas mensalidades, a depender do curso. Mais informações sobre o regulamento da promoção através do fone/zap(73)2101-1700.

Grupo Brasileiro comemora Dia do Motorista

Uma missa celebrada na manhã de 25 de julho, na sede do Grupo Brasileiro de transportes, em Itabuna, marcou as comemorações pelo transcurso do Dia do Motorista (Dia de São Cristóvão, padroeiro da categoria) e reuniu diversos profissionais do setor. A cerimônia em ação de graças foi conduzida pelo padre Acássio Alves, da Paróquia de São Judas Tadeu, e contou com a presença do diretor-executivo do Grupo, Paulo Carletto, e da coordenadora financeira, Carolina Carletto. Participaram ainda, o gerente da Rota Unidade Sul e Extremo Sul, Vladimir Almeida, o gerente comercial corporativo, Diego Brasil, e a gerente da Pauma, Jane Varanda, além de outros gestores e advogados da organização.
Os motoristas foram recepcionados, nas primeiras horas do dia, nas garagens das empresas Rota Transportes, Cidade Sol, Expresso Brasileiro, Viametro Transportes Urbanos e Cidade Real, com um café da manhã e distribuição de brindes, que também marcaram as homenagens aos rodoviários, ações preparadas pela equipe de Recursos Humanos, coordenada por Jaciara Santos.
A celebração religiosa em ação de graças pelo Dia do Motorista aconteceu também nas unidades do Grupo Brasileiro nas cidades de Ilhéus, Vitória da Conquista, Salvador, Alagoinhas, Juazeiro, Alagoinhas, Feira de Santana, São Félix, Irecê, Bom Despacho, Jequié, Ipiaú, Eunápolis, Aracaju (SE), Maceió (AL) e Petrópolis (RJ). Em Petrópolis, durante as comemorações foram apresentados 10 novos ônibus, e o evento contou com a presença do diretor Leléu Carletto.
O Grupo Brasileiro possui aproximadamente 1.400 rodoviários, que são motoristas e cobradores. O diretor-executivo do Grupo Brasileiro, Paulo Carletto, destacou a importância dessa categoria profissional que é a responsável por conduzir vidas e tem uma atuação fundamental no processo de desenvolvimento da região, da Bahia e do Brasil.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia