WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

maio 2024
D S T Q Q S S
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

:: 4/maio/2024 . 12:31

Ilhéus é mais uma vez destaque no Mapa do Turismo Brasileiro!

Ilhéus - Mapa do Turismo Brasileiro

 

Ilhéus continua considerado excelência turística brasileira, confirmada pelo Mapa do Turismo Brasileiro, através de certificação recém emitida. Ela é um guia do Ministério do Turismo que define áreas prioritárias para políticas públicas. Ele é atualizado continuamente e os municípios podem se cadastrar seguindo critérios específicos. As áreas são indicadas por órgãos estaduais de turismo em colaboração com o Ministério do Turismo.

O certificado atesta a inclusão da cidade no Mapa, integrando-a aos destinos nacionais que promovem o turismo como impulsionador do desenvolvimento econômico local, estimulando a geração de empregos e renda. Uma posição favorável no Mapa pode simplificar a obtenção de recursos do Governo Federal, viabilizando a implementação de iniciativas para fortalecer a economia municipal e impulsionar a criação de empregos e renda na indústria do turismo.

 

Mapa Turismo

 

Na Bahia, além de Ilhéus, representando a Costa do Cacau, apenas outras quatro regiões conseguiram conquistar a categoria “A” no Mapa – Mata de São João, representando a Costa dos Coqueiros; Salvador, representando a Baía de Todos os Santos; Cairu, representando a Costa do Dendê e Porto Seguro, representando a Costa do Descobrimento.

 

Ilhéus - Mapa do Turismo Brasileiro

 

A permanência na categoria ressalta o trabalho da atual gestão para viabilizar recursos direcionados ao turismo, levando Ilhéus a patamares cada vez maiores. A classificação considera o desempenho econômico do setor turístico, incluindo o número de estabelecimentos hoteleiros, empregos gerados, visitantes e arrecadação de impostos. A permanência na categoria também demonstra o esforço da gestão em buscar recursos para requalificar patrimônios importantes.

Para consultar o Mapa do Turismo, basta acessar: www.mapa.turismo.gov.br/mapa/init.html#/home

UBS Euler Azaro, no Vilela tem atendimento ampliado até às 22 horas

Posto de Saúde Euler Ázaro, no Vilela, é mais um entregue completamente reformado

 

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), com o foco em ampliar e melhorar o acesso à saúde à população, vem informar que a UBS Euler Azaro, localizada no bairro Teotônio Vilela, passou a oferecer uma série de serviços em horário ampliado, até às 22 horas.

A ideia é tornar a unidade uma opção para evitar que os moradores tenham que se dirigir até o Hospital Costa do Cacau. Os serviços de atendimento médico em demanda espontânea, acolhimento, imunização, triagem, curativo, medicação, remoção de pontos, pequenas suturas e demais procedimentos que contemplam atenção primária.

Vale a pena ressaltar que, neste momento, não haverá programas como planejamento familiar, pré-natal, preventivo e CD. Mas a Sesau afirma que está trabalhando para implementar e contemplar os programas no período noturno.

A UBS Euler Azaro é mais uma unidade que atende no período noturno. Além dela, a Unidade Sarha Kubitschek, no Parque Infantil e a Hernani Sá, localizada no bairro de mesmo nome, já atendem até às 22 horas.

Esta ação visa promover mais possibilidades de saúde para a população ilheense, ampliando o atendimento e permitindo que quem não consiga se dirigir a uma unidade de saúde no horário comercial, possa também receber o acolhimento, em horários alternativos.

Festival de Invenção e Criatividade 2024 proporciona experiências tecnológicas e ancestrais para cerca de 1900 estudantes da rede estadual

A 3ª edição do Festival de Invenção e Criatividade (FIC) foi promovida nesta sexta-feira (3), no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador. Com o tema Ancestralidade Maker, o evento deve atrair ao longo do dia cerca de 1900 estudantes e 100 educadores de escolas da rede estadual de ensino da capital e do interior do estado. Mostras interativas, oficinas e experiências envolvendo diversos tipos de tecnologia, se misturaram a tradições e saberes ancestrais, com a realização de oficinas de turbante, penteados afros e tradições indígenas, como as pinturas corporais.  Ao todo serão realizadas 12 oficinas, 25 mostras e 12 painéis em exposição.

“A gente realizou esse festival em 2022, 2023 e agora 2024. A ideia é ter um espaço com muita interação, em que as pessoas possam criar e ver novas formas de aprender. Então, essa festa toda com os estudantes é muito cara para gente, porque a gente sabe que eles se interessam, que eles gostam de aprender e o festival permite que a gente mostre muitas formas, porque a gente não só trabalha as tecnologias digitais de hoje, mas também as tecnologias de povos originários, como povos quilombolas e indígenas”, destacou o diretor geral do IAT, Iuri Rubim.

 

Cultura ancestral

 

Representando o Colégio Estadual Indígena Tupinambá Amotara, de Ilhéus, no sul da Bahia, a professora Laísa Eduarda Tupinambá explicou que a unidade escolar levou para o FIC um pouco da vivência, da educação e, principalmente, da cultura da comunidade. Eles também tiveram a oportunidade de conhecer outras realidades educacionais. “Aqui a gente tem uns colares, que foram produzidos pela professora da disciplina de cultura, que também é nossa aluna. Tem a oficina de pinturas indígenas e trouxemos alguns pigmentos, como o urucum, que a gente usa para fazer a coloração vermelha. A gente também tem uma oficina de jogos indígenas, que é um momento cultural muito importante, muito rico de aprendizagem”, explicou a professora.

Enquanto os alunos indígenas também tinham experiências em um espaço urbano, diferente da escola na qual estudam, estudantes da zona urbana aproveitavam para experimentar outras possibilidades. Matriculada no 1º ano do Ensino Médio do IAT, Yasmin Silva, 16 anos, aproveitou para fazer um penteado com tranças afro. “Isso é muito bom para a gente conhecer novas coisas, principalmente o afro”, declarou.

 

Tecnologia

Um dos projetos de tecnologia em exposição era sobre inteligência artificial em tempo real. “Aqui você pode ensinar tanto a diferenciar pessoas, como objetos, ou ensinar uma língua como Libras, que é uma língua de expressão. Como nesse exemplo aqui, eu posso diferenciar pessoas, como a gente acabou de fazer o teste. Ela vai conseguir diferenciar, no caso, você de uma pessoa diferente. Assim funcionaria se eu pegasse um jarro, ou seja, ensinar a ela que aquilo é um jarro, e mostrasse outro objeto como uma bola, ensinar a ela que aquilo é uma bola. Isso também é usado para o reconhecimento facial, e pode gerar vários tipos de automação”, explicou o desenvolvedor web do IAT, Cláudio Luiz.

 

(Fotos Feijão Almeida-GOVBA)



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia