Descaso no Hospital Costa do Cacau já é notório: Falta material e equipe médica sem receber há quase 3 meses. De quem é a responsabilidade?
Absurdo na cidade de ilhéus: O saldo do governo chega ao absurdo no Hospital Regional Costa do Cacau. Será que o nosso governador é o nosso prefeito estão sabendo disso?
Pra quem não sabe esse hospital é a referência para atendimento de pelo menos 70 municípios da região cacaueira. Pacientes estão sendo acumulados em verdadeiras latas de sardinha ali na emergência. Trancados em salas pequenas, média de 6 a 8 macas espremidas lado a lado em espaços de 20 m2, com acompanhantes se esforçando para ajudar nos cuidados, dormindo em cadeiras, num frio descomunal, sem cobertores e o pior de tudo,
SEM REMÉDIOS BÁSICOS PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS. Alguns chegam a aguardar 40 dias e temos relatos de espera de até mesmo 2 meses para que possam ser devidamente tratados.
Equipes Médicas com salários atrasados há mais de 2 meses e nada é feito para solucionar esse descaso. A diretoria já está ciente dos atrasos, porém nada foi feito até o momento. Os salários dos colaboradores, quando é pago até o 5º dia útil do mês, só acontece debaixo de muita cobrança. A situação vem se repetindo mês a mês e ai daquele que reivindicar ou questionar alguma coisa. O piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem não está sendo respeitado e os valores retroativos foram pagos em migalhas que ninguém sabe ao certo se recebeu o que era de direito. “ Um sistema de ditadura foi implantado por aqui. Quando um Colega pergunta sobre o salário, imediatamente é demitido ou perseguido. Desabafou um colaborador que pediu sigilo sobre a sua identidade, pois tem medo das sérias consequências e represálias.
Verdadeiros guerreiros do bem, que se doam e se dedicam ao cuidado dos nossos parentes. Mesmo com salários atrasados, funcionários tentam manter a dignidade e fluxo do cuidado daqueles que ali se encontram aguardando tratamento digno. Médicos estão desesperados para receber seus salários.
E o pior de tudo: A cirurgia cardíaca não está acontecendo há quase 2 meses; A máquina de hemodinâmica está quebrada e pacientes que precisam de cateterismo não conseguem fazer; A fila de Exames de ultrassom é absurda e profissionais já se manifestam em não ir trabalhar devido à falta de salário há 2 meses. Eles precisam do pão de cada dia.A Central de Regulação não consegue dar fluxo as demandas dos pacientes da região devido a falta de vagas e de insumos básicos ePacientes da cirurgia geral tendo suas cirurgias suspensas dia após dia. E a programação do ambulatório de especialidades nunca é seguida.
Outro agravante, Pacientes da neurocirurgia aguardando até 20 dias para fazer uma cirurgia.“ Falta anestésico para pacientes com fraturas e muitas vezes os ossos colam em posições tortas, antes mesmo de serem tratados conforme a programação médica.” Vimos relatos de pacientes esperando próteses desde dezembro de 2023. Nesse momento temos pacientes aguardando tratamento e que já tiveram a cirurgia suspensa por falta de anestésicos. Falta também antibióticos básicos para tratamento de infecções diversas.Isso é apenas a ponta do Iceberg e o calote contra os funcionários já é institucionalizado nos contratos de terceirização de serviço, afinal não tem quem cobre desses representantes.
QUEM TEM QUE RESOLVER ISSO TUDO?
O CALOTE VIROU REGRA?
ESPAÇO ABERTO PARA RESPOSTA E SOLUÇÕES. Visto que fomos informados que o repasse e feito para a empresa que administra, entretant9 não chega a bolso do t4rabalhador e nem medidas para acabar com descalabro foram tomadas.