WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  

:: 14/fev/2024 . 10:04

Jovem de 18 anos morre vítima de dengue hemorrágica em Itabuna

A jovem moradora da Rua São Jorge, no bairro São Caetano, Ana Luiza Rangel Silva, de apenas 18 anos, deu entrada em uma Unidade Pronto Atendimento na quinta-feira (08), foi atendida e liberada com suposto quadro de virose. Como não melhorou, retornou na sexta-feira (09), e a mãe dela pediu um Raio X, mas tal exame, de acordo com a unidade, seria para quadros graves.

Ana Luiza seguiu passando mal, e deu entrada no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, na noite deste domingo (11). Ela apresentava um quadro grave de dengue hemorrágica.

Sangramento e quadro clínico pioraram durante a madrugada e já na manhã desta segunda,  lamentavelmente, a morte da jovem foi confirmada pelo HBLEM.

O falecimento de Ana Luiza causa grande comoção e também aumenta a preocupação com a doença, já que o país vive um surto da doença.

A equipe do Verdinho Itabuna expressa profundos sentimentos de pesar aos familiares e amigos da jovem. O corpo está sendo velado no Pax Santa Fé, nas imediações do Cemitério Campo Santos, onde haverá o sepultamento às 16h

Carnaval da Bahia tem 31 foragidos da Justiça encontrados pelo Reconhecimento Facial

 

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública auxiliou na captura de 31 criminosos foragidos da Justiça, nos circuitos do Carnaval de Salvador e também na folia no município de Porto Seguro. As capturas ocorreram até a madrugada desta segunda-feira (13).

Os procurados por homicídio, roubo, furto, tráfico de drogas, associação criminosa, estupro, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia tentaram entrar nos circuitos e foram flagrados pelas câmeras.

No percurso Dodô (Barra/Ondina), 17 foragidos da Justiça foram encontrados, no circuito Osmar (Campo Grande) as Forças de Segurança alcançaram nove procurados, no Batatinha (Centro Histórico de Salvador) quatro pessoas com mandados de prisão acabaram presas e uma foi capturada no Carnaporto (Porto Seguro).

Nos cinco dias do Carnaval de Salvador, ações ostensivas e investigativas resultaram nas prisões de 195 pessoas. Na segunda de Carnaval, um caso de injúria racial foi registrado no circuito Dodô (Barra/Ondina). Uma mulher, natural do município baiano de Irecê, chamou uma foliã de “macaca”.

Ela foi presa, encaminhada para um Posto Policial e autuada. A criminosa passará por audiência de custódia. No total, 164 pessoas foram capturadas em flagrantes e 31 localizadas pelo Reconhecimento Facial.

Governo deve repassar 37,2 milhões do salário-educação em 2024

Critérios foram publicados no Diário Oficial desta quarta-feira

Este ano de 2024, a Receita Federal espera apurar mais de R$ 19 trilhões com a contribuição social feita por empresas vinculadas à Previdência Social. Desse total, pouco mais de R$ 37,2 milhões serão distribuídos aos estados, Distrito Federal (DF) e aos municípios, na forma de salário-educação, para a suplementação das despesas públicas no setor.

Os critérios e valores da distribuição da quota que cabe a cada ente federado, foram divulgados, nesta quarta-feira (14), pelo Ministério da Educação (MEC) em uma portaria publicada no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, o cálculo da quota estadual e municipal, obedece o previsto em lei, e corresponde a dois terços de 90% da arrecadação líquida apurada. A quota federal corresponde ao terceiro terço desse percentual e os 10% restantes é direcionado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O Censo Escolar é usado como parâmetro para fatiar a quota que cabe aos entes federados e as unidades recebem conforme a divisão do número de alunos, em cada rede de ensino da educação básica pública, pelo total geral de toda educação básica pública, multiplicado pela estimativa de arrecadação. Na prática, os estados, DF e município recebem um salário-educação por vaga, esse valor varia conforme a arrecadação mensal e é disponibilizado no site do FNDE.

Os valores do salário-educação são depositados de forma automática sem que haja necessidade que a secretaria de educação faça adesão ou celebre convênio para liberação do recurso. É necessário apenas que o ente federado mantenha uma contas bancárias específicas, abertas pelo FNDE em instituição financeira oficial.

Agências bancárias retomam expediente a partir do meio-dia

Contas vencidas durante o carnaval podem ser pagas nesta quart

 Por Agência Brasil – Brasília

As agências bancárias retomarão o expediente ao público a partir da 12h desta Quarta-feira de Cinzas (14). Nas localidades em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o início do expediente bancário será antecipado, garantindo o mínimo de 3 horas de atendimento presencial ao público.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), contas de consumo , como água, energia, telefone, e carnês com vencimento nos dias do feriado de carnaval poderão ser pagos, sem acréscimo, a partir de hoje. Já os tributos costumam vir com suas datas de vencimento ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

“Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet bankingmobile banking e pelo atendimento telefônico dos bancos”, informou a entidade.

Com cinco toneladas de recicláveis retiradas do Carnaval, Central de Catadores do Politeama apresenta balanço para Jerônimo Rodrigues

Toneladas de materiais recicláveis que acabariam no lixo comum, em bueiros ou centenas de anos na natureza, estão na Central de Catadores de Materiais Recicláveis, no Politeama, em Salvador, que está recolhendo resíduos como plástico e alumínio dos circuitos do Carnaval para dar a destinação correta. O governador Jerônimo Rodrigues esteve na unidade de separação, ao lado do vice-governador e coordenador do Carnaval, Geraldo Júnior, neste domingo (11), para ver, de perto, o trabalho realizado pelos catadores durante a folia.

A Central do Politeama não é a única a receber os resíduos sólidos. Ao todo, são 11 centrais de apoio, em pontos estratégicos do circuito do Campo Grande, Barra-Ondina e Nordeste de Amaralina. Os trabalhadores têm o suporte de computadores, balanças e prensas e contam com a gestão das Redes de Cooperativas de Catadores para a entrega e comercialização do material.

“Cada passo que a gente dá, a gente vai percebendo a grandeza, a organização, o fortalecimento e a inteligência desse movimento. Vem, a cada dia mais, ocupando um espaço na mídia, nos governos. O Governo Federal, com Lula, o Governo do Estado conosco, mas, também, nos municípios. É fundamental que essa parceria dos três entes federativos possa reconhecer esse movimento, com a sua credibilidade. Porque, aqui, além da preocupação que os movimentos de catadoras e catadores têm em todo o país, geração de renda, de inclusão, acaba, também, contribuindo conosco, com a questão de articulação das políticas públicas. É claro que retirar mais de 100 toneladas de material reciclável das ruas é fundamental para a gente. É um trabalho que muita gente, às vezes, não percebe. O trabalho ainda parece invisível, mas, para nós, não é. Esse material deixa de ir para os rios, para as nascentes, para os lixões, para as praias, para virar renda e para virar um novo produto”, avaliou o governador.

Itabuna: estudantes do Colégio Modelo são aprovados em cursos de alta concorrência em universidades públicas

Educação de qualidade nas escolas públicas é possível, e o segredo parece estar na gestão. Prova disso é que nas escolas onde a gestão tem aplicado as políticas públicas de suporte, inclusão e permanência, a exemplo do Colégio Modelo de Itabuna, os resultados podem ser classificados como surpreendentes.

Tomando como parâmetro o número de estudantes do Ensino Médio aprovados em cursos concorridos de universidades públicas, como UESC e UFSB, o resultado do Modelo pode ser considerado como exemplar. Este ano, por exemplo, a escola comemora o sucesso no Enem com a conquista de 30 vagas na Uesc e UFSB, e outras 10 em faculdades particulares. Ao olhar para os cursos, impossível não destacar aprovações em Medicina (Uesc), Engenharia Elétrica (Uesc), Engenharia Ambiental (UFSB), Ciência da Computação (Uesc) entre outros, por serem os mais concorridos.

Ednailza Carvalho

Para a diretora Ednailza Carvalho, carinhosamente conhecida por Nai, o sucesso no Enem está diretamente ligado aos programas de incentivo que o governo do Estado tem promovido para garantir a manutenção dos estudantes nas escolas, especialmente após a pandemia da Covid-19. “Os programas como dignidade menstrual, bolsa presença, Ciência na Escola auxiliam no processo de ensino aprendizagem, uma vez que ajudam a reduzir o índice de evasão escolar e, consequentemente, garantem mais alunos no ambiente escolar”, observa.

Ela explica que todas escolas da rede estadual recebem um valor do estado para aplicar nos projetos estruturantes. No caso do Modelo, a escola ainda busca chamadas públicas do CNPq para projetos de pesquisa e feiras de ciências, além de parcerias com universidades públicas, privadas e o Ifbaiano”.

Projetos

O Colégio Modelo oferta o Ensino Médio Regular, Educação de Jovens e Adultos e Educação Profissional em três turnos. A escola possui salas identificadas por área do conhecimento para realização de atividades práticas e extraclasse, clube de robótica, aulas de Libras, Monitoria, Participação em Olimpíadas, Promoção de Visitas técnicas, Projetos de Feiras e mostras científicas em parceria com o CNPq e o PCE do estado.

“Oferecemos Oficinas do Educa Mais Bahia, Reforço de Matemática e Redação, intercâmbio de jogos escolares com outras escolas do estado”, reforça ainda a gestora. A escola também garante o uso dos equipamentos pela comunidade nos fins de semana, destacando que a parceria com os pais e responsáveis pelos estudantes, além de uma equipe escolar coesa e atuante, são fatores primordiais para o exito dos estudantes.

Entre as oficinas do Educa Mais Bahia destacam-se a capoeira, pintura, artesanato, esporte, bem estar (psicologia), língua portuguesa, matemática, redação, música e dança. Para a diretora, todos esses programas, aliados ao Bolsa Presença, ao programa de monitoria contribuem para tornar a escola um local atrativo e prazeroso.

“No fim, tudo isso conta para garantir resultados expressivos como o sucesso no Enem, mas também, antes disso, nos Projetos Estruturantes, a exemplo das feiras de ciências que realizamos com grande sucesso contando com a participação tanto da comunidade local, quanto de estudantes de escolas municipais e estaduais”. Em 2023, foram 19 projetos de pesquisa aprovados na FECIBA e 4 no Seminário Territorial da Educação Profissional e, desses, 5 foram para etapa estadual em Salvador.

“Ainda em dezembro de 2023, nossa escola foi convidada pelo CNPq para participar, em Brasília, da reunião de coordenadores que tem projetos aprovados no CNPq para discutir a popularização da Ciência no Brasil. Fomos eu e a vice-coordenadora do projeto, Maria Goretti”, destaca a diretora.

 

 

Abaixo a relação de cursos e as instituições

Medicina – UESC

Medicina veterinária – UESC

Ciência da Computação – UESC

Ciências Contábeis – UESC

Letras UESC

História -UESC

Engenharia Elétrica – UESC

Pedagogia – UESC

Engenharia Ambiental – UFSB

Geografia – UESC

Engenharia de Transportes e Logística – UFSB

Ciências da Natureza – UFSB

Direito – Anhanguera

Biomedicina – UNEX

Psicologia – UNIFACIE

Terapia Ocupacional – UNIFACIE

Engenharia Elétrica – SP

Física – UESC

Marketing digital – UNIASSELVI

Superior em tecnologia Fotografia – Anhanguera

Administração – UNEX

Psicologia – UNEX

Blocos Afro e Afoxés celebram ancestralidade e levam musicalidade negra ao Carnaval Cultural

O Afoxé Filho de Ogum e os blocos afro Levada da Capoeira, Rastafari, Mini Congo e Dilazenze trazem à tona o canto, a dança e a força da cultura afro-brasileira

blocos afro; afoxé; carnaval cultural

Bloco Afro mais antigo do Brasil, o Ilê Aiyê completa 50 anos em novembro deste ano. As comemorações, contudo, não se resumem apenas a Salvador, sua terra natal. Em Ilhéus, blocos afro e afoxés têm no Ilê a sua maior referência na luta contra o racismo, com repertório voltado ao enaltecimento das raízes africanas na cultura nacional.

Dentre os grupos que se apresentam no circuito do Carnaval Cultural, o Afoxé Filho de Ogum e os blocos afro Levada da CapoeiraRastafariMini Congo e Dilazenze ganham destaque, trazendo à tona o canto, a dança e a força da cultura afro-brasileira. Ao som de tambores, agogôs, maracás, surdos e repiques, o público segue embalado pelo ritmo contagiante e o colorido herdado dos ancestrais africanos.

blocos afro; afoxé; carnaval cultural

A Prefeitura, por sua vez, compreende que o carnaval possui uma função histórica e social. Para além da folia, é uma manifestação cultural, instrumento de resistência do povo negro e uma oportunidade de os grupos apresentarem o trabalho que desenvolvem ao longo do ano.

A Avenida Soares Lopes tem sido palco do carnaval de rua, da mistura e dos encontros. Apoiadas pelo Município, as festas de bairros também se tornaram redutos da cultura carnavalesca, com desfile de blocos infantis e blocos tradicionais, a exemplo do Zé Pereira, 20 te Comer e Muringuetes, e espaço de valorização de artistas e bandas conhecidas da região.

blocos afro; afoxé; carnaval cultural

O Carnaval Cultural segue nesta terça-feira (13), com as seguintes apresentações:

– Salobrinho, até às 19h;

– Nelson Costa, até às 21h;

– Condomínio Sol e Mar, das 14h às 18h (Bloco Sol & Mar Folia e Simone Lessa);

– Conquista, das 15h às 18h (Bloco Chap Chap e Axé Beach);

– Condomínio Sol e Mar, das 16h às 20h (Bloco Pipoquinha e Mikelle);

– Avenida Soares Lopes, das 19h às 22h30 (Bloco Afro Mini Congo, Bloco Afro Dilazenze, Jeito Bom, Alan Diniz e Via de Acesso);

– Pontal, das 19h às 01h (Bar do Jorginho – Banda);

– Olivença, à meia-noite (Top Gan)

Carnaval em Ilhéus é sinônimo de segurança e tranquilidade!

Entre confetes e foliões, Ilhéus celebra um Carnaval exemplar, marcado pela segurança e a tranquilidade. O que permite a todos se entregarem à alegria.

Carnaval 2024

O Carnaval em Ilhéus está sendo mais do que uma festa de cores e músicas; é um exemplo de organização e segurança que encanta os foliões. Desde o primeiro dia de folia, a cidade tem sido palco de celebrações pacíficas, com apenas um flagrante registrado, conforme dados da Secretaria Municipal de Segurança Pública (SEOP).

A organização do evento é evidente em cada detalhe, graças ao esforço conjunto da SEOP e da Polícia Militar. O planejamento estratégico dos efetivos permitiu uma cobertura abrangente em todos os bairros, proporcionando tranquilidade para a população aproveitar a festa e seguir seus blocos preferidos pelas ruas.

Carnava 2024 - patrilha nas praias

E a preocupação em garantir a segurança não se limitou apenas às ruas e blocos, mas também se estendeu às praias de Ilhéus. Apesar dos blocos animados que saem dia e noite por diversos locais, a Guarda Municipal permanece vigilante, realizando rondas incessantes para garantir também a proteção dos foliões que decidem curtir o feriado à beira-mar.

O resultado desse esforço conjunto é a sensação de paz que permeia a cidade durante o Carnaval. Os ilheenses e visitantes podem desfrutar do feriado com alegria, sabendo que medidas efetivas estão sendo tomadas para assegurar a integridade de todos.

Carnaval 2024

O Carnaval de Ilhéus, além de ser uma festa que enche as ruas de alegria, torna-se um exemplo de como é possível combinar organização e segurança, proporcionando uma experiência memorável para os foliões e consolidando a cidade como um destino carnavalesco exemplar.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia