WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  

:: 6/fev/2024 . 12:07

Comunidade da Urbis consternada com falecimento de Crispim, Policial Civil e o empresário Aurélio

Descansa em Paz Aurelio Maia

Saudade eterna amigo Crispim

Desde as ultimas 24 horas todos moradores e familiares estão consternados com o falecimento ontem pela manhã do Policial Civil,  Aposentado Crispim, que durante anos prestou relevantes serviços a comunidade de Ilhéus e é filho da conceituada Babalorixá Carmosina, e na madrugada de hoje , faleceu o empresário Aurélio Maia, que vendia laticínios e há anos residia na comunidade. Ambos faleceram de infarto fulminante sendo que Crispim já houve o enterro e Aurélio será a tarde.

Comunicamos com pesar o falecimento dos amigos Crispim e Aurélio. Descansem em Paz.

Com a presença de Jerônimo Rodrigues, reitor Alessandro Fernandes toma posse na Uesc

Nesta segunda-feira (5), os professores Alessandro Fernandes e Maurício Santana Moreau foram oficialmente empossados como reitor e vice-reitor, respectivamente, da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A cerimônia foi realizada no Auditório do Centro de Arte e Cultura da Uesc, situado em Ilhéus, no sul da Bahia. O governador Jerônimo Rodrigues prestigiou o evento, ressaltando o comprometimento estadual com o ensino superior.

“Na condição de secretário de Estado, presenciei a revolução no papel que a Uesc tem exercido na região, formando pessoas e estabelecendo um novo padrão de cultura. A Uesc é um patrimônio do Estado da Bahia, um patrimônio dessa região. Então, vim fortalecer a parceria e reafirmar o compromisso com as universidades estaduais”, destacou o governador Jerônimo Rodrigues. Esta é a primeira vez que um chefe do Executivo baiano participa da cerimônia.

Os docentes foram reconduzidos aos cargos no final de novembro do ano passado, garantindo mais quatro anos de gestão à frente da instituição estadual de ensino superior. Alessandro e Maurício compuseram a chapa única intitulada “UESC In Altum: Desenvolvimento com autonomia e democracia”, conquistando expressivos 1.618 votos, correspondendo a 87% dos votos válidos dos docentes (432), 91% dos discentes (940), e 88% (246) dos técnicos e analistas.

Artistas grapiúnas promovem ‘Canto de Reconstrução’ em apoio aos catadores da Central de Triagem de Itabuna

Artistas grapiúnas se uniram à mobilização pela reconstrução do Centro de Triagem de Itabuna, que teve parte de sua estrutura, equipamentos e cerca de 200 toneladas de material reciclável prontas para comercialização destruídos por um incêndio.

O show beneficente ‘Canto de Reconstrução’, idealizado pelo jornalista Daniel Thame e dirigido pelo produtor cultural Rafael Gama, contará com a participação dos cantores Marcelo Ganem, Jaffet Ornellas e Zenom Moreira, bem como dos poetas Gabriel Xavier, Leila Oliveira, Aldo Bastos e Carmen Camuso.

A apresentação acontecerá no dia  23 de fevereiro, às 19 horas,   no Centro de Cultura Adonias Filho. Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos na bilheteria do local.

Toda a renda será revertida para a Associação dos Agentes Ambientais e Catadores de Recicláveis de Itabuna (AACRRI), que é composta por cerca de 60 famílias que dependem da Central de Triagem para o seu sustento.

Durante o show, serão exibidas imagens do projeto Recicla Itabuna e do programa Mãos que Reciclam, da Defensoria Pública do Estado da Bahia. Esses projetos transformaram antigos catadores do lixão em agentes ambientais, valorizando a coleta seletiva e proporcionando condições dignas de trabalho.

Fabricante dará prioridade da vacina contra dengue ao SUS

Em comunicado, empresa disse que limitará fornecimento à rede privada

Por Pedro Rafael Vilela – Repórter da Agência Brasil – Brasília

A farmacêutica Takeda, que produz a vacina contra a dengue (Qdenga), emitiu um comunicado nesta segunda-feira (5) para informar a decisão de priorizar o atendimento aos pedidos do Ministério da Saúde no fornecimento dos imunizantes. De acordo com o comunicado, a Takeda suspendeu a assinatura de contratos diretos com estados e municípios e vai limitar o fornecimento da vacina na rede privada apenas para suprir o quantitativo necessário para as pessoas que tomaram a primeira dose do imunizante completem o esquema vacinal com a segunda dose, após um intervalo de três meses.

A medida foi tomada, segundo a empresa, diante do cenário de inclusão da Qdenga no Sistema Único de Saúde (SUS) e o agravamento da epidemia de dengue em diversas regiões do país.

“Em linha com o princípio da equidade na saúde, a Takeda está comprometida em apoiar as autoridades de saúde, portanto seus esforços estão voltados para atender a demanda do Ministério da Saúde, conforme a estratégia vacinal definida pelo Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) que considera faixa etária e regiões para receberem a vacina. Conforme já anunciado, temos garantida a entrega de 6,6 milhões de doses para o ano de 2024 e o provisionamento de mais 9 milhões de doses para o ano de 2025. Em paralelo, estamos buscando todas as soluções possíveis para aumentar o número de doses disponíveis no país, e não mediremos esforços para isso”, diz o comunicado.

A decisão não prejudica compromissos previamente firmados com municípios antes da incorporação da Qdenga ao SUS, observou a empresa.

Ainda segundo a farmacêutica, a previsão é que o fornecimento global da vacina Qdenga atinja a meta de 100 milhões de doses por ano até 2030, o que inclui um novo centro internacional dedicado à produção de vacinas, na Alemanha, previsto para ser lançado em 2025.

Vacinação

A vacina Qdenga teve o registro aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. O processo permite a comercialização do produto no Brasil, desde que mantidas as condições aprovadas. Em dezembro, o Ministério da Saúde anunciou a incorporação do insumo no Sistema Único de Saúde (SUS).

Na próxima semana, as doses começam a ser distribuídas a 521 municípios selecionados pelo Ministério da Saúde para iniciar a vacinação na rede pública. As cidades compõem um total de 37 regiões de saúde que, segundo a pasta, são consideradas endêmicas para a doença. Serão vacinadas crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, faixa etária que concentra maior número de hospitalizações por dengue, atrás apenas dos idosos.

>> Tire as dúvidas sobre a vacina da dengue

Epidemia

O Brasil vive uma explosão de casos de dengue que fez com que o Distrito Federal e três estados, além do município do Rio de Janeiro, decretassem situação de emergência por conta da doença. Na última sexta-feira (3), o Ministério da Saúde abriu o Centro de Operações de Emergências (COE) contra a dengue, em Brasília.

Os principais sintomas da dengue. Foto: Arte/EBC
Arte/EBC

Edição: Carolina Pimentel

STF condena mais 29 réus pelos atos golpistas de 8/1

Sete ministros votaram a favor da condenação

O Supremo Tribunal Federal (STF) já tem maioria para condenação de mais 29 réus pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram invadidas e depredadas, em Brasília.

O relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela aplicação de penas que variam de 14 a 17 anos de prisão.

Ele foi acompanhado pelos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Os ministros Cristiano Zanin e Edson Fachin votaram pela condenação, mas com ressalvas quanto as penas dos réus.

Já os ministros Luís Roberto Barroso, presidente da Corte, André Mendonça e Nunes Marques divergiram do relator. A votação ocorre no plenário virtual, no qual os ministros têm um período para votar remotamente, sem deliberação presencial.

Os ministros tinham até as 23h59 desta segunda-feira (5) para informar o voto. A sessão foi iniciada em 15 de dezembro de 2023.

Cada processo é julgado individualmente, ou seja, as penas serão conhecidas apenas ao final do processo em razão das divergências entre os ministros.

Todos os réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de associação criminosa armada, dano qualificado, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e deterioração de patrimônio tombado.

Até o momento, esse é o maior conjunto de ações penais julgadas simultaneamente.

Na última sexta-feira (2), a Corte iniciou o julgamento, também virtual, de 12 réus pelos mesmos crimes. O relator Alexandre de Moraes votou pela condenação. A sessão termina no dia 9 de fevereiro.

Exploração sexual infantil na internet bate recorde em 2023

As denúncias da presença de imagens de abuso e exploração sexual infantil na internet bateram recorde em 2023 – resultado é o maior da série histórica, iniciada em 2006.  Foram 71.867 queixas no ano passado,número 28% superior ao recorde anterior, registrado em 2008 (56.115 denúncias). Em relação a 2022, houve alta de 77,1%. Os dados, divulgados hoje (6), são da organização não governamental (ONG) Safernet.

Segundo a ONG, três fatores principais motivaram o aumento das denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil: as demissões em massa realizadas pelas big techs, que atingiram as equipes de segurança, integridade e moderação de conteúdo de algumas plataformas; a proliferação da venda de imagens de nudez e sexo autogeradas por adolescentes; e o uso de inteligência artificial para a criação desse tipo de conteúdo.

As denúncias de imagens de abuso e exploração sexual infantil, somadas a outras violações de direitos humanos ou crimes de ódio na internet (xenofobia, tráfico de pessoas, intolerância religiosa, neonazismo, apologia a crimes contra a vida, racismo, LGBTfobia, e misoginia) também foram recorde. Em 2023, a Safernet recebeu um total de 101.313 queixas – o recorde anterior, registrado em 2008, totalizou 89.247 denúncias.

Entre os crimes de ódio praticados na internet destacaram-se as altas, em relação a 2022, de 252,25% das denúncias de xenofobia, e de 29,97% de intolerância religiosa na rede. De acordo com a ONG, o crescimento das queixas desses dois crimes está atrelado à guerra na Faixa de Gaza, na Palestina, no Oriente Médio.

Houve queda no número de denúncias de três crimes de ódio entre 2023 e 2022: racismo, que caiu 20,36%; LGBTfobia, -60,57% e misoginia, -57,56%. Segundo a Safernet, a queda nas denúncias desses tipos de crimes em 2023 já era esperada, uma vez que essas denúncias aumentam em anos eleitorais, comportamento registrado em 2018, 2020 e 2022.

Prefeitura de Ilhéus contempla moradores do Salobrinho com programa de pavimentação comunitária

Somente no bairro, o Município já realizou o serviço em outras cinco ruas

pavimentação comunitária; salobrinho

O programa de pavimentação comunitária contemplou diversos bairros de Ilhéus, através da parceria entre a Prefeitura e a população. A iniciativa visa executar obras complementares de infraestrutura e mudar o aspecto físico das localidades atendidas.

Na manhã do último domingo (4), o prefeito Mário Alexandre conferiu o trabalho na Rua Treze de Maio, no bairro Salobrinho. A visita também contou com a presença do vereador Luciano Luna. Somente no bairro, o Município já realizou o serviço em outras cinco ruas.

pavimentação comunitária; salobrinho

“Quero agradecer primeiramente a Deus e depois a cada cidadão. Essa parceria é fundamental, porque ajuda as pessoas que mais precisam. Com muito esforço e união, estamos avançando em áreas cruciais para o bem-estar do nosso povo”, afirmou o gestor.

O programa tem dado resultados positivos, visto que representa uma base legal para solucionar problemas estruturais, envolvendo a participação dos cidadãos em ações com iniciativa do poder Executivo municipal. Vila Lídia, Alto do Carvalho, Ilhéus II, 1ª Travessa Luiz Gama e Mambape são algumas das localidades atendidas pela iniciativa da atual gestão.

Folia e alegria | Bloco ‘As Muringuetes’ arrasta multidão e abre Carnaval Cultural em Ilhéus

O Pontal foi transformado em um verdadeiro reduto carnavalesco com a irreverência dos foliões

muringuetes; carnaval; cultural; carnaval do povo

O Bloco “As Muringuetes” arrastou uma multidão pelas ruas do Pontal, no último sábado (3). O público foi embalado pelo agito da Banda Abdias, que de cima do trio cantou grandes sucessos da música baiana. No palco principal, os foliões também curtiram o agito da Banda Axé Beach e Pierre Onassis – Afrodisíaco.

O prefeito Mário Alexandre prestigiou o evento e, com acolhimento, recebeu e retribuiu o carinho da população. “É festa, é cultura. Nós apoiamos os blocos de rua porque entendemos que as festas populares fazem parte da cultura e tradição da nossa cidade. São momentos de lazer para toda a família, com segurança e muita paz. É a diversão do nosso povo”, ressaltou Mário Alexandre.

muringuetes; carnaval; cultural; carnaval do povo

O bairro carnavalizou e foi tomado por foliões fantasiados com trajes de todos os jeitos. Para o estudante Ramon Oliveira, “esse é um momento para encontrar a turma, dançar e deixar a preocupação de lado”, comentou. Nesta edição, a festa registrou recorde histórico de público.

A Guarda Civil Municipal (GCM) e Polícia Militar da Bahia realizaram a segurança durante todo evento. A Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) organizou o trânsito na região e a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) disponibilizou corpo técnico e ambulâncias e banheiros químicos.

muringuetes; carnaval; cultural; carnaval do povo

“Ilhéus é a minha segunda casa. Ilhéus tem uma passagem na minha carreira muito importante, uma cidade que tenho grande respeito. Espero continuar contribuindo com a minha música e fazendo a festa para o povo”, destacou Pierre Onassis.

Contando com forte apoio da Prefeitura de Ilhéus, a proposta do bloco é manter a tradição do carnaval de rua do Pontal. A concentração para o desfile típico iniciou a partir do meio-dia, no largo da Avenida Lomanto Júnior.

muringuetes; carnaval; cultural; carnaval do povo

Depois, percorreu as principais ruas do bairro, com a Coronel Pessoa, Treze de Maio e a Passarela do Álcool, e retornou à Avenida Lomanto Júnior, já à noite, onde as comemorações foram encerradas ao som da Banda Axé Beach e Pierre Onassis – Afrodisíaco.

Pôr do sol – Neste domingo (4), a partir das 17 horas, a festa continua na Avenida Lomanto Júnior. O público vai se divertir ao som de Jau, Samba Light e Realce, fechando com chave de ouro o primeiro final de semana carnavalesco.

1ª Travessia Encantada acontece em Ilhéus neste domingo (4)

O percurso de 10km terá sua largada às 8h, no Retiro, com destino à Lagoa Encantada

Neste domingo (4), acontecerá a 1ª Travessia Encantada, percurso de 10km que terá sua largada às 8h, no Retiro, com destino à Lagoa Encantada. A prova liga pela primeira vez as duas comunidades em um ato esportivo e de integração, com o objetivo de promover práticas saudáveis e evidenciar o potencial turístico e econômico dessas regiões.

 

O evento tem como público alvo amantes do atletismo, da corrida de rua e os entusiastas por adrenalina através do contato com a natureza. Composto por estradas de chão, curvas e ladeiras cercadas pela Mata Atlântica, o caminho é de contemplação e ideal para proporcionar aventura.

O encontro também realizará a Corrida Kids como forma de possibilitar a experiência às crianças, que serão incluídas na programação às margens da Lagoa, logo após a chegada dos adultos.

 

 

por Sucom



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia