WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

fevereiro 2024
D S T Q Q S S
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829  

:: fev/2024

DIREITO DE RESPOSTA HOSPITAL REGIONAL COSTA DO CACAU

Ilhéus, 28 de fevereiro de 2024.

A direção do Hospital Regional Costa do Cacau informa que a unidade vem enfrentando de maneira recorrente problemas de superlotação em virtude da insuficiência de vagas para atendimento pela atenção básica do município, fazendo que a população procure o serviço do hospital que é focado em alta complexidade.

Apesar da demanda, não há desabastecimento.

Os salários dos empregados estão quitados. Relativamente aos profissionais médicos.

Na oportunidade informamos que a empresa vem diligenciando junto a SESAB para resolução da situação em definitivo.

O piso da enfermagem foi pago integralmente nos termos da lei.

Importante ressaltar que, não procede a alegação de que não estão ocorrendo cirurgias cardíacas, tendo ocorrido normalmente ao longo dos meses. .

Em relação a máquina de hemodinâmica, trata-se de problema decorrente da instabilidade da rede elétrica, já tendo sido comunicado aos órgãos competentes, bem com providenciado o conserto, levando em consideração que as peças são importadas, com dificuldade de logística. Contudo, os pacientes  continuam sendo assistidos, por meio da central de regulação.

Atenciosamente,


Direção Hospital Regional Costa do Cacau

DEPUTADO QUER O FIM DE CELULAR NAS SALAS DE AULA

O uso do telefone celular pode ser proibido nas salas de aula das instituições de educação de toda a Bahia. O Projeto de lei nº 25.203/2024, que prevê a medida, foi encaminhado à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) pelo deputado estadual Roberto Carlos (PV) e a informação foi publicada nesta terça-feira, 27, no Diário Oficial da Casa.

O PL detalha que, caso aprovado, será vetada a utilização de qualquer aparelho eletrônico nos estabelecimentos de educação básica da rede pública e privada no Estado da Bahia.

Dentro da sala de aula e fora, quando houver explanação do professor ou realização de trabalhos individuais ou em grupo na unidade escolar, a utilização será desautorizada.

Em contrapartida, o texto indica que haverá situações em que os alunos poderão usar os aparelhos: quando houver autorização do professor para fins pedagógicos e para os alunos com deficiência ou com problemas de saúde que necessitem dos dispositivos para monitoramento ou auxílio.

O documento também detalhou que os dispositivos devem ser guardados desligados pelos próprios alunos na mochila ou bolsa.

O descumprimento das regras pode gerar uma advertência ou o cerceamento do uso dos dispositivos. Além disso, caso o aluno se negue a desligar o aparelho, ele deve ser encaminhado à equipe gestora da Unidade Escolar.

Ao propor a medida, o parlamentar levou em consideração as diretrizes da Organização Mundial da Saúde, através de um relatório da UNESCO de 2023, sobre o tempo de tela para crianças e a recomendação da iniciativa de diversos países de banirem total ou parcialmente o uso de celulares nas escolas.

O documento também cita que as distrações provocadas por equipamentos tecnológicos nas salas de aula, de modo que os alunos possam se concentrar na aprendizagem e usufruir plenamente da convivência da vida coletiva; afastando o risco do uso excessivo, e assegurando a utilização racional de celulares e demais dispositivos digitais.

Ministério Público

O pedido do deputado veio logo após a recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), no início deste mês, sobre a proibição dos dispositivos em todas as escolas públicas e privadas, na cidade de Pilão Arcado, no Sertão do São Francisco.

País tem quase 20 mil novos diagnósticos de câncer de pênis em 9 anos

No período, 5,6 mil pacientes tiveram órgão amputado

Por Tiago Bittencourt – Repórter da TV Brasil – Brasília

A neoplasia maligna de pênis representa 2% dos tipos de câncer em homens no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde. Entre 2013 e 2022, 19,9 mil tiveram o diagnóstico. Desse total, 5,6 mil tiveram o órgão amputado por causa de complicações da doença.

“Câncer de pênis existe e, quando a gente fala de câncer de pênis, muitas vezes surpreende: ‘nossa, eu não sabia que essa doença existia.’ Ela existe, infelizmente o tratamento é uma mutilação, ou seja, a perda parcial ou total do pênis, a depender do grau dessa doença”, diz o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Eduardo Pimentel.

“Nós somos o terceiro lugar mundial, segundo uma pesquisa de 2017, em diagnósticos de câncer de pênis. E também estamos em terceiro lugar em número total de mortes por câncer de pênis em 2022”, alerta Pimentel.

A doença começa com uma pequena ferida que não cicatriza, uma secreção com odor forte ou com a pele da glande mudando de cor ou ficando mais grossa. Por isso, o diagnóstico rápido é fundamental.

“Nós temos um medo muito grande de qualquer doença que impacta a sexualidade e, é claro, se eu tenho uma doença no pênis, e o tratamento muitas vezes é de extração parcial, às vezes, total do pênis, isso assusta muito. A gente sempre diz em medicina que é muito mais fácil tratar uma doença no início do que quando ela está muito avançada”, destaca o presidente da SBU.

Embora seja um tipo de câncer raro, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou nos últimos anos um aumento de cirurgias que, em geral, são o primeiro passo para a remoção da lesão no pênis.

Também cresceu o número de quimioterapias e de radioterapias, tratamentos indicados para quando o câncer de pênis volta ou em casos que não são considerados cirúrgicos. A maior incidência é em homens a partir dos 50 anos, mas pode atingir também os mais jovens.

“Todo pai e mãe de um garoto devem ensiná-lo a higienizar o pênis desde criança. Eu sou pai de um garoto de 8 anos de idade. Então desde cedo eu explico, e a gente tem que falar numa linguagem simples, ou seja, puxar a pele do pênis para trás, expor a glande e lavar com água e sabão todo santo dia durante o banho. Um adulto teve uma relação sexual, higienize o pênis, e vale para masturbação”, orienta

Assista na TV Brasil:

Edição: Juliana Andrade

Brasil se aproxima de 1 milhão de casos prováveis de dengue

Entre eles, 55,3% são de mulheres e 44,7% de homens

Por Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Desde o início de janeiro, o Brasil já registrou 920.427 casos prováveis de dengue. O país contabiliza ainda 184 mortes confirmadas pela doença e 609 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, neste momento, é de 453,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta terça-feira (27) pelo do Ministério da Saúde

Entre os casos prováveis, 55,3% são de mulheres e 44,7% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.

A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC
A melhor forma de combater a dengue é impedir a reprodução do mosquito. Foto: Arte/EBC – Arte/EBC

Já no ranking dos estados, Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (311.333). Em seguida aparecem São Paulo (161.397), Distrito Federal (98.169) e Paraná (94.361).

Quando se considera o coeficiente de incidência, o Distrito Federal aparece em primeiro lugar (3.484,8 casos por 100 mil habitantes), seguido por Minas Gerais (1.515,8), Acre (828,7) e Paraná (824,6).

Ilhéus recebe primeira remessa de doses da vacina contra a dengue

 

dengue; vacina; Qdenga; SESAU; vacinação;

 

Ilhéus recebeu a primeira remessa de doses da vacina contra a dengue para o início da imunização de crianças de 10 e 11 anos. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina Qdenga chegou ao município nesta terça-feira (27) e já se encontra disponível nas unidades básicas de saúde.

O imunizante é desenvolvido pelo Instituto Butantan, possuindo propriedade tetravalente, visto que protege contra os quatro sorotipos do vírus da dengue (DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4). Como qualquer vacina, a Qdenga pode causar reações adversas em alguns indivíduos, a exemplo de dor no local da aplicação, febre leve e mal-estar. No entanto, os benefícios da vacinação geralmente superam os riscos de complicações causadas pela dengue.

Neste primeiro momento, a Secretaria de Saúde (Sesau) recebeu 4.709 doses e a aplicação da vacina segue escalonamento de faixa etária. O público-alvo é composto por crianças de 10 e 11 anos, mas a estratégia visa ampliar a faixa etária nas próximas remessas.

De acordo com dados do Setor de Vigilância Epidemiológica de Ilhéus, o município registra Índice de Infestação Predial (IIP) pelo mosquito Aedes aegypti de 3,7%. A Prefeitura tem intensificado as ações de enfrentamento das arboviroses, através de visitas de rotina, com realização de inspeção de depósitos e atendimento de denúncias feitas pela população.

Os índices acima de 1 e até 3,9% são considerados como situação de alerta. Já os superiores a 4% estão em risco iminente de surtos de doenças transmitidas pelo mosquito, algumas das quais podem ser fatais. O trabalho deve ter continuidade nas escolas, sendo a vacina mais uma forma de prevenção.

Disque-dengue – A população pode efetuar denúncias de possíveis criadouros do mosquito em terrenos baldios, casas abandonadas e áreas mais críticas, através do número (73) 3234-2040.  O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Semana da Mulher em Ilhéus promove encontro dedicado às Mulheres Indígenas e Agricultoras

No mês das mulheres, a Prefeitura de Ilhéus celebra a força e a importância das nossas mulheres e prepara uma grande programação, na Semana da Mulher.  O momento festivo fica por conta do show de Vanessa Da Mata, no dia 08 de março, mas, antes disso, muita coisa vai acontecer.

E, para abrir as comemorações, mulheres indígenas e agricultoras de Ilhéus são convidadas para uma roda de conversa, no Auditório da Prefeitura de Ilhéus (Conquista) que pretende ser uma troca de experiência, na qual as participantes contarão suas vivências, em uma corrente de conhecimentos e exemplos que poderão ajudá-las em seus cotidianos.

Além da roda de conversa, também acontecerá no local, uma exposição de produtos agrícolas e artesanais. A ação será organizada pelas secretarias de Políticas para Mulheres (SPM) e Promoção Social (SPS) e a condução da roda de conversa ficará à cargo da Dra. Liane Cruz, que é advogada e atua como gerente de Políticas Públicas para Mulheres da SPM.

O encontro acontecerá no dia 05 de março, terça-feira, no auditório da Prefeitura de Ilhéus (Conquista), das 8 às 12 horas e tende a ser um momento mútuo de aprendizagem. A titular da SPM, Carla Serafim, destaca a importância do evento. Ela afirma que “a secretaria busca promover oportunidades para que as mulheres ilheenses se unam e aprendam, compartilhando conhecimento. Este evento, assim como toda a Semana da Mulher, representa um passo significativo na direção da construção de uma comunidade mais inclusiva, que reconhece o papel vital desempenhado por nós mulheres”.

Serviço:

  • Evento: Semana da Mulher: Roda de conversa com mulheres indígenas e agricultoras
  • Data: 05 de março de 2024 (terça-feira)
  • Local: Auditório da Prefeitura de Ilhéus (Conquista)
  • Horário: das 08 às 12 horas

Para saber a programação completa da Semana da Mulher, acompanhe o site da Prefeitura de Ilhéus e as redes sociais.

Combate às LER/DORT: ação oferta serviços a pacientes atendidos na Policlínica Municipal de Saúde

A atividade foi realizada em alusão ao Dia Mundial de Combate às LER/Dort, celebrado nesta quarta-feira (28)

LER; DORT; SESAU; CEREST

 

Em parceria com a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), o Centro de Referência Regional em Saúde do Trabalhador (CEREST) organizou uma ação educativa voltada à campanha de combate às LER/Dort (Lesões por Esforço Repetitivo) e aos Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

A ação aconteceu nesta segunda-feira (26), na Policlínica Municipal de Saúde Halil Medauar e reuniu 70 pacientes, incluindo trabalhadores atendidos na unidade. Também foram oferecidos os serviços de multivacinação; aferição de PA; aferição de glicemia; distribuição de material educativo e palestras. A atividade representa um chamado para duas doenças que têm relação direta com o trabalho e que atingem milhões de brasileiros.

 

LER; DORT; SESAU; CEREST

 

Conforme a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), os distúrbios osteomusculares ocupacionais mais frequentes são as tendinites (do ombro, cotovelo e punho), as lombalgias (dores na região lombar) e as mialgias (dores musculares) em diversos locais do corpo.

“As equipes realizaram orientações quanto aos riscos e formas de prevenção às LER/DORT, com participação das fisioterapeutas Maria Marta e Karla Gresik. Foi explanado pelas palestrantes que essas doenças na maioria das vezes estão relacionadas ao trabalho exercido e podem prejudicar a produtividade laboral, a participação na força de trabalho e o comprometimento financeiro do trabalhador. Além disso, são responsáveis pela maior parte dos afastamentos do trabalho”, explicou Fernanda Jovita, coordenadora do CEREST.

 

 

LER; DORT; SESAU; CEREST

 

 

A iniciativa objetiva ainda sensibilizar os empregadores em adotar medidas preventivas nos ambientes de trabalho, proporcionando o máximo de conforto e segurança para um desempenho eficiente e adequado do trabalho. Algumas ações individuais dos empregados/ trabalhadores também fazem a diferença.

– Manter sempre uma postura apropriada durante o horário de trabalho, com as costas eretas e bem apoiadas no encosto da cadeira;

– Fazer pausas e alongamentos a cada 60 minutos;

– Respeitar os limites do corpo;

– Utilizar apoios ergonômicos para os punhos e pés durante a utilização do computador;

– Manter o monitor na altura dos olhos para não ter que forçar o pescoço para baixo;

– Utilizar cintas e outros acessórios de proteção fornecidos pela empresa ao executar tarefas que exigem força física;

– Praticar exercícios físicos regularmente;

– Manter um estilo de vida saudável.

O Dia Mundial de Combate às LER/Dort é celebrado em 28 de fevereiro. A data nos convida à reflexão sobre ocorrências de adoecimento que há muito tempo estão presentes no mundo do trabalho.

 

LER; DORT; SESAU; CEREST

 

 

 

por Sucom

Descaso no Hospital Costa do Cacau já é notório: Falta material e equipe médica sem receber há quase 3 meses. De quem é a responsabilidade?

Absurdo na cidade de ilhéus: O saldo do governo chega ao absurdo no Hospital Regional Costa do Cacau. Será que o nosso governador é o nosso prefeito estão sabendo disso?

Pra quem não sabe esse hospital é a referência para atendimento de pelo menos 70 municípios da região cacaueira. Pacientes estão sendo acumulados em verdadeiras latas de sardinha ali na emergência. Trancados em salas pequenas, média de 6 a 8 macas espremidas lado a lado em espaços de 20 m2, com acompanhantes se esforçando para ajudar nos cuidados, dormindo em cadeiras, num frio descomunal, sem cobertores e o pior de tudo,
SEM REMÉDIOS BÁSICOS PARA REALIZAÇÃO DE CIRURGIAS. Alguns chegam a aguardar 40 dias e temos relatos de espera de até mesmo 2 meses para que possam ser devidamente tratados.

Equipes Médicas com salários atrasados há mais de 2 meses e nada é feito para solucionar esse descaso. A diretoria já está ciente dos atrasos, porém nada foi feito até o momento. Os salários dos colaboradores, quando é pago até o 5º dia útil do mês, só acontece debaixo de muita cobrança. A situação vem se repetindo mês a mês e ai daquele que reivindicar ou questionar alguma coisa. O piso salarial dos enfermeiros e técnicos de enfermagem não está sendo respeitado e os valores retroativos foram pagos em migalhas que ninguém sabe ao certo se recebeu o que era de direito. “ Um sistema de ditadura foi implantado por aqui. Quando um Colega pergunta sobre o salário, imediatamente é demitido ou perseguido. Desabafou um colaborador que pediu sigilo sobre a sua identidade, pois tem medo das sérias consequências e represálias.

Verdadeiros guerreiros do bem, que se doam e se dedicam ao cuidado dos nossos parentes. Mesmo com salários atrasados, funcionários tentam manter a dignidade e fluxo do cuidado daqueles que ali se encontram aguardando tratamento digno. Médicos estão desesperados para receber seus salários.

E o pior de tudo: A cirurgia cardíaca não está acontecendo há quase 2 meses; A máquina de hemodinâmica está quebrada e pacientes que precisam de cateterismo não conseguem fazer; A fila de Exames de ultrassom é absurda e profissionais já se manifestam em não ir trabalhar devido à falta de salário há 2 meses. Eles precisam do pão de cada dia.A Central de Regulação não consegue dar fluxo as demandas dos pacientes da região devido a falta de vagas e de insumos básicos ePacientes da cirurgia geral tendo suas cirurgias suspensas dia após dia. E a programação do ambulatório de especialidades nunca é seguida.

Outro agravante, Pacientes da neurocirurgia aguardando até 20 dias para fazer uma cirurgia.“ Falta anestésico para pacientes com fraturas e muitas vezes os ossos colam em posições tortas, antes mesmo de serem tratados conforme a programação médica.” Vimos relatos de pacientes esperando próteses desde dezembro de 2023. Nesse momento temos pacientes aguardando tratamento e que já tiveram a cirurgia suspensa por falta de anestésicos. Falta também antibióticos básicos para tratamento de infecções diversas.Isso é apenas a ponta do Iceberg e o calote contra os funcionários já é institucionalizado nos contratos de terceirização de serviço, afinal não tem quem cobre desses representantes.

QUEM TEM QUE RESOLVER ISSO TUDO?

O CALOTE VIROU REGRA?

ESPAÇO ABERTO PARA RESPOSTA E SOLUÇÕES. Visto que fomos informados que o repasse e feito para a empresa que administra, entretant9 não chega a bolso do t4rabalhador e nem medidas para acabar com descalabro foram tomadas.

 

 

Faculdades de Ilhéus e Madre Thaís recepcionam alunos na abertura do ano letivo

As faculdades de Ilhéus e Madre Thaís receberam os alunos e alunas de todos os cursos no início das aulas do atual semestre letivo com uma animada recepção. O evento aconteceu na terça-feira, 20 de fevereiro, na área de convivência do campus da Faculdade de Ilhéus, nos turnos matutino e noturno, com o apoio da Terceira Via Formaturas e Eventos.

A movimentação foi maior no período noturno. Os alunos aproveitaram o som do DJ Neto Nogueira e ficaram encantados com a apresentação de um robô dançante. A recepção contou com a distribuição de pipocas e balas e de um túnel com efeitos especiais para registro de fotos e vídeos.

A atividade aconteceu em dois horários: das 17h40min às 18h30min e das 20h às 20h30min, para todos os estudantes, tanto calouros quanto veteranos, de todos os cursos de graduação. Atualmente, são ofertados os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Estética e Cosmética, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Engenharia Elétrica, Farmácia, Fisioterapia e Gastronomia.

Prefeitura institui Comenda Gregório Luís para homenagear pessoas que atuam pela igualdade racial

 

 

rio do engenho

Homenagear as pessoas físicas, preferencialmente negras, que no exercício de suas atividades e funções tenham contribuído de forma determinante para promover a igualdade racial em Ilhéus é o objetivo da Comenda Gregório Luís, instituída pela Lei Municipal nº 4.251/24.

A honraria é uma forma de reconhecer os serviços prestados por cidadãos, com foco na formação de uma sociedade plural, justa e igualitária, implementação de políticas públicas e atividades voltadas à Consciência Negra no município, de modo a se tornarem merecedores do reconhecimento.

“A entrega desta Comenda é uma forma de valorizar a cultura negra e destacar trabalho das pessoas que lutam diariamente contra todas as formas de discriminação”, disse o prefeito Mário Alexandre.

As personalidades escolhidas serão agraciadas anualmente, no mês de novembro, preferencialmente no dia vinte desse mês, ocasião em que se comemora o Dia da Consciência Negra, bem como o Novembro Negro em Ilhéus.

Luta e resistência

Gregório Luís foi um dos líderes da revolta escrava do Engenho Santana, em Ilhéus, ocorrida no ano de 1789, provocando a paralisação do engenho por dois anos. Os cativos escreveram uma carta – um tratado de paz – objetivando uma negociação e a volta ao trabalho. O documento, além de ser uma tentativa de resistência e luta em um momento de revolta, foi um ato político desses próprios sujeitos.

Mulheres, idosos e PCDs podem descer fora do ponto de ônibus, após às 21 horas

 

horário ônibus 21h - Lei 3.864

Em um encontro entre a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), a Sutram, a União Brasileira de Mulheres (UBM – Ilhéus) e as empresas de ônibus locais – Viametro e São Miguel –, foi reforçada a obrigatoriedade de os ônibus pararem fora do ponto após às 21 horas, quando solicitado por mulheres, idosos ou pessoas com deficiência (PCDs).

Na última quarta-feira (20), a SPM organizou essa reunião com o intuito de garantir a efetiva execução da Lei Municipal n.º 3.864, de julho de 2017. Ela foi estabelecida para proporcionar segurança aos grupos mencionados.

A demanda para essa reunião originou-se de relatos da UBM – Ilhéus, indicando que passageiras estariam enfrentando dificuldades para desembarcar fora dos pontos em determinadas linhas. Em resposta, a SPM tomou a iniciativa de exigir o cumprimento da Lei, pelas empresas, que precisam orientar seus motoristas.

Carla Serafim, titular da SPM, destacou a importância dessa decisão para a segurança das mulheres ilheenses. “Lutamos pela segurança das mulheres de Ilhéus, e fazer com que essa Lei Municipal seja cumprida é de suma importância. Muitas vezes, esse público precisa se deslocar muito, do ponto até o destino final e com essa possibilidade, todos ficarão mais resguardados”, afirmou a secretária, ressaltando sua confiança na cooperação dos motoristas para atender às solicitações das passageiras.

A partir da reunião, ficou acordado que a Prefeitura intensificará a divulgação da Lei, enquanto as empresas de ônibus orientarão seus motoristas a cumprir rigorosamente a legislação. Sempre que solicitados após às 21 horas, os ônibus deverão parar para o desembarque seguro de mulheres, idosos e PCDs, mesmo fora dos pontos de ônibus regulares. Essa iniciativa reforça o compromisso com a igualdade e a segurança, proporcionando maior acessibilidade a esses grupos.

Lançamento da Revista Nova Bahia destaca avanços da gestão estadual

Publicação apresenta ao povo baiano um balanço da gestão estadual, no ano de 2023, em diferentes áreas, por toda a Bahia

Os principais investimentos, entregas e realizações do primeiro ano da gestão liderada pelo governador Jerônimo Rodrigues são destaques da primeira edição da Revista Nova Bahia, lançada nesta terça-feira (20), durante um evento na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador. O governador, acompanhado pelo secretário estadual de Comunicação, André Curvello, e outras autoridades, participou da solenidade de lançamento.

:: LEIA MAIS »


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia