WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

janeiro 2024
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
28293031  

:: 21/jan/2024 . 14:14

ORemake da Sucessão Eleitoral em Ilhéus

Jerbson Josué

Iniciamos, enfim, o tão desejado 2024 para o mundo político, focado na eleição municipal que se aproxima. Uma nova janela de possibilidades para quem deseja conduzir os rumos administrativos da terra de Gabriela e seu Nacib. Quem se habilita? Esta é a pergunta da hora. Diversos candidatos em vários partidos estão na estrada da sucessão na terra onde a novela Renascer é gravada pela segunda vez, agora com novos atores em cena, mas contando também com alguns experientes artistas da primeira edição.
Assim como o remake de Renascer, a atual edição das eleições municipais em Ilhéus tem novos atores, mas ainda conta com antigos protagonistas do poder local. Assim como o ator Marcos Palmeiras, que fez parte da primeira edição de renascer em 1993, e está no remake de 2024, o professor Jabes Ribeiro, que foi prefeito de Ilhéus por quatro mandatos, sendo o primeiro nos idos de 1983, agora em 2024, o ex-prefeito do progressista se apresenta como pré-candidato novamente, na busca pela quinta vitória pessoal, que o guindará definitivamente na história como um dos mais vitoriosos e longevos políticos da Bahia. Na primeira vez, Jabes tinha 28 anos e hoje tem 72 anos. Jabes é o último representante de uma geração de políticos que marcou épocas com estilo próprio de governar em Ilhéus e na Bahia.
Outro representante de outra geração, não tão longevo, é o atual vice-prefeito Bebeto Galvão, que nos idos da primeira edição da novela Renascer era um dos atores protagonistas do Poder Legislativo ilheense. Bebeto atualmente é vice-prefeito, suplente do senador Jacques Wagner e conselheiro da República, também foi deputado federal, além de vereador como citado acima. Em exercício do seu primeiro mandato, o vereador Augustão também se movimenta rumo ao Centro Administrativo. Ele já vem participando de vários pleitos eleitorais desde a década de 90, inclusive, disputava protagonismo no campo sindical no período da supracitada primeira edição da glamourosa Renascer. Além de vereador, Augustão é presidente do SintraSul (Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral do Sul e Extremo Sul da Bahia), empresário na cidade e palestrante coaching.
Um dos homens fortes do governo Mário Alexandre ou, na verdade, o homem forte do governo, é o secretário Bento. Ele goza da total confiança do prefeito e é um nome que tem todas as condições para dar seguimento às ações e projetos do atual gestor. Ele também goza do respeito da classe política por seu potencial de articulação, inclusive, setores empresariais o veem com bons olhos. Bento também tem entrada nas articulações políticas do governo do estado, e muitos o apontam como candidato ideal depois da deputada Soane Galvão. Sobre a deputada Soane, o gestor a tem como porto seguro de sua continuidade política e não pretende mudar sua posição nesse tabuleiro, até porque a partir de janeiro de 2025, ao lado da deputada, ele poderá continuar tendo acesso às atividades e articulações políticas mesmo sem o mandato de prefeito e não seria atingido pelo famoso estado de político sem mandato ninguém encosta.
Ainda no entorno do grupo do prefeito, dizem que o ex-secretário municipal de Saúde, André Cesário, ainda sonha com a chance de ter o seu nome escolhido, pois segue prestigiado. Resta-nos saber se o Dr. André Cesário terá vontade e ímpeto de se colocar como opção real do gestor. A secretária de Educação, Eliane Oliveira, popularmente conhecida como “Lôra”, tem sido citada no governo como um nome apto, por também ser de muita confiança do gestor.
Desses novos atores da nova cena política, o fato de o gestor municipal não ser candidato abre espaço para todos sonharem. Assim como o remake de Renascer que abriu novas oportunidades pra novos protagonismos artísticos, na eleição 2024 podemos ter novos protagonismos políticos.

O ex-vereador Marcos Flávio é filho do saudoso ex-prefeito de Ilhéus por dois mandatos, Antônio Olímpio, que rivalizava na época da primeira edição de Renascer com o professor Jabes Ribeiro. O advogado Marcos Flávio foi presidente da OAB em Ilhéus e é o atual secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação do município. Herdeiro de um dos últimos “coronéis” da política municipal, é sempre lembrado na disputa eleitoral na cidade. Moisés Bohana Neto tem sobrenome na sociedade ilheense e goza da amizade e confiança do protagonista principal na política administrativa da cidade. Atualmente, ocupa o cargo de secretário de Pesca e Agricultura. Conhecido pela alcunha de “100% “, ele tenta ser postulante ungido por seu primo e diretor-geral, o prefeito Mário Alexandre.
.
O jovem empresário Valderico Reis Júnior é outro postulante desta pré-campanha e faz parte da nova geração de políticos na cidade, e quando da primeira edição do folhetim ainda era um bebezinho. Nas suas veias pulsam o sangue do “coronel” dos ônibus, o controverso e popular Valderico Reis, que além de proprietário de empresas de ônibus na década da primeira edição do remake, foi prefeito de Ilhéus.
O médico Francisco Sampaio foi eleito vereador várias vezes na década da primeira edição de Renascer, inclusive, presidiu a Casa Legislativa ilheense. É um ator que teve protagonismo no período citado acima, esteve afastado da disputa eleitoral por um bom tempo, mas está empolgado com esta nova edição eleitoral e coloca-se como pré-candidato.
O vereador Aldemir Almeida é um pré-candidato que apesar de ser da geração de cidadãos que à época da primeira Renascer já tinha condições de atuar, só se apresentou anos depois e mesmo assim conquistou quatro mandatos como vereador na cidade. Aldemir também é médico na cidade, assim como Francisco Sampaio, e Paulo Medauar, que tem sido visto rondando a cidade também como pré-candidato a prefeito. Com longa experiência em gestão desde a década de 90, consta do currículo de Medauar o cargo de secretário Municipal de Saúde.
Outro ex-vereador e ex-presidente da Casa Legislativa ilheense que se coloca aos quatro cantos como pré-candidato a prefeito é Dinho do Gás. O boa praça que teve uma atuação protagonista meteórica na casa das leis, agora se lança ao executivo, ao menos na pré-campanha. Outro ex-presidente do Palácio Teodolindo Ferreira que se apresenta na pré-campanha para o Centro Administrativo é o edil Jerbson Moraes. Do mesmo partido do atual prefeito Mário Alexandre, o vereador busca protagonismo e é um ator da nova geração de políticos na cidade.
O ex-vereador Makrisi, também ator da nova geração, que à época da primeira edição de Renascer, estava nos movimentos juvenis de estudantes, agora se apresenta para o executivo e tem como referência a excelente atuação do mandato como vereador, de atividades sociais e sindical, e no seu currículo consta a função de servidor público. Ednaldo Azevedo é um experiente profissional e ativista social que se apresenta na pré-campanha, inclusive, com passagens por gestões em outros municípios, e sua carteira de apresentação tem como base a luta por justiça social.
Com larga experiência acadêmica e profissional de saúde, além de ocupar a terceira pasta no palco da administração estadual, a médica e professora Adélia Pinheiro, que foi por oito anos reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz, a nossa Uesc, se apresenta pela primeira vez como postulante a um cargo eletivo no meio político. A professora Adélia Pinheiro, que já passou pela Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Saúde da Bahia, é a atual secretária estadual de Educação e única mulher que se colocou até agora, na disputa pelo protagonismo da eleição 2024 no cenário ilheense. Reeleito recentemente, o reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz, professor Alessandro Fernandes, tem o seu nome citado em qualquer conversa sobre sucessão, seja em Ilhéus ou Itabuna. Isso é óbvio por sua capacidade administrativa e pelo protagonismo que tem como reitor de uma das melhores universidades do País, inclusive, por esse status quo já tivemos o remake de pré-candidaturas de reitores desde Soane Nazaré de Andrade, Renée Albagli, Joaquim Bastos e também a professora Adélia. Justo protagonismo para quem ocupa um cargo com tamanha relevância e importância. A saber quem seguirá os passos do saudoso reitor Soane Nazaré. Normalmente, todos os reitores se tornam prefeituráveis. Vale ressaltar que a fundação da Uesc é dos idos dos anos 90, assim como a primeira edição da novela Renascer.
Um ator de bastidores que tem externado o desejo de ser protagonista principal é o consagrado empresário Nilton Cruz. Ele quer repetir na política o sucesso da vida empresarial. Tem como padrinhos figuras proeminentes do PT nacional, como o líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Rosemberg Pinto, de quem nutre amizade pessoal e fraterna relação. A importância de Nilton se faz presente e reconhecida a ponto de o líder maior da nação se hospedar em sua residência, como fez Luiz Inácio Lula da Silva. Resta saber se o nobre empresário conseguirá transformar o prestígio e gabarito político pessoal em articulações e votos. Nos bastidores, a estreia de Nilton Cruz no cenário eleitoral sempre é cogitada.
Reivindicando ser o representante do bolsonarismo na sucessão municipal de Ilhéus, o Coronel Resende se apresentou com as mesmas pautas do ex-presidente. O militar busca captar na campanha os seus seguidores e defensores, como única opção de contraponto aos demais e aos governos estadual e federal.
Porém, ainda falta saber quem será uma personagem de relevância fundamental, quem será o candidato do protagonista principal na política ilheense, que é o prefeito Mário Alexandre, e se também terá o apoio do ator principal do estado, o governador Jerônimo Rodrigues. Nem Mário definiu, e muito menos o governador, quem eles vão ungir e lançar holofotes. E é fundamental esse posicionamento, pois é como se faltasse o grito “ação gravandoooo” do diretor da novela. Todo prestígio e estrutura do poder da máquina é fundamental para que o nome ungido tenha êxito, porém não garante nada, principalmente, porque temos uma eleição bem complexa, em que o elenco precisa estar afiado, seja na sucursal local, ou na estadual. Como o ano eleitoral está apenas começando, muitas cenas veremos no decorrer da novela eleitoral 2024. Eu serei um atento telespectador. E você que lê este humilde texto, qual será seu papel no remake eleitoral de 2024? Participe!
Devem existir outros possíveis postulantes, mas nas minhas limitações não me veio à mente, inclusive, aos quais peço desculpas por não os ter visto nas ruas e redes. Prometo citá-los num próximo capítulo, caso existam

Texto de Jerberson Josué.

Ato político marca o início do ano eleitoral do PT na Bahia

Realizada na cidade de Vitória da Conquista neste sábado, 20, a reunião do Diretório Estadual deu início ao calendário eleitoral da legenda. Com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Casa Civil Rui Costa, do senador Jaques Wagner, do presidente estadual Éden Valadares, do deputado federal e pré-candidato à Prefeitura do município, Waldenor Pereira, além de deputados federais e estaduais, secretários de Estado, membros do Diretório e da militância, foram discutidos a tática eleitoral e o quadro eleitoral nos municípios baianos para que o partido vença as eleições na maior quantidade de municípios do estado. Na reunião, estiveram representantes de mais 20 Territórios de Identidade e de mais de 100 cidades.

 

O governador Jerônimo elogiou o PT por intensificar a interiorização da presença do partido, do diálogo e da escuta com os diretórios municipais para fortalecer a legenda e se preparar para o próximo pleito, com o desafio de eleger mais vereadores e prefeitos. “Encontros como este colocam na mesa da gente a responsabilidade deste ano, a responsabilidade eleitoral. O ano eleitoral é o ano de a gente poder fazer a disputa política”, disse, ao afirmar: “Sei que de todos os 100 municípios que vieram aqui, vieram para dizer que tem expectativa, que tem projeto, que querem construir o novo ou querem dar continuidade a quem já dirige”.

 

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, destacou que é importante o partido pensar quais cidades o PT quer transformar e ouvir o que o povo quer do partido, como Luiz Caetano vem fazendo em Camaçari. “Ir em cada local de cada cidade para conquistar corações e mentes”, afirmou Rui, que acrescentou que em muitas cidades nomes já estão consolidadas, que podem não estar aparecendo nas pesquisas, mas que possuem potencial grande e ainda citou outros municípios que têm nomes consolidados e devem avaliar a “estratégia de fortalecimento de Lula e Jerônimo em vez de se isolar numa candidatura que não irá crescer”.

Defesa Civil alerta: previsão de 206 mm para os próximos 7 dias a partir deste domingo (21)

Indicadores apontam riscos para todas as áreas vulneráveis do município.

 Publicado em 21/01/2024 09:05 – Atualizado em 21/01/2024 09:04

A Defesa Civil de Ilhéus emite um alerta à população devido à previsão de chuvas intensas para os próximos sete dias, a partir de hoje, domingo (21), podendo chover até 206 mm, de acordo com o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e o CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Alerta-se para os riscos de deslizamentos de terra, alagamentos ou inundações nas áreas vulneráveis de Ilhéus. Por isso, a Defesa Civil já vem realizando trabalhos preventivos durante toda a semana, como a colocação de lonas, vistorias em áreas de risco e orientação às famílias. Além disso, segue monitorando as áreas com maior vulnerabilidade.

Diante da possibilidade, a Prefeitura de Ilhéus orienta os moradores a permanecerem atentos em suas residências, observando indícios como desagregação de solos em encostas, sinais sonoros, fissuras e rachaduras nos imóveis. Equipes da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil e a Secretaria de Promoção Social estarão de plantão para atender quaisquer eventualidades.

A Defesa Civil tem atuado por meio de monitoramentos constantes, aferindo os índices de chuvas precipitadas, bem como realizando previsões a curto e longo prazo. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo número: (73) 97400-7521 (WhatsApp) ou ligar para o Corpo de Bombeiros pela Central 193.

Segurança em primeiro lugar!

Prefeitura de Ilhéus autoriza pagamento dos servidores aderentes ao PDVE e PDR

A relação dos servidores será publicada no Diário Oficial do Municípal

pdve; pdr; pagamentp; sindicatos

Durante reunião realizada na tarde da última sexta-feira (19), o prefeito Mário Alexandre anunciou o pagamento dos salários dos servidores públicos afastados por decisão judicial em 2019, que aderiram ao Programa de Desligamento Voluntário Especial (PDVE) e ao Programa de Disponibilidade Remunerada (PDR).

O encontro aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Carqueija, e representantes do Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Ilhéus (Sinsepi), Sindicato dos Guardas Municipais do Estado da Bahia (SINDGUARDAS – Bahia) e da Associação dos Professores Profissionais de Ilhéus (APPI/APLB – Sindicato).

“Com muito diálogo, nós chegamos a um denominador comum para sanar esse problema e garantir que os pais e mães de família possam viver com dignidade. Agradeço a Deus, à nossa equipe e aos sindicatos. Tudo isso é sinônimo de valorização e respeito às pessoas que tanto contribuíram para o desenvolvimento da nossa cidade”, destacou Mário Alexandre.

Regido pela Lei n°. 4.234, o Programa de Desligamento Voluntário Especial é destinado aos servidores afastados que se aposentaram. Já o Programa de Disponibilidade Remunerada segue o estabelecido na Lei n°. 4.235, sendo destinado aos servidores afastados que não preenchem as condições necessárias para requerer a aposentadoria. O grupo ficará na folha de pagamento até que possa se aposentar e após esse processo, os trabalhadores entram automaticamente no PDVE.

“Hoje a gente finaliza esse episódio dos servidores afastados desde 2019. O Município autorizou o pagamento e o sindicato só tem a agradecer pela sensibilidade do prefeito em cumprir o que é devido para que essas pessoas possam ter uma vida digna a partir de agora. Também esperamos que os demais PDVs sejam autorizados em breve”, disse Joaques Silva, presidente do Sinsepi.

A relação dos servidores será publicada no Diário Oficial do Município.

Policia Civil de Ilhéus de luto . Faleceu Policial Udson

Udson residia na Conquista Ilhéus Bahia

O Blog Ilheus noticias.net.br , registra cm grande pesar o falecient0 de Udson, era policial Civil lotado na 7ª Corpin na cidade de Ilhéus. O agente de policia, era uma pessoa querida de todos, onde sempre teve educação, paciência e presteza para todos que alí  o  procurava, além de ter uma vasta amizade com cmpanheiros de Ilhéus e vários munic[ipio

Pagodeiro nas horas vagas o mesmo sempre gostou da alegria e morreu na cidade de canavieira onde estava no seu entendimento, participando de uma partida de futebol, o qual , quase todos finais de semana partiicpava.

Informações dão conta de que o mesmo teria infarto fulminante, sendo assim mal súbito. Ainda de acordo com informações o mesmo recebeu atendimento no local e ali mesmo foi confirmada a morte.

Parentes e amigos aguardam achegada do corpo, e no9vas informações traremos aqui



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia