WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

outubro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

:: 25/out/2023 . 19:51

Ministério enviará técnicos para avaliarem assoreamento no porto de Ilhéus, garante Costa Filho a Jorge Solla

O ministro dos Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, garantiu ao deputado federal Jorge Solla (PT-BA) o envio de técnicos para estudos de combate ao assoreamento no porto de Ilhéus, sul da Bahia, devido à perda de profundidade do calado onde os navios atracam.

Nesta terça-feira (24), Solla levou uma comitiva para também apresentar outras demandas urgentes para a população local, como o uso pleno do aeroporto com voos comerciais para outros estados, além da necessidade de conter o avanço da maré na orla norte de Ilhéus.

Nomeada Comissão em Defesa do Porto de Ilhéus, a comitiva informou ao ministro que já foi identificada a perda de quase um metro de calado por causa do assoreamento e apresentou imagens que ilustram a formação de bancos de areia que dificultam as manobras dos navios.

“Como sempre, o ministro nos recebeu muito bem. Saímos da reunião mais esperançosos com a previsão de soluções que atendem não apenas a população de Ilhéus, mas que podem alavancar diversos setores da economia local e gerar empregos e receitas”, prevê Solla.

Formavam a comitiva o vereador Augustão (PT-BA), o assessor parlamentar Adilson José, o diretor do Sindicato dos Conferentes de Ilhéus, Luisaldo Barreto, o representante do Sindicato de Movimentação de Mercadorias em Geral, Emerson Brandão, e o diretor da Associação Comercial e Industrial de Ilhéus, Nilton Cruz.

Em relação à reativação dos voos comerciais no aeroporto local, Costa Filho assegurou ao parlamentar que a pasta comandada por ele iniciará tratativas com o Governo da Bahia para avaliar a questão no âmbito do plano de aviação regional.

Sobre as medidas para conter o avanço da maré – que já destruiu ruas, casas, estabelecimentos comerciais e erodiu parte da rodovia BA-001 – na orla norte de Ilhéus, o ministro afirmou que encaminhará a demanda para a competência do Ministério de Desenvolvimento Regional.

Ao final do encontro, o ministro ainda foi presenteado pela comitiva com barras de chocolate produzidas por marcas de Ilhéus, município que ficou conhecido em nível mundial pela cultura do cacau, fruta cujas amêndoas são o principal ingrediente na composição dos doces.

Jonilson Souza assume mandato como vereador suplente do Podemos, no lugar do Vereador Kaique Souza, por 135 dias para tratamento de Saúde.

Vereador deixa mandato para tratamento de Saúde por 135 dias
Jonilson Souza assume mandato como vereador suplente do Podemos, no lugar de Kaique Souza, por 135 dias
Empossado Vereador Jonilson Souza sempre honrou e honrará o mandato, garantiu Kaique Souza

  Mais uma vez Jonilson Souza assumiu o mandato como vereador suplente pelo partido PODEMOS, em Ilhéus, em lugar do titular, Vereador Kaique Souza, que se afasta temporariamente por 135 (Cento e trinta e cinco) dias para tratamento de saúde nas pernas e coluna cervical além do nervo ciático. O Vereador Kaique Souza foi submetido a vários exames e vem semanalmente sendo submetido a procedimentos não evasivos em centro cirúrgico , inclusive para avaliação de uma possível cirurgia.

Jonilson tem 43 anos, é casado e instrutor de  formação profissional. Na última eleição Jonilson obteve 657 votos (0,72%), sendo a maioria na Zona Norte de Ilhéus, onde o vereador possui grande representatividade.

Segundo informou ao Jornal do Radialista logo após a posse, “Estou pronto para colaborar e somar no legislativo ilheense, discutir assuntos pertinentes ao município e, apresentar proposições importantes de interesse da coletividade”, pontuou Jonilson ao Jornalista Elias Reis

Ilhéus vai sediar etapa dos Jogos Escolares da Bahia; evento reúne municípios do Litoral Sul

O evento acontece entre os dias 13 e 17 de novembro, envolvendo 84 unidades escolares

esporte; jogos escolares da bahia

Dos dias 13 a 17 de novembro, a cidade de Ilhéus será palco de uma das etapas dos Jogos Escolares da Bahia. O evento envolve 84 unidades escolares de pelo menos 26 municípios do Território Litoral Sul. Nesta quarta-feira (25), a Prefeitura e representantes da rede estadual de ensino se reuniram para definir os detalhes do evento.

O encontro aconteceu no Centro Administrativo da Conquista e contou com a presença do titular da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, Luiz Carlos dos Santos. Na oportunidade, o secretário frisou a importância da retomada do evento na cidade, destacando a movimentação econômica e o fomento à atividade turística.

jogos escolares da Bahia; esporte; rede estadual

As propostas apresentadas referem-se ao fortalecimento de modalidades como o basquete, vôlei e handebol, que são menos procuradas, bem como a participação feminina nos jogos. Serão 18 modalidades para entreter o público e revelar grandes talentos do esporte regional.

“Os jogos fazem parte do projeto estruturante da rede estadual. Além de Ilhéus, iremos contemplar cidades circunvizinhas, como Itacaré, Una e Canavieiras. Realizamos um alinhamento com a presença dos professores de Educação Física sobre toda a logística dos Jogos para que possamos fazer um evento de qualidade, que promova a prática esportiva entre os nossos jovens”, explicou Cristovam Crispim, professor de Educação Física da rede estadual e coordenador do Território Sul dos Jogos Escolares da Bahia.

Prefeitura de Ilhéus mobiliza serviços para mitigar danos causados pelo avanço da maré na Zona Norte

Outra frente de serviço atua na Zona Sul, por meio da patrulha mecanizada nas ruas do Loteamento Praia do Sul

zona norte; erosão; seinfra

A Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Defesa Civil (Seinfra), segue mobilizada para mitigar os danos causados pelo avanço da maré nos bairros São Domingos e São Miguel, Zona Norte da cidade. Conforme a Seinfra, o trabalho consiste na colocação de bagwall, técnica utilizada para reduzir a força das ondas e proteger as áreas degradadas pela erosão costeira.

A máquina escavadeira está fazendo a movimentação de pedras, a fim de instalar barreiras de contenção, evitando que as águas atinjam as casas e estabelecimentos comerciais da região.

zona norte; erosão; seinfra

No dia 16 de outubro, o Município decretou situação de emergência nas localidades de São Domingos, São Miguel, Ponta da Tulha, Mamoã, Joia do Atlântico e Ponta do Ramo.

A Prefeitura esclarece que existe um projeto responsável por determinar toda a morfologia necessária para conter e evitar novas erosões em outros pontos do litoral. De acordo com a Seinfra, outra frente de serviço atua na Zona Sul, por meio da patrulha mecanizada nas ruas do Loteamento Praia do Sul.

A ação é executada com patrol e rolo compactador sobre o cascalho aplicado sobre a via. O trabalho também foi realizado no Parque de Olivença e Baneb.

“Democracia e Direito à Cultura” serão debatidos na IV Conferência Municipal a partir desta sexta

“A Cultura que temos e a Cultura que queremos”, será o tema da IV Conferência Municipal de Cultura e propõem discussões e proposições sobre políticas culturais para Ilhéus

 Publicado em 24/10/2023 16:49 – Atualizado em 25/10/2023 09:25

A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Cultura, em parceria com o Conselho Municipal de Cultura, convida todos para a IV Conferência Municipal de Cultura, que acontece nos dias 27 e 28 de outubro, no Teatro Municipal de Ilhéus.

Esta edição da Conferência de Cultura terá como tema, “A Cultura que temos e a Cultura que queremos” e visa promover discussões e proposições sobre políticas culturais para o município, além de avaliar o que tem sido realizado e cobrar aquilo que já havia sido demandado anteriormente.

O secretário da Secult, Geraldo Magela destaca o objetivo do evento, “após 13 anos Ilhéus realizará sua Conferência de Cultura, com o objetivo avançar o sistema de Cultura e fazer propostas para a Conferência Estadual e Nacional” e o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Althemar Lima explica que “as Conferências Municipais de Cultura são instrumentos capazes de canalizar as demandas da sociedade. Esses espaços de debates entre poder público e a sociedade que, inclusive, é alvo das próprias políticas a serem discutidas. Estabelecer políticas culturais  com caráter democrático e forma contínua é de fundamental importância para a valorização e respeito dos segmentos culturais. Em nosso município com o potencial que tem, não se realiza uma Conferência Cultural a mais de 13 anos, o que torna o município inelegível, podendo sofrer com a falta de repasse da União e do Estado”.

A programação da Conferência tem início no dia 27 de outubro, às 16 horas, com o ato de instalação da placa, na Praça Castro Alves e abertura oficial, no Teatro Municipal, a partir das 19 horas, segundo com a palestra magna com Oseas Max, representante do Ministério da Cultura na Bahia.

Já o segundo dia de Conferência conta com uma série de atrações culturais e mesas de discussões, concluindo com a eleição dos Delegados para a Conferência Estadual, às 16 horas e o encerramento oficial, a partir das 17 horas, na Praça Pedro Matos. Confira, logo abaixo, a programação completa do evento.

“A Conferência Municipal de Cultura é fundamental para canalizar as demandas da sociedade e promover o debate entre o poder público e a comunidade, visando estabelecer políticas culturais mais democráticas e contínuas. É um espaço de democracia participativa onde o povo tem voz ativa”, explica o prefeito Mário Alexandre sobre a importância da realização da Conferência e dá o seu apoio.

A IV Conferência Municipal de Cultura está inserida tanto no contexto da VI Conferência Estadual da Bahia, com o tema “Cultura e Democracia em Construção na Terra da Liberdade”, que acontece em Feira de Santana, de 06 a 08 de dezembro; como da IV Conferência Nacional, que acontece em Brasília, entre 04 e 08 de março de 2024, com o tema “Democracia e Direito à Cultura”.

Programação Completa*:

(*Programação de responsabilidade dos organizadores, com possibilidade de alteração).

  • 27/10/2023
    • 16h – Ato de instalação da placa na praça Castro Alves
    • 17h – Atividade Cultural na Praça Pedro Matos e em frente da Casa Jorge Amado
    • 19h – Abertura da 4ª Conferência no Teatro Municipal
      • Formação da Mesa com Prefeito e Autoridades 
    • 20h – Palestra Magna
      • Oseas Max – Representante do Ministério da Cultura na Bahia
  • 28/10/2023
    • 8h – Homenagem Cordelista Gilton Thomaz (Setorial de Literatura)
    • 8h30 – Leitura do Regimento
    • 9h – Orientação para distribuição dos Eixo Temático
      • Teatro – Eixo 1 – Institucionalização: Marcos Legais e Sistema Nacional de Cultura (Mediador – Paulo Cidade)
      • Sala 01 – Eixo 2 – Democratização do acesso à cultura e participação social (Mediador – Mestre Ney)
      • Sala  02 – Eixo  3 – Identidade, Patrimônio e Memória (Mediador – Geraldo Magela)
      • Sala 03 – Eixo 4 – Diversidade Cultural e Transversalidade de Gênero, Raça e Acessibilidade na Política Cultural (Mediador – Professor Emerson Silva)
      • Sala 04 – Eixo  5 – Economia Criativa, Trabalho, Renda, e Sustentabilidade (Mediadora – Claudiana Figueiredo)
      • Sala 05 – Eixo  6 – Direito às Artes e as Línguas Digitais (Mediador – Lucas Mota)
    • 11h – Atividade Cultural no Teatro
    • 12h – Almoço e Atividade Cultural na Praça Pedro Matos
    • 14h – Leitura e Aprovação das Propostas
    • 16h – Eleição dos Delegados Para Conferência Estadual
    • 17h – Encerramento com Atividade Cultural na Praça Pedro Matos

CVR Costa do Cacau completa três anos de história com a inauguração do Centro de Educação Ambiental

A Central de Valorização de Resíduos Costa do Cacau, única empresa do Sul da Bahia credenciada pelo Inema e Ibama para a valorização de resíduos sólidos, está completando três anos de implantação, contribuindo para que municípios atendam as determinações do Plano Nacional de Resíduos Sólidos, que exige o fim dos lixões. A CVR tem como propósito transformar vidas com desenvolvimento sustentável, pensando no futuro das gerações!

Para marcar os três anos de história, a CVR inaugurou nesta terça-feira (24) o Centro de Educação Ambiental-CEA. O espaço será destinado à promoção de palestras e apresentações com uma ampla abordagem na educação socioambiental. O local, que conta com um auditório-sala de reuniões, será aberto a visitas de escolas, faculdades, empresas e outras instituições.

O evento reuniu diretores de empresas e instituições públicas parceiras, em uma confraternização que marcou a inauguração oficial do CEA!

O secretário executivo do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável Litoral Sul, Luciano Veiga, ressaltou que “a destinação correta de resíduos garante o envolvimento social com a valorização dos catadores e a questão ambiental com a preservação da Mata Atlântica e dos mananciais”. “Esse é um processo que estão envolvendo todos os municípios do consórcio”, afirmou.

APOIO A COLETA SELETIVA

A CVR tem apoiado projetos de coleta seletiva como a Associação de Agentes Ambientais e Catadores de Materiais Reutilizáveis e Recicláveis/AACRRI de Itabuna e a Cooperativa dos Catadores de Resíduos Sólidos Recicláveis Consciência Limpa – COOLIMPA de Ilhéus e a Associação dos Catadores Vitória de Itacaré

A coordenadora da Defensoria Pública de Itabuna, Aline Brito Muller, disse que “a valorização da coleta seletiva garante que apenas os resíduos não reaproveitáveis sejam destinados ao lixão, gerando emprego e renda aos catadores, já que aterrar material reciclável é considerado crime ambiental e o reaproveitamento desses produtos diminui a necessidade de utilização de matéria prima”. O projeto Mãos que Reciclam, coordenado pela DPE junto a AACRRI recebeu o Prêmio Innovare, da Rede Globo.

Ainda com foco na Educação Ambiental a empresa atua junto a comunidade em ações como o Dia Nacional do Campo Limpo, Semana do Meio Ambiente no Shopping Jequitibá e Chocolate Festival, com seus colaboradores orientando a população sobre a importância de evitar o descarte incorreto de resíduos em rios, córregos e áreas públicas, observar os horários de coleta, e distribuição de mudas de plantas cultivadas nos viveiros da empresa.

Marcos Luedy, secretário de Meio Ambiental de Itacaré destaca que “além da questão ambiental numa cidade que é destino turístico para brasileiros e estrangeiros e que tinha o lixão como uma chaga aberta em meio à Mata Atlântica, temos a dignidade humana de 25 famílias que hoje atuam no Centro de Triagem, gerando renda através da reciclagem e produção de artesanato e acessórios de limpeza. A parceria com a CVR possibilitou que Itacaré fosse considerada referência nacional, graças ao empenho do prefeito Antônio de Anízio”.

ATRAÇÃO DE EMPREENDIMENTOS

Rodrigo Zaché, diretor comercial da Marca Ambiental-CVR Costa do Cacau, “afirma que o Centro de Educação Ambiental irá fomentar, debater e executar projetos de grande alcance para toda a região”. “Além do conceito ambiental, a CVR se destaca em vários projetos de inclusão social e capacitação, incentivando a coleta seletiva, e fortalecendo o atração de empreendimentos comerciais e industriais. Mais do que garantir a destinação correta de resíduos, estamos transformando vidas”, afirma Zaché.

O prefeito de Itabuna, Augusto Castro, destaca que “o fim do lixão e a destinação correta de resíduos foi um marco na história de Itabuna”. “Com isso reduzimos os impactos ambientais, valorizamos os catadores e possibilitamos a atração de novos empreendimentos no município, que pela sua localização estratégica será um polo de logística a partir da implantação do Porto Sul e da Ferrovia Oeste-Leste”, diz o prefeito.

PT Bahia aprova filiação de cinco novos prefeitos

Em reunião da Executiva Estadual realizada nesta quarta-feira, 25, o Partido dos Trabalhadores da Bahia aprovou a filiação de cinco novos prefeitos. Foram validadas as filiações do prefeito Orgeto Bastos, de Pilão Arcado; Renato Brandão de Oliveira, de Andorinhas; Nandinho da Serraria, de Esplanada; Lélio Júnior, de Presidente Jânio Quadros e Zico de Baiato, de Alcobaça.

Com a chegada dos cinco novos prefeitos, somada aos cinco novos gestores que se filiaram ao PT no primeiro semestre – Pequeno Sales, de Catu; Dr Marcelo, de Cocos; João Vei, de Lafaiete Coutinho; Romi de Planaltino e Ulysses Veiga, de Piraí do Norte – a legenda conta agora com 42 prefeitos no estado. O objetivo para as eleições de 2024 é aumentar o número de gestores do PT e da Federação para levar o projeto de desenvolvimento e inclusão social do presidente Lula e do governador Jerônimo ao maior número de municípios baianos.

O presidente do PT Bahia, Éden Valadares, reafirmou os critérios estabelecidos e pactuados pela Direção Estadual da legenda para filiação de novos prefeitos ao PT. De acordo com o dirigente, o partido só aceitará gestores que votaram em Lula e Jerônimo no primeiro turno das eleições gerais, que tenham disposição de apoiar deputados do partido e de dialogar com os diretórios municipais do PT.

“A chegada dos novos companheiros nos alegra e nos anima. São gestores que se comprometem com os nossos propósitos, que é continuar transformando a vida dos baianos, ao lado de Jerônimo e de Lula, para fazermos da Bahia um estado melhor ainda para seu povo, com mais oportunidade de trabalho, de crescimento, de uma vida digna, com acesso à saúde e educação de qualidade”, afirmou o presidente do PT Bahia.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia