WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

outubro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

:: 22/out/2023 . 12:58

Comoção , lágrimas de dor e grito de Justiça marcam a passeata após assassinato do jovem Cristian

Na manhã de ontem , foi realizada uma passeata reunindo familiares amigos e parcela da comunidade  no centro da cidade de Ilhéus, com saída da Catedral em direção a delegacia regional da 7° COORPIN, localizada na Avenida Soares Lopes que buscam justiça e ação urgente por parte da Policia, para que encontre e prenda o autor da morte de Cristian Vinicius Arcanjo dos Santos.

Familiares e amigos saíram pelas ruas em busca de Justiça pela vida ceifada do jovem Cristian, que era motorista de lotação e aplicativo com apenas  21 anos de idade , que foi, covardemente, perseguido e morto na madrugada do dia 13/08/2023, na rodovia Ilhéus x Olivença, quando retornava da festa de paredão que estava ocorrendo no Cururupe.

Quem conhecia Gordo, como era chamado, sabe que ele era um jovem doce, que não se envolvia com coisas erradas, e que assim como muitos jovens da cidade gostava de festas de paredão. Assim a família clama por justiça e pede a Deus por respostas para que a morte desse jovem não passe a ser mais uma estatística na nossa cidade.

Estudo aponta perfil de quem compartilha notícias falsas sobre vacinas

Publicado em 22/10/2023 – 10:18 Por Fabíola Siminbú

Pessoas entre 35 anos e 44 anos de idade, educação inferior ao ensino médio, das classes D ou E, independente de sexo, e que frequentam igrejas evangélicas, são as que mais compartilham notícias falsas sobre vacinas no Brasil. O perfil foi delineado pelo estudo A Comunicação no Enfrentamento da Pandemia de Covid-19, realizado em agosto, no Centro de Pesquisa em Comunicação Política e Saúde Pública da Universidade de Brasília (CPS/UnB), que ouviu 1.845 pessoas com acesso à internet.

“Não quer dizer que pessoas que têm essas características são pessoas que automaticamente compartilham notícias falsas, mas o contrário, que pessoas que compartilham esses tipos de desinformação sobre vacinas costumam ter essas características”, explicou o pesquisador que está a frente do estudo e coordenador do CPS/UnB, Wladimir Gramacho.

Segundo o pesquisador, quando comparado a outros levantamentos que também trataram sobre desinformação na internet, é possível observar que o comportamento de pessoas que divulgam informações incorretas, ou notícias falsas, variam conforme o tema.

De acordo com Wladimir, quando o tema político é observado, há uma tendência de pessoas idosas mais facilmente compartilharem notícias erradas, mas quando o assunto é vacina esse padrão é diferente no Brasil, inclusive quando comparado a pesquisas realizadas em outros países.

“A principal explicação para isso talvez seja o fato de pessoas mais velhas terem sido socializadas em uma época em que o país viveu grandes conquistas no seu Programa Nacional de Imunizações”, disse.

Metodologia

Para seleção da amostra nacional, os pesquisadores utilizaram um cadastro online com mais de 500 mil inscritos, no qual foram aplicadas cotas de gênero, idade, região e classe social para representar adequadamente a população brasileira. Os participantes selecionados responderam um questionário online no qual foram convidados a compartilhar 12 notícias sobre vacinas, identificadas apenas pelo título, sendo metade com conteúdo verdadeiro e outras seis falsas.

De todos os pesquisados, 11,3% informaram que compartilhariam ao menos uma das notícias falsas e 3,7% informaram que compartilhariam cinco das notícias inverídicas.

 

tabela vacina desinformação
Arte/Agência Brasil

Hábitos de mídia

Na amostra também foram analisados os hábitos de uso de mídias das pessoas que afirmaram que compartilhariam as notícias falsas. Os pesquisadores puderam observar que as pessoas que mais espalhariam desinformação são as que têm nas mídias digitais a principal fonte de informação.

“São usuários mais frequentes de plataformas como Telegram e Tik Tok que têm maior tendência de compartilhar notícias falsas sobre as vacinas”, disse Wladimir.

Quando os pesquisadores analisaram o comportamento de uso da televisão, principal meio de informação no país, eles verificaram que, na comparação entre os que declararam fazer parte da audiência do Jornal Nacional e os que declararam fazer parte da audiência do Jornal da Record, os primeiros tiveram a metade das chances de divulgarem notícias falsas.

Para os analistas, uma possível justificativa para esse comportamento seria um processo de exposição seletiva dos brasileiros entre esses dois telejornais. “A audiência mais frequente do Jornal da Record reúne pessoas simpatizantes do governo Jair Bolsonaro, que foi um governo que difundiu muitas informações incorretas sobre as vacinas e que, ele próprio, fez campanha contra a vacinação”, destaca Wladimir.

Seminário

No dia 7 de novembro, uma análise sobre as possibilidades de intervenção para diminuir a divulgação de informações incorretas nos meios digitais será divulgada pelos pesquisadores durante o 2º Seminário A Desinformação Científica como um Problema Público Transnacional, que acontecerá na Faculdade de Comunicação da UnB.

Outubro Rosa: Ilhéus promove mega ação e presta 1,5 mil atendimentos no Centro de Convenções

A iniciativa da Prefeitura garantiu realização de exames e consultas médicas

Outubro Rosa: Mega Ação

A mega ação do Outubro Rosa, promovida na última sexta-feira (20), no Centro de Convenções de Ilhéus, ofertou exames, consultas com especialistas e aplicação de vacinas. Sob a coordenação da Secretaria de Saúde (Sesau), o evento foi um grande sucesso e prestou 1.506 atendimentos ao público feminino, que abraçou a causa para manter a saúde em dia. O prefeito Mário Alexandre e a deputada estadual Soane Galvão marcaram presença na ação.

As mulheres tiveram acesso a exames preventivos, atualização da caderneta de vacinação; testes rápidos; ultrassonografia transvaginal; da mama e da tireoide; consultas com médico oftalmologista; clínico geral e cardiologista; exames laboratoriais e Eletrocardiograma.

A Sesau explica que devido à impossibilidade de levar a estrutura necessária para a realização de alguns exames, foram distribuídos vouchers e feito pré-agendamento dos mesmos.

Outubro Rosa: Mega Ação

“Ver esse espaço lotado, com milhares de mulheres se preocupando com a sua saúde é uma felicidade imensa, principalmente para um médico, um prefeito que sabe a importância do cuidado e do acolhimento. Cuidamos diariamente do nosso povo em cada unidade de saúde, nos hospitais e através do Programa Saúde na Comunidade, que permitiu que saíssemos de um quadro no passado, com filas intermináveis, pessoas nos corredores e em leitos improvisados, para uma saúde de excelência e referência em toda a região”, disse Mário Alexandre.

Para Eduardo Nora, titular da Sesau, “a intensificação dos serviços assegura assistência necessária para as mulheres e mais que isso, trabalha a prevenção, que é primordial na luta contra o câncer de mama. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais provável a cura”, acrescentou.

A campanha Outubro Rosa se une ao Novembro Azul, no qual os homens ilheenses são convidados para participar das ações de combate ao câncer de próstata. “Eu consegui fazer minha mamografia e passar por muitos atendimentos. Gostei do trabalho e espero que seja realizado mais vezes”, avaliou Célia Andrade, moradora do bairro Nossa Senhora da Vitória.

Reunião com representantes da economia criativa alinha ações para temporada de navios em Ilhéus

O MSC Preziosa, primeiro navio a ancorar no Porto do Malhado, trará a bordo cerca de quatro mil passageiros na próxima quinta-feira (26)

reunião; secult; cultura

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) realizou na última sexta-feira (20) encontro com representantes do setor da economia criativa para discutir ações voltadas à temporada de cruzeiros marítimos 2023-24. O MSC Preziosa, primeiro navio a ancorar no Porto do Malhado, trará a bordo cerca de quatro mil passageiros na próxima quinta-feira (26).

“O que estamos propondo é a organização dos espaços da economia criativa e do artesanato. Essa é uma determinação do prefeito Mário Alexandre para que possamos atingir o maior número possível de empreendedores e para que essas pessoas tenham a oportunidade de apresentar os seus produtos numa condição de revezamento”, explicou Reinaldo Soares, superintendente de Cultura.

reunião; economia criativa; receptivo; navios; secult

As ações visam incentivar o diálogo com os setores em busca de alternativas para impulsionar a economia local. A economia criativa está relacionada a atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos nos segmentos de arte, artesanato, moda e gastronomia.

O receptivo montado no Centro de Convenções inclui ainda música, dança e um leque de manifestações culturais. As atividades contam com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo.

Prefeitura de Ilhéus inicia ciclo de reuniões mensais com beneficiários do Bolsa Família

O primeiro encontro foi realizado na quinta-feira (19), no bairro Teotônio Vilela

sps; bolsa família; social; reuniões

Visando informar e orientar o cidadão, a Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS), iniciou uma série de reuniões mensais com os novos beneficiários do Programa Bolsa Família. O primeiro encontro foi  realizado no bairro Teotônio Vilela.

Na oportunidade, a gestora do Bolsa Família, Géssica Miranda, explicou como funciona o programa, as famílias que se enquadram nos critérios de elegibilidade, benefício financeiro, oportunidades de acompanhamento de saúde e educação,  condicionalidades, Número de Identificação Social (NIS), Gestante Nutriz, frequência escolar dos filhos e o acompanhamento das vacinas e dos exames médicos.

“Reforço a importância de manter os dados atualizados a cada dois anos junto ao Cadastro Único, pois qualquer alteração na composição familiar ou renda pode impactar no valor do benefício”, afirmou Géssica. De acordo com ela, os beneficiários devem seguir alguns pontos importantes:

sps; bolsa família; social; reuniões

1. Manter as informações atualizadas: É necessário manter o Cadastro Único sempre atualizado, informando qualquer mudança na composição familiar, endereço ou renda.

2. Cumprimento das condicionalidades: É fundamental acompanhar e cumprir as condicionalidades do programa, incluindo a frequência escolar dos filhos e o calendário vacinal.

3. Orientações para utilização do benefício: O cartão do Bolsa Família pode ser utilizado para saque em caixas eletrônicos ou pode ser utilizado diretamente em estabelecimentos comerciais, desde que sejam credenciados.

4. Dúvidas e informações adicionais: O beneficiário pode se dirigir ir à sede da SPS, situada na Rua Almiro Vinhais – Boa Vista, ou em uma das unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Vilela, Norte, Sul, Olivença, Oeste, Banco da Vitória e Salobrinho.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia