WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

outubro 2023
D S T Q Q S S
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

:: 19/out/2023 . 10:22

Suspeito de matar idosa espancada na BA vai ter tratamento psiquiátrico em liberdade, diz filho da vítima

Por g1 BA e TV Bahia

Homem que teria matado idosa é liberado para fazer tratamento em casa

Homem que teria matado idosa é liberado para fazer tratamento em casa

O suspeito de espancar e matar a idosa Elisabete Nunes de Oliveira, de 68 anos, foi liberado para realizar tratamento psiquiátrico em liberdade. A decisão foi informada por Rodrigo Alves, filho da vítima, e anunciada nesta terça-feira (16), pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), após a primeira audiência de instrução.

O crime aconteceu no dia 12 de janeiro de 2023, no município de Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador. A idosa foi agredida até a morte quando saiu para levar o lixo para fora de casa. O suspeito é um homem que aparentava surto psicótico.

O suspeito foi preso em flagrante e em seguida teve a prisão preventiva decretada. A defesa do homem apresentou um laudo médico e alegou insanidade mental. O juiz responsável pelo caso então determinou a imputabilidade penal do réu.

O homem ficou internado provisoriamente no Hospital de Custódia e Tratamento Psiquiátrico do Estado da Bahia (HCT), e segundo o filho da vítima, teve a liberdade concedida nesta terça-feira. Ele vai poder realizar o tratamento em sua própria residência

De acordo com Rodrigo Alves, filho da vítima, a liberdade do suspeito apresenta perigo para a sociedade, porque segundo ele, “o homem pode matar novamente outras pessoas”.

“Estou bastante indignado com essa situação porque ele já realizava tratamento em casa, deixou de tomar os medicamentos, teve um surto e acabou matando minha mãe. Eu fico imaginando quantas situações podem acontecer com ele em convívio na sociedade”, lamentou o filho de Elisabete.

Relembre o caso

O suspeito de matar a idosa fugiu da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Lucas Evangelista, em Dias D’Ávila, após sofrer um surto psicótico.

O homem, que estava com as mãos e os pés contidos, teria se soltado das amarras, quebrando uma vidraça e fugido pelos fundos da unidade.

Por meio de nota, a Prefeitura de Dias D’Ávila detalhou que a fuga aconteceu após o suspeito receber ajuda da própria mãe para se livrar das contenções.

No entanto, em conversa ao g1, um familiar do suspeito, que preferiu não identificado por questão de segurança, negou a versão. O familiar relatou que o homem foi levado para a UPA pela mãe, uma idosa de 60 anos, após agredi-la, também durante um surto psicótico. Segundo ele, quando o homem se agitou, a mãe pediu socorro, mas não houve ajuda por parte da UPA.

Na sequência, ele encontrou a idosa Elisabete Nunes e a espancou até a morte.

Menina de 6 anos filma o próprio estupro; suspeito é detido e solto no mesmo dia

Por g1 CE

Fachada da Delegacia Municipal de Amontoada, que investiga estupro de menina de 6 anos — Foto: Polícia Civil do Ceará/Divulgação

Fachada da Delegacia Municipal de Amontoada, que investiga estupro de menina de 6 anos — Foto: Polícia Civil do Ceará/Divulgação

Um homem foi mantido em liberdade após um vídeo em que ele aparecia abusando sexualmente da sobrinha, de 6 anos, circular na internet. O crime foi registrado em Amontada, na região norte do Ceará, em 9 de outubro.

Segundo a Polícia Civil, o vídeo foi gravado pela vítima do estupro e publicado no status do WhatsApp do abusador. Acredita-se que ela tenha feito a publicação sem o homem perceber.

Conforme apurado pelo g1, a vítima do estupro é sobrinha da então esposa do criminoso. Os dois teriam se separado após ela saber do crime. A mulher teria pedido para o companheiro cuidar da criança enquanto ela estava fora de casa.

Questionada sobre a soltura do abusador, a Secretaria de Segurança Pública do Ceará (SSPDS) informou apenas que apura as circunstâncias de um caso de estupro de vulnerável e que mais detalhes serão repassados posteriormente para não comprometer os trabalhos policiais.

PF prende policiais civis do Rio que venderam droga para traficantes

Rio de Janeiro (RJ) -  PF prende policiais civis do Rio que venderam droga para traficantes. Foto: PF/RJ

Além de negociar, agentes escoltaram 16 toneladas de maconha

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (19), quatro policiais civis e um advogado no Rio de Janeiro, suspeitos de venderem e escoltarem 16 toneladas de maconha para traficantes da principal facção criminosa do estado.

Cerca de 50 policiais participaram da Operação Drake, desencadeada em parceria com o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que já denunciou os suspeitos à Justiça.

De acordo com a investigação, que teve início em ação integrada do serviço de inteligência da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da PF, duas viaturas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da Polícia Civil abordaram um caminhão carregado de maconha na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.

Propina e escolta

Depois de escoltarem o caminhão até a Cidade da Polícia Civil – endereço que reúne delegacias especializadas na zona norte da capital fluminense -, os policiais civis negociaram, por meio de um advogado ligado aos traficantes, a liberação da carga e do motorista, recebendo propina para isso.

Após o pagamento, três viaturas da delegacia escoltaram o caminhão com a droga até os acessos de Manguinhos, comunidade da zona norte dominada pela principal facção criminosa do estado. Em seguida, as 16 toneladas foram descarregadas pelos criminosos.

Busca até em delegacia

Os cinco mandados de prisão e seis de busca e apreensão foram expandidos pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Resende, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Os mandados foram cumpridos nas cidades do Rio e em Saquarema, na Região dos Lagos. Os policiais federais fizeram buscas até na Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas, na Cidade da Polícia.

A apuração foi feita pelo Grupo de Investigações Sensíveis da PF (Gise/RJ) e pela Delegacia de Repressão a Drogas (DRE/PF/RJ). Para o cumprimento dos mandados nesta quinta-feira, a PF teve o apoio da Corregedoria da Polícia Civil.

Pirata inglês

O nome da operação, Drake, é uma referência ao pirata e corsário inglês Francis Drake, que saqueava caravelas que transportavam material roubado e se julgava isento de culpa em razão da origem ilícita dos bens.

Em nota, a Polícia Civil informou à Agência Brasil que a corregedoria da corporação apoiou a ação para o cumprimento das ordens judiciais e “está instaurando processos administrativos-disciplinares”. Ainda segundo o comunicado, a Polícia Civil diz que “não compactua com nenhum tipo de desvio de conduta e atividade ilícita, reiterando seu compromisso de combate ao crime em defesa da sociedade”.

‘Semana Lixo Zero’ busca conscientiza população sobre o descarte correto de resíduos eletrônicos

A Semana “Lixo Zero” se aproxima com a intenção de conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de resíduos. Com início nesta sexta-feira, dia 20 de outubro, a iniciativa visa informar a população ilheense sobre o descarte correto do lixo eletrônico. Em Ilhéus, a ação contará com atuação da Prefeitura, Companhia Independente da Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ecolog Ambiental e Associação Comercial e Industrial de Ilhéus (ACII).

O foco será o lixo eletrônico, com colocação de pontos de coletas em vários locais da cidade, a partir desta sexta-feira (20):

– Praça Pedro Mattos;

–  UESC;

– Associação Comercial e Industrial de Ilhéus,

– Unidades de Saúde do Hernani Sá e do Nelson Costa;

– Colégio São Jorge;

– Colégio da Polícia Militar (CPM) Rômulo Galvão;

– Instituto Nossa Senhora da Piedade;

– Sede da CIPPA

“A ideia é buscar sinergia com a UESC, a Ecolog, a Prefeitura e a Associação Comercial para incentivar o descarte regular dos resíduos eletrônicos na cidade de Ilhéus e também informar a população onde descartá-los”, ressaltou o Capitão PM Fábio Nilo.

Já o presidente da ACII, Paulo Sérgio dos Santos, destacou a importância da ação. “Infelizmente não temos essa educação, essa consciência e é preciso difundir isso. Temos um material altamente poluente no meio ambiente e que se descartado de forma aleatória em terrenos baldios, nas áreas de praias e rios torna-se extremamente nocivo”.

O lixo eletrônico tem o nome técnico de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrônicos (REEE), abrangendo não somente computadores e celulares, mas qualquer tipo de eletrodoméstico, como micro-ondas, geladeiras e máquinas de lavar.

“A Semana Lixo Zero acontece para repensarmos sobre tudo que chamamos de lixo e jogamos em lugares inadequados, que na verdade não é lixo, mas sim, resíduo e que precisa ser devolvido para a cadeia produtiva, uma logística reversa”, disse Tatiane Bevenuti, professora visitante adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Inovação e Modelagem em Materiais (PROCIMM), do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) da UESC.

Sobre essa logística reversa, Mateus Figueiredo, gestor de resíduos sólidos da Ecolog Ambiental explica que, “o resíduo chega na empresa e posteriormente fazemos todo o processo de manufatura reversa, que inclui a desfabricação, a destruição desse material para a geração das matérias-primas secundárias e posteriormente o envio para serem transformadas em um novo subproduto”.

A campanha segue até o dia 29 de outubro, porém, a necessidade de cuidarmos do descarte regular dos resíduos precisa ser um hábito rotineiro de toda a população.

Ações da SSP em 2023 e emprego do Fundo Estadual da Segurança Pública são detalhados em encontro do Conesp

As principais iniciativas, investimentos e aquisições realizadas pela Secretaria da Segurança Pública nos primeiros meses de 2023 foram apresentados na manhã desta quarta-feira (18), durante a primeira reunião do Conselho Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Conesp).

O evento aconteceu na sala de reunião do Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, no CAB. O encontro foi presidido pelo secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e contou com a participação do secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, José Antônio Gonçalves, dos comandantes-gerais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, coronéis Paulo Coutinho e Adson Marchesini, da delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e da diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica, Ana Cecília Bandeira.

Representantes da Casa Civil, Tribunal de Justiça da Bahia, Ministério Público, Defensoria Pública, Ordem dos Advogados da Bahia, INNPD, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Transalvador, Guarda Municipal, Agência Portuária, Adpeb, Força Invicta e Associação de Praças da PM e CBM participaram da reunião.

O gestor da SSP, Marcelo Werner, iniciou o encontro detalhando as principais iniciativas e criações da pasta para para oferecer um serviço melhor ao cidadão baiano, a exemplo da criação da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) e aquisições de equipamentos como novos fuzis e pistolas, entregues para as Polícias Civil e Militar.

“Este é um conselho contributivo, participativo, para que possamos, cada um dentro de sua expertise, planejar políticas sociais, ações e boas práticas”, finalizou Werner. Durante o encontro também foi apresentada a aplicação do Fundo Estadual da Segurança Pública.

Imagens: Jorge Cordeiro/ Ascom SSPBA

Campeonato Baiano de Triathlon altera trânsito nas ruas de Ilhéus neste domingo (22); confira

O evento terá como percurso a Praia do Cristo, a Ponte Jorge Amado, a Rua Padre Luís Palmeira e a Avenida Dois de Julho

triathlon

Neste domingo (22), das 6h às 11h, acontecerá em Ilhéus o Campeonato Baiano de Triathlon e a Seletiva para o Campeonato Brasileiro da modalidade. Com isso, a Autarquia de Transporte e Trânsito (Sutram) informa que haverá mudanças no trânsito em algumas vias do município.

Confira abaixo:

– A Ponte Jorge Amado e a Rua Padre Luís Palmeira estarão fechadas nos dois sentidos, para a competição, das 4h às 9h;

– Caso trafegue pela orla, o condutor deverá fazer o retorno na Rua Barão do Rio Branco;

– A Avenida Soares Lopes terá um trecho compartilhado. O estacionamento que fica próximo à Catedral de São Sebastião, ao lado da Avenida Soares Lopes, e também próximo ao letreiro “Cidade de Ilhéus” estará fechado, das 4h às 9h;

– Além destas vias e locais, também estarão fechadas, das 4h às 11h, a Avenida Dois de Julho e a Rua Coronel Paiva.

Cerca de 80 atletas se reunirão para participar da competição. O evento, que conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus e do Governo do Estado, terá como percurso a Praia do Cristo para as provas de natação, a Ponte Estaiada Jorge Amado e a Rua Padre Luís Palmeira, para as provas de ciclismo e a Avenida Dois de Julho, que receberá as provas de corrida, nas modalidades Standard (prova oficial com ranking, exclusiva para federados), Sprint (prova festiva) e Super Sprint (prova festiva).

Ilhéus, onde tudo começou

O município fundou a Confederação Brasileira de Triathlon (CBTRI), onde permaneceu como sede por cerca de 10 anos. A cidade sediou as Copas do Mundo de Triathlon de 1993 a 1996, os Pan-Americanos de 1997, 1999 e 2012, o Sul-americano de 1997 e campeonatos brasileiros e baianos.

Prefeito avalia construção de Centro Biopsicossocial voltado a servidores da Segurança Pública

A unidade representa um grande avanço no cuidado à saúde dos profissionais da área

centro biopsicossocial; pm; segurança pública

Durante reunião com a superintendente estadual de Prevenção à Violência, a tenente-coronel PM Denice Santiago, o prefeito Mário Alexandre avaliou a proposta para construção de um Centro Biopsicossocial voltado ao atendimento dos servidores da região que atuam nas forças de segurança pública e defesa social. O encontro aconteceu nesta quarta-feira (18) e contou com a presença de secretários municipais e representantes da Polícia Militar.

“Estamos avaliando junto à nossa equipe a construção de Centro Biopsicossocial para atendimento aos profissionais das forças de segurança pública e defesa social. A conversa foi bastante produtiva e reforça a parceria da nossa gestão com o Governo da Bahia. Estamos mantendo o diálogo contínuo para desenvolver ações integradas com o objetivo de proteger a saúde mental e promover o bem-estar dos nossos servidores. Agradeço ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário Marcelo Werner por priorizarem projetos extremamente importantes para o nosso cidadão”, ressaltou Mário Alexandre.

centro biopsicossocial; pm; segurança pública

Denice Santiago lembrou que o governo baiano se comprometeu a construir cinco centros biopsicossociais, sendo Ilhéus uma das cidades contempladas. “Contamos com a receptividade do prefeito Mário Alexandre e estamos dando seguimento às tratativas. Podem esperar que tem muita coisa boa vindo por aí”, afirmou a superintendente.

A unidade atuará alinhada e articulada à Secretaria de Segurança Pública do Estado da Bahia (SSP BA). O centro representa um grande avanço no cuidado à saúde dos servidores, sendo o apoio necessário nos momentos de adoecimento, seja ele físico ou mental, além de assegurar qualidade de vida e valorização dos profissionais.

centro biopsicossocial; pm; segurança pública

A tenente-coronel Denice Santiago é a criadora da tropa das “salvadoras de Maria”, como ficou conhecida na Bahia a Ronda Maria da Penha, uma equipe dentro da Polícia Militar criada em 2015 para proteger e acompanhar mulheres vítimas de violência doméstica, sob medida protetiva e em situação de vulnerabilidade.

Ilhéus marca presença na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e garante recursos via PAA

Para o secretário Moisés Bohana Neto, o evento proporciona troca de experiências e fortalece o trabalhdesenvolvido na cidad6ª Cesan; Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional; bahia

Foto: Feijão Almeida/GOVBA

Representando o prefeito Mário Alexandre, o titular da Secretaria de Agricultura e Pesca, Moisés Bohana Neto, participou da abertura da 6ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Cesan), realizada na última terça-feira (17), em Salvador. O ato contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias.

Para o secretário, o evento proporciona troca de experiências e fortalece o trabalho desenvolvido em Ilhéus. “Estamos dialogando com profissionais que conhecem bastante da área, incluindo pessoas que trabalham no Governo do Estado, a fim de que possamos fazer um alinhamento mais eficiente. Tudo isso é feito para beneficiar os agricultores e pescadores do nosso município e transformar a Secretaria de Agricultura e Pesca em um espaço que promova a inclusão econômica e social das famílias”, destacou Moisés Bohana.

6ª Cesan; Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional; bahiaSob o tema “Superação da fome e construção da soberania alimentar, com direitos e participação social”, a 6ª Cesan segue até esta quinta-feira (19) e reúne cerca de mil pessoas no Gran Hotel Stella Maris. Na ocasião, foram assinados contratos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) de aproximadamente R$ 18 milhões e termo de adesão ao Plano Brasil Sem Fome.

Por meio da atuação do secretário, Ilhéus será contemplada com repasse do Governo da Bahia para as ações do PAA, no valor de mais de R$ 500 mil voltado ao fomento da agricultura familiar. A conferência é coordenada pelo Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea-BA), em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social do Estado (Seades) e Grupo Governamental de Segurança Alimentar e Nutricional (GGSAN).

O governador explicou que ao longo desses dias, os delegados escolherão as principais propostas debatidas na Bahia e levarão a Brasília, durante a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que acontecerá de 11 a 14 de dezembro de 2023.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia