Por g1 BA e TV Bahia

Governador da BA fala sobre investimento de R$ 20 milhões para a segurança pública

Governador da BA fala sobre investimento de R$ 20 milhões para a segurança pública

Em entrevista nesta terça-feira (3), Jerônimo detalhou que a medida será tomada de forma conjunta, por agentes das polícias Militar, Civil, Federal e Rodoviária Federal.

“Fazendo a proteção, por exemplo, da nossa divisa com Pernambuco, de lá para cá e daqui para lá. Da mesma forma com Sergipe e Alagoas”, contou.

Localização geográfica da Bahia torna estado rota para tráfico de drogas — Foto: Humberto Filho

Localização geográfica da Bahia torna estado rota para tráfico de drogas — Foto: Humberto Filho

Segundo o governador da Bahia, depois do fortalecimento da divisa com esses três estados, a expectativa é de que as ações se estendam para Minas Gerais e Espírito Santo.

“Depois a gente pode pegar Minas Gerais, Espírito Santo, para a gente poder fazer uma fronte para segurar e barrar e prender armas, drogas e criminosos que porventura queiram chegar à Bahia pelas divisas do Estado”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

“Essa será uma ação que está estabelecida nas operações com recursos, com viaturas, com armamento e com equipe de tecnologia”

De acordo com o governador, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, vai apresentar, em Salvador, na quinta-feira (5), mais informações sobre as duas portarias para reforçar o enfrentamento à violência e ao crescimento de organizações criminosas no Rio de Janeiro e na Bahia.

Onda de violência na Bahia

Apreensão de fuzis dobrou entre 2022 e 2023 — Foto: SSP-BA

Apreensão de fuzis dobrou entre 2022 e 2023 — Foto: SSP-BA

A Bahia registrou ao menos 71 mortes durante confrontos com a polícia neste mês setembro – 68 delas de suspeitos de envolvimentos com crimes, uma de um policial federal, o agente Lucas Caribé, e dois policiais militares.

O secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que a guerra entre facções é a principal causa da violência no estado e afirmou que todos os recursos estaduais e federais estão disponíveis para acabar com o crime organizado.

No mês de agosto, um acordo entre a SSP-BA e a Polícia Federal (PF) foi assinado, com o objetivo de reforçar o combate a grupos criminosos. O prazo de vigência do pacto é de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Federal têm agido em conjunto na Bahia  — Foto: Alberto Maraux/SSP-BA

Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) e a Polícia Federal têm agido em conjunto na Bahia — Foto: Alberto Maraux/SSP-BA