WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

março 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

:: 14/mar/2022 . 12:27

Companhias aéreas devem subir o preço das passagens depois de alta dos combustíveis

Quando começavam a superar a crise provocada pela pandemia de covid-19, as companhias aéreas passam a enfrentar dificuldades devido à alta do querosene de aviação (QAV), na esteira do aumento do petróleo. Responsável por 35% dos custos do setor, o combustível teve o preço ajustado em 76,2% no ano passado, quando o petróleo subiu 54%. Agora, quando a commodity já registra alta de 45% no acumulado de 2022, a tendência é de que as empresas elevem o preço das passagens e tenham de reduzir suas operações para atravessar o período turbulento.

A Latam, por exemplo, já admitiu que os passageiros terão de arcar com a alta do combustível. Em nota, afirmou que o impacto nos custos das companhias em decorrência da guerra na Ucrânia é “inegável” e que a alta do preço do querosene da aviação afetará o valor das passagens, diante “desse novo cenário de crise sem precedência e previsibilidade.” A Azul afirmou que a alta do QAV poderá adiar a retomada da oferta de voos e a Gol não se pronunciou por estar em período de silêncio antes da divulgação de seu balanço financeiro.

A Latam anunciou que a operação de novas rotas – previstas para o primeiro semestre do ano – foi adiada para depois de julho. Analistas do setor acreditam que esse movimento pode ser apenas o início de uma série de medidas que reduzirão, novamente, o porte das companhias. Como o mercado aéreo é bastante elástico em relação ao preço – isto é, qualquer aumento nas tarifas reduz o número de viajantes -, esse repasse diminuirá a demanda por voo.

Cúpula do Progressistas se reúne e decide desembarcar do governo PT na Bahia

Em reunião ontem (13), a cúpula do Progressistas na Bahia decidiu desembarcar do governo Rui Costa, do PT, e entregar os cargos na gestão petista.

Os dirigentes devem se reunir com os deputados estaduais do partido na manhã desta segunda-feira (14), e com os deputados federais à tarde, para consultá-los sobre a decisão e traçar um cronograma de entrega dos cargos na Bahia.

Com o desembarque, o novo objetivo do Progressistas é intensificar as conversas com o candidato da oposição ao governo baiano: ACM Neto, do União Brasil. A ideia é lançar o atual vice-governador da Bahia, João Leão, do Progressistas, como candidato ao Senado nessa chapa.

Na semana passada, antes de a decisão do Progressistas ser confirmada, Neto já havia feito o convite a João Leão.

PT define candidato na Bahia; 15 deputados seguem Bolsonaro ao PL
PT define candidato na Bahia; 15 deputados seguem Bolsonaro ao PL

Rompimento com o PT

O rompimento do Progressistas da Bahia com o PT começou a se desenhar quando o senador Jaques Wagner (PT-BA) desistiu de concorrer ao governo.

O cenário foi redesenhado e passou a prever o senador Otto Alencar (PSD-BA) como pré-candidato ao governo, e o atual governador Rui Costa em campanha para o Senado.

Nesse desenho, Rui Costa deixaria o governo até 2 de abril para poder disputar as eleições, o que abriria espaço para o vice João Leão terminar o governo. O PT conseguiria, assim, contemplar seus dois maiores aliados: PSD e Progressistas.

O problema é que Otto Alencar também não aceitou ser candidato a governador. Sem Wagner e sem Alencar, o PT decidiu lançar pré-candidatura própria do secretário estadual de Educação, Jerônimo Rodrigues (vídeo acima).

Pelo novo plano, Rui Costa não se candidata a nenhum cargo político nas eleições 2022 e, com isso, pode permanecer no governo da Bahia até 31 de dezembro – o que também encerra a possibilidade de João Leão assumir o posto a partir de abril.

Com a decisão do Progressistas, o PT na Bahia vê seu aliado de quase duas décadas no estado no caminho para firmar uma nova aliança – desta vez, com seu principal adversário, ACM Neto.

Seduc inicia formação continuada de professores da rede municipal de Ilhéus

formação continuada; seduc; docentes

A Secretaria de Educação (Seduc) iniciou na última semana as atividades que integram o Planejamento Coletivo em Rede (PCR), destinado à formação continuada de professores municipais de Ilhéus. Conforme a Seduc, o PCR é um processo permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade dos educadores. Neste ano, os encontros formativos acontecerão de forma presencial, com reuniões mensais. O objetivo é promover reflexões acerca de estudos teóricos, contribuir com a prática pedagógica e auxiliar os professores com as suas aulas.

A formação aconteceu nos dias 8, 9 e 10 de março e foi direcionada aos professores que atuam na Educação Infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA I e II). Na oportunidade, os docentes refletiram sobre as alterações no diário pedagógico e administrativo, bem como discutiram sobre a organização do trabalho escolar, com mediação dos formadores Mateus Rocha e Carla Almeida, sob a coordenação de Wilma Pricilla Galo. Também estiveram presentes a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Izeth, a coordenadora da EJA, Joelma Alves, e as formadoras Telma Rita, Valéria dos Anjos e Iraci Teles.

“O PCR é um trabalho colaborativo e fundamental para fortalecer as práticas pedagógicas dentro do ambiente escolar. Queremos possibilitar que crianças e jovens sejam atendidos com mais dedicação e comprometimento, através de ações e medidas que promovam um ensino de qualidade para os nossos estudantes”, afirmou Eliane Oliveira, titular da Seduc.

Semana da Mulher é marcada por programação especial nas unidades do CRAS em Ilhéus

dia da mulher; sps; ações

Reflexão, palestras, brindes, café da manhã e rodas de conversa marcaram as ações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na última terça-feira (8). A programação teve início na tarde da quarta-feira e seguiu até a sexta-feira (11). As ações integram a programação do Mês da Mulher, realizada pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SPS). A iniciativa promoveu a conscientização e o empoderamento do público feminino assistido nas unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

“Um dia só é muito pouco. Todos os dias são das mulheres e a nossa maior homenagem é feita por meio do trabalho, com ações de valorização do público feminino, qualificação profissional e intensificação da luta em defesa dos direitos e da vida das mulheres”, destacou o prefeito Mário Alexandre.

Além da participação de usuárias que compõem o grupo de Atendimento Integral às Famílias (PAIF), mulheres assistidas nas unidades do CRAS prestigiaram o evento, que contou com música ao vivo. “Mais do que comemorar, nós pensamos em uma programação voltada para as mulheres de todas as idades, para empoderá-las e para que possam conhecer e lutar por seus direitos”, disse Rubenilton Silva, titular da SPS.



WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia