WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia



secom bahia camara ilheus secom bahia secom bahia secom bahia secom bahia

março 2022
D S T Q Q S S
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

:: 2/mar/2022 . 13:03

Novos profissionais de saúde aprovados em seleção pública serão recebidos pela diretoria do Hospital Materno Infantil

hminfFarmacêuticas, nutricionistas, técnicas de enfermagem e enfermeiras aprovadas e convocadas na seleção pública para atuarem no Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio, em Ilhéus, foram acolhidas pela diretoria da instituição, durante a tarde desta segunda-feira (28). A lista de aprovados traz mais profissionais qualificados e experientes para o quadro de trabalhadores da instituição.

No primeiro contato com os novos colaboradores, a diretora-geral do hospital, Aline Costa, fez questão de salientar que a proposta do Sistema Único de Saúde (SUS) não é construir ilhas de excelência, mas, sim, serviços que fortaleçam a rede de atenção à saúde. “Por tudo isso nosso trabalho está baseado em três pilares: evidência científica, direitos das mulheres e das crianças e pactuações de rede regional”, esclareceu Aline.

A enfermeira e representante do Conselho Curador da FESFSUS, Bárbara Vilas-Boas, também presente à roda de acolhimento das novas profissionais, lembrou que uma das principais vertentes defendidas pela fundação que administra o hospital é a humanização no atendimento. “Somos uma maternidade pública, gerida por uma fundação pública de direito privado que tem como princípio trabalhar a qualidade no atendimento, com respeito a todos os usuários. Não adianta termos equipamentos se não tivermos recursos humanos qualificados”, disse.

Escolha justa

O processo seletivo nas áreas técnicas e administrativa do Hospital Materno-Infantil Dr. Joaquim Sampaio foi realizado pela Fundação CEFET, de Salvador. Nesta primeira etapa foram convocados os profissionais técnicos na área da saúde. Em breve se apresentarão os novos colaboradores da área administrativa. “A seleção pública oferece para a administração a possiblidade de recrutar pessoas qualificadas para melhor desempenho das missões estabelecidas por ela”, afirma o diretor administrativo do hospital, Ari dos Santos, que também recepcionou as novas colaboradoras.

Rui autoriza concurso público para contratação de 1.806 professores e 307 coordenadores pedagógicos

Rui-Costa-1068x711.jpeg

O governador Rui Costa autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretaria de Educação do Estado (SEC). A autorização está publicada no Diário Oficial do Estado, edição de hoje (02). Serão oferecidas 1.806 vagas para professores de Ensino Médio e 307 vagas para coordenadores pedagógicos que deverão atuar em unidades escolares da Educação Básica e em Núcleos Territoriais da Educação (NTEs).

A realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do Estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional. Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.

Regulamentada Lei que viabiliza empreendimentos industriais, comerciais e de serviços em imóveis pertencentes ao Estado

Mateus PereiraFoi publicado no Diário Oficial desta terça-feira (1), o decreto que regulamenta a Lei 14.312, de 03 de maio de 2021, e que viabiliza empreendimentos industriais, comerciais e de serviços em imóveis pertencentes ao Estado. O texto estabelece as normas e condições que regerão a transferência e utilização desses imóveis soa a gestão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

“A regulamentação da Lei 14.312/2021 é um grande avanço para a atração de novos investimentos para o estado, para desenvolver mais a Bahia, com a geração de emprego e a inovação do ambiente produtivo e também para aumentar a arrecadação. A lei será um ótimo trunfo para despertarmos o olhar dos grandes e médios investidores e, assim, diversificar ainda mais nossos segmentos econômicos e fortalecer os negócios neste momento que caminha, Deus nos ajude, para o arrefecimento da pandemia. Isto é promissor”, afirma o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Sebrae disponibiliza mais de 600 vagas de capacitação gratuita no Sul da Bahia

A agenda de março do Sebrae regional de Ilhéus já está disponível com oferta de mais de 600 vagas entre cursos, palestras, seminários e os encontros da Sexta da Oportunidade. Os eventos são direcionados para diferentes perfis de empreendedores e terá, este mês, temáticas voltadas especialmente para o empreendedorismo feminino. Toda a programação é gratuita.

As capacitações incluem seminários sobre gastronomia, exposição e oficina para artesãos, oficina de fotografia para aumento de vendas, e ainda, um encontro dos donos de pequenos negócios da região, que vai reunir empreendedores e empresários atendidos pelo Sebrae.

Bahia avança 47,3 % no volume das atividades turísticas em 2021

ItacaréItacaré

O volume das atividades turísticas na Bahia teve grande avanço em 2021, um aumento de 47,3%. O setor de Serviços também encerrou o ano com alta, 9,8 %. As informações constam no Informe Executivo de Comércio e Serviços da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), divulgado nesta terça-feira (1). O desempenho crescente do consumo das atividades turísticas no acumulado de 2021, principalmente, pelas contribuições positivas vindas de Hotéis (64,8%).

“O movimento de recuperação de setores tão estratégicos para o estado, como o de serviços e turismo é, sem dúvida, motivo de muita satisfação. Como tenho dito há algum tempo, por mais que ainda não estejamos onde desejamos estar, a economia tem respondido ao trabalho desenvolvido pelo Governo do Estado e é questão de tempo para que tenhamos a Bahia no lugar onde, por todo potencial deste estado, merecemos estar”, avalia o vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

Três das cinco atividades puxaram o volume de serviços para cima, com destaque para a atividade de Serviços prestados às famílias (49,6%), seguido de Transporte e Correios (10,40%), Administrativos e complementares (5,90%). “Em 2021, as vendas no varejo da Bahia registraram no setor do Comércio a taxa positiva de 7,9%, isso significa que o Estado vem apresentando números positivos no segmento e que estamos no caminho certo”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Nelson Leal.

No acumulado de atendimentos do Serviço de Atendimento ao Empreendedor (SAE), destaca-se o posto do Shopping Bela Vista, com total de 6.100 atendimentos de dezembro 2020/dezembro 2021. O segmento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e cosméticos registrou a maior influência positiva para o setor, com 9,8% no acumulado do ano 2021.

‘É crime, tentativa de homicídio’, desabafa mãe de adolescente que sofreu homofobia e foi espancado por jovens em ônibus na Bahia

 Mãe de jovem espancado dentro de ônibus escolar comenta o caso

A mãe do adolescente de 15 anos, que foi espancado com socos e chutes por sete garotos, dentro de um ônibus escolar, na cidade de Camaçari, Região Metropolitana de Salvador, afirmou que vai registrar ocorrência do caso. Segundo ela, o ato foi motivado por homofobia.

O caso aconteceu na sexta-feira (25), enquanto a vítima voltava para casa no veículo. O adolescente foi atacado pelos colegas no coletivo e agredido com socos, tapas e chutes. Nesta quarta-feira (2), Mara Santana contou que o filho foi bastante afetado.

“Ele está muito abalado, o psicológico não está bem. Está muito triste e cada hora que vê a cena, chora. Ele não aguenta mais e ontem mesmo teve muita dor de cabeça. Hoje vamos levá-lo para o Hospital Geral de Camaçari, para fazer uma tomografia, porque não sabemos o que está acontecendo. A secretária de Educação e a diretora vão nos conduzir”, contou a mãe.

“É triste, porque ninguém tem o direito de fazer esse ato. Isso é um crime, é uma tentativa de homicídio. Uma covardia”, desabafou a mãe da vítima.

Adolescente de 15 anos sofre homofobia e é espancado por colegas em ônibus na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

Adolescente de 15 anos sofre homofobia e é espancado por colegas em ônibus na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

Mara conta que o filho foi socorrido pela mãe de uma colega, que também acabou atingida durante as agressões.

“Ele saiu [da escola] por volta de 12h30, pegou o ônibus, e os garotos começaram a bater nele do Derba até o lugar que ele saltou. Uma das mães de outra aluna, que foi atingida por um soco, pegou ele, colocou dentro da casa dela, e me ligou para eu ir buscar, porque os garotos ameaçavam dizendo que iam matar. Aí ela segurou ele dentro de casa e mandei o pai ir buscar”, contou Mara.

A mãe da vítima conta que não sabia que o filho era vítima de homofobia e intimidações até a situação acontecer, e também afirmou que ainda não foi procurada pelos familiares dos agressores.

“Ele relatou que sofre bullying e não é da agora. Eu não sabia. Se eu soubesse, já tinha tomado uma providência. Acho que ele não falou por medo. Estou muito triste”.

“Sou uma pessoa que, se não fizer o bem, o mal também não faço. Sinto muito, mas em nenhum momento os pais e os responsáveis desses garotos me procuraram e nem falaram nada. Independentemente de qualquer coisa, tinham que me procurar. Agora, as autoridades é que vão decidir o que vão fazer, mas tem que tomar uma providência, porque repudio isso e não aceito”, ponderou.

Adolescente de 15 anos sofre homofobia e é espancado por colegas em ônibus na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

Adolescente de 15 anos sofre homofobia e é espancado por colegas em ônibus na Bahia — Foto: Arquivo Pessoal

A vítima e os agressores estudam no Colégio Estadual José de Freitas Mascarenhas. Segundo a mãe do adolescente, a escola adotou medidas contra os estudantes e a Secretaria Municipal de Educação disponibilizou auxílio para a família.

“A escola tomou as providências cabíveis, Hoje, a diretora, junto com a secretária – que chegou junto apoiando, prestando apoio com psicólogo, advogado, o que eu precisar. O mais triste é que esses adolescentes estão ameaçando meu filho pelo Instagram. A gente ainda não prestou queixa, mas vamos fazer isso”.

“Não é a primeira vez. As autoridades precisam tomar providências, porque isso não pode acontecer. Uma semana antes, um desses adolescentes deu um murro nele, bateu nele, dentro do ônibus. Ele foi para a aula, porque é o único transporte que tem e ele tem que estudar. Não sabia que estava nessa gravidade”.

O caso também é acompanhado pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS), que lamentou a agressão sofrida pelo adolescente. Em nota, o órgão informou que acompanha o caso junto à Secretaria de Educação (SEC) e a diretoria do colégio.

Por meio do Centro de Promoção e Defesa dos Direitos LGBT da Bahia (CPDD-LGBT), a secretaria colocou a equipe jurídica e psicossocial à disposição do estudante e da família para acompanhar, orientar e adotar providências em relação ao caso.

Além de promover políticas públicas e a garantia de direitos, a SJDHDS reforçou que é dever de toda a sociedade e das famílias garantirem um ambiente acolhedor para os jovens. Disse ainda que a violência registrada no vídeo é sintoma do ódio que tem tirado vidas de jovens e adultos LGBTQIA+ em todo o país.

A SJDHDS reafirmou o compromisso do Governo da Bahia com a defesa de uma sociedade inclusiva, acolhedora e livre dos discursos de ódio, e lembrou que, por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), homofobia e transfobia são crimes previstos em lei.

Os ministros do Supremo determinaram que a conduta passe a ser punida pela Lei de Racismo, que hoje prevê crimes de discriminação ou preconceito.

Casal é preso em flagrante na BA ao transportar droga em veículo com adesivo dos Correios

Dupla é presa após ser flagrada transportando 14 quilos de maconha no interior da Bahia — Foto: Foto: 30ª Companhia Independente da Polícia Militar

Um casal foi preso em flagrante ao transportar 14 quilos de maconha dentro de um carro com adesivo dos Correios. O caso aconteceu na tarde de terça-feira (1º), na cidade de Santa Maria da Vitória, região oeste da Bahia.

A prisão aconteceu no bairro de Macambira, após abordagem de soldados da 30ª Companhia Independente da Polícia Militar. Ao notar a aproximação da viatura, a dupla tentou fugir em direção ao município de São Félix do Coribe, mas acabou sendo alcançada.

Durante a revista ao veículo, os policiais encontraram maconha prensada dividida em tabletes e a erva em pequenas porções, além de R$ 1,1 mil em espécie. Os dois admitiram que tinham mais drogas escondidas em um imóvel na Praça da Macambira e no local indicado, foram achados mais dez tabletes da substância.

O material apreendido foi encaminhado para perícia e os suspeitos, que não tiveram nomes divulgados, foram levados para a Delegacia de Santa Maria da Vitória. De acordo com a polícia, a mulher já tinha sido presa anteriormente por homicídio e o homem tinha passagem por tráfico de drogas.

Covid-19: Ilhéus ultrapassa marca de 80% da população acima de 12 anos vacinada com as duas doses

vacinação; balanço vacinação

Ilhéus superou a marca de 100 mil pessoas vacinadas com as duas doses ou dose única contra a Covid-19, de acordo com os dados da Secretaria de Saúde (Sesau). Até o momento, a segunda dose já foi aplicada em 130.846 pessoas, totalizando 84,10% da população vacinável com idade igual ou acima de 12 anos.

Conforme a Sesau, no período compreendido entre 1º e 28 de fevereiro foram ministradas 20.529 unidades da vacina, das quais 1.472 correspondem ao primeiro ciclo (D1) e 3.388 referem-se ao segundo ciclo (D2), além de 11.514 doses de reforço (terceira dose), aplicação de 49 vacinas relativas à 4ª dose para imunossuprimidos e 4.106 doses pediátricas.

A Sesau reitera que mesmo com o avanço da vacinação é essencial manter as medidas de prevenção, com uso de máscara de proteção, higienização das mãos e distanciamento físico. Os dados também são divulgados no painel de acompanhamento da cobertura vacinal Covid-19 da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Orientação aos faltosos – De acordo com informações repassadas pela Sesau, a procura pela dose de reforço está baixa em Ilhéus. Mesmo com as estratégias adotadas pela Prefeitura para facilitar o acesso do público aos pontos de imunização, que incluem vacinação noturna e descentralização do serviço, muitas pessoas ainda não tomaram a 3ª dose.

Estão aptas para tomar a dose de reforço pessoas acima de 18 anos que receberam a 2ª há quatro meses ou mais. Basta comparecer aos pontos de vacinação informados diariamente, conforme horários específicos.

Até a última quinta-feira (24), a cidade registrou 45.588 faltosos. A secretaria destaca a importância de completar o esquema vacinal para reduzir o risco de contaminação e agravamento de casos da doença.

Balanço mensal da vacinação contra a Covid-19 em Ilhéus

Período

De 1º a 15 de fevereiro

De 16 a 28 de fevereiro

Dose

D1

D2

D3

D4

D1

D2

D3

D4

Total

Total

3.577

1.980

6.222

28

2.001

1.408

5.292

21

20.529

Fonte: Secretaria Municipal de Saúde (Sesau)


WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia