O Festival Estudantil de Teatro (Feste) e o Festival Anual da Canção Estudantil (Face) são duas das atrações que marcam, na tarde desta quinta-feira (23), o encerramento do 5º Encontro Estudantil da Rede Estadual, promovido pela Secretaria da Educação do Estado, na Arena Fonte Nova, em Salvador. O evento está reunindo cerca de quatro mil estudantes expositores, que nos seis níveis do espaço (3, 4, 5, 6, 7 e 8) apresentam projetos de arte, esporte, cultura, inovação, tecnologia e empreendedorismo.

O Feste envolve 54 estudantes que irão apresentar distintos gêneros teatrais (auto, comédia, drama, tragédia, tragicomédia) e  expressar a pluralidade cultural das sociedades e arte da dramaturgia presente nas escolas estaduais. Os espetáculos do Feste acontecem das 14 às 16h, no nível 6 da Arena.

No Face são 15 estudantes finalistas, que darão um show no palco armado no nível 3 da Arena Fonte Nova, expressando, por  meio de diferentes gêneros e estilos musicais, como o rock, samba, pop, axé, reggae e  rap,  experiências, histórias  vividas, questões étnicas e outros temas da contemporaneidade.

O Face, que é de participação exclusiva dos estudantes expositores, terá a presença especial da cantora Margareth Menezes e será transmitido, ao vivo, pela TVE Bahia (Canal 101) e pela internet, no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br) e pelas redes sociais da Educação no Facebook (Educação Bahia), a partir das 17h30.

Os finalistas do Feste e do Face chegaram em Salvador na semana passada para participar de cursos e oficinas preparatórios. Os do Feste fizeram oficinas de artes cênicas no Teatro Castro Alves (TCA) e os do Face participaram de cursos e oficinas de técnica vocal e tiveram aulas de canto e de expressão corporal na Escola de Música da Pracatum.

A coordenadora dos projetos de arte e cultura da Secretaria da Educação do Estado, Nide Nobre, disse que este é um momento especial, de coroamento do evento. “Este Encontro Estudantil é uma grande festa do saber, do conhecimento e que dá visibilidade a todo o processo criativo dos estudantes nas suas distintas linguagens, que se desenvolve nos contextos escolares, desde o início do ano letivo. Tudo esta experiência criativa revela o potencial, a ludicidade e a percepção de mundo destes estudantes, que vivem novos métodos dos processos formativos em uma educação do século 21”. A programação pode ser acessada pelo Portal da Educação.