Sétima Escola Cultural será lançada em Teixeira de Freitas nesta sexta-feira
Lançado em julho deste ano, o projeto já foi implantado em Itabuna, Gandu (sul), Juazeiro (norte), Bom Jesus da Lapa (Vale do São Francisco), Feira de Santana (centro norte) e Itaberaba (Chapada Diamantina), e envolverá 85 unidades escolares, em 85 municípios, potencializando os projetos artísticos e culturais já existentes e fomentando novas atividades.
As escolas estão sendo requalificadas para o desenvolvimento de ações pedagógicas voltadas para a dança, música, audiovisual, literatura, inovação e empreendedorismo, entre outros. Seu principal objetivo é promover o protagonismo estudantil, além de reconhecer e requalificar a escola como um espaço de circulação e produção da diversidade cultural do território de identidade onde está inserida.
A gestão do projeto é conduzida por meio de uma equipe compartilhada, formada por representantes da Secretaria da Educação do Estado e dos Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), por um grupo de trabalho da Secult e da Secretaria de Justiça e pelos Núcleos de Arte e Cultura (NAC), compostos por um professor, dois líderes de classe e um representante territorial de cultura.
Para garantir seu funcionamento, um educador e os dois alunos passam por uma formação continuada, com cursos promovidos em diversas áreas da cultura, ministrados pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) e Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba).