:: 3/ago/2016 . 14:58
Curso de pós-graduação na Faculdade de Ilhéus qualifica a produção de chocolate na região
A implantação do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate – o segundo do país nesse segmento, oferecido na Faculdade de Ilhéus, acompanha o bom momento da produção de chocolate de origem no município e na região Sul da Bahia. A primeira turma vai concluir o curso em outubro do ano que vem. Um dos participantes, o produtor de cacau João Dias Tavares Bisneto, que produz amêndoas selecionadas para o chocolate fino, foi entrevistado pela jornalista Fátima Bernardes, no programa matinal “Encontro”, da Rede Globo de Televisão, na última quinta-feira, quando falou sobre o incremento da produção de chocolate de origem na região do cacau.
Em 2010, João Tavares recebeu o prêmio cacau de excelência “Cocoa of Excellence”, América do Sul, no Salon du Chocolat de Paris, repetindo o feito em 2011, tornando-se único no mundo a conquistar esse premio por duas vezes consecutivas. Ele também é fornecedor de amêndoas para as empresas brasileiras de chocolate, Harald, Amma e a Nugali, que acaba de ganhar uma medalha de prata, categoria chocolate em barra intenso, em um concurso promovido pelo International Chocolate Awards, em Detroit, nos Estados Unidos, entre participantes das Américas e da Ásia. Nugali é o primeiro chocolate brasileiro, feito com amêndoas brasileiras, a conquistar medalha no prestigiadíssimo concurso, com o tablete intenso Serra do Conduru (80% cacau).
Tavares participou do módulo do curso realizado nos últimos dias 29 e 30 de julho, com o professor Pedro Pio Campregher Augusto, do ITAL – Instituto de Tecnologia de Alimentos do governo do estado de São Paulo. Ele disse que a qualificação é extremamente necessária para se aproveitar essas possibilidades. “Nosso trabalho tem que ser diferenciado, com alta qualidade, e o nível acadêmico é ferramenta indispensável para requalificação em toda a cadeia produtiva”, declarou, referindo-se à importância da iniciativa de instalação do curso de pós-graduação em Gestão de Negócios em Cacau e Chocolate oferecido na Faculdade de Ilhéus.
Na opinião de João Tavares, com conhecimento, assistência técnica e mais apoio do governo, muitos produtores podem passar a ser chocolateiros, com produto de qualidade, prática de higiene e eficiente gestão de negócios. Ele também destacou o trabalho que está sendo desenvolvido na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e disse que os governos, de modo geral, têm
que entender o processo que está acontecendo na região Sul da Bahia, após o advento da vassoura de bruxa, e conceder mais apoio através de linhas de crédito subsidiadas e outras ações.
Processamento – O professor Pedro Pio ministrou um módulo de aulas teóricas sobre a aplicação de tecnologias no setor de derivados de chocolate, na semana passada. Nos próximos dias 18 e 19 de agosto, ele retorna para as aulas práticas que serão aplicadas no laboratório da Escola Chocolate da Floresta, do Instituto Cabruca, parceiro da Faculdade de Ilhéus na implantação do curso de pós-graduação.
Pio vê agora um momento muito importante para o chocolate, que volta a ser valorizado depois de muito tempo destinado a um produto de commodities. “Isso é muito importante, o trabalho nas fazendas, as etapas de processamento da amêndoa. Assim, a qualidade do cacau está voltando e ganha oportunidade de atingir um patamar mais elevado”, acrescenta. O professor afirma que a formação tecnológica na prática, “de como lidar com essas amêndoas, é uma iniciativa fundamental, pois existe matéria prima de alta qualidade, e a qualificação de profissionais elevam o nosso potencial para a produção de chocolate de padrão internacional.”
Ele lembra que por muito tempo a produção de chocolate no país ficou limitada às grandes empresas. “Agora, a produção por artesãos chocolateiros, que dominam todas as etapas, inclusive do plantio, da torra, do descascar, refino, moagem e prensagem, toda a cultura, faz com que o mercado fique menos segmentado. Então, é perceptível que os consumidores têm se educado cada vez mais em diversos gêneros alimentícios e, especialmente, em relação ao chocolate”, enfatiza Pedro Pio.
PP de Ilhéus realiza convenção nesta sexta-feira para homologar candidatura de Cacá a prefeito
O diretório do Partido Progressista (PP) em Ilhéus realiza, na próxima sexta-feira, dia 5, a partir das 9 horas, no Clube Social, a convenção que vai homologar as candidaturas para prefeito, vice-prefeito e a vereadores do município, além dos partidos aliados. O partido confirmará a indicação do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) para disputar o cargo de prefeito nas eleições deste ano.
O nome do vice-prefeito foi previamente lançado durante ato realizado pelo partido no último dia 16 de julho, na Associação Desportiva 19 de Março, com a presença do vice-governador da Bahia, João Leão, presidente estadual do PP, e dos deputados federais Roberto Britto e Mário Negromonte Jr., Márcio Marinho, do PRB, Davidson Magalhães (PCdoB), e o deputado estadual, Eduardo Salles (PP), entre outras lideranças políticas.
A indicação de Cacá para concorrer ao cargo do prefeito se consolidou após o anúncio feito pelo prefeito Jabes Ribeiro, que tinha o direito de disputar a reeleição, de que não se candidataria nas eleições deste ano em virtude de tratamento de saúde. O nome do candidato a vice-prefeito ou vice-prefeita na chapa do PP deve ser anunciado até o dia da convenção.
Prédios tombados podem passar por reformas
Ao contrário do senso comum, imóveis tombados (protegidos oficialmente) pelos poderes públicos, seja pelo Município, Estado ou União, podem passar por modificações. É o caso, por exemplo, do prédio na Praça Castro Alves onde funcionou por 45 anos o jornal A Tarde, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) como Bem Cultural da Bahia.
Em estilo arquitetônico Art déco a edificação foi construída entre 1928 e 1930. As obras do prédio que estavam em ritmo lento por 12 meses, foram retomadas e a edificação se tornará uma filial, categoria seis estrelas, da rede de hoteis de luxo Fasano, que possui unidades no Rio de Janeiro, São Paulo e Punta del Este, no Uruguai. A previsão para a conclusão das obras pela construtora Prima Empreendimentos Inovadores deve ser no próximo ano.
SALVAGUARDA – Para o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira, é fundamental que a sociedade entenda e se aproprie das leis e mecanismos que regem a salvaguarda de edificações protegidas oficialmente. “Temos outros exemplos como o Hotel da Bahia, atual Sheraton, que é tombado pela sua importante arquitetura modernista, mas sofreu reformas depois de analisada e aprovada pelo IPAC”, diz. João Carlos ressalta ainda a reforma do antigo Hotel Palace, na Rua Chile, que apesar de não ser tombado, é mais um ícone do Art déco em Salvador. O prédio está se transformando no Fera Palace Hotel com 69 apartamentos e 12 suítes, bar na cobertura e piscina com vista para a Baía de Todos os Santos.
O prédio de A Tarde foi totalmente modificado por dentro, com implantação de elevadores, novas escadas e outros itens contemporâneos e de alta tecnologia. O projeto desenvolvido pelo arquiteto Isay Weinfeld inclui 70 suítes com vista para o mar, restaurante, cobertura com piscina, sauna e bar, além de um pequeno business center. Weinfeld, que também criou os hoteis Fasano em São Paulo e Punta Del, planejou para a unidade na Praça Castro Alves, uma decoração que resgata as memórias do jornal, de percurso centenário, incluindo uma tentativa de incêndio ocorrida durante o Golpe de Estado de 1930.
ART DÉCO – O prédio A Tarde foi uma das primeiras edificações de cimento armado da cidade, integrando sete pavimentos e um subsolo, onde o jornal funcionava. O edifício é um precioso exemplar do estilo arquitetônico art déco e já foi antes abrigo do Hotel Wagner, localizado no último andar. Já o Hotel da Bahia, foi reformado duas vezes, uma na década de 1980, pelo seu próprio autor, o renomado arquiteto baiano Diógenes Rebouças (1914-1994) em coautoria com Lourenço do Prado Valladares e, depois, já na primeira década do século XXI.
Tombado pelo IPAC desde 2010 a edificação foi comprada e reformada pela StarwoodHotels & Resorts, sendo reinaugurada como Sheraton da Bahia Hotel em 2013. Fique informado sobre os tombamentos do IPAC via telefone (71) 3117-7498 e endereço dipat.ipac@ipac.ba.gov.br. Conheça os bens culturais (materiais e imateriais) protegidos na Bahia: patrimonio.ipac.ba.gov.br. Acesse ainda: www.ipac.ba.gov.br, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.














