

A retomada das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL 1) e do Porto Sul, projetos há muito aguardados no sul da Bahia, parece estar em sua reta final. A afirmação foi feita pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, durante o 1º Congresso Foco no Municipalismo, promovido pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano (Amurc), em Itacaré, neste sábado (25). O governador Jerônimo Rodrigues, que também participou do evento, reforçou o empenho do presidente Lula na busca por uma solução.
O clima de otimismo foi marcado por um gesto concreto: o governador Jerônimo recebeu das mãos do vereador de Ilhéus, Gurita (PSD), presidente do comitê em defesa do Porto Sul, representando a Câmara Municipal da cidade. O documento solicita urgência na retomada das obras, consideradas vitais para gerar emprego, receita e transformar a economia da região.
Empenho federal e negociação privada
Jerônimo Rodrigues afirmou que mantém diálogo constante com o ministro Rui Costa e que o presidente Lula está pessoalmente envolvido na resolução do impasse. “O presidente Lula está trabalhando dia e noite para que as obras sejam retomadas por intermédio de negociações com novos grupos empresariais”, declarou o governador.
Em seu discurso, o ministro Rui Costa detalhou o estágio atual das tratativas, explicando que se trata de uma complexa negociação entre grupos privados, com o governo atuando como facilitador.













