

O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB) — unidade 100% SUS, administrada pelo Einstein Hospital Israelita — será palco, entre os dias 20 e 24 de outubro, do Steps2Walk, iniciativa promovida pela organização humanitária sem fins lucrativos de mesmo nome, dedicada ao tratamento de pés e tornozelos e reconhecida mundialmente por realizar missões cirúrgicas para correção de deformidades graves em crianças, jovens e adultos.
Com mais de 20 anos de atuação, o Steps2Walk já esteve em 21 países, realizando gratuitamente mais de 1700 cirurgias em pacientes com sérios comprometimentos ortopédicos. Além de transformar vidas, o programa também tem forte compromisso com a formação e atualização de especialistas, promovendo a troca de conhecimento com profissionais de diversas partes do mundo.
Em Salvador, a programação inclui simpósio, discussão de casos clínicos, avaliação presencial de pacientes e dois dias inteiros de cirurgias – em 21 pacientes do Hospital Ortopédico, ao todo – transmitidas ao vivo no centro de ensino e pesquisa da unidade, onde aproximadamente 30 médicos especialistas irão acompanhar os procedimentos. A iniciativa reunirá grandes nomes da cirurgia de tornozelo e pé do Brasil e dos Estados Unidos, promovendo um intercâmbio internacional de experiências e práticas de excelência.
“Receber o Steps2Walk na Bahia é uma oportunidade única de oferecer a pacientes do SUS, que convivem há anos com deformidades graves, acesso a tratamentos de ponta e realizados por alguns dos maiores especialistas do mundo. É um marco para o estado e para o país, que reforça a importância do intercâmbio científico,” declara a Secretária de Saúde do Estado, Roberta Santana.
Referência nacional em alta complexidade, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia é hoje a unidade que mais realiza cirurgias ortopédicas no Brasil, consolidando-se como um centro de excelência em assistência, ensino e pesquisa. “Receber uma iniciativa como o Steps2Walk reforça o papel estratégico da unidade na inovação e na promoção da saúde pública de qualidade, beneficiando não apenas os pacientes atendidos, mas também os profissionais que têm a oportunidade de ampliar seus conhecimentos e trocar experiências com especialistas internacionais”, declara Matheus Azi, gerente médico do HOEB.