

O padre José Alvino de Cristo inicia, na próxima segunda-feira, 20 de outubro, o tratamento radioterápico no Hospital de Ensino e Laboratórios de Pesquisa (Help), em Campina Grande (PB). O tratamento intensivo, sob a coordenação da radio-oncologista Dra. Christine Pinto, terá duração prevista de quatro semanas e representa uma nova etapa na jornada de enfrentamento do câncer.
O sacerdote, conhecido por sua serenidade e profunda espiritualidade, compartilhou palavras de fé antes de seguir viagem para a Paraíba:
“Rumo a mais uma luta. Não estou só, nunca estive. E sei onde e em quem depositei minha fé: em Deus. Indo a caminho de tratamento, cheio de fé, certo de que a medicina tem o caminho para a cura da doença. Cada exame, cada consulta, cada tratamento são sempre atos de fé, coragem e amor-próprio. O câncer encontra em mim mais que um adversário — encontrou um homem que caminha na fé e na certeza da presença de Deus junto a mim.”
O início do tratamento marca, segundo o padre, um novo ciclo em sua vida:
“O calendário marca o início do tratamento, com radioterapia, num lugar distante — estou indo à Paraíba, Campina Grande, começo dia 20/10 os exames e todos os protocolos, e ainda essa semana sigo viagem — mas o que marcamos mesmo é o início de uma nova vida. Com o tempo, percebo que sou resultado de fé, orações de todos vocês, de amor, de zelo, do olhar dos médicos e dos cuidados ao me orientar e prescrever o melhor tratamento. Também fui dor, luta, silêncio, mas sempre fui FÉ, e serei maior do que tudo o que aconteceu. Porque nada sou sem Deus, e Nele tudo é possível.”
Demonstrando gratidão e confiança, Padre Cristo prosseguiu:
“Bendita seja a fé a qual sigo e me entrego. Ela é a mão invisível que me segura, o abraço silencioso que acalma e a força que me fortalece e me mantém de pé. Bendita seja a fé que transforma o impossível em realidade. Conto com suas orações. Eu creio em Deus Pai todo poderoso… Estamos juntos em mais essa. Gratidão. Deus abençoe a todos.”
A decisão pela radioterapia foi tomada após uma reunião realizada em 17 de setembro, em Salvador, com a presença da Dra. Christine Pinto, do Dr. Caio e do Dr. Júlio Brito Filho, equipe responsável pelo acompanhamento médico do padre. Como parte da preparação, ele recebeu, no dia 29 de setembro, uma injeção para preparar o organismo ao tratamento.
A Dra. Christine Pinto, que conduzirá o processo, é formada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e possui mais de 20 anos de experiência na área. Especialista em radioterapia, com títulos reconhecidos pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e pela Sociedade de Medicina da Pensilvânia (EUA), a médica destacou sua vocação:
“Sempre digo que eu não escolhi a radioterapia, foi ela que me escolheu. Comecei a atender pessoas com câncer em 1998 e sigo até hoje certa da minha escolha e de que essa é a missão para a qual eu nasci. Saber que posso ajudar pessoas em um momento de tantas incertezas é, sem dúvida, uma das maiores alegrias da minha profissão.”
Sereno e confiante, o padre José Alvino de Cristo encerrou sua mensagem reafirmando sua entrega à fé:
“Conto com suas orações e o carinho de sempre. Gratidão. Deus abençoe.”