Ciclo de formação e diálogo irá fortalecer conselhos de cultura em 12 cidades da Bahia


Conselheiros de cultura e agentes culturais de 12 cidades do interior da Bahia terão a oportunidade de participar de um ciclo de formação e diálogo focado na atuação mais qualificada em seus territórios de identidade. A iniciativa, promovida pelo Conselho Estadual de Cultura, órgão colegiado da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), acontece entre 14 de abril e 24 de maio. O objetivo principal é fortalecer a atuação do Conselhos de Cultura e promover integração entre conselheiros estaduais e municipais, agentes culturais e gestores.
O evento é aberto ao público. Para quem desejar certificado, é disponibilizado um formulário de cadastro no link: https://encurtador.com.br/Au3R2
A ação faz parte do Programa Conselhos de Cultura em Foco: Democracia, Cultura e Participação Social na Bahia, criado para fortalecer os Conselhos Municipais de Cultura por meio de iniciativas ligadas ao mapeamento, assistência técnica para formação de conselhos, atividades formativas e visitas técnicas.
Serão quatro ciclos de formação para contemplar as 12 cidades. O primeiro terá início na segunda-feira (14), com um encontro entre os conselheiros de Cultura e agentes culturais do Oeste Baiano. A cidade de Barreiras sediará o evento, que acontecerá no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, a partir das 14h. A programação segue com a visita ao território da Bacia do Rio Corrente, no município de Santa Maria da Vitória, na terça-feira (15). No dia seguinte, quarta-feira (16), a formação chega ao território do Velho Chico, na cidade de Serra do Ramalho.
A segunda etapa do programa será entre 22 e 24 de abril, com atividades nos municípios de Guanambi e Belo Campo. Em seguida, os conselheiros seguem para a terceira etapa do processo, que passará por Juazeiro, Itaberaba e Feira de Santana. Por fim, no quarto ciclo, o CEC segue para Valença, Itacaré e finaliza as atividades em Porto Seguro.
De acordo com o secretário de Cultura do Estado, Bruno Monteiro, essa integração fortalece a troca de experiências e impulsiona o desenvolvimento cultural de forma mais participativa e alinhada com as necessidades de cada região. “Dialogar com todos os setores é o foco da gestão do Governo do Estado, e levamos isso como prioridade na SecultBA. Essa formação irá fortalecer a atuação dos conselhos como instâncias de diálogo, articulação e comunicação entre os diversos atores culturais do estado”, completou.
CONTEÚDO – Durante os encontros, serão abordados temas fundamentais para o funcionamento e a importância dos conselhos de cultura, como a definição e o papel de um conselho de cultura, as responsabilidades e a identidade dos conselheiros, a rotina de funcionamento desses órgãos colegiados, e a relevância dos conselhos para o desenvolvimento cultural da Bahia. As discussões vão incluir, ainda, questões como as atribuições administrativas do CEC e a importância da manutenção de uma política de escuta social.
PROGRAMAÇÃO:
- 1ª Etapa do Programa Conselho de Cultura em Foco (Aberto ao público)
Quando: 14 de abril de 2025, 14h às 18h
Cidade: Barreiras (Território – Oeste Baiano)
Conselheiro: Wellington Luis
Local: Centro Cultural Rivelino de Carvalho (casa da cultura) — R. Mal. Deodoro, 26.Quando: 15 de abril de 2025, 15h às 19h
Cidade: Santa Maria da Vitória (Território – Bacia do Rio Corrente)
Conselheiro: Wellington Luis
Local: Filarmônica 6 de Outubro – Rua Professora Rosa Oliveira Magalhães – Santa Maria da Vitória – CentroQuando: 16 de abril de 2025, 15h às 19h
Cidade: Serra do Ramalho (Território – Velho Chico)
Local: Auditório Luís Eduardo Magalhães, centro de Serra do Ramalho – Agrovila 9 - 2ª Etapa do Programa Conselho de Cultura em Foco (Aberto ao público)
Quando: 22 de abril de 2025, 18h às 21h
Cidade: Guanambi (Território – Sertão Produtivo)
Local: Ponto de Cultura/Casa da Cultura
Conselheiros: Marcos Porto, Filipe Marinho e Marcus AvelinoQuando: 24 de abril de 2025, 14h às 19h
Cidade: Belo Campo (Território – Sudoeste Baiano)
Local: Escola Técnica Municipal de Belo Campo, Rua Filomeno
Conselheiros: Vinicius Freire e Nelson Nunes - 3ª Etapa do Programa Conselho de Cultura em Foco (Aberto ao público)
Quando: 07 de maio de 2025, 09h
Cidade: Juazeiro (Território – Sertão do São Francisco)
Local: Centro de Cultura João Gilberto
Conselheiros: Gilmar de Faro, Júnior Afikodé e Selma de JesusQuando: 13 de maio de 2025, 14h
Cidade: Itaberaba (Território – Piemonte do Paraguaçu)
Local: A definirConselheiros: Alisson Gonçalves, Danilo da Silva e Antônia LúciaQuando: 15 e 16 de maio de 2025, 9h e 14h
Cidade: Feira de Santana (Território – Portal do Sertão)
Local: Centro de Cultura Amélia Amorim
Superintendência de Desenvolvimento Territorial (SUDECULT) - 4ª Etapa do Programa Conselho de Cultura em Foco (Aberto ao público)
Quando: 20 de maio de 2025, 14h
Cidade: Valença (Território – Baixo Sul)
Local: A definir
Conselheiros: Pedro Son, Rita Pinheiro e David TerraQuando: 22 de maio de 2025, 14h
Cidade: Itacaré (Território – Litoral Sul)
Local: A definir
Conselheiros: Zaife Freitas e Tainá CessasseQuando: 24 de maio de 2025, 14h
Cidade: Porto Seguro (Território – Costa do Descobrimento)
Local: A definir
Conselheiros: Jean Lopes, Blanca Perez e Filipe da Silva - Acompanhe também o canal da SecultBA no WhatsApp