Após articulação de Solla, Previc aprova redução de até 43% da taxa de equacionamento para aposentados da Caixa


A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) aprovou, nesta quarta-feira (26), a redução da taxa de equacionamento no REG/Replan Saldado, plano de previdência complementar voltado para os empregados da Caixa Econômica Federal.
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA), parlamentar que articulou a negociação junto ao Governo Federal, comemorou a confirmação da medida, que irá reduzir em até 43% as contribuições extraordinárias, aliviando o bolso de mais de 50 mil beneficiários em todo o Brasil.
“Desde o início do nosso mandato, temos defendido que os aposentados da Caixa não poderiam continuar sendo penalizados por um equacionamento injusto. A pedido de Paloma Amazonas (AEA/BA), Rogério Teixeira (AGECEF-BA) e tantos outros companheiros que lutam por essa causa, articulamos as reuniões necessárias para garantir que essa proposta fosse pautada pelo governo”, afirmou o parlamentar.
Para Solla, a vitória demonstra o compromisso do governo Lula com a reconstrução do país e a valorização dos servidores públicos e aposentados.
“Felizmente, o governo do presidente Lula provou mais uma vez sua sensibilidade e compromisso com os trabalhadores e aposentados, que deram sua contribuição por tantos anos e merecem dignidade”, complementou.
Criado como uma alternativa aos planos anteriores, o REG/Replan Saldado permite que os participantes mantenham os benefícios acumulados até a data de adesão ao saldamento, garantindo reajustes anuais e maior previsibilidade financeira. No entanto, nos últimos anos, os aposentados e pensionistas foram impactados por contribuições extraordinárias elevadas para cobrir déficits do plano, comprometendo a renda de milhares de famílias.
A redução dessas contribuições foi resultado de um longo processo de mobilização, negociação e articulação política.
O deputado federal Jorge Solla (PT-BA) esteve à frente de diversas reuniões estratégicas, atendendo ao pedido da AGECEF (Associação dos Gerentes da Caixa Econômica Federal), representada pelo presidente Rogério Teixeira, e da presidente executiva da AEA/BA (Associação dos Economiários Aposentados da Bahia), Paloma Amazonas.
A intensa agenda de diálogos envolveu encontros e reuniões com a presidência e diretores da Caixa Econômica Federal, e com a Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST), do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, e outras instâncias do governo federal.
A presidente da AEA/BA, Paloma Amazonas, também celebrou a decisão e destacou a importância da mobilização das entidades representativas, como a FUNCEF.
“Essa vitória só foi possível porque mantivemos a luta ativa, pressionamos, dialogamos e não desistimos. A iniciativa do deputado Jorge Solla foi fundamental para fortalecer essa mobilização e, a partir disso, tivemos um apoio crescente de outros parlamentares. Nacionalmente, conseguimos unir mais de 1.400 aposentados nessa batalha”, disse Paloma.
“Ontem, a euforia foi imensa, pois essa conquista representa um grande alívio para todos nós. Quero expressar nossa gratidão eterna ao deputado Solla, que esteve conosco em cada etapa, cobrando, articulando e chegando junto para garantir esse resultado, assim como a Rogério Teixeira”, finalizou.
Com a aprovação da Previc, a redução da taxa entra em vigor, trazendo um impacto direto na renda dos aposentados e pensionistas da Caixa.