
A ABIR (Associação das Pessoas Obesas e com Síndrome Metabólica de Ilhéus e Região) obteve, em caráter oficial, permissão do Estado da Bahia para continuar operando como sede o imóvel do antigo Colégio da Proa, localizado na Rua São Francisco, no Bairro São Francisco, em Ilhéus. A autorização foi concedida por meio da Portaria N° 00854721, publicada, no último dia 26 de setembro de 2024, pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB) e tem vigência de dez anos a partir da assinatura.
Estas estão sendo operadas hoje, em Itabuna e são Associadas da ABIR
Reconhecida pelo impacto social que gera na comunidade, a ABIR já realiza suas atividades no local e é conhecida por salvar vidas por meio de cirurgias bariátricas e de procedimentos como a colocação de balões gástricos, intervenções fundamentais para a saúde de pessoas com obesidade e síndrome metabólica. Com mais de 200 cirurgias bariátricas realizadas, a associação segue seus trabalhos e, desde agosto deste ano, vem realizando novas bariátricas. A ideia é completar 60 cirurgias até o final do ano. Os atendimentos acontecem no Hospital Calixto Midlej Filho, em Itabuna, com apoio de emenda parlamentar do deputado Jorge Solla.
Para Laudiceia Carvalho, presidente da ABIR, a conquista é essencial para a continuidade do trabalho e o crescimento da associação. “Essa permissão oficial nos traz estabilidade e a certeza de que podemos seguir ajudando a salvar vidas, acolhendo e cuidando dos pacientes em um espaço de segurança e segurança. Ter a nossa sede autorizada pelo Estado é uma vitória de todos os envolvidos. E nesta sexta-feira, com muita satisfação, anunciamos que mais sete pacientes estão se internando para uma nova rodada de cirurgias, reafirmando nosso compromisso com a saúde e o bem-estar da nossa comunidade”, comemora a presidente.