IFBA Campus Ilhéus abre inscrições para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em 2026



IFBA Ilhéus (foto Zé Drone)
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) divulgou o edital do processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio em 2026. No Campus Ilhéus, os estudantes poderão concorrer a vagas em cursos gratuitos e de excelência, que unem formação geral e técnica. Serão oferecidas 180 vagas na modalidade integrada (Ensino Médio + curso técnico), distribuídas entre os cursos de Edificações, Informática e Segurança do Trabalho.
As inscrições estarão abertas até o dia 30 de setembro de 2025, exclusivamente pelo site da Fundação CEFETMINAS: concurso.
Podem participar estudantes que tenham concluído o Ensino Fundamental até a data da matrícula. O processo seletivo será realizado por meio de prova objetiva, aplicada em todas as cidades onde há camp0 do IFBA.
Além disso, o edital prevê isenção da taxa de inscrição, reservas de vagas para estudantes de escolas públicas, pessoas com deficiência, quilombolas, indígenas e candidatos pretos ou pardos, de acordo com a legislação vigente.
As informações completas sobre cursos, vagas e cronograma podem ser acessadas em ingresso.ifba.edu.br.
CURSOS
TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES
O técnico em edificações, da área de construção civil, desenvolve atividades que englobam três etapas: elaboração de projetos (arquitetônico, hidráulico, elétrico e executivo) e planejamento de obras (projeto e custos do canteiro); execução de obras (da fundação ao acabamento final); manutenção e restauração de obras (reforma ampliação, reconstrução, recuperação e restauração).
TÉCNICO EM INFORMÁTICA
O técnico em informática atua na operação e programação de sistemas microprocessados, na instalação e diagnóstico de redes, administração e manutenção de hardware e suporte técnico a usuários de computadores. Ao final do curso, poderá desenvolver: instalação e configuração de sistemas microprocessados, isolados ou em rede; selecionar programas de aplicação a partir das necessidades do usuário; aplicar linguagens e ambientes de programação; identificar arquitetura de redes; executar serviços de administração de sistemas operacionais; dar suporte técnico a usuários de computadores; auxiliar na especificação e construção de sistemas gerenciais e produtivos baseados em tecnologia da informação.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
O técnico em segurança do trabalho está habilitado a orientar e coordenar os sistemas de segurança de trabalho, investigando riscos e causas de acidentes, analisando esquemas de prevenção visando reduzir a níveis mínimos ou eliminar, quando possível, os riscos de acidentes no trabalho, em prol da melhoria da produção, da conscientização, da promoção e da integração humana, social e profissional. O profissional terá a capacidade de condução de trabalho técnico em segurança do trabalho; operação de instrumentos de avaliação ambiental; aplicação de princípios e normas de higiene, saúde e de primeiros socorros em situações de emergência; interpretação e execução das normas regulamentadoras de medicina e segurança do trabalho; identificação e avaliação de rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos.
Mais detalhes sobre o Campus acesse o site: www.portal.ifba.edu.br/