7 setembro; independência

Após dois anos de suspensão devido à pandemia, o tradicional desfile cívico-militar volta à Avenida Soares Lopes na ocasião em que se celebra o bicentenário da Independência do Brasil. Tomada pelos sentimentos de pertencimento, solidariedade e união, a população marcou presença em um dos eventos mais emblemáticos da história do país.

O prefeito Mário Alexandre prestigiou o ato solene, acompanhado do vice-prefeito Bebeto Galvão e de autoridades civis e militares. Do palanque, o gestor assistiu a mais de 3,5 mil pessoas desfilarem o tema “Independência do Brasil: 200 anos de lutas, histórias e lições de um povo”.  Nem mesmo a chuva que caiu na cidade impediu a participação popular no tradicional desfile.

7 setembro; independência

“Um momento de reflexão, a festa da democracia e do fortalecimento das estruturas sociais. A gente fica muito feliz em ver a participação da população, das escolas, das instituições, todas engajadas no mesmo propósito. Então, é motivo de alegria ver o povo comemorando essa data tão importante para a nossa história. Vamos continuar trabalhando em prol da melhoria das políticas públicas e do bem-estar da nossa gente”, declarou Mário Alexandre.

Neste ano, a solenidade teve um tom especial, pois além de convidar à reflexão sobre a formação histórica, cultural e social do povo brasileiro, marca um novo momento, após dois anos de restrições. Mário Alexandre lembrou as vidas perdidas para a Covid-19 e agradeceu àqueles que lutaram bravamente, realizando o trabalho com zelo e afinco.

7 setembro; independência

Para Eliane Oliveira, secretária de Educação, a ocasião é de celebração das conquistas alcançadas ao longo desses dois séculos, bem como revela a importância da construção de uma nação justa, igualitária e fraterna. “As nossas escolas mostraram a inovação, o resgate do ato cívico e o amor à pátria. Hoje podemos perceber o quanto é importante e necessário estarmos juntos em um momento como esse”, afirmou.

A solenidade cívica teve início com hasteamento das Bandeiras do Brasil, da Bahia e de Ilhéus, realizado pelo prefeito Mário Alexandre, pelo Delegado da Capitania dos Portos de Ilhéus, Luiz Felipe Rocha; e pelo Coronel do Exército, Júlio Renó. O Hino Nacional foi executado pela banda de música do 2° BEIC, sob a regência do maestro e subtenente Bezerra Júnior.

7 setembro; independência

A Secretaria Municipal de Educação (Seduc) foi a responsável pela organização do evento. As escolas introduziram o tema “Independência do Brasil: 200 anos de lutas, histórias e lições de um povo”. Ao todo, mais de 3,5 mil pessoas desfilaram ao som de bandas e fanfarras musicais, entre elas militares, civis e estudantes.

Desfile- A Avenida Soares Lopes foi completamente tomada por corporações, entidades, instituições, clubes de serviços, escolas da rede pública e privada de ensino e secretarias municipais, divididas em seis grupamentos:

7 setembro; independência

– Grupamento Militar: Composto pelo Colégio da Polícia Militar Rômulo Galvão; Banda de Música (2º BEIC) e outras 21 corporações;

– Grupamento de Entidades e Clubes de Serviços: Composto pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE); Rotary Clube de Ilhéus; Lojas Maçônicas Elias Ocké e outras noves entidades;

– Grupamento de Escolas Particulares e Estaduais: Composto pelo Educandário Siqueira e Colégio Estadual Paulo Américo de Oliveira (Fanfarra);

Grupamento das Escolas Municipais do Campo: Composto pelas creches municipais Indígenas Oka Katuana e Amotara e outras noves escolas;

– Grupamento das Escolas Municipais da Sede: Composto pelo Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME), com Fanfarra, e outras sete escolas;

– Grupamento das Secretarias Municipais e Controladoria do Município: Composto pelas secretarias de Saúde, Educação e Promoção Social e Combate à Pobreza.

Além de sensibilizar a população sobre a importância da educação na formação dos cidadãos e cidadãs, a data evidencia a força propulsora do desenvolvimento da nação, bem como o respeito à diversidade cultural, ambiental e à história de um povo, com princípios éticos, morais e cívicos.