UPA 24 horas Av Esperança Ilhéus  5

A Prefeitura de Ilhéus, em parceria com o Governo do Estado, entrega mais um importante equipamento de saúde no município: a Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), no bairro Esperança. O ato acontece nesta sexta-feira (3), às 9h. Conforme o prefeito Mário Alexandre, a unidade chega para ampliar a rede de atenção às urgências e emergências no SUS, prestando assistência aos casos de baixa e média complexidade.

“A população de Ilhéus e da região tem sido atendida em diversos pleitos, porque nós temos um governador que sempre esteve atento às necessidades dos baianos e um prefeito que busca investimentos e parcerias para oferecer serviços e promover melhores condições de vida a cada cidadão. É isso que temos feito. É isso que o nosso povo merece”, ressaltou o chefe do Executivo ilheense.

UPA 24 horas Av Esperança Ilhéus

O novo centro de saúde recebeu investimentos de aproximadamente R$ 6 milhões, somando a estrutura física, equipamentos e mobiliário. Responsável pelo atendimento de até 350 pacientes por dia, a UPA 24 tipo II é formada por mais de 150 profissionais. A estrutura conta com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação, segundo informações da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). As portas serão abertas para beneficiar mais de 180 mil ilheenses, reduzindo a lotação nos prontos-socorros da cidade.

Além disso, a UPA atuará articulada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) e funcionará como leito de retaguarda, onde os pacientes serão avaliados e estabilizados, e de acordo com a classificação de risco, poderão ser liberados ou permanecer em observação. Se necessário, serão encaminhados aos serviços hospitalares de maior complexidade.

Durante visita técnica ao equipamento de saúde em maio, Mário Alexandre frisou que o governador Rui Costa é um grande parceiro da região e junto à gestão municipal coloca a saúde como prioridade. Nos últimos anos, o Governo do Estado construiu o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) e o Hospital Materno-Infantil Dr Joaquim Sampaio, ambos com assistência de média e alta complexidade, além de reforçar o apoio aos serviços prestados na rede de atenção primária à saúde.